Ir ao conteúdo

Como usar o Pico Fusível?

chacalgbi

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, estou fazendo umas compras aqui no site, porque vou fazer um reforço de proteção de linha de tensão para uns aparelhos repetidores de internet.

estou colocando fusível na fase e no neutro, vou colocar fusíveis 20D391K (aqui é 220V) entre Fase e Neutro, Fase e Terra e Neutro e Terra, estou pensando em colocar até 2 em paralelo em cada etapa dessa para refoçar a dissipação.

Ai no site eu ví esse Pico Fusível, parece um capacitor vermelho. Procurei no pai dos burros (Google) e não vi nada sobre ele.

Alguém poderia me dizer como funciona? Como liga-lo no circuito? Qual sua aplicação indicada? Qual a diferença de um fusível comum?

Desde já agradeço.

Postado

Não sei te dizer com certeza sobre o fusivel, mas posso te dar um conselho.

NÃO coloque fusível no neutro, nunca interrompa o neutro.

Pesquise aqui na área de eletrônica sobre um filtro de linha que o Faller montou, seria uma ótima ideia para seu caso.

Postado

E se o transiente vier pelo Neutro? Mesmo se tiver o aterramento não é aconselhavel colocar fusível no neutro?

Eu sei que numa instalação elétrica residencial nunca se deve colocar disjuntores e apagadores interrompendo o neutro, por questões de segurança. Mas num aparelho único, isolado, se vier uma sobre tensão vindo pelo neutro o que fazer? Ou uma sobre tensão nunca virá pelo neutro por causa do aterramento do trafo da concecionária de energia?

Postado

Não!

Você poderia colocar um centelhador tripolar entre fase, neutro e terra nesse caso.

Ainda poderia colocar MOV's, fusíveis termicos...

Tem tudo nesse post que eu indiquei.

Se não achar o tópico na busca, dá um grito no Faller que ele deve ter mais facilidade de indicar o link.

Vou gritar ele pra você :P

@faller 

Postado

Lembrando que fusíveis não servem para proteger o equipamento (eles são lentos demais para isso), e sim para proteger o usuário e sua casa.

O problema do fusível no neutro é o seguinte:

Imaginemos que o equipamento desenvolva uma falha que cause a queima do fusível. Como fusíveis não são exatamente iguais, o fusível do neutro pode queimar antes do fusível do fase. O efeito é o mesmo, a rede é interrompida e não existe mais risco que o equipamento entre em chamas. Mas, como o fase ainda está presente, o equipamento está "vivo". Caso o equipamento não possua medidas de segurança adequadas para evitar o contato do usuário com a tensão da rede, como isolação ou a presença de um terra de segurança, o usuário pode ter uma surpresa muito desagradável e potencialmente letal... mesmo com o equipamento supostamente desenergizado!

A sobretensão nunca vem pelo neutro. Se veio pelo neutro, seu equipamento foi ligado errado na tomada  :P

À propósito, colocar 2 fusíveis pode aparentar resolver o problema, só que não. Ele ainda existe, o fusível que está no neutro pode sempre queimar ao invés do fase. No final das contas, não tem muita diferença...

Postado

Obrigado pelo esclarecimento victhor393.

Quais os componentes mais rápidos para proteção?

E minha pergunta persiste: Para que serve e como usar um Pico Fusível?

• Membro VIP
Postado

Obrigado pelo esclarecimento victhor393.

Quais os componentes mais rápidos para proteção?

E minha pergunta persiste: Para que serve e como usar um Pico Fusível?

Pico fusíveis, ao contrario do que alguns possam pensar, nada tem a ver com eliminação de picos de tensão ou o que valha..

E uma alusão a coisa pequena, micro já seria pequeno e pico e menor ainda.. Geralmente e a denominação de fusíveis para se usar diretamente soldados em placas de componentes eletrônicos e em sua maioria tem um encapsulamento assemelhado ao de algumas pontes retificadoras ou capacitores eletrolítico de perfil chato, pequenos cilindros. Veja ai uma foto típica de um pico fusível:

http://www.pontodaeletronica.com.br/m/Produto.aspx?IdProduto=11475&IdProdutoVersao=11469

Ou ai:

http://proesi.com.br/componentes-eletricos/fusivel/pico-fusivel/pico-fusivel-radial-4a.html

Proteções contra surtos de tensão tipicamente usadas são, as mais comuns, os varistores e os dispersores a gás.

A diferença entre eles são, basicamente:

Varistores são mais baratos, são mais rápidos com tempos de entrada em proteção tipicamente na casa dos nano segundos (1 nano segundo = 0,000000001 segundo) se comparados com dispersores a gás.

Os dispersores a gás ou também chamados centelhadores são cerca de 10 vezes mais lentos que os varistores mas ainda assim muito rápidos, muito, mas muito mesmo mais rápidos que fusíveis.. (10 mil vezes mais rápido que os fusíveis mais rápidos). Tem sobre os varistores a vantagem de poder absorver uma muito maior energia (10 vezes ou mais mais energia quem sabe) que um varistor típico de 20 mm de diâmetro..

Varistor típico em dois diferentes diâmetros e uma relação de 1:4 de capacidade de absorção de energia:

PICT0004-2.jpg

Centelhador ou dispersor a gás bipolar

10CentelhadorAntenaUPSAI.jpg

Dispersor a gás tripolar, para se usar em fase, neutro e o terminal do centro no Terra..

Dispersor%20a%20gas%20tripolar_zpsos88vz

Quanto ao fusível, veja, é muito mais uma denominação de uma linha do que qualquer outra coisa..

Veja o micro fusível

Micro%20fuse_zpswg0m52cw.jpg

Veja agora o pico fusível em uma versão axial:

pico%20fusivel%20axial_zpsb0tqp14z.jpg

Ou o nano fusível:

nano%20fusivel_zpsjsbgxsrl.jpg

Postado

Olá pessoal, estou fazendo umas compras aqui no site, porque vou fazer um reforço de proteção de linha de tensão para uns aparelhos repetidores de internet.

Eu sei que numa instalação elétrica residencial nunca se deve colocar disjuntores e apagadores interrompendo o neutro, por questões de segurança. Mas num aparelho único, isolado,

Veja bem, são 22 anos de profissão me dizendo "nunca" interrompa o neutro,

é como se fosse um reflexo automático...hehehe

Mas no seu caso os únicos problemas que teriam seria os que o Victhor393 já disse.

Quando você disse "linha", a primeira coisa que me veio a cabeça foi um circuito de proteção para toda a linha de todos os aparelhos.

Imagine um circuito elétrico onde tem vários aparelhos ligados.

O certo é dividir os aparelhos entre as fases para balancear a carga, mas geralmente as pessoas usam um neutro comum, só um fio neutro para todos esses aparelhos.

Agora imagine se o neutro se romper, todos os aparelhos estarão em série e dividindo as tensões entre si, essas tensão serão maiores do que as tensões que cada aparelho suporta.

Não, esse não é o seu caso, mas explica meu reflexo automático de repudiar a ideia de uma interrupção do neutro.

Caso você tenha interesse em entender melhor o que eu digo, veja esse vídeo, pois tenho dificuldade em usar um editor de imagem para fazer um desenho explicativo.

Postado

Este modelo 20D391K é um varistor amigo.

http://www.alldatasheet.com/view.jsp?Searchword=20d391k

Amigo, falha minha mesmo... rs Vou colocar fusíveis E varistores 20D391K. Obrigado pela correção

Faller, muito obrigado, verdadeiro tutorial de esclarecimento. Não sabia que o Varistor era tão rápido, é bem mais rápido que um ciclo da rede eletricas de 60Hz.

Me diz uma coisa, posso colocar mais varistores desse de 20D391K em paralelo para aumentar a abssorsão do pico de energia?

Esse Varistor é projetado para 250V, essa tensão é a tensão média da rede né? Ele já leva em conta a tensão de pico da rede 220V que seria 311(eu acho)? 

cesardelta1

Eu me expressei errado então, esses dois fusíveis na fase e no neutro seriam individuais para a entrada de alimentação de cada equipamento.

Vou colocar aqui o esquema da placa que eu quero fazer. Não vai ficar assim, fiz aqui rápido só pra mostrar. 

pWZdIUI.jpg

Postado

OK.

Você mesmo disse que esse desenho é só um esboço e que não ficará assim.

Bem, em todo o caso aconselho a colocar a linha de terra no meio, entre fase e neutro, facilitará muito a montagem.

Se é assim que você fará, desconsidere.

[ ]s

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!