Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal fera, tudo de boas? 

Desculpem-me se postei, ou criei o post no lugar errado.

Possuo uma fonte OCZ de 500w cujo modelo está acima, e estou desejando fazer up-grade da minha VGA atual (gtx 550TI) para uma gtx 760 SC ACX da EVGA.

Li a recomendação de requisito mínimo do fabricante para a fonte de alimentação (500w), e aparentemente a minha fonte atende.

Porém vi em alguns anúncios que era exigido nos "polos" 12V um mínimo de 30a fornecido.

E aí, essa fonte OCZ500MXSP suporta a GTX 760 SC ? 

Minha configuração atual:

CPU: Core i5 3330 3.0ghz

MB: Asrock B75 Pro3-M

Memórias: 2x4Gb Corsair Vengeance 1600MHz 

HD Samsung 500Gb 7200rpm 

VGA: GTX 550TI 1Gb

Conexões extras: Fan 120mm LED, Fan 80mm (no Cooler Zalman CNPS5X), caixas de som comum, teclado e mouse usb.

• Curtir 2
Postado

Consumo máximo da GTX 550TI: http://tpucdn.com/reviews/MSI/GeForce_GTX_550_Ti_Cyclone_II/images/power_maximum.gif

Consumo máximo da GTX 760: http://tpucdn.com/reviews/NVIDIA/GeForce_GTX_760/images/power_maximum.gif

Como pode ser visto, a diferença de consumo é extremamente pequena.

Apenas atente-se que esta sua fonte possui apenas 18A (216w) para alimentar tudo que é ligado através de cabos modulares. Subtraindo os 165w necessários para a placa de vídeo, sobram apenas 51w para alimentar HD's, drives de DVD's, fans, etc.

• Curtir 4
Postado

Olha o amigo @braconius nas ativas nunca mais vi u. U, Peter tua fonte n é lá essas coisas o problema dela seria 2 linhas de 12v com 18a cada, pela lógica tua config n chega nem a consumir 350w direito a fonte daria com folga, mas com 2 linhas de 12v n da pra ter ao certo uma noção de qual linha vai alimenta a vga e a outra para os outros componentes ^^ mais creio q mesmo com os 51w de folga q o amigo Braconius citou da com bastante folga para alimentar hd leitor etc, resumindo a fonte aguenta porém n tem muita qualidade, se futuramente puder trocar por outra como uma cosair cx 430w seria ótimo abrass

• Curtir 3
Postado

Pessoal, pelo o que entendi, a fonte irá suportar mas estarei a usando no "limite" de sua capacidade? 

Seria mais ou menos isso?

Cada disco e drive de DVD consome, em média, uns 15w. Se você tem algum FAN ligado direto na fonte, some mais uns 5w. Supondo que você tem apenas um HD e um fan, você pode chegar ao consumo de 185w na linha de 12v, que é limitada a 216w. Eu, pessoalmente, não considero uma folga adequada.

Olha o amigo @braconius nas ativas nunca mais vi u. U, <br />

Opa, e aí!!

Uai cara, então não estamos nos encontrando nos mesmos tópicos, porque to por aqui todo dia! hehe

Abraços!

• Curtir 4
Postado

Beleza galera. 

Agradeço demais a ajuda de vocês.  :)

Então o ideal seria que eu futuramente trocasse por uma fonte mais confiável... até aí ok, e pretendo fazer isso no futuro.

Mas como a grana tá curta, agora não vou poder, só vou poder comprar a VGA, nesse caso vocês acreditam que daria certo pelo menos até o final do ano, com essa configuração mais a GTX 760?

• Curtir 2
Postado

Beleza galera. 

Agradeço demais a ajuda de vocês.  :)

Então o ideal seria que eu futuramente trocasse por uma fonte mais confiável... até aí ok, e pretendo fazer isso no futuro.

Mas como a grana tá curta, agora não vou poder, só vou poder comprar a VGA, nesse caso vocês acreditam que daria certo pelo menos até o final do ano, com essa configuração mais a GTX 760?

É de se esperar que a fonte leve sua configuração, mas evite adicionar muitos periféricos.

Quanto for trocar de fonte, opte pela Corsair CX500 Bronze ou EVGA 500B (se quiser economizar) ou XFX 550/Seasonic 520w se quiser algo top de linha.

Abraços.

• Curtir 4
Postado

@braconius obrigado pelas dicas.

Se não for pedir muito gostaria de tirar mais uma dúvida.

Estive procurando entender essa relação fonte x vga, pois essa questão de exigência de conexões 12V nas placas de vídeo para mim é um tanto novidade.

Observei que fontes com maior potência oferecem conectores PCI-e 12V, por exemplo, com 40A e 0.8A.

Daí me surgiu duas questões:

A] no caso da GTX 760 (que exige conexão de 30A no 12V) bastaria plugar apenas um PCI-e 12V para obter o requisito? Mesmo a placa VGA tendo uma conexão 6-pin e uma 8-pin? Bastaria plugar apenas em um deles no caso da fonte exemplificada?

B] no caso da minha fonte, que nas especificações diz que ela possui 12V1, 12V2 e 12V (respectivamente: 18A, 18A e 0.3A) eu teria que plugar os dois pinos (V1 e V2) para obter 36A? Seria isso mesmo?

• Curtir 2
Postado

@braconius obrigado pelas dicas.

Se não for pedir muito gostaria de tirar mais uma dúvida.

Estive procurando entender essa relação fonte x vga, pois essa questão de exigência de conexões 12V nas placas de vídeo para mim é um tanto novidade.

Observei que fontes com maior potência oferecem conectores PCI-e 12V, por exemplo, com 40A e 0.8A.

Daí me surgiu duas questões:

A] no caso da GTX 760 (que exige conexão de 30A no 12V) bastaria plugar apenas um PCI-e 12V para obter o requisito? Mesmo a placa VGA tendo uma conexão 6-pin e uma 8-pin? Bastaria plugar apenas em um deles no caso da fonte exemplificada?

B] no caso da minha fonte, que nas especificações diz que ela possui 12V1, 12V2 e 12V (respectivamente: 18A, 18A e 0.3A) eu teria que plugar os dois pinos (V1 e V2) para obter 36A? Seria isso mesmo?

Bom dia colega @Peter_herisson!! Suas afirmações/perguntas ficaram meio confusas, mas vamos ver se consigo explicar...

Primeira coisa a saber: Vamos supor que uma configuração moderna consuma 400w. Esta configuração vai "sugar" cerca de 360w da linha de 12v da fonte e cerca de 40w das demais linhas (3.3v e 5v). Com isso chegamos a conclusão que praticamente toda sua configuração é alimentada por meio da linha de 12v da fonte. Correto? Ok.

- O cabo PCI-e, que é utilizado para alimentar a placas de video, é um dos cabos que consome energia desta linha de 12v. O mesmo vale para os cabos SATA, que alimentam os HD's, por exemplo. Então, aqui chegamos a conclusão que este não é chamado de PCI-e 12v, já que 12v é a linha da fonte onde o cabo PCI-e é alimentado.

- Outra coisa importante: desconsidere totalmente recomendações de potência feitas nas caixas/sites das placas de video. Na caixa da GTX 760 é exigido 30A na linha de 12v? 30A x 12v da 360w, valor extremamente exagerado, já que o consumo da GTX 760 é de cerca de 165w (cerca de 14A, como já mostrado em um dos meus posts anteriores). Sendo assim, a GTX 760 necessita de 14A para ser alimentada corretamente e, sim, essa energia é consumida pela placa de video pelos cabos PCI-E da fonte. Quanto à quantidade de cabos que você precisa plugar, se a placa de video pede duas alimentações auxiliares PCI-E, você precisa plugar os dois.

- Vou exemplificar a distribuição de potência da sua fonte com o teste feito aqui mesmo no Clubedohardware: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-OCZ-ModXStream-Pro-500-W/1963/6

Sua fonte tem duas linhas +12v (desconsidere a linha -12v de 0.3A): +12V1 e +12V2, cada uma com limite de 12A (216w). Se você ler esta página, notará que a linha +12v1 é responsável por alimentar todos os cabos que não são modulares (que são os cabos de alimentação da placa mãe) e a linha +12V2 alimenta todos os cabos modulares. Sendo assim, sabemos que sua fonte tem disponível apenas 216w para alimentar todos os periféricos do seu PC, já que a linha +12V1 está "separada" para alimentar a placa-mãe. Resumindo, se tudo que é alimentado pela placa mãe (cabo de 24pinos, ATX12V e EPS12v) consumir, por exemplo, apenas 50w, sua fonte só utilizará 50w (+12V1) + 216w (+12V2) + 40w (demais linhas) = 306w. Este é o grande problema de fontes com múltiplas linhas de 12v e é por isso, também, que fontes modernas não utilizam esse tipo de distribuição de potência. É por isso que uma fonte como a Corsair CX430 Bronze, que tem apenas uma linha de 12V com 32A tende a entregar mais potência que a sua fonte.

Espero ter sido relativamente claro! hehe

Abraços!

• Curtir 3
Postado

Hehehe obrigado @braconius

Deu uma clareada significativa na compreensão. 

O que achas então dessa fonte EVGA 600B  modelo 100-B1-0600-KR - 600w ? 

Vale um investimento de uns ~280,00?

Pra sua configuração, considero 600w um exagero. Recomendo que opte pela XFX 550 ou Seasonic 520w. São fontes top de linha, entre as melhores encontradas no nosso mercado, atualmente.

• Curtir 1
Postado

Tô considerando pegar essa Seasonic 520w.

@braconius ela aguentaria um futuro upgrade de boa?  Digamos por exemplo, para uma série 900 + core i7 mediano. 

Ou seria o caso de eu pensar em adquirir uma fonte com maior potência, pensando no futuro?  

• Curtir 2
Postado

Tô considerando pegar essa Seasonic 520w.

@braconius ela aguentaria um futuro upgrade de boa?  Digamos por exemplo, para uma série 900 + core i7 mediano. 

Ou seria o caso de eu pensar em adquirir uma fonte com maior potência, pensando no futuro?  

Nem um PC top de linha, consome mais de 400 Watts.. Uma BOA fonte de 500 ~ 550 Watts, praticamente, suporta qualquer configuração atual do mercado..

As 900 da NVIDIA são incríveis pela relação Performance x Consumo.. A GTX 970, por exemplo, tem o dobro de performance da GTX 760, consumindo mais ou menos, a mesma quantidade de energia....

• Curtir 3
Postado

Fala ai galera, tudo em ordem?

Comprei as peças e já estão instaladas e funcionando, mais uma vez valeu pelas dicas.

Mas enquanto eu organizava e instalava a fonte e a VGA, surgiu uma dúvida.

É a seguinte: minha placa mãe é uma Asrock B75 Pro3-M, e no conector ATX 12V da mobo ela dispõe de conexão de 8-pin; anteriormente com a fonte OCZ estava funcionando com plug ATX 12 de 4-pin. 

No manual diz que "embora esta mobo providencie um conector de energia ATX 12v de 8-pin, pode apesar disso funcionar com adaptação de uma fonte de energia tradicional de 4 pinos". 

Bom, pelo descrito no manual, eu vejo que está tudo ok, mas a nova fonte Seasonic 520w dispõe do conector de 8-pin.

Então há diferença em usar conexão de 8 ou 4 pinos no ATX 12v?

@braconius agradeço pela recomendação da fonte... poderia me tirar mais essas dúvida?

• Curtir 1
Postado

Fala ai galera, tudo em ordem?

Comprei as peças e já estão instaladas e funcionando, mais uma vez valeu pelas dicas.

Mas enquanto eu organizava e instalava a fonte e a VGA, surgiu uma dúvida.

É a seguinte: minha placa mãe é uma Asrock B75 Pro3-M, e no conector ATX 12V da mobo ela dispõe de conexão de 8-pin; anteriormente com a fonte OCZ estava funcionando com plug ATX 12 de 4-pin.

No manual diz que "embora esta mobo providencie um conector de energia ATX 12v de 8-pin, pode apesar disso funcionar com adaptação de uma fonte de energia tradicional de 4 pinos".

Bom, pelo descrito no manual, eu vejo que está tudo ok, mas a nova fonte Seasonic 520w dispõe do conector de 8-pin.

Então há diferença em usar conexão de 8 ou 4 pinos no ATX 12v?

@braconius agradeço pela recomendação da fonte... poderia me tirar mais essas dúvida?

Lógico q vai ter diferença ^^ se a fonte a seasonic dispõe do cabo 12v 8p porque n usar? É meio "n faz sentido" plug o cabo e seja feliz
  • Curtir 3
  • 1 ano depois...
Postado

@braconius Desculpe ressuscitar o tópico, mas estou com um problema. Testei uma placa HD 5850 na minha fonte OCZ500MXSP e ela não dá vídeo. O problema pode ser esse da corrente? Tentei ligando somente a placa de vídeo, apenas para ver a tela de post, mas não funcionou.

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...