Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

FX-6300 Esquenta muito.


binhoown

Posts recomendados

Estou com um processador AMD fx-6300 atualmente, e quando eu jogo World of Warcraft ou Heroes of the Storm, o pc desliga sozinho. Está esquentando demais, não sei se com outro cooler vai melhorar, pois o que vem com esse processador é muito fraco. O que acham que devo fazer ? Por favor, me ajudem. ele só não desliga se eu ponho o ventilador na frente dele, mas não da pra ficar gastando tanta energia em casa assim. Se melhor com outro cooler, qual o melhor para esse processador ? Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um FX-6300 e ele nunca passa de 55ºC (eu uso um air cooler de qualidade). Algumas coisas a se considerar no seu caso:

 

Se a sua placa-mãe for uma das citadas abaixo, você pegou uma placa-mãe problemática com os FX. 
 
M5A78L-M LX
M5A78L-M LX/BR (versão CKD montada no Brasil)
M5A78L-M LX V2 (125W)
 
Você pode estar tendo superaquecimento no soquete / northbridge / VRM devido ao fato de serem placas "gambiarra oficial" da AMD (vergonha total). Isso pode fazer a sua CPU parecer que está fritando, e a placa pode explodir, queimar a CPU, etc.
 
Se for cooler box, primeiro tire a pasta pré-aplicada e aplique uma gota de pasta de qualidade. Pode resolver o problema. Se não resolver, já que o cooler box é bem ruim, só comprando um cooler, tipo TX3, T4.
 
Mas você pode trocar de cooler e não adiantar, pois a sua placa-mãe pode estar gerando tensão maluca para a CPU ou variando dos VRMs.
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha placa mãe é a M5A78L-M LX/BR rsrs. E uso o cooler box mesmo, to achando melhor comprar outro logo. valeu pelas dicas.

E esse Turbo Core, será que resolve algo pelo menos ? Eu queria tentar dar uma melhorada antes de comprar o cooler, pois estou sem dinheiro no momento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já esqueci como é na AMD, mas se você desabilitar o turbo core e o processador ficar travado no clock base, pode ficar até pior, porque ele vai rodar sempre em clock alto. Acho que o turbo core gerencia o clock de acordo com a carga, o que teoricamente manteria as temperaturas mais baixas.

 

O ideal mesmo é fazer um undervolt. A galera de overclock sabe, eu não saco nada  :P

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Placa Mãe Asus m5a78l

Processador AMD Fx-6300

Memória 8gb com dissipador

Placa de vídeo AMD Radeon HD 6900

Fonte 750w

 

Eu não vi as temperaturas ainda, mas ele chega a desligar sozinho o PC e quando eu encosto o dedo no dissipador do cooler, tá "pelando"

Essa fonte tem marca, né?

 

Usa algum programa pra monitorar as temperaturas.. O MSI Afterburner monitora ambos..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Ele só vai ficar no clock base direto se desativar o AMD C6 Support na BIOS, que fica reduzindo o clock de 1400MHz a 3500MHz pra economizar energia e esquentar menos.

 

Desativando o turbo core ele só vai ficar com o clock máximo até 3.5GHz ao invés de 4.1GHz. O turbo core aumenta muito a tensão do processador, esse é um dos motivos de ele esquentar desse jeito.

 

@binhoown Não senti diferença de desempenho não, já que ele não fica sempre em 4.1GHz, ele fica mudando de clock o tempo todo. Compensa muito mais fazer um leve overclock para 4.0GHz com a tensão correta do que deixar ele ativado. Como o Contiusa disse um Hyper T4 já está ótimo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa

 

Ele não é muito quente mesmo, mas não é necessário faze undervolt não. Acredito que desativando o turbo core e com um cooler melhor já resolve o problema da temperatura.

 

Meu amigo tem uma Asus M5A78LM-LX/BR, e foi necessário desativar o turbo core porque o computador ficava resetando direto. No meu caso também só que tenho uma Gigabyte GA78LMT-USB3, desativei o turbo core e fiz um leve overclock para 4.0GHz e tá beleza.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, vou fazer isso. Dei uma limpada no cooler que melhorou bem também. Mas vou guardar uma grana agora para comprar esse novo cooler, sinto necessidade de um melhor hehe.

 

MUITO obrigado a todos que me ajudaram, de coração, valeu mesmo :D.

Só queria saber qual é melhor, tx3 ou t4 ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, vou fazer isso. Dei uma limpada no cooler que melhorou bem também. Mas vou guardar uma grana agora para comprar esse novo cooler, sinto necessidade de um melhor hehe.

 

MUITO obrigado a todos que me ajudaram, de coração, valeu mesmo :D.

Só queria saber qual é melhor, tx3 ou t4 ?

Eu tenho um Hyper T4 aqui.. Mesmo usando Intel, a diferença é gritante, em comparação com o cooler box..

 

http://www.megamamute.com.br/produto/cooler-para-processador-120mm-hyper-t4-cooler-master-74164

 

Vale a pena sim..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só foi eu q notei q as linhas de voltagens da mobo estão quase todas fora do normal? <br />

+3.3 = 2.052v<br />

+5v = 3.3v<br />

+12v = 7, 9v (vexi q Bugou aí kk) <br />

-12v = 9.3v<br />

Da uma olhada nessa fonte aí camarada, seria legal você levar em alguma eletrônica e pedir pra algum técnico medir as voltagens com um multímetro para vê se tá normal ou bugado<br />

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!