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Disjuntor curva "C" para o chuveiro...


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Boa tarde pessoal, tenho uma dúvida:

 

A instalação elétrica aqui de casa é antiga e dividida assim:

1 disjuntor de 25A para o chuveiro

1 disjuntor de 30A para as Lampadas e tomadas

 

Sei que não é o correto, mas iremos fazer uma manuntenção somente no meio do ano, e para agora, estamos somente trocando os disjuntores...

Pois bem, comprei 2 disjuntores Soprano curva C, pois não tinha curva B. Posso instalar o C para os dois casos sem problemas ou perda de proteção?

 

Obrigado

 

Outra coisa: O disjuntor parece solto por dentro mesmo ou ta com defeito esse que comprei? quando balando para que está "solto" por dentro.  :huh:

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Outra coisa: O disjuntor parece solto por dentro mesmo ou ta com defeito esse que comprei? quando balando para que está "solto" por dentro.  :huh:

Em Jlle você encontrará certamente os disjuntores curva B para o chuveiro. Prefiro outras marcas. Não sei que barulho é esse, mas compare com outro. E use disjuntores tipo DIN/IEC (os pequenos).

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Obrigado amigos, minha outra dúvida é a seguinte: Andei verificando a caixa de medição e nela tem um disjuntor de 30A (daqueles pretos). A soma de amperes de dentro de casa será maior que a da caixa. Isso está correto?

Isso depende da carga que foi informada para a Celesc quando foi pedida a ligação. Para um disjuntor de 30 Ampéres, ligação monofásica  2 fios, a carga total da instalação não pode exceder 6000 W (6 kW) e os condutores de entrada até o quadro de disjuntores devem ser de 6 mm2 . Estas informações estão no site da Celesc.

De todo modo o disjuntor de 30 Ampères para lâmpadas e tomadas está errado, porque se usar condutor 2,5 mm2 em eletroduto embutido o disjuntor máximo seria de 20 A. Da forma como está existe risco  pois  os condutores não estão adequadamente protegidos pelo disjuntor. O correto seria separar pelo menos um circuito para lâmpadas, outro para tomadas e mais um para o chuveiro. Se usar condutor 2,5mm2 /disjuntor 20 A a carga máxima seria 16 x 220 = 3520 W pois não se deve ultrapassar 80% da corrente do disjuntor por segurança. Veja que essa potência é suficiente para acender 60 lâmpadas de 60W, atendendo perfeitamente uma residência. Quanto às tomadas o recomendado é que todo eletrodoméstico que consuma acima de 2000 W tenha uma tomada/disjuntor exclusivo.

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Olá DouglasMV,

no início você comentou que estaria trocando só os disjuntores mas não entendi direito. Você está trocando por outro de igual capacidade ou está alterando a capacidade do disjuntor por problemas de desligamento?

 

Eu entendo que a fiação x disjuntores estão corretamente dimensionadas. Estão ? o que eu quero dizer (que o Ricardo já disse) é que a tal da compatibilidade de condução de corrente entre dispositivo de proteção (disjuntor, fusível) e cabos deve existir, ou seja, você não pode instalar um disjuntor com valor maior de corrente do que o cabo suporta.

 

Não conheço esta marca de disjuntor mas posso te dizer com certeza que elétrica bem feita é uma maravilha. No mínimo procure marcas "médias" para utilizar e isso vale para disjuntores e cabos. Eu gosto de disjuntores Siemens e cabos da Prysmian e Nexans mas existem muitas marcas boas. Só não compre porque tem selo do Inmetro porque 50% dos cabos não prestam.

 

Uma boa instalação separa as tomadas de uso geral, iluminação e as tomadas de uso específico (chuveiros, microondas, torneira elétrica, etc.) que se concentram nos banheiros, cozinha e área de serviço, como já foi dito.

 

Estou em Sampa e não conheço o padrão da Celesc mas a maioria das concessionárias trabalham de forma parecida. Você terá um valor máximo em kW (sem trocar o centro de medição) que aqui é de 20 kW por conta da corrente que o medidor suporta. A minha dúvida é que em SC o frio é bem maior que aqui. A maioria dos chuveiros hoje em dia tem resistência de 7500W, então, tenha cuidado com a questão disjuntor x cabo.

A minha recomendação é que você acertasse sua instalação interna e depois peça aumento de carga na concessionária.

 

O projeto fará de trás para frente. Ponha no papel suas cargas atuais e futuras (se existirem). Divida os circuitos terminais (TUG, iluminação e TUE). Depois pensará nos cabos x distância até QD. E cabos (não esqueça fio terra na cozinha, banheiro e área de serviço) do QD até o centro de medição (medidor). Com esse último dimensionamento de cabos até o centro de medição você terá o valor correto do disjuntor na entrada e consequente valor da potência instalada para pedir aumento de carga (se necessário).

 

Se quiser poderá ler um manual que te ajudará bastante nisso tudo.

http://br.prysmiangroup.com/br/files/manual_instalacao.pdf

Boa sorte.

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  • 2 meses depois...

Vou Aproveitar o tópico para uma pergunta parecida... 

Primeiro, boa noite. 

Minha situação é a mesma de quem abriu o tópico, instalação antiga. 

 

E para piorar em área "industrial de fundo de quintal [pequenos empresários, que tem oficina mecânica, fabricam portão de garagem, borracharias, etc. em casa, fora os gatos que devem ter nesta rede toda até chegar aqui]", imagina a qualidade da rede eletrica.

E para piorar mais ainda, é o final de rede de uma subestação, o vizinho de fundo já é atendido por outra (dá para saber olhando na conta na parte de indicadores de qualidade). 

quedas de energia aqui é comum, e tenho filtro de linha em todos os eletrônicos, porém de tempo em tempo queima uma fonte de PC aqui. No final do ano passado, fui correr atrás para saber o porque disso. e aí já tenho bastante informação [principalmente daqui] pra ver que o mínimo que preciso fazer é refazer esta rede de energia toda (sabe-se lá quantos anos tem, só que moro aqui tem 3 anos).

 

A princípio, coloquei só 3 DPS [fase fase neutro] na caixa de passagem após o padrão.... e acreditem, um deles[neutro] abriu em 25dias de serviço, por sorte o fabricante [clamper] substituiu.

 

Muito Bem, estou refazendo toda instalação com iluminação, quartos/sala, cozinha, chuveiros separados[isso tudo era atendido com fiação de 6mm² acredita, e o dimensionamento pede no mínimo 10mm², mas vou por 16mm², e para variar não tinha terra em nada, mesmo sendo tomada nova]...

Como vou por tomada bifásica em tudo (com um monofásico aqui e acolá, como para geladeira, lavadora, aspirador,enceradeira que são 127V, e não tenho "tempo"[$$] para trocar) exceto iluminação, pintou uma dúvida: 

1)  nestas redes onde vai ter bifásico e monofásico, ponho 2 disjuntores monofásicos ou ponho bifásico ?

 

Vi em um vídeo do youtube um cidadão falando que um disjuntor bifásico de 10A, aguenta 10A em cada fase ... 

[no caso de uma equipamento 127 estar exigindo 6A  e outro bifásico 5A {2,5A em cada fase} não derrubaria o disjuntor]

 

2) é isso mesmo ou é 10A para ambas combinadas [no caso acima derrubaria o disjuntor por somar 11A]?

 

 

Agora sobre Aterramento, como disse o DPS no neutro 'abriu' no padrão, e aqui em MG o neutro é aterrado no padrão (que não pode ser aberto), um amigo [da área de telefonia] que tem equipamento profissional, mediu o aterramento do padrão, e disse que está ótimo (disse o valor mas esqueci), e me orientou a fazer outro aterramento para casa [longe do padrão], desligado do neutro (Seria sistema TN-S?), mas alertou que não mexe com elétrica a muito tempo, e buscar mais informação. 

3) um aterramento separado seria realmente melhor ? 

 

4) se sim Os DPS ficariam melhor no padrão, ou na caixa de distribuição [a ~20m de fiação, embutida em eletroduto], ou ambos ? 

 

 

por enquanto é isso, se alguém puder me ajudar agradeço muito.

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Como vou por tomada bifásica em tudo (com um monofásico aqui e acolá, como para geladeira, lavadora, aspirador,enceradeira que são 127V, e não tenho "tempo"[$$] para trocar) exceto iluminação, pintou uma dúvida: 

 

Não e necessário substituir os eletrodomésticos por outros 220v, deixe 127V mesmo que você não perde nada. porém o chuveiro eu aconselho fortemente a ser 220V, menor corrente de consumo = menor queda de tensão e oscilações.

1)  nestas redes onde vai ter bifásico e monofásico, ponho 2 disjuntores monofásicos ou ponho bifásico ?

 

Veja bem, você fará circuitos 220v e circuitos 127V! ou seja, os circuitos 220V alimentaram aparelhos 220V e usam disjuntor bipolar (duplo)

 

Os circuitos 127V alimentaram aparelhos 127V e usam disjuntor unipolar ou monopolar (disjuntor simples)

 

Não misture os circuitos!

 

 

Vi em um vídeo do youtube um cidadão falando que um disjuntor bifásico de 10A, aguenta 10A em cada fase ... 

[no caso de uma equipamento 127 estar exigindo 6A  e outro bifásico 5A {2,5A em cada fase} não derrubaria o disjuntor]

 

Como disse antes: Não misture as coisas, um circuito 127v deve usar um disjuntor simples e um circuito 220V usa disjuntor bipolar, nunca coloque disjuntores bipolar para alimentar 2 circuitos 127V, use um disjuntor unipolar para cada um.

 

2) é isso mesmo ou é 10A para ambas combinadas [no caso acima derrubaria o disjuntor por somar 11A]?

 

Um disjuntor bipolar monitora as duas fases individualmente, porém num circuito, não importa a fase que e sobrecarregada, os "dois" disjuntores desarmaram pois em uma sobrecarga a corrente percorre as duas fases (circuito) assim desarmando os dois disjuntores.

 

Um disjuntor bipolar são dois unipolares com uma alavanca só, então se um desarmar, o outro também desarma.

Mas isso só vale para circuitos 220V fase+fase que é o seu caso.

Os disjuntores devem ser ligados a fase somente, nunca passe o neutro pelo disjuntor, o neutro deve ser levado direto do quadro de disjuntores até as tomadas.

 

No caso das regiões que usam 220V entre fase e neutro, a fase deve passar por um disjuntor unipolar e o neutro vai direto as tomadas.

 

 

Agora sobre Aterramento, como disse o DPS no neutro 'abriu' no padrão, e aqui em MG o neutro é aterrado no padrão (que não pode ser aberto), um amigo [da área de telefonia] que tem equipamento profissional, mediu o aterramento do padrão, e disse que está ótimo (disse o valor mas esqueci), e me orientou a fazer outro aterramento para casa [longe do padrão], desligado do neutro (Seria sistema TN-S?), mas alertou que não mexe com elétrica a muito tempo, e buscar mais informação. 

3) um aterramento separado seria realmente melhor ? 

 

4) se sim Os DPS ficariam melhor no padrão, ou na caixa de distribuição [a ~20m de fiação, embutida em eletroduto], ou ambos ? 

 

O aterramento dos padrões das consecionarias são reforço para o neutro.

 

Apesar de ser uma convenção, que o terra tem que ser ligado ao neutro da rede (no padrão), eu acho isso um absurdo! Não passa de estratégia das consecionarias para reforçar ainda mais o neutro da rede.

 

Nos meus 23 anos de eletrotécnico tenho plena convicção de que um aterramento tem que ser separado, exclusivo para aterrar eletrodomésticos.

Em um solo bom, (não arenoso) duas hastes fariam um aterramento razoável.

 

porém, no caso de aterramento para DPS e/ou para-raios tem que ser exclusivos para essa finalidade.

 

É melhor que o DPS seja instalado no padrão.

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cesardelta1

muito obrigado pelas respostas,
eu já tinha orçado para comprar três hastes de aterramento, então já está até sobrando, ótimo.

 

mais umas perguntas.

 

1) vou colocar o DPS no padrão para as fases e o neutro (uma vez que o anterior deu problema) né?

 

2) o DR é melhor ter um separado para eletrodomésticos e chuveiro, ou põe um só para tudo ?

 

3) mesmo sabendo que não posso ligar 127V e 220V, se for uma tomada que é ultra-raramente usada (fica num comodo para guardar coisas no fundo do lote, e a última vez que usei tomada lá, foi a 6 meses), não seria problema né?

 

agora esta de ter que fazer o circuito 127v separado 220V, vai ficar caro (já que alguns conduítes estarão lotados ).
Principalmente porque vou fazer a iluminação toda separada [futura instalação de energia solar, mas isso é para 2016 ou depois],  

 

Sinceramente eu achava que não tinha problema de misturar, se usasse as fases adequadamente... ainda bem que os eletrônicos aqui já são bivolt.

[vou ter convencer a Dona aqui, a ter tomada 127v só na cozinha e área de serviço mesmo e comprar outro aspirador ou ela passear com extensão por aqui.] 

 

Ah, o chuveiro já era 220V mas era só ele.  

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cesardelta1

muito obrigado pelas respostas,

eu já tinha orçado para comprar três hastes de aterramento, então já está até sobrando, ótimo.

Eu disse duas hastes, para aterramento de tomadas de eletrodomesticos, mas, quanto mais hastes melhor. Para os DPS teria que usar uma separada.

 

mais umas perguntas.

 

1) vou colocar o DPS no padrão para as fases e o neutro (uma vez que o anterior deu problema) né?

Sim, se desejar.

 

2) o DR é melhor ter um separado para eletrodomésticos e chuveiro, ou põe um só para tudo ?

 

DR é um dispositivo caro, chato e inconveniente, mas também muito seguro.

Um DR fica monitorando a instalação, qualquer fuga ou aumento súbito de corrente ele desarma, e isso é irritante. Tente usar aqueles aparelhos de encher bexigas para festas, tente usar um compressor para encher o pneu do carro, alias tente ligar qualquer tipo de motor em uma instalação que tem um DR.

você passará muita raiva, eu particularmente só uso DR em casa para a hidromassagem, mesmo assim só uso porque já estava instalado.

 

3) mesmo sabendo que não posso ligar 127V e 220V, se for uma tomada que é ultra-raramente usada (fica num comodo para guardar coisas no fundo do lote, e a última vez que usei tomada lá, foi a 6 meses), não seria problema né?

 

você pode  colocar tomadas 127V e 220V até uma ao lado da outra.

O que não pode é misturar os circuitos.

ex: você vai passar fio para as tomadas da sala, haverá 4 tomadas 127v e 2 de 220v...

você passará 1 fio fase vindo de um disjuntor unipolar e um fio neutro direto para as 4 tomadas 127v..... e mais 2 fios fase e fase vindo de um disjuntor bipolar para as 2 tomadas de 220v.

 

agora esta de ter que fazer o circuito 127v separado 220V, vai ficar caro (já que alguns conduítes estarão lotados ).

Veja nesse video o porque deve ser circuitos separados e porque o neutro nunca pode passar por um disjuntor.

Principalmente porque vou fazer a iluminação toda separada [futura instalação de energia solar, mas isso é para 2016 ou depois],  

 

Sinceramente eu achava que não tinha problema de misturar, se usasse as fases adequadamente... ainda bem que os eletrônicos aqui já são bivolt.

[vou ter convencer a Dona aqui, a ter tomada 127v só na cozinha e área de serviço mesmo e comprar outro aspirador ou ela passear com extensão por aqui.] 

 

Por segurança, mesmo que seu aparelhos sejam bivolt, evite tomadas 220V já que em BH é tudo 127V.

Um dia você ligará um aparelho 127V em uma tomada dessas e irá se arrepender.

O consumo dos aparelhos serão o mesmo em 127v ou 220V, não vale a pena arriscar.

 

OBS: pela lei de Ohms, em 220v a corrente de consumo diminui proporcionalmente com o aumento da tensão, mas a potencia do aparelho continua a mesma, se ele gasta 1000 Watts em 127V, continuará gastando 1000 Watts em 220v ou 380v ou 440v...

 

Ah, o chuveiro já era 220V mas era só ele.  

[ ]s

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[ ]s

Cesar novamente, muito  grato pelas respostas. 

Agradeço sua preocupação sobre a questão de ter cuidado para ligar tudo 220, pode ficar tranquilo, pois todas as tomadas vão estar identificadas com etiquetas (tipo estas

etiqueta-de-seguranca-p-tomadas-eletrica

etiqueta-de-seguranca-p-tomadas-eletrica  

e ainda assim, o mais jovem aqui é meu sobrinho de 17 anos (o pobre coitado tá ralando como nunca nesta instalação, kkkk, mimado demais, já viu né.)

 

mas vou fazer como falei, vou  por 127V só na cozinha e na área de serviço 

(a caixa de distribuição ficará na área de serviço, facilitando a futura mudança destes serviços para 220V, pois a fiação nestes locais já será feita conforme você orientou, pois não onerará tanto a instalação.).

já orçei até aqueles cabos PP para criar uma extensão 127V mais segura. 

quanto ao consumo, sei que ambos (127V/220V) consomem o mesmo, mas acredito que eletrônicos funcionem melhor em 220V por serem, em sua maioria, projetados em 230V (Europa, China, Coreia, e outros), pode ser besteira, mas acredito nisso.

 

Enfim, muito obrigado novamente por suas orientações. 

Acredito que assim que terminar a instalação terei enfim uma rede mais segura e espero menos problemas aqui.

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