Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

gargalo , superaquecimento ? FX 4100 - R9 280X TRI-X


xZéba
Ir à solução Resolvido por Contiusa,

Posts recomendados

Pessoal to um probleminha principalmente quando jogo far cry 4 eu sinto umas travadinha de levee quando estou jogando creio que deve ser o processador e alem disso o procesadore chega a bater 70 graus

essa maquina que estou atualmente nao é a minha oficial é que to comprando as peças aos poucos e vou usando o que tneho aqui

 

no momento minha configuração é

 

MB: m5a78l-m lx (VOU SUBSTITUIR EM BREVE)

Processador : FX-4100 (VOU SUBSTITUIR EM BREVE)

PLACA DE VIDEO: R9 280X TRI-X

Fonte : EVGA SUPERNOVA 750W G2

memoria: 2x4GB DDR3 1333MHZ

 

e detalhe ja tneho um watercooler pra usar com meu proximo processador que é um FX-8350 e mesmo assim esse meu atual que ta longe de ser top bate os 70 graus

o que vocês acham, onde que esta o problema ,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou na mesma aliás acabei de criar um tópico para saber se meu FX-6300 esta dropando meus FPS (travadas durante o Jogo);

 

Recomendo antes de tudo realizar um teste para saber o que esta sendo consumido tão intensamente durante o jogo, se é processamento CPU, GPU, Memória.

 

Basta baixar esse programa da MSI para criar um Log e ter mais certeza do que realmente esta te travando;

http://event.msi.com/vga/afterburner/download.htm

 

Configurar ele é bem fácil depois de instalar clica na catraca de configuração ali no meio embaixo, então vai la em Monitoring e marca a opção, vai la joga uns minutos e fecha o jogo abre o Afterbuner no Monitoring de novo Copia la o Caminho que ele salvou o Log abre o Executar do Windows (Ctrl+R) cola e da enter, ai só hospedar a imagem e postar ai.

gfBw5.jpg

A partir dos resultados ai apresentados ficará mais fácil indicar o que tu vai precisar trocar.

 

Att.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro problema: temperatura

 

Para quem gosta de jogar, é de suma importância colocar um cooler legar para segurar as temperaturas baixas e evitar quedas de fps.

 

Seu processador chegou a 76° nesta print. Estava jogando ou só fazendo medições?

 

então mais essa temperatura é da placa de video nao é nao ? ta escrito GPU ali e na hora estava jogando far cry 4 no ultra e detalhe tenho um watercooler h80i nesse processador, e mesmo assim o processador bate os 70 graus, nao sei porque, nao sei se a placa ta exigindo de mais do processador, ja to preste a trocar ele mais so quero ter a certeza mesmo que esse e o problema pra nao gastar a mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@xZéba

 

Parece um certo gargalo sim.. Todos os núcleos com uso muito alto.. O Afterburner não consegue monitorar temperatura de CPU AMD, sabe-se lá porque..

 

Use o AMD Overdrive pra monitorar a CPU.. 70ºC com Water Cooler é sinal de instalação errada..

 

@RS Faria

 

realmente o uso dos núcleos estão altissimo e se fosse só 70 graus tava bom hoje bati o recorde kkk da uma olhada nesse pequeno log que fiz com o aida64

 

8mcs1XV.png

 

ja estou muito preocupado, sera que instalei errado, coloquei essa placa de video faz 2 dias desmontei o pc inteiro limpei tudinho e coloquei tudo de volta e antes disso nao monitorava essas coisas agora nao sei se é um problema antigo ou se foi depois da placa, só sei que tem algo muito errado, poderia me recomenda alguma coisa, posiçao dos fans do watercooler alguma coisa por favor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O @Contiusa manja mais que eu, nisso de Water Cooler.. Se ele não se incomodar.. Mas, com certeza, tem algo errado..

 

Se não me engano, tem algo relacionado ao backplate do cooler.. Veja se a bomba do Water Cooler está funcionando..

 

Com Water Cooler, não deveria nem tá perto de 60ºC..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O @Contiusa manja mais que eu, nisso de Water Cooler.. Se ele não se incomodar.. Mas, com certeza, tem algo errado..

 

Se não me engano, tem algo relacionado ao backplate do cooler.. Veja se a bomba do Water Cooler está funcionando..

 

Com Water Cooler, não deveria nem tá perto de 60ºC..

 

era instalação errada mesmo, reinstalei e agora caiu bastante mais de 30 grau, agr fica 56 com picos de 60 rodando farcry 4 no ultra resolução 1920x1080 sera que e normal agora ou pode melhorar ? e sem rodar nada só usando a internet mesmo fica em 38-40 o que acham ?

 

 

Qual o WC?

 

to usando o h80i reinstalei e agr nao passa dos 60 rodando far cry 4 no ultra sera que ta normal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

era instalação errada mesmo, reinstalei e agora caiu bastante mais de 30 grau, agr fica 56 com picos de 60 rodando farcry 4 no ultra resolução 1920x1080 sera que e normal agora ou pode melhorar ? e sem rodar nada só usando a internet mesmo fica em 38-40 o que acham ?

 

 

 

to usando o h80i reinstalei e agr nao passa dos 60 rodando far cry 4 no ultra sera que ta normal

 

Pelo menos não está alto, mas eu acho que dá para melhorar, porque o meu FX-6300 é raro de passar de 50ºC com um air cooler mais fraco do que o H80i. Os water coolers da Corsair vem com uma folga no encaixe, então eles não funcionam como deveriam. O ideal seria colocar um espaçador no backplate para fazer mais pressão. Tem um vídeo que fala sobre isso: 

 

 

Outra coisa é limpar a pasta térmica pré-aplicada e aplicar uma gota de pasta de qualidade: MX4, STG2, DeepCool. Mas o water cooler deve ter vindo com um tubinho de pasta. Pode usar que não será ruim: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Qual-a-Melhor-Maneira-de-Aplicar-Pasta-Termica-Parte-1/2291

 

Uma outra dica que eu peguei esses dias é (nos sistemas Intel) desabilitar o smart fan no BIOS, que controla a potência do conector CPU FAN, porque o smart fan acaba reduzindo a potência da bomba do water cooler, e isso atrapalha o rendimento. Não sei como é na AMD. Tem que dar uma pesquisada. O ideal é rodar a bomba a 100%.

 

Eu acho que com isso as temperaturas podem cair para uns 50/55ºC de máxima, condizente com um H80i. A não ser que o Bulldozer seja muito mais quente que o Vishera, mas não acredito.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo menos não está alto, mas eu acho que dá para melhorar, porque o meu FX-6300 é raro de passar de 50ºC com um air cooler mais fraco do que o H80i. Os water coolers da Corsair vem com uma folga no encaixe, então eles não funcionam como deveriam. O ideal seria colocar um espaçador no backplate para fazer mais pressão. Tem um vídeo que fala sobre isso:

Outra coisa é limpar a pasta térmica pré-aplicada e aplicar uma gota de pasta de qualidade: MX4, STG2, DeepCool. Mas o water cooler deve ter vindo com um tubinho de pasta. Pode usar que não será ruim: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Qual-a-Melhor-Maneira-de-Aplicar-Pasta-Termica-Parte-1/2291

Uma outra dica que eu peguei esses dias é (nos sistemas Intel) desabilitar o smart fan no BIOS, que controla a potência do conector CPU FAN, porque o smart fan acaba reduzindo a potência da bomba do water cooler, e isso atrapalha o rendimento. Não sei como é na AMD. Tem que dar uma pesquisada. O ideal é rodar a bomba a 100%.

Eu acho que com isso as temperaturas podem cair para uns 50/55ºC de máxima, condizente com um H80i. A não ser que o Bulldozer seja muito mais quente que o Vishera, mas não acredito.

Opa se você disse que podemos melhorar isso ai vou atrás disso kk mais já fiquei bem mais aliviado com essa pequena queda de temperatura , poder ser a pasta térmica mesmo porque to com esse WC vai faze qse dois anos e nunca troquei e nem mexi no processador vou troca, provavelmente vai ter uma queda ne e vou da uma olhadinha nesse vídeo também pra entender melhor vi muita gente falando sobre isso quem sabe diminua mais ainda, muito obrigado pela resposta e a todos que também responderam ta resolvido , valeo genti
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@xZéba e já que voce vai renovar a máquina com o Fx 8350,compre memórias 1866mhz C9 para o  processador não trabalhar "apertado",como este seu 4100 está trabalhando.O coitado tem que rodar bem mais para entregar a mesma carga de daos que entregaria sem esforço se estivesse usando memos de 1866mhz C9.

Boa sorte!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza vai melhorar, porque a pasta deve ter ressecado bastante. Veja também o controle de potência do CPU FAN, porque vai fazer uma diferença se deixar a bomba sempre em 100%. Deve ser alguma opção no BIOS.

 

vou da uma olhadinha em tudo isso, é bom ate pra eu aprender mais sobre, muito obrigado heeim

 

@xZéba e já que voce vai renovar a máquina com o Fx 8350,compre memórias 1866mhz C9 para o  processador não trabalhar "apertado",como este seu 4100 está trabalhando.O coitado tem que rodar bem mais para entregar a mesma carga de daos que entregaria sem esforço se estivesse usando memos de 1866mhz C9.

Boa sorte!

 

é tadinho do meu 4100 mais ja aguento muito ta na hora de descança um pouco kkk, nessa parte de memorias nem tinha pensado ainda, ja dei uma pesquisada sobre elas e realmente estão dizendo que fica tóp vou usa-las tambem, muito obrigado pela dica, abraços !! 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!