Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Windows 8.1 tão leve quanto Windows 7


Posts recomendados


Amigos, fiquei tão abismado com a performance que resolvi vir aqui dar meu "depoimento" ou relato.

 

Recentemente, peguei dois notebooks de clientes que vieram me solicitar a substituição do Windows 7 Home Premium pelo Windows 8.1, ambos 64 bits.

 

Em um deles, com processador i5 de primeira geração e 6 GB de RAM, não tive nem receio e mandei bronca.

 

Já no segundo, com i3 de primeira geração e apenas 3 GB de RAM, tive receio, mas por insistência do cliente, coloquei o Windows 8.1. Optei pela versão 64 bits pois instruí o cliente a num futuro próximo, adquirir pentes de memória no esquema 2 x 2Gb = 4Gb Dual Channel ou de preferência, 2 x 4Gb = 8 Gb Dual Channel, assim, o Windows já estaria totalmente compatível com o Hardware adicionado.

 

Mas então, aí está o meu espanto... o Windows 8.1 rodou perfeitamente, rápido e sem qualquer tipo de problema, com apenas 3Gb de RAM e num simples i3.

 

Por via das dúvidas, entrei nos "serviços" do Windows e desativei os Temas para torná-lo ainda mais leve. Ficou show! Ah, usei o anti-virus Baidu, que considero hoje uma ótima opção, principalmente para PCs e Notebooks mais antigos.


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

core i3 é um processador forte pra rodar windows 8.1 ... Até meu tablet um MSI S100 que tem um processador atom Z3740D 1.33ghz quad core roda windows 8.1 que nem bala... Só não colocaria esse baidu antivirus e sim um avg. O windows 8.1 roda tranquilamente tambem em pentium 4, celeron... Isso é claro, desde que tenha no minimo 2GB de ram

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Menko

 

Recomendo que seja instalada a versão 32 bits se a memória for de 4GB ou menos. Fica um foguetinho.

Acho que a versão de 64 bits pede 6 GB de memória, até que funciona com 4 GB, mas fica meio engasgado depois de um tempo.

Errado meu amigo, 

Se tiver 4GB o recomendado é usar o 64bits menos que isso usa o 32bits.

 

Meu notebook é antigo, com 4GB DDR2 e roda o win 8.1 com perfeição desde o seu lançamento.

 

Quanto mais memória melhor, mas com apenas 4GB já roda com perfeição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até semanas atrás, eu rodava o Windows 8 32 bits em um Pentium 4 3.2 Mhz, com 3 GB de ram e um SSD de 60 Gb. Usava um HD de 320 Gb para os Meus Documentos.

O PC rodava redondinho para internet e tarefas simples (Word, Excel, etc).

O que me encheu o saco foram as travadas ao assistir videos on-line.

Desmontei o vovozinho e estou vendendo as peças separadamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recomendo que seja instalada a versão 32 bits se a memória for de 4GB ou menos. Fica um foguetinho.

Acho que a versão de 64 bits pede 6 GB de memória, até que funciona com 4 GB, mas fica meio engasgado depois de um tempo.

 

Então, pelo que sei, 4GB já é aconselhável usar 64 bits, mas independente disso, pode-se usar sistema 64 bits com menos memória, só não há ganho significativo de performance.

Na verdade, independente dos 3Gb de memória que o note i3 tinha, instalei a versão 64 bits pensando no futuro, pois recomendei a compra de mais memória, conforme citei no post inicial.

 

Até semanas atrás, eu rodava o Windows 8 32 bits em um Pentium 4 3.2 Mhz, com 3 GB de ram e um SSD de 60 Gb. Usava um HD de 320 Gb para os Meus Documentos.

O PC rodava redondinho para internet e tarefas simples (Word, Excel, etc).

O que me encheu o saco foram as travadas ao assistir videos on-line.

Desmontei o vovozinho e estou vendendo as peças separadamente.

 

Aqui não experimentei problemas com vídeos online, tipo Youtube, por exemplo... talvez porque o i3 fosse superior ao seu Pentium, ou talvez por causa do chipset?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, pelo que sei, 4GB já é aconselhável usar 64 bits, mas independente disso, pode-se usar sistema 64 bits com menos memória, só não há ganho significativo de performance.

Na verdade, independente dos 3Gb de memória que o note i3 tinha, instalei a versão 64 bits pensando no futuro, pois recomendei a compra de mais memória, conforme citei no post inicial.

 

 

Aqui não experimentei problemas com vídeos online, tipo Youtube, por exemplo... talvez porque o i3 fosse superior ao seu Pentium, ou talvez por causa do chipset?

Eu acho que era falta de poder de processamento mesmo. Em tarefas que não exigiam muito do processador ele rodava que era uma beleza, mas bastava tentar rodar um video on-line que começava o trava-trava. Uma coisa que fazia a diferença era o SSD de 60 GB, com o sistema e apenas os programas necessários instalados. O PC iniciava em 30 segundos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até semanas atrás, eu rodava o Windows 8 32 bits em um Pentium 4 3.2 Mhz, com 3 GB de ram e um SSD de 60 Gb. Usava um HD de 320 Gb para os Meus Documentos.

O PC rodava redondinho para internet e tarefas simples (Word, Excel, etc).

O que me encheu o saco foram as travadas ao assistir videos on-line.

Desmontei o vovozinho e estou vendendo as peças separadamente.

isso de travar em video provavelmente é provavelmente que você nao tenha uma placa de video nele. Recentemente instalei uma placa de video geforce gt210 1gb ddr3 no velho pentium 4 3.0ghz, 2gb ram da minha vó e o bichinho roda até league of legends e outro jogos pesados com perfeição

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas eu tinha uma placa de video AGP, a Radeon 4650. Acho que o problema não era exatamente no video, mas sim para rodar o Adobe Flash Player ultima versão, que entra em funcionamento ao assistir videos on-line. Acho que as ultimas versões do Flash são otimizadas para processadores mais poderosos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que era falta de poder de processamento mesmo. Em tarefas que não exigiam muito do processador ele rodava que era uma beleza, mas bastava tentar rodar um video on-line que começava o trava-trava. Uma coisa que fazia a diferença era o SSD de 60 GB, com o sistema e apenas os programas necessários instalados. O PC iniciava em 30 segundos!

 

Infelizmente minhas condições financeiras não me permitem a possibilidade de adquirir um dispositivo de armazenamento SSD para substituir o HDD mecânico convencional, mas realmente é um desejo que tenho de um dia poder fazê-lo. Sabe como é, quando casamos, temos filhos, as prioridades são outras e você pensa em cada Real gasto, literalmente.

 

isso de travar em video provavelmente é provavelmente que você nao tenha uma placa de video nele. Recentemente instalei uma placa de video geforce gt210 1gb ddr3 no velho pentium 4 3.0ghz, 2gb ram da minha vó e o bichinho roda até league of legends e outro jogos pesados com perfeição

 

Olha, pode ser que fosse isso sim, mas também pode ser versão do driver, configuração do navegador ou até mesmo plugins e codecs.

 

Mas eu tinha uma placa de video AGP, a Radeon 4650. Acho que o problema não era exatamente no video, mas sim para rodar o Adobe Flash Player ultima versão, que entra em funcionamento ao assistir videos on-line. Acho que as ultimas versões do Flash são otimizadas para processadores mais poderosos.

 

Olha, tenho uma AGP igual a que você citou num Opteron com 3GB de RAM, a minha tem 1Gb de RAM se não me engano, abre vídeos do Youtube numa boa, porém, quando jogo para tela inteira, se a resolução for a maior (monitor de 17"), fica travando.

E depende muito da versão do driver viu... quanto mais antigo, melhor. Acho que você vai ter versão até 12.3 do tipo AGP Hotfix, visto que as versões Legacy convencionais só funcionam em PCI-E. Com isso, os melhores resultados, tanto de compatibilidade, estabilidade e desempenho que já obtive foram com versões 9.x ou 10.x, que nem faziam menção à AMD ainda, somente havia logos da ATI até então.

 

Mas, como você citou o Flash Player, vale lembrar: Tome cuidado ao atualizá-lo! Já aconteceu de pegar máquinas muito, mas muito lentas mesmo quando o assunto era vídeo, ou ainda, aquecendo bastante em decorrência de alto uso do processador. Fui ver, não sei como pôde, havia 2 versões do Flash Player instaladas na mesma máquina, imagino eu, funcionando ao mesmo tempo. Foi só remover ambas e instalar apenas uma atualizada e pronto, ficou ótimo!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De qualquer forma, nunca terei certeza, pois me irritei com a lentidão nos videos on-line e desmontei o velhinho.

Usei o HD e o SSD na minha outra máquina e as demais peças estou vendendo aos poucos.

Mas tenho quase 100% de certeza que o problema era com o Flash Player, que estava pesado demais.

Todo o resto rodava redondo, até uns joguinhos mais antigos, compatíveis com a HD-4650.

O problema era só com os videos on-line mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!