Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida para substituir pilhas por bateria recarregável


naimme

Posts recomendados

Opa galera beleza?

 

Eu tenho um carrinho de controle remoto antigo aqui, Colossus da estrela

5   Colossus prata

E além do controle que usa 6 pilhas AA, no próprio carrinho usam-se mais 7 :eek:

Sendo 5 pilhas D (grande) e 2 AA (pequenas), as 2 AA servem para ligar os faróis do carrinho!, já as 5 grandes servem para fazê-lo andar.

O problema é que além de ter que comprar tudo isso de pilhas, elas duram pouco e são caras, e gostaria de fazer uma instalação de uma bateria recarregável(que além de mais leve, vai economizar grana das pilhas), e eu já até lí o tópico abaixo, mas fiquei comnalgumas dúvidas, e como está trancado, não conigo tirar estas dúvidas.

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/482220-trocar-4-pilhas-d-por-fonte-de-6vresolvido/

 

Seguinte, as pilhas são alocadas nesta configuração da foto abaixo

colossus estrela Com controle remoto original 50000 21218 MLB20207330137 122014 F

lado esquerdo 3 pilhas D (grande), sendo 2 uma na frente da outra e a terceira sozinha.

centro 2 pilhas AA (pequenas que acendem os faróis), uma na frente da outra

lado direito, outras 2 pilhas D (grandes) uma na frente da outra
 

Pois bem, lendo o tópico acima, entendi que precisarei de uma bateria de 7,5v (só para substituir as cinco grandes D), mas não entendi de quantos mAh ela precisa ter para dar a mesma força que as 5 pilhas D.

O que quero saber é

 

1- A bateria que for montar ou comprar pronta, precisa ter quantos mAh para ter a mesma força que as pilhas dão??

2- se posso fazer uma bateria substituindo as 7 pilhas (5 grandes e 2 pequenas)?? pois apesar delas terem a mesma tensão de 1,5v cada, acredito que as grandes tenham a mAh diferente e por isso a dúvida!

3- Se comprar uma bateria pronta, mas ao invés de 7,5 ela ter 7,4v e 1000mAh se pode danificar o carrinho?? a bateria é esta do link abaixo:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-630411054-bateria-lipoly-turnigy-1000mah-74v-2s20c-_JM

 

Enfim, qual as recomendações para abolir as pilhas e usar bateria recarregável no brinquedo???

 

Agradeço desde já!
valeu!!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A tensão da bateria é determinante para o correto funcionamento do equipamento.

Porém, uma variação de até +5% ou - 5% é desprezível e não precisa se preocupar com isso.

A capacidade em mAh é o que determina o tempo de duração da bateria.

Uma bateria de 5000mAh e outra de 50mAh, se tiverem a mesma tensão, a grande pode ser ligada no lugar da pequena, sem problemas.

A diferença é só no tamanho físico e na duração da bateria.

Uma bateria de 5000 mAh teoricamente pode fornecer uma corrente de 50mA durante 100 horas.

Uma bateria de 50mAh teoricamente pode fornecer uma corrente de 50mA durante 1 hora.

Ou seja, as duas funcionam normalmente para a mesma aplicação, só que a bateria grande dura 100 vezes mais.

O simples fato de ter 5 pilhas de 1,5 volts não garante que a tensão é de 7,5 volts.

Precisa certificar se todas são ligadas em série dentro do equipamento, para que isso seja válido.

Ou medir, com um voltimetro, os cabos de saida da bateria para o equipamento (deve dar aproximadamente 7,5 volts).

A bateria de 7,4 volts atenderia perfeitamente, nesse caso.

A "gambiarra" para substituir as duas pilhas pequenas é possível, mas é muito complicada para explicar aqui. 

Basicamente, voce teria que puxar outra saída, em paralelo com a principal e inserir um resistor em série, para derrubar a tensão para 3 volts.

Alguem que entenda de eletronica poderá fazer isso facilmente para voce e o material custa muito barato.

E não se esqueça de comprar, junto com a bateria, o respectivo carregador.

Agora, a prática: voce precisa de uma bateria maior, porque usando 5 pilhas D alcalinas no seu carrinho, a capacidade do conjunto é de 7,5V/15.000 mAh, aproximadamente.

A bateria que voce quer comprar é de 1000mAh.

Conclusão: vai durar quinze vezes menos, mas talvez nem funcione, porque o carrinho consome tanto que a bateria não terá energia para tirar o motor dele da inércia (começar a se movimentar).

Procure uma bateria maior, se não encontrar desista dessa ideia e pense em pilhas recarregáveis.

Mas a duração entre as recargas será ainda menor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Legal este carrinho...

Essa sua bateria não deve dar muita autonomia pro carrinho. Uma pilha D tem muito mais Ah do que ela. Hoje é que vi que a D recarregável custa uma mini fortuna, por isso nem vou recomendar-te. Veja o que eu (EU) faria:

-compraria uma desta mais barata e mais pesada mas provavelmente o mesmo peso de 5 D

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-610400795-bateria-6v-45ah-moto-eletrica-brinquedo-carrinho-eletrico-_JM

-adaptaria uma simpática "carretinha" pra comporta-la caso não conseguisse por dentro do carrinho e tivesse pena de cortá-lo

-a ligação é simples: a tradicional  (+) com (+) e (-) com (-)

-ela é de menor tensão mas deve funcionar direitinho

-pilha AA recarregável é menos cara- cogitaria 1- coloca-la no farol, 2- não ligar, 3- substituir lampadas por leds

abç

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vai dar problema. Só que pilha D tem uns 8000-10000 mAh de capacidade, essa bateria que você mostrou é menor, mas tem só 1000 mAh. Melhor encontrar umas de capacidade maior e associar em paralelo.

Se você descarregar essas baterias de Li-po abaixo de 3V/célula você estará arriscando danificar a bateria. Só tomar cuidado com isso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todas as idéias acima estão corretas, o problema é que ainda não inventaram uma bateria de grande capacidade e pequeno tamanho.

Dentre as baterias comerciais atuais, acessíveis ao usuário comum, a mais eficiente é a alcalina.

Então pense no seguinte: voce não vai encontrar nada melhor, que pese menos ou tenha menos volume do que as 5 pilhas alcalinas  que voce usa no seu carrinho.

A partir daí, voce precisa analisar e ver o que é mais conveniente para voce.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dentre as baterias comerciais atuais, acessíveis ao usuário comum, a mais eficiente é a alcalina.

Não.

 

Essa bateria de Li-po que ele mostrou é prismática, então obviamente não vai caber no lugar onde cabe uma célula cilíndrica. O jeito é fazer algumas "modificações" rs  :P

Nada que uma ferramenta de corte e um pouco de cola quente não resolvam.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não.

 

Essa bateria de Li-po que ele mostrou é prismática, então obviamente não vai caber no lugar onde cabe uma célula cilíndrica. O jeito é fazer algumas "modificações" rs  :P

Nada que uma ferramenta de corte e um pouco de cola quente não resolvam.

Bateria Lipo é usada em drones e equipamentos semelhantes.

Uma Lipo com capacidade de 15.000mAh vai custar mais cara do que o carrinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente, agradeço à todos pela ajuda, e analizando melhor, a bateria de li-po com 15.000mAh vai ser o preço do carrinho mesmo (no ML tem nego pedindo qse um barão nestes carrinhos :eek: )

As pilhas recarregáveis ainda não excluí esta hipótese, mas os preços assustam, rss, pois iria precisar de 5, e como vendem pacotes com 2, teria que comprar 3 pacotes que sairia uns 100 reais! e recarregador eu até tenho um grande aqui.

Esta bateria que a Isadora linkou, até teria como colocar ela dentro do carrinho e cola quente (tem espaço lá), mas ela tem 4,5mAh e acho que não ajudaria muito.

 

Mas ví uma coisa interessante no ML, um adaptador de pilhas AA para D, ao invés de comprar 5 pilhas D recarregáveis, compraria estes adaptadores e usaria AA Recarregáveis, mas as pilhas AA teriam a mesma duração de uma D?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-620980237-adaptador-e-conversor-de-pilha-pequena-aa-peq-p-d-grande-_JM

 

Olhei num anucio de pilhas grandes e diz ter 11.000mAh

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-628349101-bateria-pilha-recarregavel-d-12v-11000mah-ni-mh-panasonic-_JM

 

Nas pilhas AA diz ter 5.300mAh

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-635945853-bateria-recarregavel-gtl-18650-5300mah-37v-li-ion-lanterna-_JM

 

Aí estive pensando em ir na Santa das santas (efigênia) e ir na Nodaji http://www.nodaji.com.br/pois lá eles montam packs de pilhas/baterais recarregáveis de acordo com o que o cliente pede, acho que o preço deve ser salgado, mas vou orçar pra ver!
 

Estou com estas 3 opções:

1-usar o tal adaptador com pilhas AA,

2-Tentar ir na nodaji montar um pack recarregável (ou 2, sendo um para 3 pilhas e outro para as outras 2) com 7,5v e 15.000mAh

3-de últimos casos comprar pilhas D recarregáveis mesmo e procurar um preço justo (mas sem comprar porcaria da china que não dura nada)

 

Valeu!!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A hipótese de usar pilhas AA está descartada, pois a capacidade delas é bem menor do que as pilhas D, então a duração seria ainda menor, portanto pioraria o que já não está bom.

Montar um pack com as maiores pilhas recarregáveis disponíveis é uma opção, mas precisa ver o custo benefício. Provavelmente voce irá usar pilhas tamanho D. A tensão de 5 pilhas NiMH é de apenas 6.0 volts. Então voce teria que usar pelo menos 6 pilhas NiMH tamanho D, para não ficar com a tensão muito baixa. Não caberia no compartimento.

E ainda teria a questão da duração delas, que seria menor do que as pilhas alcalinas tamanho D, porque elas são menos eficientes. Ou seja, teria que recarregar com menor tempo de uso do que a duração das pilhas alcalinas.

O mesmo vale para as pilhas recarregáveis individuais.

Para conseguir fazer o que voce sonha seria preciso alguma bateria economicamente viável e com melhor eficiência do que as alcalinas mais modernas.

Pode ter certeza que tem muita gente nos centros de pesquisa do mundo tentando criar isso.

Mas o que ainda é mais viável comercialmente, são as alcalinas, de boa qualidade (tipo Duracell).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Só finalizando minha participação...

a bateria de 4.5Ah é mais barata e dura bem mais do que a que você mencionou. A princípio você brincaria até se entediar (dezenas de minutos na boa). Se tiver todo o tempo do mundo pra brincar, basta ter mais de uma. Converse com seu bolso.

E claro, adaptador AA-D .. esquece (pro seu caso)

 

Quanto às alcalinas, sei não. Custam mais e não são recarregáveis. Quanto as recarregáveis, podem durar centenas de ciclos de carga caso o carregador seja bem projetado. Mas isso ... é outro tópico...

abç e divirta-se!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sério? kk
A matemática é um pouco mais complexa que isso. Temos ingredientes secretos nesta sopa. Vamos focar no "mais viável comercialmente" (sic) a qual eu traduzi por eficiência econômica (inventei isso agora). Em última instância, é a parte mais 'sensível'.

Uma pilha D alcalina=15000mAh(*) (num 1º momento... êba!3x+ !)e custa 5,00(*) (no 1º momento êba! 5x + barato!) cada totalizando 25,00. Digamos que você brinca por 5 horas numa estimativa beeeem otimista. Mas só uma vez.
Uma bateria recarregável custa o mesmo e você brinca por 30min numa estimativa bem pessimista mas pode regarregar 100 vezes = 50H
Então a matemática da coisa é 25,00 por 5H = R$5,00/H ou 25,00 por 50H = R$0,50/H
Concluindo (agora é pra valer kk) use alcalinas nos seus brinquedos. Nos meus, tenho que ter o aval do meu bolso kk
(*) valores estimados. Se tiver o valor real, gentileza se manifestar .. ou não

1-ainda não vi falar falar de bateria alcalina recarregável.
2-Matei aulas de economia
3-Ei! quem colocou cogumelo alucinógino na minha sopa?! E numa sexta feira 13! kk
abç

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sério? kk

A matemática é um pouco mais complexa que isso. Temos ingredientes secretos nesta sopa. Vamos focar no "mais viável comercialmente" (sic) a qual eu traduzi por eficiência econômica (inventei isso agora). Em última instância, é a parte mais 'sensível'.

Uma pilha D alcalina=15000mAh(*) (num 1º momento... êba!3x+ !)e custa 5,00(*) (no 1º momento êba! 5x + barato!) cada totalizando 25,00. Digamos que você brinca por 5 horas numa estimativa beeeem otimista. Mas só uma vez.

Uma bateria recarregável custa o mesmo e você brinca por 30min numa estimativa bem pessimista mas pode regarregar 100 vezes = 50H

Então a matemática da coisa é 25,00 por 5H = R$5,00/H ou 25,00 por 50H = R$0,50/H

Concluindo (agora é pra valer kk) use alcalinas nos seus brinquedos. Nos meus, tenho que ter o aval do meu bolso kk

(*) valores estimados. Se tiver o valor real, gentileza se manifestar .. ou não

1-ainda não vi falar falar de bateria alcalina recarregável.

2-Matei aulas de economia

3-Ei! quem colocou cogumelo alucinógino na minha sopa?! E numa sexta feira 13! kk

abç

 

voce é que está falando em bateria alcalina recarregável. Eu nunca vi uma!

E o cálculo não é tão simplório assim.

A carga da bateria recarregável NiMH tamanho D dura muito menos que uma bateria alcalina do mesmo tamanho.

Qualquer um logo vai se cansar da brincadeira e desistir, quando a bateria descarregar após 5 ou 10 minutos de uso.

Aí voce tem que voltar para casa e esperar 2 horas para ela carregar novamente.

Ou compra mais um carregador (do tipo veicular) e espera carregar no carro mesmo, enquanto voce ouve rádio.

Legal, né?

 

Eu tenho um helicóptero que está encostado no fundo do armário há uns 5 anos, exatamente por esse motivo: eu levava duas horas para carregar a bateria e ele voava apenas 5 minutos. Não havia muito o que melhorar, por causa do peso da bateria, que era crítico, se aumentasse mais o helicóptero não decolava.

 

No caso do carrinho, não compensa fazer um alto investimento em baterias NiMH tamanho D e depois ver que elas duram muito pouco e perder o investimento, porque o brinquedo acaba não sendo usado.

E para amarrar uma carretinha atrás, como voce sugeriu, o brinquedo vai deixar de ser uma pick off-road radical para virar uma caminhonete de feirante. Se fizer manobras radicais as frutas e verduras vão se espalhar pela estrada ahahahahahah.... 

Eu acho que assim a brincadeira perde a graça, em menos de duas horas de uso.

E depois, o que voce faz com as pilhas recarregáveis e os carregadores, que custaram uma fortuna?

Não sou mais inteligente do que ninguém, mas reafirmo: a matamática não falha, o que falha, as vezes, é o nosso raciocínio!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e as baterias/pilhas recarregáveis de telefones sem fio? não teria como usar? já estão prontas! e tem umas realmente parrudas em corrente

A questão é mais ou menos física: dependendo da superfície de material em contato com o eletrólito (traduzindo: tamanho dos elementos da bateria) é quanto a bateria tem de capacidade de fornecer corrente até que o material se corroa totalmente (derreta) e pare de gerar.

Quando um dos elementos se esgota (geralmente furando e produzindo o vazamento do eletrólito), a bateria chegou ao final de sua vida util.

Nas baterias recarregáveis o processo é revertido com injeção de corrente (carregador), mas para isso a bateria deve ter algumas caracteristicas que limitam a sua capacidade (mAh), também para que ela não fure logo ou se polarize (fique "viciada").

Assim, voce nunca vai ter uma bateria muito pequena com uma grande capacidade de corrente (mAh).

Para ter uma alta capacidade em mAh, voce precisa de uma bateria grande.

Estou falando de baterias comuns, às quais eu e voce podemos ter acesso, em qualquer supermercado.

Existem até baterias com eletrodos de ouro (sim, ouro!) e outros matriais nobres, mas são caríssimas e com aplicações bem específicas, então não é o caso aqui.

E as indústrias norte-americana, japonesa e européia estão se aprofundando em pesquisas para conseguirem produzir baterias melhores e economicamente viáveis.

Essa é, hoje, a ultima limitação técnica para o carro elétrico se popularizar.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

você comete um grave erro! você é mais inteligente sim ! Do que .... eu! kk

Amiguinho é bem simplório sim. É apenas questão de valores. Aliás, cadê os seus? (entenda como quiser kk)

Algo que rasteja pode viver mais do que algo que está nas alturas (esta vou ter que explicar: a bateria no carrinho dura mais do que a do helicoptero). Aliás dize-nos quanto tempo durou sua preciosa alcalina no helicoptero! Claro que fez o teste né!ou é só teórico-matemático?? Mais de 5 minutos suponho, mas quanto? Se divertiu mesmo? Por quantos dias? e o principal: quanto gastou? Não vale dizer que faz tanto tempo que não lembra, não perdeu tempo com isso ou algo do gênero...

Ah sim eu tambem não compraria a caríssima nimH D e sim a bateria que sugeri. Quanto à carretinha, vai a gosto do freguês. Eu (eu) cogitaria um sistema de controle de velocidade (se é que já não tem). Há quem curta brincadeira mais calma sabia?

 

@ilkyest até que daria. o problema é que tais pilhas fornecem pouca corrente e são sensíveis "aos trancos". Mas quer saber, eu usaria algumas delas em paralelo/série

 

edit ... duplicado

abç´s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

pois é @Isadora Ferraz nisso eu pensei.. usar elas em arranjo serie paralelo mesmo. Tem umas de 3,6V por 1500mAh, não são "de se jogar fora"....

 

Também é pensavel, embora o drama seria o tamanho, as baterias dos finados motorola dpc 650...

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT4kfoSItbUDmYAM0xCREx8x6gVW45ZvQ6dBWYnSZbDjCiVz6Sw

 

E são tão parrudas e duradouras que devem até guentar carga direta em 220V :D:P:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

 

Elas trabalhavam a 6V, com, acho eu, 2500mAh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e as baterias/pilhas recarregáveis de telefones sem fio? não teria como usar? já estão prontas! e tem umas realmente parrudas em corrente

 

Tem como usar sim, o problema é que não vai melhorar em nada a situação.

Sempre que voce vai substituir qualquer bateria, desde o menor brinquedo até um caminhão diesel, com bateria de 600AH, as duas perguntas chave são: 

1 - Quantos volts?

2 - Quantos Ah?

 

Se mudar a tensão pode não funcionar ou danificar (queimar) os equipamentos.

Se diminuir o Ah, a bateria descarrega mais rapidamente.

Se aumentar o Ah a bateria dura mais, porém será maior.

 

As boas pilhas alcalinas tamanho D tem aproximadamente 15.000mAh (a Duracell alega 17.000mAH, em seu catálogo).

Então, voce precisa de algo próximo disso ou melhor, para ter alguma vantagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante ninguém ter considerado isso até agora, mas pilhas alcalinas tem resistência interna bem alta. De acordo com o datasheet da Duracell, 12500 mAh a 250 mA de descarga, que obviamente é uma coisa que simplesmente não vai acontecer num carro de controle remoto.  A 1500 mA (mais realista) dá quase uns 5175 mAh só...

http://ww2.duracell.com/media/en-US/pdf/gtcl/Product_Data_Sheet/NA_DATASHEETS/MN1300_US_CT.pdf

Resistência interna de 136 miliohms! Uma célula de NiMH decente ou qualquer Li-po tem 20-30 miliohms.

 

Um blister com 2 pilhas D Duracell custa uns 20 reais, então seriam uns 60 reais pra conseguir as 5 pilhas do carro. Como @naimme disse que o total de pilhas recarregáveis NiMH necessários iriam sair por 100 reais, já fica bem óbvio que pilhas recarregáveis possuem um retorno muito rápido! O custo inicial das alcalinas pode até ser menor, mas enquanto que você vai poder recarregar até uma NiMH de fundo de quintal umas 500 vezes pelo menos, fica bem óbvio que alcalinas só não são piores que aquelas pilhas "amarelinhas" de zinco-carbono em questão de custo-benefício...

 

Alcalinas funcionam para coisas como controles remotos: baixa corrente de descarga do equipamento; capacidade relativamente elevada nessas condições, devido à baixa auto-descarga; baixo custo. Em qualquer coisa que tenha uma corrente de descarga relativamente elevada, elas são simplesmente horríveis, devido à sua resistência interna muito elevada e ao fato que você só pode usar elas uma vez...

 

Por favor não use baterias de chumbo-ácido. Capaz do carrinho ficar andando mal pra caramba...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante ninguém ter considerado isso até agora, mas pilhas alcalinas tem resistência interna bem alta. De acordo com o datasheet da Duracell, 12500 mAh a 250 mA de descarga, que obviamente é uma coisa que simplesmente não vai acontecer num carro de controle remoto.  A 1500 mA (mais realista) dá quase uns 5175 mAh só...

http://ww2.duracell.com/media/en-US/pdf/gtcl/Product_Data_Sheet/NA_DATASHEETS/MN1300_US_CT.pdf

Resistência interna de 136 miliohms! Uma célula de NiMH decente ou qualquer Li-po tem 20-30 miliohms.

 

Um blister com 2 pilhas D Duracell custa uns 20 reais, então seriam uns 60 reais pra conseguir as 5 pilhas do carro. Como @naimme disse que o total de pilhas recarregáveis NiMH necessários iriam sair por 100 reais, já fica bem óbvio que pilhas recarregáveis possuem um retorno muito rápido! O custo inicial das alcalinas pode até ser menor, mas enquanto que você vai poder recarregar até uma NiMH de fundo de quintal umas 500 vezes pelo menos, fica bem óbvio que alcalinas só não são piores que aquelas pilhas "amarelinhas" de zinco-carbono em questão de custo-benefício...

 

Alcalinas funcionam para coisas como controles remotos: baixa corrente de descarga do equipamento; capacidade relativamente elevada nessas condições, devido à baixa auto-descarga; baixo custo. Em qualquer coisa que tenha uma corrente de descarga relativamente elevada, elas são simplesmente horríveis, devido à sua resistência interna muito elevada e ao fato que você só pode usar elas uma vez...

 

Por favor não use baterias de chumbo-ácido. Capaz do carrinho ficar andando mal pra caramba...

Quanto ao consumo real do carrinho teria que ver a especificação dele ou então medir com um miliamperímetro para ter certeza de quanto é.

Mas se for tão alto como voce acha, vai acontecer exatamente o que acontece com o meu helicóptero, que usa bateria Lipo: voce brinca 3 ou 4 vezes e acaba se cansando do esquema de 5 x 120 (5 minutos em uso e 2 horas carregando).

Qualquer um desanima com isso, porque quando a brincadeira começa a ficar boa, a bateria acaba.

E a bateria Lipo ainda é superior, em comparação com a NiMH.

 

Enfim, eu coloquei essa bateria Lipo no meu helicóptero, porque a que veio nele, de NiMH durava muito pouco.

Pesquisei e achei que uma bateria Lipo resolveria, mas vi que foi só ilusão, pois a bateria Lipo dura 5 min., enquanto a outra durava quase 4 min.

Na brincadeira, nem se percebe diferença.

Em ambos os casos, o que se percebe é que a diversão acaba muito rápido e deixa uma certa frustração.

Depois disso me aprofundei no assunto e comecei a pesquisar, mas concluí que para fazer testes reais voce tem que gastar muito, sem ter certeza ou garantia de resultado satisfatório.

Para mim, e para muitos outros, não dá. 

Na verdade, o que todos querem é o que muitos cientistas estão pesquisando e ainda não descobriram: uma bateria super-eficiente e de baixo custo.

E voce começa a entender, também, porque se vende tantas pilhas alcalinas e comuns, apesar de existirem centenas de opções de pilhas recarregáveis no mercado.

Eu, por exemplo, tenho pelo menos umas 10 pilhas recarregáveis tamanho AA, das marcas Sony, Philips e Duracell, que uso em máquina fotográfica, GPS, brinquedos, etc.

Mas tenho um estoque de pelo menos 10 pilhas alcalinas, porque sempre que preciso das pilhas recarregáveis que não estão em uso, eu as encontro descarregadas. 

Ninguém é tão sistemático a ponto de retornar de um final de semana na praia e ir colocar pilhas Ni-MH para recarregar.

Então, quando voce precisa, não pode contar com elas, porque a recarga demora.

Eu acho que o importante é ter o máximo de informação possível, depois cada um analisa o seu orçamento, as possíveis facilidades e dificuldades e faz a sua opção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só uso alcalina porque dá pra pagar uns 10 reais em um blister com 4 AAA e usar em todos os controles que eu tenho, cada uma durando mais de 4 anos. Agora, eu uso NiMH (2 AA) no meu multímetro, tá a alguns meses lá dentro dele sem carregar e ele não chegou a indicar bateria fraca. Isso da auto-descarga em NiMH/NiCd é um problema mesmo, depende da qualidade da célula. Tenho essas NiMH que não são lá essas coisas, mas conservam a carga bem. Já vi gente usando umas NiMH Eneloop que tem auto-descarga muito baixa em multímetros, sem nenhum problema com conservação de carga.  Conheço pessoas com NiMH ruins que não conservam a carga por tempo nenhum. Tenho um carro aqui que usa uma bateria de NiCd. Ela também não conserva carga, dura 15-20min e passa mais de 12h pra carregar.

Enquanto isso, comprei uma bateria de Li-po pra ele que tem a tensão maior, capacidade maior, praticamente do mesmo tamanho, mas que dura só 1h pra carregar. Sem refrigeração ativa seria muito difícil carregar mais rápido do que isso sem superaquecer a bateria, mas que dá, dá.

Não cheguei a usar ela... o carrinho está desmontado aguardando uma conversão para veículo autônomo, um projeto que é constantemente atrasado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já usei muito (e ainda uso as vezes) as NiMH, mas elas são meio desanimadoras: duram pouco e demoram para carregar.

Tem que ter sempre algumas alcalinas à mão, porque a coisa mais comum que existe é voce precisar de uma pilha NiMH e ela estar descarregada, seja por auto-descarga, seja por esquecimento, seja pela demora em recarregar.

E quando voce usa o carregador rápido (2 horas) elas estragam mais depressa e a carga dura menos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

Bom dia pessoal, estou chegando agora nesse seleto grupo.

Vamos la para minha duvida:

Tenho uma parafusadeira da Makita(6041D) antiga que funciona com baterias de Ni-Cd e a tensão de saida é 4,8V. Quero subistituir por bateria de Litiun.

Minha duvida  se usar 1 bateria de litium a tensão é 3,7 volts inferior dos 4,8v e se usar 2 a tensão vai para 7,4 volts fica muito acima dos 4,8v.

Sera que usar com 7,8v vai dar certo ou estraga a parafusadeira?

Como fazer isso dar certo? Imagino que devo usar uma BMS 2s balanceada, mas como compenso a diferença de tensão?

 

Fico agradecido por poder estar aqui aprendendo com todos vocês.

\abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
27 minutos atrás, Israel Mendes Biscaia disse:

7,4 volts fica muito acima dos 4,8v.

Olá wellcome. Sim fica muito acima e vai esquentar tudo. Sugiro duas de 3,7 em paralelo. Talvez perca menos torque do que imaginamos. Teste.

 

"Tome um cuidado especial no circuito de recarga, se trocar as baterias não se esqueça de trocar ou ajustar o carregador."

 

bem lembrado kk...😁

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!