Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Triumvirat

Dúvida conectores CX 430

Recommended Posts

Olá pessoal,

Esta semana comprei uma placa R7 260X e uma fonte Corsair CX 430. Aproveitei hoje, domingo, para fazer a instalação. Primeiro instalei a fonte, tudo ok e ainda não instalei a placa. Bom, estou fazendo este tópico utilizando o micro com a fonte já instalada. Está tudo ok mas tenho umas dúvidas com relação aos cabos e/ou conectores.

Este micro é uma placa Intel DH61WW com i5 2320 + hd + dvd, 8GB Ram, básico. A fonte original é genérica, 200w e nunca tive problemas com ela. Espero que tenha se aposentado (kkk).

Eu tive algumas dúvidas durante a instalação então resolvi deixar tudo como estava e funcionou mas gostaria de saber a razão disso.

Tenho bons conhecimentos de eletrônica e elétrica mas não muito familiarizado com detalhes de fontes para micro.

Bom, vamos lá. Instalei o cabo ATX 24 pinos na placa mãe, ok.

Minha placa tem uma conexão 2x2 para cabo de força (ATX) e a fonte vem com um EPS 8 pinos e vi que pode ser dividido em 2. Separei e conectei um deles na placa.

1ª dúvida: Não me lembro direito mas os 2 ATXs formando 8 pinos é o que se chama de EPS?

2ª dúvida: Qual a função do Floppy adapter – 4 pinos ? na fonte original ele também não é utilizado.

Minha dúvida principal é a ligação do HD. Meu HD é Seagate com conexão Sata. A fonte original usa um adaptador molex/sata para ligar o HD. Aí é que está minha dúvida porque existe (na fonte original) um conector sata sobrando e não foi utilizado.

Eu mantive este adaptador molex/sata na ligação da CX 430 com o HD. Observei que o fio laranja do sata não é utilizado. Por que?

Só isso...

Agora vou instalar a placa de vídeo e espero que o domingo termine na felicidade...

abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

- Dois conectores ATX12 sim compõem um conector EPS

- Se sequer usavas conector de floppy antes agora mesmo é que não vais necessitar. Aliás, é muita nostalgia usar ainda aqueles floppy drivers da idade da pedra.... Estás montando um PC ou um museu???

- Se tens periféricos com alimentação sata, nada melhor que usares os chicotes com conectores sata nativos e nada de adaptadores. Adaptador é fria, jamais estabelecerão um melhor desempenho do que não usá-los

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Faller obrigado pelas respostas... na cx 430 vem um cabo floppy 4 pinos e na minha genérica também tem, por isso perguntei. Este micro tenho há alguns anos e resolvi colocar uma placa de vídeo (que não estou conseguindo ligar) por este motivo troquei a fonte. Mas minha dúvida é que o sata tem 5 fios com um laranja e o que está ligado no hd - via adaptador molex/sata - são somente 4 fios sem o laranja. É isso...

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Faller obrigado pelas respostas... na cx 430 vem um cabo floppy 4 pinos e na minha genérica também tem, por isso perguntei. Este micro tenho há alguns anos e resolvi colocar uma placa de vídeo (que não estou conseguindo ligar) por este motivo troquei a fonte. Mas minha dúvida é que o sata tem 5 fios com um laranja e o que está ligado no hd - via adaptador molex/sata - são somente 4 fios sem o laranja. É isso...

Adaptador e enjambração isso já lhe disse.. Como o conector molex não tem fio laranja (tensão de 3,3, Volts), tendo somente fios amarelo (12V) vermelho (5V) e preto (gnd) o adaptador teve de ficar sem a linha de 3,3  Volts, (laranja). Por isso deves usar o conector sata nativo nos chicotes da fonte, que já tem o fio laranja..

Compartilhar este post

Link para o post

Ok Faller mas não foi isso que eu disse.

"A fonte original usa um adaptador molex/sata para ligar o HD. "existe (na fonte original-genérica) um conector sata sobrando e não foi utilizado."

"Eu mantive este adaptador molex/sata na ligação da CX 430 com o HD. Observei que o fio laranja do sata não é utilizado. Por que?"

O hd funciona sem o 3,3v então minha dúvida é justamente esta. Para que serve o 3,3v no hd ?

Compartilhar este post

Link para o post

Tanto em eletrônica quanto em elétrica o menor uso possível de emendas, conectores e adaptadores é a melhor solução. Mesmo na minha adolescência já soldava todas as conexões e emendas de telefonia em casa e nunca tivemos ruído na linha. Já fiz aterramento e SPDA mas só com solda exotérmica (inclusive tenho umas fotos - precisaria escanear - de uma explosão causada por queda de raio utilizando uma das descidas do spda e o raio rompeu a rididez dielétrica do ar abrindo um buraco de uns 80 cm de diâmetro na alvenaria do edifício buscando as ferragens - provavelmente por conta do conector olhal utilizado nas hastes ao invés de solda exotérmica). Estou ciente dos problemas gerados por mau contato tanto em conexões e/ou emendas, tranquilo.

Mas minha dúvida continua: porque meu hd (seagate st500) está funcionando sem os 3,3v (fio laranja) ? e qual a finalidade dos 3,3v no hd já que parece que não necessita?

Compartilhar este post

Link para o post

Mas minha dúvida continua: porque meu hd (seagate st500) está funcionando sem os 3,3v (fio laranja) ? e qual a finalidade dos 3,3v no hd já que parece que não necessita?

Nenhuma.. Ele não precisa mesmo..

Esse fio faz parte da especificação SATA, mas não é utilizado, pelo menos em HDs comuns.. Talvez, algum dia, seja utilizado..

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também desconfiava disso mesmo porque não está sendo utilizado. A fonte antiga tem um único sata e acredito que a empresa que montou este micro (que já conheço há 20 anos) deve ter deixado sobrando para eventuais upgrades.

Obrigado RS Faria e Faller, nos vemos por aí...

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais