Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cabo Splitter ( 2 PWM em 1) - Gera sobrecarga na placa?


DouglasMV

Posts recomendados

Boa noite!

 

Recentemente adquiri um Cabo Akasa Splitter para FANs PWM (AK-CBFA04-15) que basicamente me permite conectar os 2 FAN's do meu Cooler em uma única saída da placa mãe, fazendo assim, que teoricamente os 2 seriam controlados por ela. A minha dúvida é: os dois FAN's usando energia de uma única saída causaria sobrecarga na saída da placa ou ela tem energia suficiente para suprir os dois FAN's?

 

Minha placa mãe é uma GIGABYTE GA-B85M-D3PH

Meus FAN's são 2 Akasa Piranha 120mm

 

Foto do cabo adaptador: 

 

srpced1388459909973.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho uma placa itx fm1da colorfull(marca asiatica) e coloquei nela um cooler de FX e uma ventoinha akaza viper de 140mm na lateral do gabinete, o cooler de fx e a ventoinha tão ligado nonector do cpu-fan usando um cabo y deste seu ai, e tá firme e forte.

Eu já sou um pouco mais covarde com isso  :D

Quero ter a certeza se aguenta mesmo. Na verdade, pra acabar com qualquer dúvida, entrei em contato com a loja que fiz a compra do cabo e vou tentar trocar um um que vem com alimentação por molex.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, o seguro morreu de velho.

Esse novo cabo que vi é realmente bem legal, ele usa somente a função de controlar as FAN's da saída da placa, e a energia é inteiramente tirada da fonte. Pena que não vi antes, me pouparia bastante trabalho.

Caso alguém queira dar uma olhada, é o Akasa AK-CBFA03-45

 

file_179_30.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só uma coisa, ventoinhas de 3 pinos geralmente não tem controle de rotação, que é a função do 4 pino o terceiro pino serve para informar a placa mãe a rotação das ventoinhas...

 

Algumas placas implementam controle de rotação por tensão, mas como nesse adaptador a tensão vem direto da fonte, as ventoinhas vão rodar sempre no máximo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faz sentido, mas pelo que entendi e li nos comentários sobre o adaptador, ele realmente usa o controle da MB em todos os fans, desde que sejam PWM


Em uma pesquisa rápida entendi que: Somente 1 conector tem 4 pinos de saída pois um dos pinos é o que dá a informação do RPM do FAN para a placa mãe, o restante tem 3 pinos, 2 para energia e 1 para controle de velocidade. Se conectar um FAN de 3 pinos, ele só conectará nos 2 pinos (de energia, pois o de controle de rotação fica mais separado), ou seja, rodará em velocidade máxima. Se conectar um de 4 pinos, ele conectará no 3º pino e terá seu RPM controlado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!