Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posso ligar baterias 18650 em serie e paralelo?


Visitante

Posts recomendados

Tenho 6 baterias do tipo 18650, de 3,7volts (Descarga de 2,7, carga máxima de 4,2), 5800mah cada, preciso ligar 3 em série que vão estar em paralelo com outras 3 em série, o que soma 11,600mah, aprox 12 volts, para alimentar um circuito arduino Lm2596.

Preciso saber se vou ter algum problema se fizer essa ligação, uma vez que vi gente na internet recomendando até exorcista pra essas baterias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sagara Sousuke,

Não faça isso, são baterias de Litio, e quando voce associar os dois conjuntos em paralelo, se tiver uma diferença entre os conjuntos de cerca de 0,1 volts, já vai circular uma grande corrente inversa no conjunto com tensão menor, o que pode causar problemas graves nesse conjunto.

Ligar em série, tudo bem.

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 meses depois...
  • Membro VIP

Na teoria como disse o amigo paulo você não pode ligar em paralelo. Mas na prática (onde a teoria é outra) tudo bem, desde que a V delas não sejam muito diferentes. Geralmente baterias são carregadas com 1/10 A da capacidade dela. Multiplique isso pelo numero de baterias.

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na teoria como disse o amigo paulo você não pode ligar em paralelo. Mas na prática (onde a teoria é outra) tudo bem, desde que a V delas não sejam muito diferentes. Geralmente baterias são carregadas com 1/10 A da capacidade dela. Multiplique isso pelo numero de baterias.

abç

As de li ion sao ns verdade carregadas de 2/3 a 3/2 de corrente em relação a capscidade delas!

É por isso que celulares carregam de 40min a 1.5hr....

Se for 1/10, levaria 10 horar pra voce poder usar seu smart phone kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Mesmo ligações em série desse tipo de bateria podem ser altamente danosas às baterias se as mesmas diferirem muito em características ou tempo de vida. Imagine somente duas baterias dessas em série com suas capacidades muito diferentes uma da outra, ou com tempo de vida muito diferente embora de um mesmo modelo..

Em uma ligação série a corrente circulante em cada bateria será sempre a mesma em ambas baterias. Pelas suas diferentes características uma delas vai se descarregar, chegar lá por perto de zero Volts, antes da outra. A partir desse momento essa bateria descarregada vai passar a receber uma carga inversa (carga em sentido contrário, com polos trocados) fornecida pela capacidade residual de entrega de energia da outra bateria, o que é danoso para essa bateria esgotada..

 

Se tiver de fazer associação série dessas baterias o ideal é prover algum circuito que desligue o fornecimento de energia quando a tensão do conjunto baixar de algum determinado potencial de tensão...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode sim por em paralelo:

Se uma estiver maiis carregada que a outra, essa vai passar um pouco de carga para a outra e as cargas delas vão se estabilizar!

A corrente pode ser bem elevada, mas ja que voce pretende tirar 1A delas, nao tera problema adicionar dois resistores em serie de uns 0.1 ohm entre uma e a outra bateria, e ligar a carga no meio desses resistores!

Pode colocar mais alguns em paralelo para abaixar ainda mais esses 0.1 ohm, porque se a diferenca for de 0.1V, teria somente 0.5A, muito pouco, a corrente aqui poderia ser 10... 20A! Os resistores sao "frescura", pode ate ligar sem, a resistencia interna de cada bateria vai limitar a corrente...

Mas ai voce mantem elas sempre em paralelo, a recarga delas deve ser feita com as duas em paralelo! Assim nunca havera diferenca de carga entre elas!

faca a ligacao paralelo com elas descarregadas, assim nao tera nenhum perigo se a diferenca for de 0.1v ... Ou ate 0.5V! Com elas em paralelo ai voce carrega e usa!

Ou então carregue separadamente cada no mesmo carregador, e faca a ligacao.. Elas vão ter praticamente a mesma tensão com quase nada de difeferenca, tambem nao vai ter nenhuma corrente perigosa!

Mesmo ligações em série desse tipo de bateria podem ser altamente danosas às baterias se as mesmas diferirem muito em características ou tempo de vida. Imagine somente duas baterias dessas em série com suas capacidades muito diferentes uma da outra, ou com tempo de vida muito diferente embora de um mesmo modelo..

Em uma ligação série a corrente circulante em cada bateria será sempre a mesma em ambas baterias. Pelas suas diferentes características uma delas vai se descarregar, chegar lá por perto de zero Volts, antes da outra. A partir desse momento essa bateria descarregada vai passar a receber uma carga inversa (carga em sentido contrário, com polos trocados) fornecida pela capacidade residual de entrega de energia da outra bateria, o que é danoso para essa bateria esgotada..

Se tiver de fazer associação série dessas baterias o ideal é prover algum circuito que desligue o fornecimento de energia quando a tensão do conjunto baixar de algum determinado potencial de tensão...

Isso nao vai acontecer nunca!

Circuitos que utiliza de carga de bateria, tem uma faixa restrita de tensão para seu funcionamento!

Se sao 3 em serie, resultando uns 12V, seria muita burrice o circuito querer consumir energia mesmo com a alimentacao chegando com 7V por exemplo!

O circuito deve ter uma faixa restrita que varia de uns 9V a uns 13V.. (Embora esse problema esta mais ligado ao valor minimo e nao maximo!), e mesmo se estabelecer 8.1V minimo ainda seria difícil disso acontecer...

Nao vai ter problemas!

com o range restrito, é impossivel de estar acima de 9V com uma delas 100% descarregada, a menos que o operador coloque 2 carregadas e uma descarregada, resultaria em 11.1V (circuito em aberto) mas se isso acontecer l, ou é falha humana, ou é bateria já ruim, se estiver ruim nao tera problema em as outras acabar de estragar ela...

Agora se quiser, poderia implementar um circuito "anti- falha humana"...

E alem disso, se uma estiver descarregada (2.7V em ABERTO) ela teria uma resistencia muito alta, na teoria nem passaria corrente por ela e a tensão resultante de tudo cairia, portanto ainda se estiver na pior situacao e ainda a tensão resultante estiver acima do minimo que a carga permite, a bateria que chegar na descarga tera uma resistencia equivalente muito alta, sendo que na corrente minima da carga a tensão resultante caira abaixa do minimo da carga...

Baterias de lithium completamente descarregada mal acende 1 LED de estão baixa que é a corrente...

Mas ainda nao é o perfeito, o perfeito seria implementar as protecoes!

.

para comparacao pode usar o controle remoto que usa 2 pilhas em serie... Antes mesmo de uma chegar ao minimo, a outra ja descarregou o suficiente, isso embora que geralmente a descarga e quase igual para as duas, no final uma sempre esta com uns 0.8 e a outra 0.6V talvez...

.

Outra comparacao, coloque uma pilha carregada e outra descarregada, nem funciona!

....

E mais outra observacao, uma bateria ja é composta por varios elementos em serie, duas baterias em serie, ainda mais se forem iguais, seria só mais elementos em serie......

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Isso nao vai acontecer nunca!

 

Ainda bem que você garante!!!

 

Quanto as proteções que se deve ter, citei-as.. E exatamente a isso que me refiro, principalmente quando o usuário esta, como por ele foi dito, inventando algo e com o uso do arduino + 2596 (isso não pressupõe sensor algum, proteção nenhuma contra tensões abaixo dos  9 Volts, por exemplo)..

Desse modo citar que não vai acontecer nunca é no mínimo perigoso...

 

Citar que com você não iria acontecer é uma coisa, mas no genérico, não me arriscaria..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode associar em série e paralelo como qualquer outra célula... inclusive tenho 2 baterias configuradas como 3S2P na minha frente aqui, nenhuma apresenta sinal de mal funcionamento. Agora só não invente de carregar essas células a 1C (5.8A), porque se essas células realmente tiverem 5800 mAh estou te devendo um saco de jujubas (no momento a célula formato 18650 com maior capacidade disponível é uma da Panasonic que tem 3350 mAh). Meça a capacidade antes e use isso como base para qualquer coisa, muitas células de baixa capacidade só podem ser carregadas a no máximo 0.5C, algumas conseguem 1C, enquanto que a maioria das células de alta capacidade podem ser carregadas a 1C, muitas toleram 2C também. Isso deveria ser verificado no datasheet da bateria, mas no seu caso acho que isso vai ser meio difícil...

Operação com várias células em série requer o uso de um balanceador de células, caso contrário, a vida útil das células poderá ser comprometida. Não que isso seja um problema com essas porcarias de "5800 mAh"...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda bem que você garante!!!

Quanto as proteções que se deve ter, citei-as.. E exatamente a isso que me refiro, principalmente quando o usuário esta, como por ele foi dito, inventando algo e com o uso do arduino + 2596 (isso não pressupõe sensor algum, proteção nenhuma contra tensões abaixo dos 9 Volts, por exemplo)..

Desse modo citar que não vai acontecer nunca é no mínimo perigoso...

Citar que com você não iria acontecer é uma coisa, mas no genérico, não me arriscaria..

Ta certo kkkk Eu deveria ter colocado o "SE"...

Boa noite,

Como posso fazer uma associação de baterias de lithium em paralelo?

Preciso manter a tensão e aumentar a capacidade de corrente e autonomia.

Também preciso desenvolver um carregador para esses bancos de baterias.

Yago.

Como ele quer só por em paralelo, nao vai precisar de um carregador com tensão maior que tenha que equalizar as baterias...

Em paralelo é mais fácil!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o Faller ..... isso de colocar em paralelo é sempre um risco, pois não existe nenhuma garantia que elas se descarregam da mesma maneira. 

 

Pode funcionar bem, desde que as baterias sejam NOVAS, e IGUAIS, e TOTALMENTE CARREGADAS COM A MESMA CARGA e ainda APRESENTANDO A MESMA TENSÃO NOMINAL EM ABERTO. Mas não há garantia nenhuma sobre a segurança desse uso !

 

Vou lembrar aqui da recente proibição de transporte aéreo de baterias de Lítio, que desde então devem ser transportadas em recipientes totalmente especiais para evitar que uma "explosão acidental " cause uma catástrofe !!!   Já houveram alguns casos de explosão dessas baterias, imagine então correr riscos desnecessários onde uma bateria com mais carga pode polarizar inversamente a outra......

 

Já em série é o processo comum, onde a corrente sempre será limitada pela bateria de menor capacidade.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o Faller ..... isso de colocar em paralelo é sempre um risco, pois não existe nenhuma garantia que elas se descarregam da mesma maneira.

Pode funcionar bem, desde que as baterias sejam NOVAS, e IGUAIS, e TOTALMENTE CARREGADAS COM A MESMA CARGA e ainda APRESENTANDO A MESMA TENSÃO NOMINAL EM ABERTO. Mas não há garantia nenhuma sobre a segurança desse uso !

Vou lembrar aqui da recente proibição de transporte aéreo de baterias de Lítio, que desde então devem ser transportadas em recipientes totalmente especiais para evitar que uma "explosão acidental " cause uma catástrofe !!! Já houveram alguns casos de explosão dessas baterias, imagine então correr riscos desnecessários onde uma bateria com mais carga pode polarizar inversamente a outra......

Já em série é o processo comum, onde a corrente sempre será limitada pela bateria de menor capacidade.

Paulo

Acho que voce confundiu... Kkkkkk

O faller alertou sobre o uso delas em SERIE nao em paralelo...

....

Aí tem vem o que o faller disse que eu concordo: em serie, mesmo que a corrente seja limitada pela de menor capacidade, ai é que corre o risco!

Essa de menor capacidade vai descarregar mais rápido e se polarizar inversamente se a carga continuar "puxando".... Pode ate explodir!

Agora em PARALELO, eles podem ser ate de capacidades diferentes...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra quem ta falando que sao seguras se ligar assim assim assado, vou ter que descordar.

Tive uma explosao com uma delas, e por um milagre nao fiquei cego. Acontece q elas estavam ligadas em serie, e devido a um acidente durante o manuseamento da lanterna, um dos fios fechou curto, eu tirei imeditamente pra que eleas nao explodissem, mas meu erro foi que 30 segundos depois (Esperando elas esfriarem), inventei de medir a tensão com o multimetro, o que aconteceu?

Uma das celulas absorveu mais tensão/corrente do que as outras e explodiu dentro do cilindro, por sorte tinha uma proteção na frente. Se o negocio ja explode em serie, então nao venha gente me falar q e é seguro em paralelo. Optei por comprar apenas baterias com circuito de proteção e mesmo assim fico com o pé atras com isso. Agora estou vendo se consigo arranjar um cano de aluminio, porque uma unica bateria conseguiu fazer uma rachadura no cano PVC. PS: Nunca as liguei em paralelo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Acho que voce confundiu... Kkkkkk

O faller alertou sobre o uso delas em SERIE nao em paralelo...

....

Aí tem vem o que o faller disse que eu concordo: em serie, mesmo que a corrente seja limitada pela de menor capacidade, ai é que corre o risco!

Essa de menor capacidade vai descarregar mais rápido e se polarizar inversamente se a carga continuar "puxando".... Pode ate explodir!

Agora em PARALELO, eles podem ser ate de capacidades diferentes...

Isso, isso...  Tem grande problema com baterias diferentes em série quando não existir algum controle que desabilite a passagem de corrente ao descarregar uma delas, dessa série..

E isso já aconteceu comigo em uma lanterna (onde não existe nenhuma supervisão de espécie alguma) . O desatento aqui deixou, sem querer, a lanterna acesbaterias a, esqueceu de desligar e as baterias (3 em serie) foram se descarregando até inverter a polaridade de uma delas.. Perdi essa bateria. Não teve maneira de recupera-la..

 

Já em paralelo, sejam as iguais ou diferentes, desde que juntadas com suas tensões iguais ou bem próximas não tem nenhum problema e as baterias se adaptam uma a outra ao longo da descarga de ambas. Quem tiver maior capacidade vai acabar entregando mais energia a carga, mas sem prejudicar a parceira, pois vão estar na mesma tensão, e, se for pouca coisa diferente até pode haver a migração de energia de uma para outra bateria, mas na polaridade correta... Pequenas diferenças de tensão entre as baterias, ao natural, vão se compensar, se ajustar com essa corrente de migração limitada até mesmo pela resistência interna das próprias baterias. Falei pequena diferença de tensão, poucos, muito poucos milivolts...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra quem ta falando que sao seguras se ligar assim assim assado, vou ter que descordar.

Tive uma explosao com uma delas, e por um milagre nao fiquei cego. Acontece q elas estavam ligadas em serie, e devido a um acidente durante o manuseamento da lanterna, um dos fios fechou curto, eu tirei imeditamente pra que eleas nao explodissem, mas meu erro foi que 30 segundos depois (Esperando elas esfriarem), inventei de medir a tensão com o multimetro, o que aconteceu?

Uma das celulas absorveu mais tensão/corrente do que as outras e explodiu dentro do cilindro, por sorte tinha uma proteção na frente. Se o negocio ja explode em serie, então nao venha gente me falar q e é seguro em paralelo. Optei por comprar apenas baterias com circuito de proteção e mesmo assim fico com o pé atras com isso. Agora estou vendo se consigo arranjar um cano de aluminio, porque uma unica bateria conseguiu fazer uma rachadura no cano PVC. PS: Nunca as liguei em paralelo.

voce nem explicou exatamente o que aconteceu ai, so ficou claro que o fio entrou em curto, e isso tanto em serie ou paralelo ou nenhum dos dois, explodira do mesmo jeito!

Se ligar duas bateria em paralelo, desde que elas tenha a mesma tensão, nao teria problema, se a diferenca for grande, ai pode explodir, eu sugeri usar resistores de baixo valor para que uma diferenca de mili volts entre elas nao causa uma grande corrente ao interliga-las, causara uma corrente baixa da mais carregada para a menos carregada a fim de equalizar as cargas! Depois que estiverem em paralelo, nao tem problema algum!

Se a carga puxar 2A, sera 1A de cada uma... E por estarem em paralelo, as duas sempre vão estar com a mesma % de carga, mas se acontecer de alguma estiver com resistencia interna maior que a outra, por exemplo o dobro da outra, da pra pensar:

Ja aue a tensão em aberto das duas sao exatamente iguais por estarem em paralelo:

Se a carga consome 10A, serao 6.66A consumidos da melhor bateria e 3.33A da bateria que esta com resistencia interna maior... Por isso podem ate serem de capacidades diferentes...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mroberto98,

Só me confundi quando falei da possibilidade de polarizar invertido, o que não ocorre quando em paralelo.

Mas veja aqui :

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1067895

Este pessoal usa muito combinações de packs de baterias Lipo, e eles mesmos falam que para ligar em paralelo, elas tem de serem carregadas EM SEPARADO, e a melhor solução sempre é usar modelos iguais e de mesma idade de uso, e só ligar em paralelo na hora do uso.

@Sagara Sousuke,

Eu já ví explodir uma no aeroclube que frequento, o cara tinha acabado de carregar, e tava estranhando que ela estava muito quente, aí um outro falou para colocar essa bateria bem longe das pessoas.... Em menos de 5 minutos ela explodiu, e fez um baita estrago numa mesa vazia, ainda bem....

Existem muitos relatos de explosão dessas baterias, tanto que eu guardo as minhas em uma pequena caixa de metal quando eu vou pilotar um pouquinho, totalmente separadas do resto do equipamento, combustível, etc....

Comprei duas novas na Hobbyking, fazem uns 90 dias, e tiveram de trocar 3 vezes a postagem do acompanhamento, pois as companhias aéreas estavam recusando embarcar baterias Lipo , Life ou Li-ion de grande capacidade e demorou mais de uma semana até conseguirem embarcar.

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mroberto98,

Só me confundi quando falei da possibilidade de polarizar invertido, o que não ocorre quando em paralelo.

Mas veja aqui :

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1067895

Este pessoal usa muito combinações de packs de baterias Lipo, e eles mesmos falam que para ligar em paralelo, elas tem de serem carregadas EM SEPARADO, e a melhor solução sempre é usar modelos iguais e de mesma idade de uso, e só ligar em paralelo na hora do uso.

@Sagara Sousuke,

Eu já ví explodir uma no aeroclube que frequento, o cara tinha acabado de carregar, e tava estranhando que ela estava muito quente, aí um outro falou para colocar essa bateria bem longe das pessoas.... Em menos de 5 minutos ela explodiu, e fez um baita estrago numa mesa vazia, ainda bem....

Existem muitos relatos de explosão dessas baterias, tanto que eu guardo as minhas em uma pequena caixa de metal quando eu vou pilotar um pouquinho, totalmente separadas do resto do equipamento, combustível, etc....

Comprei duas novas na Hobbyking, fazem uns 90 dias, e tiveram de trocar 3 vezes a postagem do acompanhamento, pois as companhias aéreas estavam recusando embarcar baterias Lipo , Life ou Li-ion de grande capacidade e demorou mais de uma semana até conseguirem embarcar.

Paulo

Veja, se uma bateria esta com mais carga que a outra, quando ligar elas, uma gai servir de fonte para a outra certo? O problema é a impedancia que é muito baixa nessas baterias.... Dai a necessidade de carrega - las separadas no mesmo carregador, no final da carga vão estar com a mesma tensão, se for um diferenca menor que 100mV, se nao for uma bateria de muita capacidade, pode ligar elas em paralelo! Quando elas estiverem ja em paralelo, vai ter diferenca de carga nenhum entre ela, vão estar naturalmente equilibradas... Usar ela ls em paralelo so quando forem usar!? É pior do que deixar elas sempre em paralelo! Pois sempre em paralelo estarao sempre com as cargas equilibradas! Ai voce desconecta e deixa um tempo elas separadas... Ai quando for usar, uma pode ter se diferenciado da outra.... Da pra ver que isso nao é inteligente!!! Nao tem motivo pra explodir, se explodir foi por motivo natural da bateria! voce esta relatando casos naturais de baterias que explodiram sem estarem em paralelo ou serie, o que nao tem nenhuma justificativa para afirmar algo se estivessem em paralelo!

E outra, pode carregar elas em paralelo sem nenhum problema! Por mais que uma tenha capacidade menor que a outra, esta vai respeitar o tempo de carga da outra, de forma natural, pois nos final ambas tem que estar exatamente na mesma tensão por serem baterias da mesma especie e tensão, logo, se a tensão nos polos delas chegou na maxima (4.2V), significa que ambas estão carregadas, caso contrario, se tiver em 4V, seja a de menor capacidade ou a de maior, ambas ainda nao atingiram a carga maxima... Tudo acontece de maneira equalizada!

So tem uma uma observacao no mamento de ligar elas em paralelo: tensão entre elas ser iguais, só isso, fora isso nao tem nenhum motivo para explodirem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

voce nem explicou exatamente o que aconteceu ai, so ficou claro que o fio entrou em curto, e isso tanto em serie ou paralelo ou nenhum dos dois, explodira do mesmo jeito!

Se ligar duas bateria em paralelo, desde que elas tenha a mesma tensão, nao teria problema, se a diferenca for grande, ai pode explodir, eu sugeri usar resistores de baixo valor para que uma diferenca de mili volts entre elas nao causa uma grande corrente ao interliga-las, causara uma corrente baixa da mais carregada para a menos carregada a fim de equalizar as cargas! Depois que estiverem em paralelo, nao tem problema algum!

Se a carga puxar 2A, sera 1A de cada uma... E por estarem em paralelo, as duas sempre vão estar com a mesma % de carga, mas se acontecer de alguma estiver com resistencia interna maior que a outra, por exemplo o dobro da outra, da pra pensar:

Ja aue a tensão em aberto das duas sao exatamente iguais por estarem em paralelo:

Se a carga consome 10A, serao 6.66A consumidos da melhor bateria e 3.33A da bateria que esta com resistencia interna maior... Por isso podem ate serem de capacidades diferentes...

Na boa que você nao entendeu? Releia, porque pra explicar melhor, só desenhando.

Não vou desconsiderar as explicações que você deu, mas você deveria olhar o lado da pratica tmbm.

 

É simples: Todas sao de valores iguais, todas estavam carregadas, por causa de um curto, uma delas acabou drenando energia das outras e explodiu.

Leve em consideração o que o aphawk disse, essas baterias são perigosas. Nem tudo é uma questao de calculos matematicos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se elas fosse tão seguras quanto as outras, porquê que as companhias aéreas estão se recusando a transportar ????

Oras, eu não sei o porquê que explodem, mas elas sabem e não querem problemas !

Quando eu carrego elas, deixo o carregador no banheiro por precaução.....

Ah, Roberto, o que o pessoal diz é que para usar em paralelo, carregue ambas só quando for usar, e aí então ligue em paralelo. Pois os carregadores garantem que a diferença de tensão será muito pequena.

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é a mesma coisa que dizer: "Se você jogar um fósforo nesse tanque de gasolina vai pegar fogo". Ué, isso é uma coisa obviamente insegura e que vai ter 100% de chance de resultar em um acidente. A diferença aqui é que gasolina é algo perigoso e de fácil combustão, enquanto que baterias não.

Já dei curto em, basicamente, 3 cadeias em paralelo de 3 células cada (3S3P). Fio derretido, cheiro de queimado, uma faísca bem grande e... nada, porque eu desconectei as baterias rapidamente. Esses vídeos de baterias explodindo são do pessoal fazendo coisas obviamente erradas (sobretensão bastante excessiva, curto por longos períodos, etc) - o equivalente de jogar um fósforo num tanque de gasolina - e qualquer outra bateria teria um fim parecido. Chumbo-ácido e NiCd especialmente, pois produzem H2 (como as de LiPo, inclusive) nessas mesmas situações... explosão de bateria de chumbo-ácido é coisa bem pior que isso aí, e eu não vejo ninguém morrendo de medo delas.

Isso é uma coisa totalmente irracional... basta usar células de qualidade (e não essas "não-sei-o-que-Fire" de fundo de quintal com 100000000000000 mAh numa célula tamanho AAAAAAAA), respeitar os limites estipulados pelo fabricante, e prestar atenção em seu manuseio. Passar da "linha vermelha" em qualquer bateria vai resultar em algo desastroso, não importa qual química. Claro que como qualquer "mito técnico" tem um certo fundamento, mas é normalmente algo bastante exagerado

Curiosamente já tive alguns problemas do tipo (não chegaram a explodir, mas...) com baterias de chumbo-ácido, mas nunca com LiPo. NiCd quase não usei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!