Ir ao conteúdo

Ajuda com circuito para ligar uma fonte quando a outra queimar

andersosncinfo

Posts recomendados

Postado

Ola pessoal, gostaria da ajuda de vocês para construir um circuito, o que eu quero usar uma fonte tipo "sobra" ou "backup" e quando uma der defeito a outra entra em operação, eu não tenho experiencia com eletrônica, estou começando a estudar e pesquisando então espero não estar falando besteira, fiz uma ilustração de como eu acho que seria, no desenho tem dois circuitos um na entrada e outra na saída, mas não sei se é necessário dois ou se somente um na entrada já seria o suficiente. 

segue abaixo...

Att.

Anderson Junior

post-748724-0-25780600-1421249897_thumb.

Postado

Muito simples, coloque chave ON/OFF, com indicação luminosa em ambas fontes, assim você saberá quando uma ou outra deixará de funcionar. Em caso de falha basta acionar o botão. 

• Membro VIP
Postado

Ola pessoal, gostaria da ajuda de vocês para construir um circuito, o que eu quero usar uma fonte tipo "sobra" ou "backup" e quando uma der defeito a outra entra em operação, eu não tenho experiencia com eletrônica, estou começando a estudar e pesquisando então espero não estar falando besteira, fiz uma ilustração de como eu acho que seria, no desenho tem dois circuitos um na entrada e outra na saída, mas não sei se é necessário dois ou se somente um na entrada já seria o suficiente. 

segue abaixo...

Att.

Anderson Junior

Pelo que entendi, você quer que se uma fonte falhar a outra entre em operação imediatamente...

Coloque um diodo (depende da corrente) com anodo na fonte 1.

Faça o mesmo na fonte 2

Unindo os 2 catodos pra alimentar o seu circuito, não faltará energia.

Se precisar mais detalhes, estamos aqui.

• Membro VIP
Postado

Amigo @andersosncinfo não vá muito por mim não porque percebes que não sou muito normal. Mas eu apenas ligaria as duas em paralelo, caso a queda do diodo fosse problema. p.ex altas correntes e , claro, ambas com mesma tensão (de fato já fiz isso ao ligar 5 fontes 24v num inversor grid tie). Se for baixo consumo vá de @ mesmo

abç

Postado

xykoTE acho que entendi, esses termos ainda me confundem muito, mas a corrente é puco, é um roteador wireless, bem básico, as fontes são 12v e 0,800 mA, então não me parece muito, fiquei um pouco confuso com a ligação mas antes de pedir algo mais eu vou testar mais a tarde posto as novidades, e se consegui explodir algo, rsrsrsr...

Att.

Anderson Junior

Postado

Pelo que entendi, você quer que se uma fonte falhar a outra entre em operação imediatamente...

Coloque um diodo (depende da corrente) com anodo na fonte 1.

Faça o mesmo na fonte 2

Unindo os 2 catodos pra alimentar o seu circuito, não faltará energia.

Se precisar mais detalhes, estamos aqui.

xykoTE.: Boa sacada.. como o autor do post relatou que não tem muita experiencia em eletrônica, seria legal postar um rascunho, leve, de como fazer. 

Postado

Isadora Ferraz, entendi, não acho que o consumo seja muito alto, mas vou guarda sua dica, caso precise farei assim, neste caso todas as fontes ficariam ligadas?

Att.

Anderson Junior

Pinhed, ajudaria muito, rsrsrs, obrigado...

Att.

Anderson Junior

Postado

deixa ver se entendi, no caso tem um roteador e já deve ter queimado a fonte, seja por descargas na rede eletrica ou por sobre carga

no caso da sobre carga uma fonte de maior potencia resolve, ou usar diodos para somar o potencial das duas fontes como o pessoal indicou

mas no caso de descargas da rede eletrica já não resolveria, teria que colocar um protetor, filtro na entrada dessa fonte

ou um circuito com a fonte principal que  acionaria  um relé que deixaria a fonte de reserva totalmente desligada, e em caso de pane essa fonte reserva entraria em ação.

• Membro VIP
Postado

Só para não ter de desenhar um esquemático novo, baseie-se nesse daqui e imagine cada bateria dessas sendo uma das fontes de 12 Volts e a carga sendo o roteador..

Essa foi a sugestão do xykoTE

Backup9Volts_zpsda33b931.jpg

Postado

edcronos, a fonte original do roteador ainda não queimou, um circuito como este como você mencionou usando um rele me parece complexo para minha capacidade atual, mas na versão 2.0 quem sabe ja consigo fazer assim, e deixando a fonte totalmente desligada seria interessante e importante, principalmente pelo fato de poder isolar caso de alguma descarga alta que possa queimar a fonte.

A ideia não seria somar a potencia, apenas ter uma fonte de backup, caso uma de pane a outra automaticamente entra em ação.

ou um circuito com a fonte principal que  acionaria  um relé que deixaria a fonte de reserva totalmente desligada, e em caso de pane essa fonte reserva entraria em ação.

essa seria a ideia, mas me pareceu complexo.

faller, vou fazer meu circuito me baseando neste esquema que me mandou, e posto os resultados....

Att.

Anderson Junior

Postado

Só lembrando que a ideia do relé provavelmente vai fazer o roteador reiniciar com a mudança da saída. Deixar as duas fontes ligadas constantemente usando o circuito com o diodo evita esse problema.

Postado

Ola, fiz a gambiarra, mas fico feia pra caramba, mesmo assim tirei uma foto pra vocês verem como ficou, funcionou legal, agora quero tentar usando um relé, se algum dos colegas puder postar o rascunho já me ajudaria muito, pois nem sei quais componentes vou precisar, provavelmente não os terei aqui então vou ter que encomendar, como aqui é interior e não tem loja que vende esses componentes vou vasculhar na net...

obrigado a todos que responderam ao tópico, foi de grande ajuda...

Att.

Anderson Junior

post-748724-0-24280900-1421282154_thumb.

Postado

Algo simples que pode ser feito para evitar que a ligação via relé interfira : usar um grande capacitor eletrolítico na saída da fonte, tipo um de 22.000 uF / 16 volts, que vai manter a tensão para o roteador por alguns segundos.

Um pequeno circuito fica monitorando se a fonte principal está entregando tensão, e caso essa tensão diminua muito, o circuito aciona o relé, que irá colocar a fonte reserva em operação. Para isto funcionar direitinho, tem de existir um diodo em série com cada uma das fontes, e se juntando exatamente em cima do capacitor de 22.000 uF.

Na teoria, funciona....

Paulo

Postado

depende muito do consumo do roteador e do quão rápido a fonte auxiliar aciona , o desligamento  do relé é bem rápido  e talvez não precisasse de um capacitor tão grande,

mas um capacitor ajudaria até para estabilizar e segurar a energia em caso de flutuações

caso dependa de uma energia continua, o ideal seria ter uma bateria para manter o roteador mesmo se a energia caísse muito,
mas isso somente se o roteador manda o sinal para uma area de rede eletrica diferente.

pela foto a fonte parece ser de transformador,

o ideal seria uma fonte chaveada que tem uma tensão de entrada com mais tolerância,

e a saida sempre estabilizada mantendo o reteador com a tensão e corrente ideal mesmo com variação na rede de entrada.

Postado

@,

O autor quer um circuito de redundância, isto é, que entre em funcionamento quando a fonte principal falhar.

O que que faz uma fonte chaveada desse tipo falhar.... geralmente é um problema de pico na tensão de entrada, tipo raio, e se for este o caso, se tiver duas fontes ligadas todo o tempo temos grande chance de as duas falharem ao mesmo tempo, o que não resolve o problema.

Porisso que eu acho que a melhor ainda é um relé que ligue a segunda fonte na entrada de rede, sómente quando a primeira fonte falhar, e com o capacitor de valor elevado, pode-se aguardar até mais de um segundo, para garantir que quando a segunda fonte seja conectada, o surto de tensão tenha passado.

Paulo

• Membro VIP
Postado

no caso de raio ele vai ficar só olhando com um brilho nos olhos provocado pelo ledinho da fonte que estava de reserva e mais naaadda kk. roteador, pc, note,tv, geladeira,chuveiro e o escambau a 4 vai tudo pro saco kk. Pelo menos vai bater no peito e falar: "queimou tuuudô.. menos a minha fonte do meu sistema redundante" kk

brinc... agora sério...

Pode ser que o amigo já tenha um histórico de dano apenas na fonte provocado por sobretensão (não necessariamente raios). Por isso a boa ideia que ele teve. Neste caso um clamper pode ser uma soma bacana na parada.

Ou é algum tcc ou algo do gênero.

Postado

@Isadora Ferraz,

Dependendo do raio você está certíssima....

Um dia eu cheguei em casa e reparei que tinha sumido o irradiante de uma antena minha no topo da torre.... fiquei super-preocupado de ter dado algum vendaval e ter caído em algum telhado pois era meio grandinho, mas ninguém tinha reclamado de nada.... passou uma semana vieram uns amigos me ajudar a descer todas as antenas da torre para chegar exatamente na ponta, que era onde estava a antena danificada, e quando vimos tinha só uns restos carbonizados de alumínio, e tudo, inclusive a bobina de carga que era enorme, tinha desapareçido em meio a uma fuligem preta....

Minha sorte é que eu todo dia tirava os cabos dos rádios, e colocava dentro de uma caixa de vidro grande........ senão nem rádio tinha sobrado !

Paulo

Postado

Ola pessoal, é isso ai, eu quero usar uma fonte de backup, mas que não fique ligada direto, só vai ligar quando a outra falhar, o clamper é uma boa ideia para ajudar na proteção, mas mesmo assim quero uma fonte de backup, aumenta a redundância do circuito, seja la por qual motivo que a fonte principal falhar a outra entra em ação imediatamente, a ideia de ligar as duas fontes com os diodos eu fiz aqui e gostei, ficou legal, mas agora quero fazer com os reles pra aumentar a dificuldade pra mim que to começando acho importante aumentar o desafio...

Minha sorte é que eu todo dia tirava os cabos dos rádios, e colocava dentro de uma caixa de vidro grande........ senão nem rádio tinha sobrado !

sei que não tem nada a ver com o assunto do post, mas fiquei curioso pra saber que antenas são essas que você usa ai....

Att.

Anderson Junior

Postado

altas tensões podem ser " induzidas " na redes por raios, não necessariamente com queda diretamente no fio ou proximo.
por isso mesmo as companhias de energia colocam aterramento na entrada das residências.

algo que infelizmente não é feito pelas telefônicas, por isso tantos acidentes com raios e telefones de fio,

certa vez estava usando o pc em uma noite chuvosa e meu quarto se iluminou todo, o pc nem piscou

a alta tensão veio pelo fio de telefone passou pelo modem foi para o aterramento e diretamente para o nobreak que tinha carcaça de ferro e estava no chão, dentro do modem ficou preto e o nobreak apesar de não parar sofreu avarias.

mas falando de relé e proteção não difícil de fazer, eu não tenho nenhum programa de desenho para eletronica

mas basicamente é um relé de mesma tensão da fonte, se liga a bobina na fonte principal com um diodo em contra fase
se ve os contatos que com o relé ligado fiquem desligados e liga na entrada da fonte auxiliar e na energia e se usando do artificio dos diodos se une as duas fonte

e para segurar o roteador na troca de fonte coloca um capacitor depois dos diodos

deixa eu ver se me lembro, no relé tem escrito

NF (normalmente fechado)
C (Comum)
NA( normalmente aberto)

tem relé que tem mais de uma chave interna, alguns desses não tem a perna NF
figura_9_uso_rele.jpg

ligue as pernas 1 e 2 do relé na saida da fonte principal

entre a fonte principal e o  diodo que você colocou para que a fonte auxiliar não ligue o relé e funcione como pisca pisca :P

as pernas NF ligue na entrada da rede,

e as pernas C ligue na entrada de energia da fonte auxiliar

e depois dos diodos (onde eles se juntam para ir para o roteador ) coloque um capacitor

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!