Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Em detalhes, quais seriam as vantagens? (pergunta 5)

Tenho em mente algo assim:

10908-MLB20036172948_012014-O.jpg

Com uma RB433 ou até uma RB433UAH.

Como vantagens, consigo pensar:

1. Mais poder de processamento para roteamento
  2. USB para 3G ou armazenamento (?), no caso do modelo UAH
  3. Até três rádios R52HN ‒ 300mW, dual-band e MIMO
  4. Antenas da preferência, para acomodação indoor ou outdoor
  5. RouterOS, com gerenciamento através do software Winbox

Custo estimado:

Total: aproximadamente R$ 1.000,00

* Fretes não incluídos. Valores arredondados em até 20 reais.

Perguntas:

1. Quanto podem medir cabos para antenas?
  2. A porta USB do modelo UAH pode ser usada para disco rígido?
  3. A porta USB do modelo UAH pode ser usada através de HUB?
  4. Existem rádios mini-PCI 802.11ac compatíveis?
  5. Em detalhes, quais seriam as vantagens desse investimento?
    • Detalhe já conhecido: plataforma proprietária.
    • Se possível, comparem com montar um mini-PC para usar com pfSense, BrazilFW ou outro, em custo-benefício
  • Membro VIP
Postado

1. Podem medir o tanto que você desejar, mas considerando que quanto maior, maior a perda ele deve ser o menor possível.

2. Sim, pode. Mas dependendo do que deseja não é recomendado pois poderia trazer problemas na performance do roteador, já que a comunicação USB consome recurso de CPU.

3. Acredito que pode.

4. Devem existir, mas dependendo da placa ela teria pouco uso já que as portas são 100 Mbit neste RB.

5. A vantagem seria a possibilidade de atualização sem grandes mudanças na base, mas o custo é alto.

Para uso doméstico alguns desktops mais antigos baseados em Atom com placas wifi são mais interessantes do que este RB, a flexibilidade seria a mesma, mas com o custo menor. (Agora, o consumo elétrico seria consideravelmente maior)

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

1. Podem medir o tanto que você desejar, mas considerando que quanto maior, maior a perda ele deve ser o menor possível.

1.a) Pode me dar uma noção?

2. Sim, pode. Mas dependendo do que deseja não é recomendado pois poderia trazer problemas na performance do roteador, já que a comunicação USB consome recurso de CPU.

2.a) No caso de proxy?

2.b) No caso de NAS?

4. Devem existir, mas dependendo da placa ela teria pouco uso já que as portas são 100 Mbit neste RB.

4.a) Existe alternativa RouterOS com 1 Gbit?

5. A vantagem seria a possibilidade de atualização sem grandes mudanças na base, mas o custo é alto.

Até existe case para duas routerboards:

post-435193-0-25331700-1421098523_thumb.

Postado

Todas essas perguntas poderiam ser respondidas facilmente se você simplesmente entrasse no site da Mikrotik e olhasse os produtos ali disponíveis. A resposta rápida é: sim, existe RB com Gigabit, agora se atende aos seus requerimentos eu não sei, até mesmo porque existem vários modelos.

Ah, e montar um NAS USB com um processador de 400-800 MHz (que é o que eles normalmente têm) vai ser uma coisa maravilhosa de usar, você não tem nem ideia, especialmente com uma rede gigabit...................................  :mad:

Só para você ter uma ideia: eu tenho um servidor aqui com um 1 HD SATA e rede Gigabit. Esse "setup" permite taxas de transferência de 600-800 Mbps, as vezes chegando a 900 Mbps, com uso de CPU por volta de 50% nos 2 núcleos do CPU que eu uso. O único problema é a latência, que mata a taxa de transferência de arquivos pequenos.

Mas o que isso tem a ver com o NAS USB? Simples. USB possui latência maior que SATA, é bem mais lento do que SATA, usa mais processador do que SATA... enfim, é simplesmente um lixo total para se usar com um NAS.

Agora para enterrar de vez esses seus planos: O meu NAS tem um processador Intel dual core de 2.58 GHz. Seu RB433 tem um processador MIPS de 680 MHz. Meu NAS, usando SATA, possui menos overhead do que o seu, usando USB. Aí já dá para concluir que NAS USB com rede Gigabit não combina. Seu uso de processador vai ir até as alturas, você vai conseguir no máximo uns 200 Mbps de transferência, no final das contas vai ser muito ruim. Fazer backups incrementais do meu PC já leva por volta de 1h ou algo assim, por causa dos arquivos pequenos, e isso numa rede Gigabit. Se fosse 100 Mbps... :o

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@victhor393, muito obrigado pelas considerações sobre NAS USB. São valiosas! As comparações estão muito bem feitas e são esclarecedoras.

Agora eu sei por que o NAS do NBOX não presta.

@victhor393, seu NAS tem placa-mãe ATX? Se não: tem fotos?

Todas essas perguntas poderiam ser respondidas facilmente se você simplesmente entrasse no site da Mikrotik e olhasse os produtos ali disponíveis. A resposta rápida é: sim, existe RB com Gigabit, agora se atende aos seus requerimentos eu não sei, até mesmo porque existem vários modelos.

Ah! É verdade, o site da MikroTik tem um seletor de produtos.

Filtrei assim:

• Item de menu RouterBOARD
  • Show products: Current
  • MiniPCI: 1
  • LAN ports:
  • Features: Gigabit, USB

Retornou os seguintes modelos: RB411GL, RB433GL, RB435G, RB493G

@victhor393, quem é concorrente da MikroTik? Não ouço falar...

Update

Estou tendo a impressão de que é melhor dedicar um dispositivo ao NAS.

Postado

Eu uso um Celeron J1800 com uma placa-mãe Asus J1800I-C, 2 GB de RAM DDR3L-1333 e um HD de 1 TB Seagate, num gabinete Cooler Master Elite 120 Advanced. A placa-mãe só tem 2 portas SATA, dá para encontrar algumas com mais portas, mas o processador é sempre soldado.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

642.jpg

Tenho em mente algo mais minimalista (ou não), que tenha pelo menos dois adaptadores ethernet. Alguém conhece um site que permite filtrar (selecionar) em grande parte do hardware que existe hoje?

Penso em algo como aquelas routerboards mesmo, sendo que mais potente em processamento e memória. Algo que seja expansível, por exemplo, com mini-PCI e memórias de notebook.

Existem fontes mini-ITX, e talvez gabinetes com a metade desse tamanho.

@victhor393, seu equipamento custou mais ou menos quanto?

@victhor393, se quiser, pode dispensar as fotos. Obrigado.

Postado

Conheço o PCPartPicker. Mas isso de ter dois adaptadores Ethernet não é muito problema, eu acho que tem uma da Gigabyte com isso, não estou bem lembrado, e essas placas tem slots PCIe. O problema com a minha placa é que o controlador Ethernet é Realtek, muita gente fala mal deles, mas até agora ele tem funcionado razoavelmente bem.

Eu uso esse gabinete (bem grandinho pra mini-ITX, é verdade) porque ele tem 3 baias de 3,5" e que possuem inserção pela lateral, bem mais prático que inserir o HD por dentro do gabinete, um dos poucos com essa configuração. Existem gabinetes menores, com menos baias de expansão.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Conheço o PCPartPicker. Mas isso de ter dois adaptadores Ethernet não é muito problema, eu acho que tem uma da Gigabyte com isso, não estou bem lembrado, e essas placas tem slots PCIe.

É verdade, acabo de ver modelos com dois adaptadores.

É verdade, slots PCIe podem resolver várias questões.

GIGABYTE - Placa-Mãe - Socket 1155 - GA-Z77N-WIFI (rev. 1.0)

GIGABYTE - Placa-Mãe - Socket 1155 - GA-H77N-WIFI (rev. 1.0)

7286_big.jpg

@victhor393, estou imaginando ela servindo de Media Server, NAS e roteador AP. Tudo ao mesmo tempo. Será que dá pra fazer isso? Usando qual plataforma de software?

A placa-mãe custaria uns 600 reais.

Alguém sabe diferenciar GA-Z77N-WIFI e GA-H77N-WIFI?

Existem gabinetes menores, com menos baias de expansão.

Alguém pode mencionar algum?

Buscar esse tipo de coisa específica é trabalhoso.

Postado

Esse (Antec ISK-300) parece um bom exemplo:

ISK300_Q.jpg

Outro é o M350, mas que não possui slots de expansão:

right.jpg

Eu acho que esses gabinetes especificamente não vão ser fáceis de encontrar por aqui, mas dê uma olhadinha pelas lojas por aí. O problema desses gabinetes muito pequenos é que normalmente eles não possuem muita expansibilidade por serem pequenos demais.

Um que eu sei que é fácil de encontrar por aqui é o Elite 110. Ele parece com o meu, mas é bem mais curto e baixo, só tem 1 baia de 3,5" mas é alto o suficiente para levar uma placa PCIe normal, e não somente "low-profile".

• Membro VIP
Postado

Tenho em mente algo mais minimalista (ou não), que tenha pelo menos dois adaptadores ethernet.

Parece que não existe! O modelo da Gigabyte (acima) parece ter o melhor custo-benefício frente a qualquer dos mini ITX que eu pude encontrar pelo PCPartPicker.

Postado

Essa placa-mãe Gigabyte GA-Z77N-WIFI aí é uma placa high-end. Por isso ela é tão cara. A GA-H77N-WIFI é mais de entrada. A única diferença gritante é que a Z77 suporta overclock, enquanto que a H77 não. O problema dessas placas com wifi (na verdade, a única coisa que elas tem é a furação no painel traseiro para para passar os conectores das antenas) é que elas normalmente são miradas para o mercado de HTPC, então elas costumam ser meio caras em relação à outras placas. A única coisa que realmente importa é a presença de um slot mini-PCIe, pois é fácil encontrar placas de rede sem fio nesse formato, mas existem adaptadores para usar em um slot PCIe normal, além de, é claro, placas PCIe.

Essas placas possuem soquete LGA1155 e suportam a terceira geração de processadores Core da Intel (e relacionados). Acho isso meio exagerado para o que você quer, a não ser que estejas planejando em usar ele para "transcoding" como parte do servidor de mídia.

Quanto ao software, acredito que o OpenWRT dê conta de fazer tudo isso, mas talvez você tenha que fazer algumas configurações "na mão".

A Gigabyte tem uma placa GA-J1900N-D3V que talvez seja uma opção mais sensível (desde que não tenha transcoding envolvido).

Quanto a sua escolha de placa-mãe, eu iria atrás de uma placa com soquete LGA1150. A diferença de preço não está o suficiente para ir em uma plataforma ultrapassada como LGA1155. Também tente usar um processador terminado com "S" ou "T", pois eles possuem TDP (consumo) mais baixo do que os normais.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

M350 Universal Mini-ITX enclosure

post-435193-0-21194500-1421120417_thumb.

Eu acho que esses gabinetes especificamente não vão ser fáceis de encontrar por aqui, mas dê uma olhadinha pelas lojas por aí. O problema desses gabinetes muito pequenos é que normalmente eles não possuem muita expansibilidade por serem pequenos demais.

O custo-benefício com o modelo da Gibabyte exige gabinete maior.

Um que eu sei que é fácil de encontrar por aqui é o Elite 110. Ele parece com o meu, mas é bem mais curto e baixo, só tem 1 baia de 3,5" mas é alto o suficiente para levar uma placa PCIe normal, e não somente "low-profile".

Cooler Master: Elite 110

post-435193-0-43943400-1421120288_thumb.

post-435193-0-10672200-1421120301_thumb.

O problema dessas placas com wifi (na verdade, a única coisa que elas tem é a furação no painel traseiro para para passar os conectores das antenas) é que elas normalmente são miradas para o mercado de HTPC, então elas costumam ser meio caras em relação à outras placas.

Como assim, a única coisa que elas tem? Não entendi. Não tem wifi onboard?

Para quem não sabe: O que é um HTPC? - Tecmundo

A única coisa que realmente importa é a presença de um slot mini-PCIe, pois é fácil encontrar placas de rede sem fio nesse formato, mas existem adaptadores para usar em um slot PCIe normal, além de, é claro, placas PCIe.

Só um?

E nem tenho encontrado, nesses modelos de placa-mãe.

Essas placas possuem soquete LGA1155 e suportam a terceira geração de processadores Core da Intel (e relacionados). Acho isso meio exagerado para o que você quer, a não ser que estejas planejando em usar ele para "transcoding" como parte do servidor de mídia.

Eu não "quero". Estou apenas "vendo o que existe" e construindo o tópico (com você). Mas, no caso de ser um HTPC, o "transcoding" importaria.

Quanto ao software, acredito que o OpenWRT dê conta de fazer tudo isso, mas talvez você tenha que fazer algumas configurações "na mão".

Seria compatível genericamente, com qualquer uma dessas placas?

Daria pra ser um HTPC? Usando que interface? Eu pensava OpenWRT ser apenas um firmware customizado para roteadores do mercado...

A diferença de preço não está o suficiente para ir em uma plataforma ultrapassada como LGA1155.

Quais seriam as diferenças entre as duas plataformas?

Também tente usar um processador terminado com "S" ou "T", pois eles possuem TDP (consumo) mais baixo do que os normais.

O que há de mais econômico, nesse contexto de MediaServer (ou HTPC) e NAS Gigabit, seria isso mesmo?

O escopo do tópico saiu do mero roteamento com AP e proxy.

Aliás, ainda, qual seria um hardware mínimo, doméstico, para roteamento Gigabit com AP e proxy?

A Gigabyte tem uma placa GA-J1900N-D3V que talvez seja uma opção mais sensível (desde que não tenha transcoding envolvido).

GIGABYTE - Motherboard - CPU Onboard - GA-J1900N-D3V (rev. 1.x)9724_big.jpg

Não tem HDMI.

Postado

1. Essas placas nunca tem Wi-fi onboard. Sempre é um slot mini-PCIe com uma placa, e os furos no painel traseiro para colocar os conectores.

2. É, normalmente essas placas só tem 1 slot mesmo, porque elas não são feitas para serem usadas como um equipamento de rede. As únicas de cabeça que eu me lembro que possuem isso são as RB e os ALIX da PC Engines (esses x86), porque são feitos para isso. A propósito, a algum tempo a PC Engines tem agora uma plataforma com APU. É um "Brazos", bem apático, com somente 1 porta SATA, mas deve ser o suficiente para isso.

3. Não sabia que você queria um HTPC. Isso já complica um pouco as coisas na parte do software. Tecnicamente o OpenWRT pode fazer isso, claro, mas... não sei se existem pacotes pré-compilados para isso. A falta de algo pronto poderia ser bem problemático, já que o OpenWRT não possui interface gráfica por padrão. O port para x86 deve funcionar em qualquer PC, claro. (Uma alternativa seria usar um processador com suporte a IOMMU (a Intel chama isso de VT-d) e virtualizar o OpenWRT em cima de uma outra distribuição Linux para HTPC, com o qemu-kvm, por exemplo, e dar "passthrough" nos controladores Ethernet e no de Wi-fi. Não sei o quão bem isso iria funcionar)

4. LGA1150 (4ª geração) possui consumo menor do que LGA1155 (3ª/2ª geração).

5. A solução de menor consumo são essas com os Celeron J1800/J1900. TDP de 10W, bem menos do que os Core (45W no mínimo para desktop).

6. Para uso doméstico acho que o Celeron aguenta sem problema nenhum. O NAS também não vai ser um problema. Pra fazer tudo isso e uma aplicação de HTPC... acho que não.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

1. Essas placas nunca tem Wi-fi onboard. Sempre é um slot mini-PCIe com uma placa, e os furos no painel traseiro para colocar os conectores.

Mas as placas mini-PCIe estão inclusas?

As únicas [placas] de cabeça que eu me lembro que possuem isso [das mini-PCIe para receber rádios wifi; ou mini-PCI?] são as RB e os ALIX da PC Engines (esses x86), porque são feitos para isso.

PC Engines ALIX system boards

A propósito, a algum tempo a PC Engines tem agora uma plataforma com APU. É um "Brazos", bem apático, com somente 1 porta SATA, mas deve ser o suficiente para isso.

Para isso o que, o proxy? Ou mesmo o NAS?

PC Engines apu system boards

3. Não sabia que você queria um HTPC.

Não quero, mas para o tópico estou cogitando. Aliás, não antevejo fazer aquisições. Estou "estudando e compartilhando" através do tópico.

(Uma alternativa seria usar um processador com suporte a IOMMU (a Intel chama isso de VT-d) e virtualizar o OpenWRT em cima de uma outra distribuição Linux para HTPC, com o qemu-kvm, por exemplo, e dar "passthrough" nos controladores Ethernet e no de Wi-fi. Não sei o quão bem isso iria funcionar)

Virtualização sempre degrada a performance, ainda que VT-d, não é?!

5. A solução de menor consumo são essas com os Celeron J1800/J1900. TDP de 10W, bem menos do que os Core (45W no mínimo para desktop).

6. Para uso doméstico acho que o Celeron aguenta sem problema nenhum. O NAS também não vai ser um problema. Pra fazer tudo isso e uma aplicação de HTPC... acho que não.

Ainda se acha placa Atom por menos 300 reais, ou até menos de 200. Se ela tiver capacidade de expansão para uma wifi e uma segunda ethernet Gigabit, e pelo menos 1 SATA, acho que serviria a roteador (ou até roteador AP), proxy e NAS. Concorda?

É possível encontrar algo como a Intel D2500CC:

post-435193-0-31138700-1421125811.png

Postado

1. Depende. Algumas sim, algumas não...

2. O NAS deve funcionar sem problemas nessa placa.

3. VT-x (VT-d é outra coisa, que seria o responsável por permitir acesso direto da VM aos periféricos, VT-x é a aceleração por hardware da virtualização) é bem rápido. O problema é que não tem nenhum processador barato da Intel com VT-d, então...

4. Não imagino razão para o Atom não aguentar.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Resumindo...

Para os mesmo propósitos de rede doméstica, e até com acréscimo das funcionalidades de proxy e NAS, é melhor substituir a configuração RB433 que abriu o tópico com uma configuração Atom ou Brazos. Ou ainda melhor, com a APU da PC Engines, se não se quer o NAS Gigabit.

Para HTPC, é melhor um dos modelos Gigabyte abordados. Se o processador tiver VT-x e VT-d, pode-se arriscar virtualizar o OpenWRT e com isso embutir na solução um substituto para a configuração RB433 que abriu o tópico. Seria "uma máquina faz tudo na rede doméstica", ligada sempre, entre um modem e uma TV.

@victhor393, discorda de algo?

Postado

Isso pra mim soa como "feature creep". Você está tentando fazer coisas demais, acumular funções demais em um só equipamento, e vai ter uma solução excessivamente cara e complexa por causa disso. Esqueça isso do "roteador-HTPC".

• Membro VIP
Postado

Obrigado pela opinião. Eu também já estava pensando no perigo de fazer toda a rede da casa depender dessa máquina complexa.

E se é pra ter um NAS para toda a casa, pensando bem, é melhor uma configuração de RAID, para redundância (backup) e velocidade.

Se é uma rede doméstica, e não um roteador de entrada num condomínio ou um equipamento de provedor, o objetivo para montar o Mini-ITX pode ser ter o NAS, e não o proxy. Este pode ficar de fora.

Agora, o roteador pode ser esse NAS, sem o tal do HTPC.

E assim, concorda?

Outra via, um terceiro "desejo", é desprezar as funcionalidades de roteamento e proxy, e simplesmente montar um HTPC que também é NAS. @victhor393, isso não seria "feature creep", seria?

Postado

NAS é algo bem simples de implementar e manter, então não acho que seria um problema em qualquer um dos cenários propostos.

Mas por favor, não use nunca o RAID da placa-mãe (o infame "fake RAID"). Use o RAID por software do SO.

• Membro VIP
Postado

@victhor393, para você ter o NAS Gigabit efetivo, você precisa de RAID. Eu entendi que você tem. Qual é a sua configuração de RAID?

A funcionalidade de proxy exige menos processamento do que a funcionalidade de NAS? Agora, se for USB, complica, não é?

Postado

Eu expliquei antes que só tenho 1 HD, como é que eu posso ter RAID???? RAID 0 não vai adiantar, porque a rede sequer é rápida o suficiente, então o único que faz sentido é o RAID 1. Eu conheço um cara que usa RAID 1 no dele.

RAID 1 é aquele que espelha os 2 discos.

• Membro VIP
Postado

Eu expliquei antes que só tenho 1 HD, como é que eu posso ter RAID????

Desculpe-me minha falta de atenção. Preferi ler que você atingia velocidades maiores do que 300 Mbps, aproveitando a conexão Gigabit Ethernet.

No caso de um RAID 1 poderia ir para próximo dos 600 Mbps. E a rede cabeada Gigabit Ethernet daria conta, até onde me consta.

RAID 0 não vai adiantar, porque a rede sequer é rápida o suficiente, então o único que faz sentido é o RAID 1. Eu conheço um cara que usa RAID 1 no dele.

A rede cabeada Gigabit Ethernet não teria? Por isso eu estava falando em "NAS Gigabit", termo que eu improvisei.

RAID 1 é aquele que espelha os 2 discos.

Existem outras combinações de RAID. Algum faz backup e aumenta velocidade. Estou esquecido deles. Precisaria reestudar o assunto.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!