Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

temperatura alta do i7 4790 ?


Poow

Posts recomendados

É, cara, dá uma limpada e instala de novo. Eu olhei o manual e não é tão difícil asssim. O backplate é o mesmo para a AMD, e, na frente, o parafuso para prender o dissipador parece que fica no encaixe do meio, no seu caso para o i7-4790K. O lance é colocar a pasta direito. Eu acho o método da gota melhor, porque evita aplicar demais. Espalhar é mais difícil, especialmente se a pasta for muito dura ou pegajosa. O lance é não entupir de pasta. Pior não fica  ;)

 

Na hora de apertar os parafusos, você tem que ir até onde ele firma / não roda mais. Só tome cuidado para não apertar que nem um doido e comer o PCB da placa-mãe. Vá devagar, sem pressa. Eu costumo fazer uma pressão a mais só para ele firmar bem, mas é o tal do troço, tem que ter jeito. Não tem muito mistério. O segredo de montar micro é ter paciência zen  :)

 

Instalou o plug do cooler no CPU FAN? Viu no BIOS se o smartfan / algo do gênero está no auto? Já viu no AIDA ou no HWmonitor o rpm do cooler? Varia de cooler para cooler, mas o seu provavelmente deve ficar entre 1000/1500rpm em idle.

 

Se instalar corretamente e continuar passando de 75ºC, acione a garantia. O lance é ter certeza de que você tentou de tudo e fez tudo corretamente para evitar dor de cabeça. 

 

Então, eu não consegui abrir o gabinete nesse fim de semana, não deu tempo  :mad:

E como você mesmo disse, isso é algo que demanda tempo e paciência. Vai ficar para o próximo sábado sem falta!

A pasta que eu tenho aqui (Se não secou), é bem pegajosa, vou ver se consigo dar uma espalhada, talvez a pasta não tenha se espalhado por toda a base do processador. A presilha que fixa esse cooler, so encaixa de um jeito, ou não? Se não me engano, ela tem uns ajustes, lembro-me que sofri para encaixar, talvez ai esteja o erro.

Problemas de temperatura são comuns, tenho aqui uma HD 6870 que não existe cristo que faça eu conseguir deixar ela utilizável (Esquenta tanto que não nem consigo usar).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual é o seu gabinete? Porque os problemas de temperatura parecem te perseguir  ;)  :) Usa estabilizador?

 

Eu uso um HAF 912, com a fonte da assinatura, eu não consigui organizar os cabos dela, vou tirar um Print de como esta dentro do gabinete e ai posto (A noite, quando chegar em casa).

No caso da HD 6870, ela estava esquentando muito, ai o gênio aqui, resolveu abrir para limpar, e o resultado: Quando montei e fui testar a situação ficou muito pior, e ai desisti dela (Está ai jogada, pensei em vender, mas enquanto não resolver esse problema de temperatura, não vou botar a venda). Se tiver alguma ideia de como resolver, seria muito bom e agradeceria muito.

O curioso é que, esse processador em idle, fica bem frio (Na faixa dos 30°C~, mas com uso chegou na faixa dos 50°C~60°C, em full load, nem vou arriscar). Lá no CoreTemp, temperatura máxima do processador, está como 100°C. Se ele esquentar muito, chegaria ao ponto de queimar ou iria reiniciar, desligar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa neura com temperatura de processador é uma das manias que fazem as pessoas gastarem dinheiro a toa.

Eu mesmo, já gastei muito com isso, com retorno zero, ou melhor, abaixo de zero, porque fiquei mais pobre e nada mudou no funcionamento do meu PC.

Uma coisa eu posso afirmar com certeza: um processador Core i3 pode trabalhar mais de 5 anos, durante várias horas por dia, praticamente todos os dias, sem nenhum problema, à temperatura de 60~65 ºC.

Eu gastei com cooler de cobre gigante, gabinete maior com vários fans e joguei dinnheiro fora.

A temperatura caiu de 60~65 ºC para 40ºC e nada mudou no rendimento ou no funcionamento do PC.

Voltei tudo como era antes e uso esse processador há mais de 5 anos.

Ele funciona perfeitamente, ainda a 60~65 ºC.

O que eu recomendo é setar o "Hardware Monitor" no setup, ajustando o alarme de temperatura do processador para 80 graus e esquecer. Se houver algum problema de aquecimento, voce será alertado. 

Quem deve se preocupar com temperatura são overclockers que forçam o processador a trabalhar muito acima das suas especificações.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Andei lendo reviews na neweeg e amazon de pessoas que montaram PC com esse processador e outras que fizeram upgrade para ele, e a quantidade de pessoas reclamando sobre a temperatura dele é impressionante. Parece que é um problema crônico desses processadores da intel em específico, mesmo os reviews onde as notas que as pessoas deram são elevadas, as queixas sobre a temperatura estão presentes. Pesquisei, pois estava cogitando pegar o 4690k, e depois comecei a pensar sobre o 4790k, mas há muitos relatos e reclamações sobre a temperatura, mesmo utilizando watercoolers mais caros.

Li um artigo onde diz que este é um problema de fabricação que afeta várias unidades e parece que a chance de pegar um mais frio é mínima. Então talvez, se for este o caso, eu consideraria um upgrade no cooler, mas mesmo assim não esperaria uma melhora milagrosa, pois de acordo com o que dizem, ele é bem quente mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se trabalha quente mas não dá problema, só vai ser meio chato no verão, voce vai ter que usar um ventilador para se refrescar.

Em compensação, no inverno voce terá um aquecedor gratis.

Mas, falando sério, trabalhar quente não é problema, o problema é travar ou dar algum erro.

voce viu reclamações por mal funcionamento desse processador, devido ao aquecimento?

Eu nunca me preocupei nem tive problemas com isso, mas confesso que também nunca fui overclocker.

Se for o seu caso (overclock), aí sim compensa investir em upgrade de cooler.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O vídeo é interessante até a parte que o cara começa a ensinar a forma desonesta de ferrar com o processador e enviar de volta pra intel alegando ser defeito. Quanto a temperatura, ele pode até esquentar pra consumir menos, o problema é que ele esquenta além da temperatura máxima de segurança especificada pela Intel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se trabalha quente mas não dá problema, só vai ser meio chato no verão, voce vai ter que usar um ventilador para se refrescar.

Em compensação, no inverno voce terá um aquecedor gratis.

Mas, falando sério, trabalhar quente não é problema, o problema é travar ou dar algum erro.

voce viu reclamações por mal funcionamento desse processador, devido ao aquecimento?

Eu nunca me preocupei nem tive problemas com isso, mas confesso que também nunca fui overclocker.

Se for o seu caso (overclock), aí sim compensa investir em upgrade de cooler.

Meti clock no meu semprom(UC) e a temperatura ainda nem chegou a 70 graus em full. Enquanto isso ele aguenta mais, e com cooler box ainda(Já comprei um air cooler). Fiz clock pra baixar o gargalo que tava acontecendo na minha R7 250

 

 

O vídeo é interessante até a parte que o cara começa a ensinar a forma desonesta de ferrar com o processador e enviar de volta pra intel alegando ser defeito. Quanto a temperatura, ele pode até esquentar pra consumir menos, o problema é que ele esquenta além da temperatura máxima de segurança especificada pela Intel.

O cara é o Felipe Makarov. Dificilmente ele passaria desinformação, ele que desmente "fatos" que as pessoas acreditam tanto.

 

É claro que eu não pegaria um processador de 800 reais e faria isso. Mas pelo menos é uma explicação do porque os Haswell(não é aquele DJ?) esquentam 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, o que eu faço? Entro em contato com a Intel? Com a loja que me vendeu? Por sorte, tenho a NFe dele aqui, e teria mais 6 meses de garantia (Acho que é um ano de garantia, se não me engano).

Me assustei quando ele chegou perto dos 85°C com 100% de uso (É estranho, ele começa a esquentar para valer quando uso 100% dele, em idle fica na faixa dos 30°C).

Problema não me causa, mas vai saber, acho meio elevada essas temperaturas ai.

Se fosse colocar um WaterCooler, será que ia baixar? Se ficasse nos 70°C com Full Load estaria de bom tamanho! Realmente, não sei o que fazer!

Não sou overclocker e provavelmente não farei, ele está em Stock (4.0).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou estranhando uma coisa que vi agora. Confesso que não sei o consumo total de seu conjunto, mas esta fonte de 430w não é muito pouco não? Estou encucado com isto.

 

Na verdade, era para eu já ter comprado outra mais potente, mas né... não ando jogando, e essa Seasonic deve estar no seu limite (O que não é recomendável). Isso poderia influenciar nas temperaturas?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com a colocação do Hausak, voce deveria verificar qual é a fonte mínima recomendada pelo fabricante da VGA.

 

Quanto ao aquecimento do processador, eu não faria nada, em termos de reclamação.

Se ele trabalha a 100% de processamento e não dá erros a 85 ºC, voce deveria agradecer por ter tido a sorte de pegar um lote tão bom. Para o silício, 85 graus não é nada.

Esse processador pode atingir 110 ºC ou mais sem sofrer danos, embora comece a dar erros, a partir de uma determinada temperatura. E a aquecer tudo o que está em torno dele, se a ventilação e a troca térmica não estiverem satisfatórios.

Se o aquecimento não está causando erros de processamento, significa que o calor não está afetando em nada no funcionamento do processador nem das peças próximas a ele.

O importante é voce certificar-se de que o seu gabinete é bem ventilado, os seus coolers estão limpos e funcionando, a interface térmica (pasta térmica) do processador está ok e o setup do monitor de temperatura da sua bios está setado para poucos graus acima da temperatura máxima de trabalho (85 ºC, no seu caso).

Outra coisa, o processador em idle não esquenta mesmo, pois ele fica praticamente em stand-by, aguardando para trabalhar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com a colocação do Hausak, voce deveria verificar qual é a fonte mínima recomendada pelo fabricante da VGA.

 

Quanto ao aquecimento do processador, eu não faria nada, em termos de reclamação.

Se ele trabalha a 100% de processamento e não dá erros a 85 ºC, voce deveria agradecer por ter tido a sorte de pegar um lote tão bom. Para o silício, 85 graus não é nada.

Esse processador pode atingir 110 ºC ou mais sem sofrer danos, embora comece a dar erros, a partir de uma determinada temperatura. E a aquecer tudo o que está em torno dele, se a ventilação e a troca térmica não estiverem satisfatórios.

Se o aquecimento não está causando erros de processamento, significa que o calor não está afetando em nada no funcionamento do processador nem das peças próximas a ele.

O importante é voce certificar-se de que o seu gabinete é bem ventilado, os seus coolers estão limpos e funcionando, a interface térmica (pasta térmica) do processador está ok e o setup do monitor de temperatura da sua bios está setado para poucos graus acima da temperatura máxima de trabalho (85 ºC, no seu caso).

Outra coisa, o processador em idle não esquenta mesmo, pois ele fica praticamente em stand-by, aguardando para trabalhar.

 

O fabricante recomenda uma fonte de 500W ou 550W se a memória não me falha. Quando pegar, vai ser uma bem mais potente, uma vez que, futuro distante, talvez faça um CrossFire. Por que diabos a Intel recomenda que o processador trabalhe a 73°C em carga total se a maioria dele não vai trabalhar nessa temperatura? Eu não entendo isso...

Eu sempre tento manter os Coolers limpos, principalmente do Processador (Que são dois), mas tem um frontal, do gabinete (HAF 912) que não tem jeito de limpar (Não descobri um jeito de remover a parte da frente do gabinete sem destruí-lo).

Ele funciona normalmente em carga total nos 85°C, mas essa temperatura altíssima me assustou bastante. Se dá algum erro ou não, não saberia dizer, pois não deixei ele operando nessa temperatura por muito tempo (Fiz umas renderizações no Vegas, quando bateu 85°C). Vou tentar em contato com o suporte da Intel e ver o que ele me dizem...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A fonte vai trabalhar acima da eficiência ideal, mas segura tranquilo, ainda mais Seasonic. Pela sua R9 280X, o consumo do sistema em load no Furmark é 335W. Uma Seasonic de 430W deve entregar no mínimo 500W sem suar a camisa. Como as VGAs estão cada vez mais econômicas (Nvidia), a tendência é que a sua próxima VGA fique ainda mais folgada com essa fonte.

 

Se você não usa estabilizador, eu não diria que a fonte é problema. Se for um modelo muito antigo, talvez, não sei.


Por que diabos a Intel recomenda que o processador trabalhe a 73°C em carga total se a maioria dele não vai trabalhar nessa temperatura? Eu não entendo isso...

 

É difícil dizer, porque a gente não está aí para ver como estão as coisas, mas em teoria não era para estar assim. 85ºC em load é muita coisa. É realmente um tiro no escuro afirmar alguma coisa daqui, mas ou tem algo errado no seu sistema / instalação ou é o processador que não está legal, até porque você nem está usando cooler box. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se desse erros voce saberia, porque o PC fica meio "maluco", ou trava ou reinicia sozinho.

Se não aconteceu nada de anormal, é sinal que o processador chegou a 85 ºC e não deu erros.

A Intel recomenda que o processador trabalhe a 73º C porque sabe melhor do que ninguém que essa temperatura não causa nenhum problema de funcionamento e aí deve haver uma boa margem de segurança.

Se eles dizem que o "recomendável" é 73º C, então o "tolerável" deve ser muito mais.

Não entendo muito dessa tecnologia de processadores, mas posso te dizer que componentes de silício não são danificados por temperaturas menores que 100º C, com toda certeza. E provavelmente nem a 120º C ou 130 º C. Não sei quanto a erros de processamento e da possibilidade de transferencia de calor para outros componentes próximos. 

Na minha humilde opinião, o seu processador não tem problema algum.

(quem trabalha com eletronica e ve diariamente as temperaturas que alguns componentes trabalham, sem sofrer danos, sabe do que eu estou falando).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entendo muito dessa tecnologia de processadores, mas posso te dizer que componentes de silício não são danificados por temperaturas menores que 100º C, com toda certeza. E provavelmente nem a 120º C ou 130 º C. Não sei quanto a erros de

 

A CPU tem um mecanismo de proteção para desligar por volta dos 100ºC para evitar danos permanentes. Ou seja, mais ou menos o que um varistor faz para evitar que algum componente seu queime. Acho que não é preciso explicar muito além disso.

 

Sobre o Tcase, é a temperatura máxima que eles recomendam para um bom funcionamento a longo prazo. Ninguém vai perder a CPU se ela bater em 90ºC em um teste de estresse, mas não é recomendado repetir a dose, e talvez só os overclockers extremos se aventurem nessa temperatura, porque é uma turma que troca de chip de seis em seis meses. Sem contar que os chips da AMD são mais sensíveis, então, você diz que talvez não tenha problema chegar a 130ºC... Chega a ser irresponsabilidade, porque um novato lê isso e vai achar que está tudo bem trabalhar a 100ºC.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Trabalhar  a 100ºC não trabalha, porque dá erros e trava ou reinicia o PC.

Um novato nem ao menos vai saber onde se vê a temperatura do processador.

Na verdade, o que eu vejo muito é o pessoal se estressando sem motivo, com processador trabalhando a 60~65 graus e ficarem jogando dinheiro fora, para conseguir baixar a temperatura para 40 graus, o que não vai fazer nenhuma diferença em 5 anos de uso, todos os dias, várias horas por dia.

Mas, quem conhece um pouco mais e sabe pelo menos ver a temperatura, precisa entender que trabalhar a 100% da capacidade de processamento durante um longo período, causa um certo aquecimento, que não deve ser encarado como defeito do processador.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Finalmente, vemos uma conversa mais fundamentada.

Sabendo como está a circulação de ar e a troca térmica no interior do gabinete, pode-se chegar a uma conclusão consistente e não a palpites baseados em "achismo".

Até agora, ninguém tinha perguntado isso, inclusive eu.

Eu também já fui vítima desses "achismos", anos atrás, e gastei um bom dinheiro para baixar a temperatura normal do meu Core I3, de 60~65 ºC para 40 ºC, porque muita gente "achava" que eu ia "torrar" o processador trabalhando direto nessa temperatura.

Como tinha pouca experiência na época, eu fui na onda e gastei com um gabinete gamer, um cooler gigante da Zalman, pasta térmica com pó de prata e outras perfumarias desnecessárias para um usuário comum.

Depois que a temperatura baixou para 40ºC eu me dei por satisfeito, achando que havia feito um grande negócio.

Mas logo percebi que o meu antigo gabinete mini-itx era muito mais prático, leve e silencioso do que o trambolho atx de 4 baias e 4 coolers que eu havia comprado, me tomava todo o espaço disponível na mesa, além do barulho insuportável o dia todo e do peso, que até fazia a mesa balançar.

Conclusão: voltei tudo como estava antes, mesmo porque o PC continuou funcionando exatamente da mesma forma que sempre funcionou, tanto com o gabinete grande quanto com o pequeno.

O dinheiro gasto no gabinete gamer e no cooler Zalman eu só recuperei uns 30% vendendo as peças, mas foi o preço que eu paguei para aprender a lição: a diferença de temperatura era apenas pela troca térmica diferente nos dois casos e o processador continua funcionando perfeitamente até hoje, mais de 5 anos depois, trabalhando diariamente a 60~65 graus, atingindo até 70~75 graus nos dias mais quentes do verão, sem jamais ter dado problema.

Nada mudou.

Até hoje eu só troquei a pasta térmica uma vez e limpo o cooler (único) do processador uma vez ao ano ou algo próximo disso, porque nem anoto essas coisas.

Conclusão: o que de fato faz a diferença é a troca térmica e o fluxo de ar que retiram o calor, primeiro do processador para o dissipador, depois do dissipador para o gabinete e, finalmente, do gabinete para o meio ambiente.

O mesmo processador pode trabalhar a 40 graus em uma certa condição e a 75 graus em outra condição, formada por esses 3 fatores.

Além do que, se for no Rio de Janeiro no verão, o processador vai trabalhar mais quente do que trabalharia em São Joaquim no inverno.

Temperatura alta não é parametro para afirmar que um processador está com defeito.

Temperatura baixa não é garantia de que o processador não esteja com defeito.

Uma má arrumação dos cabos, impedindo ou atrapalhando o fluxo de ar, pode fazer uma grande diferença.

Assim como o tamanho do gabinete, o sentido de rotação dos fans e sua posição no gabinete.

E, logicamente, a temperatura ambiente externa.

Eu digo que esse processador não tem defeito, senão não processaria a 85 graus.

Ele daria erros, travaria, desligaria ou reinciaria o PC.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu entender, qualquer coisa acima do recomendável não é bom sinal.

 

O problema em relação a aquecimentos não é a curto prazo, tipo subiu a 100º queimou, mas a longo prazo. Por experiência, a maioria dos processadores e partes em geral que encontrei apresentando defeitos, foram justamente de PCs abafados, em lugares confinados e com péssima circulação de ar que ficaram expostos a altas temperaturas por um longo período. Já vi processadores bem velhos que passaram a vida toda funcionando a 65º, mas o cara citou 100º. Supondo que ele jogue ou precise fazer uma tarefa por durante várias horas ou mesmo minutos por dia com temperaturas mais altas que o especificado, isso com certeza vai reduzir a longevidade do processador.

 

Não sei qual o problema, mas pela descrição tem grandes chances de o processador ser a causa baseado em todos os relatos. A questão é que se este for o caso, não é bem um defeito, e sim uma característica de várias unidades que apresentam temperaturas mais elevadas, já que algumas pessoas o trocaram várias vezes e continuaram a ter o mesmo problema. O que eu faria era tentar ver se tem algo errado como já foi dito com cooler, pasta e etc, e se não adianta-se tentar a sorte trocando o processador.

 

Recomendo que dê uma olhada na comunidade da Intel sobre aquecimentos nesse processador: https://communities.intel.com/thread/54032?start=0&tstart=0

Encontrei nos reviews da neweeg onde vários compradores estão relatando o problema nos i7 4790k.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dado o momento, ele não passa dos 60°C (Não ando jogando nem Renderizando). Mas comprei esse processador para renderizar no Vegas, então, vou fazer isso no futuro, e isso vai exigir bastante do processador. Atualmente, não fica ligado mais que duas horas por dia, às vezes até menos. Vou ver se consigo umas fotos ou um vídeo de como esta o gabinete e a montagem do cooler.

Tem que haver algo que errado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seguem imagens do teste de meu processador. As temperaturas batem com as mostradas no bios.

 

attachicon.gifSem estressar.jpg

 

attachicon.gifEstressando após 3 minutos.jpg

 

Atualmente utilizo um corsair H65 hydro e o processador setado para 4.5Ghz.

 

Resumindo: tem algo errado contigo aí.

 

Como faço esse teste? Quais as configurações que utilizou? Vou tentar fazer de meio-dia para nós compararmos os resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...