Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual fonte segura ?


Kkenedy

Posts recomendados

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei de onde vocês tiraram 600W. A config dele consome no máximo 390W (pico de demanda). Com um redimensionamento de segurança de 20% ele pode pegar uma fonte de 500W.

Se ele pegar uma 550W boa vai poder fazer upgrades por muitos anos e ainda vender energia pro vizinho. Gastar acima disso é jogar dinheiro fora, mas acho que quem tem muito dinheiro não liga :P

 

Se eu fosse ele pegava uma boa fonte de 450W, ou uma Corsair CX430.

 

Vocês e essa calculadora...  -_-

 

GTX-970-SLI-79.jpg

Esse gráfico é o pico de consumo de todo o sistema (Total System Power Consumption), e não da placa sozinha. Espero que você tenha notado isso, hehehehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não sou intendedor profissional dessas coisas, mas se uma GTX 970 consome sozinha 145W, um sistema todo com uma dela 300W, como um sistema com duas vai consumir apenas 390W? 300 + 145 dá no total dá 445W. Não sei se a lógica é essa, desculpe se eu estiver usando a lógica errada. Caso esteja errado, poderia me explicar como funciona?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não sou intendedor profissional dessas coisas, mas se uma GTX 970 consome sozinha 145W, um sistema todo com uma dela 300W, como um sistema com duas vai consumir apenas 390W? 300 + 145 dá no total dá 445W. Não sei se a lógica é essa, desculpe se eu estiver usando a lógica errada. Caso esteja errado, poderia me explicar como funciona?

Não faz sentido mesmo.. Ele não reparou no SLI, só pode ser isso...

 

 

Não sei de onde vocês tiraram 600W. A config dele consome no máximo 390W (pico de demanda). Com um redimensionamento de segurança de 20% ele pode pegar uma fonte de 500W.

Se ele pegar uma 550W boa vai poder fazer upgrades por muitos anos e ainda vender energia pro vizinho. Gastar acima disso é jogar dinheiro fora, mas acho que quem tem muito dinheiro não liga :P

 

Se eu fosse ele pegava uma boa fonte de 450W, ou uma Corsair CX430.

 

Esse gráfico é o pico de consumo de todo o sistema (Total System Power Consumption), e não da placa sozinha. Espero que você tenha notado isso, hehehehe.

Sim, num PC que consome mais ainda, do que o do criador do tópico..

 

O criador do tópico vai fazer um SLI de GTX 970.. Espero que você tenha notado isso também...

 

 

Mais argumentos:

 

Consumo estimado de duas GTX 970, na casa dos 326 Watts (somente as placas):

 

post-564345-0-05308100-1422539890_thumb.

 

 

Consumo total de um PC com duas GTX 970

 

post-564345-0-04729700-1422539951_thumb.

 

 

FONTES

 

http://www.hardwarecanucks.com/forum/hardware-canucks-reviews/67652-nvidia-gtx-970-sli-performance-review.html

 

http://www.guru3d.com/articles-pages/geforce-gtx-970-sli-review,1.html

 

http://www.hardocp.com/article/2014/11/19/nvidia_geforce_gtx_970_sli_4k_nv_surround_review/1#.VMo70mjF_hA

 

 

Reitero a ideia da fonte de 650 Watts.. Sobra uma boa folga, caso o criador do tópico queira "brincar" de overclock.. De brinde, ele leva uma fonte com 4 cabos PCI-Ex, evitando gambiarras..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fonte de 430W para SLI de GTX 970? Só pode estar de brincadeira...

Para uma config que não vai consumir mais que 390W no picos dos picos dos máximos de demanda?

A calculadora do outervision é mega conservadora, 390W ainda é muito. Um exemplo é dos HD's que lá consomem cerca de 14W, o que não condiz com os HD's atuais que consomem cerca de 8-9W. As tabelas do site, quando calculadas, apontam o "minimum psu wattage", esse é o valor de pico de demanda da config. Ai se faz um redimensionamento que varia entre 20 e 30%, nesse caso deu 487W, e a CX430 entrega isso tranquilamente.

A CX430 é a que EU pegaria. Eu recomendei ele pegar uma de 500W pois a maioria das fontes boas entrega mais do que promete, então ele ficaria com muita potência sobrando, podendo fazer upgrades futuros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para uma config que não vai consumir mais que 390W no picos dos picos dos máximos de demanda?

A calculadora do outervision é mega conservadora, 390W ainda é muito. Um exemplo é dos HD's que lá consomem cerca de 14W, o que não condiz com os HD's atuais que consomem cerca de 8-9W. As tabelas do site, quando calculadas, apontam o "minimum psu wattage", esse é o valor de pico de demanda da config. Ai se faz um redimensionamento que varia entre 20 e 30%, nesse caso deu 487W, e a CX430 entrega isso tranquilamente.

A CX430 é a que EU pegaria. Eu recomendei ele pegar uma de 500W pois a maioria das fontes boas entrega mais do que promete, então ele ficaria com muita potência sobrando, podendo fazer upgrades futuros.

@faller

 

@RS Faria 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Para uma config que não vai consumir mais que 390W no picos dos picos dos máximos de demanda?

A calculadora do outervision é mega conservadora, 390W ainda é muito. Um exemplo é dos HD's que lá consomem cerca de 14W, o que não condiz com os HD's atuais que consomem cerca de 8-9W. As tabelas do site, quando calculadas, apontam o "minimum psu wattage", esse é o valor de pico de demanda da config. Ai se faz um redimensionamento que varia entre 20 e 30%, nesse caso deu 487W, e a CX430 entrega isso tranquilamente.

A CX430 é a que EU pegaria. Eu recomendei ele pegar uma de 500W pois a maioria das fontes boas entrega mais do que promete, então ele ficaria com muita potência sobrando, podendo fazer upgrades futuros.

Considero um pouco temerário esse seu dimensionamento mas respeito. Ademais faltariam muitos conectores/chicotes PCI-e para alimentação de duas placas GTX970, ao se usar uma CX430.. Pularia para uma de 550 Watts, como mínimo.. Continuaria faltando conectores mas menos..

Iria de RM550  (75-001935 / CP-9020053)

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Considero um pouco temerário esse seu dimensionamento mas respeito. Ademais faltariam muitos conectores/chicotes PCI-e para alimentação de duas placas GTX970, ao se usar uma CX430.. Pularia para uma de 500/550 Watts.. Continuaria faltando conectores mas menos..

Será que uma EVGA 600B teria esses conectores? Ou qual seria a fonte ideal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Considero um pouco temerário esse seu dimensionamento mas respeito. Ademais faltariam muitos conectores/chicotes PCI-e para alimentação de duas placas GTX970, ao se usar uma CX430.. Pularia para uma de 550 Watts, como mínimo.. Continuaria faltando conectores mas menos..

Iria de RM550  (75-001935 / CP-9020053)

@faller O dimensionamento foi você mesmo quem me ensinou, rs, de 20 a 30%. Por isso recomendei uma de 500W, pois muitas boas que conheço entregam perto ou mais de 600W, ai fica com folga até demais sendo que o dimensionamento de 20% não chega a 500W.

 

Eu pegaria a CX430 pois já tenho os conectores. Como eu disse, é o que EU faria.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@faller O dimensionamento foi você mesmo quem me ensinou, rs, de 20 a 30%. Por isso recomendei uma de 500W, pois muitas boas que conheço entregam perto ou mais de 600W, ai fica com folga até demais sendo que o dimensionamento de 20% não chega a 500W.

 

Eu pegaria a CX430 pois já tenho os conectores. Como eu disse, é o que EU faria.

Foi por isso mesmo que eu disse ai acima:

"Considero um pouco temerário esse seu dimensionamento mas respeito"

 

Quanto a aplicar folga de 20% a 30% sim, acho válido e pratico, mas vejamos, ao pé da letra na config do cidadão:

 

Config:

i5 4670k

sli 970 gigabyte

8gb ram (2x4) 1600

1tb sata3 seagate

ssd 120 Kingston

Gigabyte z97x sli

Gabinete Aerocool atx x predator

 

Cálculo no site da Outervision:

 

Kkenedy_zps939cd455.jpg

pelo n

Agora, se fizeres 404 Watts da demanda de pico divididas por 80% (para garantir pelo menos 20% de folga) vai dar:

404/0,80= 505 Watts  e se quiseres uma folga de 30%, ora o cara já pegou uma CPU versão K, vai dar:

404/0,70 = 577 Watts..

Por isso chutei ai no meio, uma belíssima fonte de 550 watts..

 

Mas nada contra tu pegares uma de 430 Watts, mas me parece que o demandante pediu uma sugestão do que deveria pegar ele, e não o que pegarias para ti, assim meio no kamikaze..

Eu não tenho a menor duvida de qiue uma fonte de 430 Watts vai tocar, até porque a demanda de pico da config mostrou 404 Watts, que definitivamente é menor do que 430 watts, mas dai a sugerir vai uma diferença bárbara..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, é um pouquinho Kamikaze, mas foi provado que a CX430 consegue entregar 548W, 144W acima do pico de demanda da config do cidadão. Por quanto tempo ela aguenta sem abrir as pernas não sei, o que realmente me deixa encucado é saber qual seria o cenário que faria o consumo subir mais do que o pico de demanda, afinal 404W é o máximo teórico tabelado dessa config.

Então supondo que o pico de demanda suba (por qualquer razão) a CX430 deve(ria) aguentar, pois esse aumento não seria contínuo e duradouro, eu suponho. Por isso, @faller, fica aqui a questão, para que eu aprenda: o que causa aumento do pico de demanda, quais os sintomas, e quanto dura? Se você souber responder seria de grande valia pra mim :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sim, é um pouquinho Kamikaze, mas foi provado que a CX430 consegue entregar 548W, 144W acima do pico de demanda da config do cidadão. Por quanto tempo ela aguenta sem abrir as pernas não sei, o que realmente me deixa encucado é saber qual seria o cenário que faria o consumo subir mais do que o pico de demanda, afinal 404W é o máximo teórico tabelado dessa config.

Então supondo que o pico de demanda suba (por qualquer razão) a CX430 deve(ria) aguentar, pois esse aumento não seria contínuo e duradouro, eu suponho. Por isso, @faller, fica aqui a questão, para que eu aprenda: o que causa aumento do pico de demanda, quais os sintomas, e quanto dura? Se você souber responder seria de grande valia pra mim :)

 

Estas te referindo a um teste de uma fonte que ja foi tirada de linha tem 3 anos e cujo limite de corrente na linha de 12 Volts era de 28 Amperes e que foi solicitada, por algum tempo quem sabe, efêmero, a entregar 40 Amperes, 20A em cada linha de 12 volts. Esse teste foge a toda e qualquer racionalidade que se imagine..  Esse teste só serve para pegar incauto, para sugestionar, não tem utilidade alguma..

Adicionalmente, nesse teste, tomaram 83 Watts das linhas de 3,3 e 5 Volts somadas, coisa que necessitaria de duas configs para demandar...  Não tem como você aumentar a demanda de potência nessas linhas acrescentando hardware. Muito pouco hardware se vale dessas tensões dai..

 

Repare bem nos comentários adicionais do teste que diziam a fonte sair totalmente fora das especificações de ponto de vista de tudo o que imaginares..

Ruído em 12 Volts ficou em 600 mili Volts ou seja 5 vezes maior do que o limite superior da norma ATX e a de 5 Volts ficou em 255 mili Volts quando o limite é 50 mili Volts. A fonte já nem era mais uma fonte e sim um gerador de ruído..  Energia totalmente desconsiderável para bem alimentar um PC, mas adequada para fazer o mesmo pendurar, congelar resetar, o que valha, tudo menos operar decentemente..

Por favor, isso é altamente não sustentável de tudo que for ponto de vista.. e nunca poderia basear defesa dessa fonte de 380 Watts apenas...

 

Quanto ao que faz aumentar a demanda de uma config.... A demanda da config do autor do tópico pode aumentar e muito se ele por exemplo resolver fazer OC em CPU e em duas GPU que ele tem...

Assim, numa boa, sem muita frescura, afinal ele comprou uma versão K de CPU, altamente dedicada a OC's...  Me dê essa config dele e eu faço ela demandar 100 Watts a mais só em OC de GPU e CPU, fáci fácil..

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, @faller . De agora em diante vou levar mais em consideração do que só a "potência máxima medida" dos testes.

Uma última dúvida: como tenho uma conta no Outervision posso calcular a corrente de demanda em 12V, 5V e 3V. É seguro usar o Outervision pra isso?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O site da Outervision é na verdade uma excelente base de dados, das demandas máximas, de pico, de todos os dispositivos mais usados em um PC.. Essa base de dados tem também as correntes de modo que para quem tem a opção full dele pode sim acreditar nesse somatório das correntes.

Temos de usá-lo com parcimônia e conhecimento de que se trata de uma base de dados e não cometer loucuras na inserção da config..

Ele é bastante conservador, para não errar para menos..

Já tive a oportunidade checar seus resultados com os resultados medidos por dois medidores de potência que tenho e sempre os medidores mediram pouco a menos do que a demanda de pico apontada pelo site..

É uma excelente ferramenta desde que seu usuário não saia cometendo aberrações na inserção de dados e que leia adequadamente o resultado, que a maioria insiste em ler aquele segundo valor, sempre 50 Watts maior que a demanda de pico..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!