Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
chaves j

Ligação dos fios da bobina de um ventilador

Recommended Posts

Um amigo me trouxe um ventilaor com os fios da bobina arebentado, os fio da velocidade do motor tambem estão arrebentado e  o capacitor, eu precisaria um esquema para me ligar esses fios de novo no lugar certo se alguem poder me ajudar eu agradeço.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

tudo bem... Creio que isso pode forçar um pouco a intuição dos nossos amigos. Acho que você pode (e deve) fazer mais que isso. Que tal se separasse os fios, medisse as resistências, identificasse e colocasse as informações nas fotos? Pode ajudar a te ajudar. Ajudei?

Compartilhar este post

Link para o post

se eu não me engano
deve medir com um multímetro na faixa de resistência mais baixa,

o fio que tiver a resistência mais alta para os outros é o comum
e cada um dos outros é a derivação de velocidade

tem o capacitor de partida, que tem que ver

http://feralima2010.blogspot.com.br/2012/01/reparo-de-ventilador-ii-melhorar-o.html

http://comandoseletricosii.blogspot.com.br/2013_09_01_archive.html

http://eletronico01.blogspot.com.br/2011/08/motor-eletricos.html

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Boa.

Primeiro passo é tentar reparar a bobina o capacitor é fácil de encontrar, entre 2 e 4 uF por 300 ou 400 VAC.

Vai gastar um tempinho aí no reparo e procura das peças. A chave que você se refere, posta a foto, talvez seja um potenciometro linear.

Compartilhar este post

Link para o post

no caso dele não parece ter avaria no enrolamento,( ou foi recentemente enrolado )
o bom seria saber a marca e o modelo para tentar encontra fotos ou o esquema eletrico, ou até mesmo se alguem tiver um igual tirar uma foto das ligações.

Compartilhar este post

Link para o post
Em 13/01/2015 às 21:57, Pinhed disse:

Boa.

Primeiro passo é tentar reparar a bobina o capacitor é fácil de encontrar, entre 2 e 4 uF por 300 ou 400 VAC.

Vai gastar um tempinho aí no reparo e procura das peças. A chave que você se refere, posta a foto, talvez seja um potenciometro linear.

Oi eu também to com o mesmo problema que ele meu ventilador é um de parede da marca ventsol e se puderem me ajudar posso mandar fotos também mais já agradeço deis de já...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais