Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Eletrostática + dúvida relacionada a fonte


Ir à solução Resolvido por faller,

Posts recomendados

Bom, primeiramente já vou me desculpando caso postei na área errada pois sou novo no fórum.

Enfim, a minha primeira dúvida é a seguinte:

Como faço para tirar a eletrostática do meu corpo sem aterramento em casa ?

 

Bom, eu comprei peça por peça pra montar um PC e não quero levar a um técnico para montar, mas o problema é que não sei como tirar a eletrostática do meu corpo levando em consideração que não possuo aterramento em casa. Ouvi dizer que a umidade do ar também afeta nisto, a umidade aqui onde moro está em 36% neste exato momento.

 

-----------------------------

 

Segunda dúvida:

Eu utilizo a fonte direto na tomada ou ligo ela à um Estabilizador ? Ou utilizo um Filtro de Linha ?

 

 

Enfim, estas são as minhas dúvidas, se postei na área errada peço desculpas e que movam para a área certa.

Desde já, obrigado !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só vou poder te responder com certeza a segunda dúvida, pois a primeira eu uso a pulseira anti-estática mas ainda assim não sei se tem algo mais, fico impressionado como tem gente na parte técnica da loja que tira a placa da caixa na hora e pega em tudo ali e não faço ideia de como não queima.. Essas fontes mais novas é extremamente aconselhável ligar ou num filtro de linha ou na tomada e nunca no estabilizador por causa do PFC Ativo creio eu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só vou poder te responder com certeza a segunda dúvida, pois a primeira eu uso a pulseira anti-estática mas ainda assim não sei se tem algo mais, fico impressionado como tem gente na parte técnica da loja que tira a placa da caixa na hora e pega em tudo ali e não faço ideia de como não queima.. Essas fontes mais novas é extremamente aconselhável ligar ou num filtro de linha ou na tomada e nunca no estabilizador por causa do PFC Ativo creio eu...

Olha cara, eu não sei se minha fonte possui PFC Ativo, que eu saiba não.

Minha fonte é uma Zalman ZM500-LE de 500W Reais. Uma fonte dessas sem PFC, o que recomendaria ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara atualmente... nos dispositivos elétricos... principalmente componentes de pc não são tão afetados por eletrostática, como antigamente.... Se você comprar uma placa de video ela ja vem no saco de anti-estática... Isso de eletrostática é coisa passada...

 

E essa fonte é possivelmente uma bomba... não tem certificação 80plus...

 

Dependendo da sua configuração pega uma de 430 da corsair/ pcyes, mas da corsair tem 3 anos de garantia ai...

 

Se comprar uma fonte dessa, plugue direto na tomada  sem estabilizador... porque elas já vem com um filtro interno... O que é recomendado é fazer aterramento pra caso cair um raio não queimar a fonte... que muitas vezes é um pouco difícil porque elas tem um sistema de segurança pra auto-desligar voltagens altas... 

 

 

 

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara atualmente... nos dispositivos elétricos... principalmente componentes de pc não são tão afetados por eletrostática, como antigamente.... Se você comprar uma placa de video ela ja vem no saco de anti-estática... Isso de eletrostática é coisa passada...

 

E essa fonte é possivelmente uma bomba... não tem certificação 80plus...

 

Dependendo da sua configuração pega uma de 430 da corsair/ pcyes, mas da corsair tem 3 anos de garantia ai...

 

Se comprar uma fonte dessa, plugue direto na tomada sem filtro, sem estabilizador... porque elas já vem com um filtro interno... O que é recomendado é fazer aterramento pra caso cair um raio não queimar a fonte... que muitas vezes é um pouco difícil porque elas tem um sistema de segurança pra auto-desligar voltagens altas... 

Então cara, grana pra comprar outra fonte eu não tenho, mas eu uso ela tem mais de um ano e nunca tive problemas, sem contar que a minha próxima configuração vai usar menos energia que essa atual.

Mas eu plugo essa fonte atual direto na tomada ou uso o Filtro de Linha ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá

Como já foi referido hoje em dia não existe o problema da eletrostática nas Boards, agora o que convém ter algum cuidado no manuseamento é nas memórias, segurar sempre pelas abas.

Mas e quanto ao resto das peças ? Como Processador, Placa de Video, HD ? Todos eles vem com um alerta de cuidado com eletrostática.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então cara, grana pra comprar outra fonte eu não tenho, mas eu uso ela tem mais de um ano e nunca tive problemas, sem contar que a minha próxima configuração vai usar menos energia que essa atual.

Mas eu plugo essa fonte atual direto na tomada ou uso o Filtro de Linha ?

 

Cara pra conectar em filtro de linha... primeiro tem achar um bom, coisa difícil de fazer aqui no brasil, porque tem "filtros de linhas" que são meras réguas de extensão... Tem que avaliar muitos detalhes..

 

Como ter o menor tensão de ativação possivel... O tempo de resposta... E geralmente são mais caros...

 

E pra funcionar corretamente você precisar ter a tomada aterrada pra que a filtragem funcione corretamente ... Por isso opto mais por ter uma fonte de boa qualidade do que fazer todas essas coisas....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara pra conectar em filtro de linha... primeiro tem achar um bom, coisa difícil de fazer aqui no brasil, porque tem "filtros de linhas" que são meras réguas de extensão... Tem que avaliar muitos detalhes..

 

Como ter o menor tensão de ativação possivel... O tempo de resposta... E geralmente são mais caros...

 

E pra funcionar corretamente você precisar ter a tomada aterrada pra que a filtragem funcione corretamente ... Por isso opto mais por ter uma fonte de boa qualidade do que fazer todas essas coisas....

Então cara, o problema é que to sem grana pra comprar outra fonte, neste PC atual eu uso ela conectada a um estabilizador mas como sempre ouvi dizer que estabilizador é só prejudica ao invés de ajudar, vim aqui perguntar isso pra quando eu montar o outro PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É mais fácil você ganhar na mega Sena 2x do q você queimar algum componente por causa de estática ^^ como foi falado só tenha cuidado no manuseio, evite tocar nos contatos do processador memórias vgas etc, n por conta de estática q creio q n irá queimar mais por conta de conservação do produto, seria legal você colocar a config completa sua onde essa sua fonte é uma bomba digamos de passagem,

jogue esse estabilizador fora ou faça de encosto para porta n bater, dessa forma ele terá alguma utilidade ^^ mais vale você ligar a fonte na tomada do q nessa treco q só faz lascar a fonte.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É mais fácil você ganhar na mega Sena 2x do q você queimar algum componente por causa de estática ^^ como foi falado só tenha cuidado no manuseio, evite tocar nos contatos do processador memórias vgas etc, n por conta de estática q creio q n irá queimar mais por conta de conservação do produto, seria legal você colocar a config completa sua onde essa sua fonte é uma bomba digamos de passagem,

jogue esse estabilizador fora ou faça de encosto para porta n bater, dessa forma ele terá alguma utilidade ^^ mais vale você ligar a fonte na tomada do q nessa treco q só faz lascar a fonte.

Minha config atual é:

Processador AMD Phenom X3 8450

VGA GT630 1GB GDDR5

Ram 2x2GB DDR2 400MHz

500GB Samsung SATA II 5200RPM

Placa Mãe MSI K9N6PGM2-V

 

A próxima config é:

Processador Core i7 4790

VGA GTX 750 SuperClocked

Ram 2x4GB DDR3 1600MHz

1TB Seagate Barracuda SATA III 7200RPM

Placa Mãe Asus B85M-E/BR

 

----------------------------------------------------------

 

Então cara, estou usando tem mais de 1 ano essa fonte (Zalman ZM500-LE) juntamente com o estabilizador e até hoje nunca tive problemas relacionados a ela.

Enfim, então eu uso a fonte direto na tomada ? O medo que tenho é de queimar quando cair a força ou algo do gênero, visto que não possui aterramento em casa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha config atual é:

Processador AMD Phenom X3 8450

VGA GT630 1GB GDDR5

Ram 2x2GB DDR2 400MHz

500GB Samsung SATA II 5200RPM

Placa Mãe MSI K9N6PGM2-V

 

A próxima config é:

Processador Core i7 4790

VGA GTX 750 SuperClocked

Ram 2x4GB DDR3 1600MHz

1TB Seagate Barracuda SATA III 7200RPM

Placa Mãe Asus B85M-E/BR

 

----------------------------------------------------------

 

Então cara, estou usando tem mais de 1 ano essa fonte (Zalman ZM500-LE) juntamente com o estabilizador e até hoje nunca tive problemas relacionados a ela.

Enfim, então eu uso a fonte direto na tomada ? O medo que tenho é de queimar quando cair a força ou algo do gênero, visto que não possui aterramento em casa...

 

Estabilizador atrapalha fonte com pfc ativo, porque o estabilizador atrapalha o papel do pfc ativo, que é filtrar, tirar o ruidos etc..... como a sua não é ainda não deu problema mas ainda sim é prejudicial... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Tentando resgatar um pouquinho só de conteúdo científico me permitam alguns comentários:

 

 

Só vou poder te responder com certeza a segunda dúvida, pois a primeira eu uso a pulseira anti-estática mas ainda assim não sei se tem algo mais, fico impressionado como tem gente na parte técnica da loja que tira a placa da caixa na hora e pega em tudo ali e não faço ideia de como não queima.. Essas fontes mais novas é extremamente aconselhável ligar ou num filtro de linha ou na tomada e nunca no estabilizador por causa do PFC Ativo creio eu...

O uso da pulseira eletrostática é sim recomendado, desde que tenhas um ponto para ligação dela com o aterramento. Caso contrário, sem aterramento, ela não passa de mero enfeite, caso em que recomendamos alguma bem colorida, listrada, que vai ficar mais bonito..

 

 

Cara atualmente... nos dispositivos elétricos... principalmente componentes de pc não são tão afetados por eletrostática, como antigamente.... Se você comprar uma placa de video ela ja vem no saco de anti-estática... Isso de eletrostática é coisa passada...

 

 

Se comprar uma fonte dessa, plugue direto na tomada  sem estabilizador... porque elas já vem com um filtro interno... O que é recomendado é fazer aterramento pra caso cair um raio não queimar a fonte... que muitas vezes é um pouco difícil porque elas tem um sistema de segurança pra auto-desligar voltagens altas... 

 

Excelente constatação colega.. Placas de vídeo, memórias costumam vir protegidas contra estática justo por que é uma ótima atitude e até por conta disso não é coisa do passado não.  Fosse assim ela viria embrulhada em papel de pão, sem nenhum problema.. Para manusear a mesma se deve sim ter algum cuidado, ou conversar com a placa para que ela pule, por conta própria, de dentro do saco de proteção, antiestático, para sua posição definitiva, no slot da placa-mãe..

 

Filtros internamente dispostos em fontes de alimentação

 

 

 Os fabricantes colocam esses símbolos para descargo de consciência e não terem que levar com as culpas pelo mau manuseamento do material.

 Se quiser trabalhar  mais há vontade na montagem da máquina compre um par de luvas de silicone, tipo hospitalar.

 

 

É mais fácil você ganhar na mega Sena 2x do q você queimar algum componente por causa de estática ^^ como foi falado só tenha cuidado no manuseio, evite tocar nos contatos do processador memórias vgas etc, n por conta de estática q creio q n irá queimar mais por conta de conservação do produto, seria legal você colocar a config completa sua onde essa sua fonte é uma bomba digamos de passagem,
jogue esse estabilizador fora ou faça de encosto para porta n bater, dessa forma ele terá alguma utilidade ^^ mais vale você ligar a fonte na tomada do q nessa treco q só faz lascar a fonte.

 

 

Estabilizador atrapalha fonte com pfc ativo, porque o estabilizador atrapalha o papel do pfc ativo, que é filtrar, tirar o ruidos etc..... como a sua não é ainda não deu problema mas ainda sim é prejudicial... 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!