Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ola pessoal.

Gostaria da uma ajuda dos nobres colegas deste forum.

Estou tentando modificar(bobinar estator) alternador automotivo deste de caro  etc. 35A ou  55A 12V  ou 24V  6 polos para 12 polos.

Li na net que é possivel alterar alternador  6 polos para  12 polos,é claro que deverei diminuir a bitola do fio,mas isso não importa.

6 polos 1200RPM  12 Polos 600RPM Aproximado

Minha dúvida é seguinte:

Se modificar as bobinas do estator para 12 polos, tenho que aumentar os polos do rotor também,ou isso não tem nada ver?

Postado

Meu conselho:

Deixe o alternador trifásico mesmo, já tentaram fazer isso que você quer fazer, sem sucesso.

Aumente 3 vezes a quantidade de espiras no estator, para isso use um fio 3 vezes mais fino que o original para conseguir encaixar as bobinas nas ranhuras.

Não mexa no induzido (o que você chama de rotor) deixe-o original.

Dessa forma o alternador gera por volta de 13v a 600 RPM.

Postado

Tive infomação (parcial) que alternador ZM 90.106.07-28V começa gerar a  partir de 700 RPM,pesquisei  gráfico curva caracteristica,sem sucesso.

Alguém de vocês sabem se isso procede?

Postado

Fio da bobinagem do alternador  é  duplo(dois fios paralelos nas espiras de cada fase)

abri eles e liguei en série(inicio com fim ) dobrou a tensão( 14v para 28V)Sei que a corrente agora é a metade

Desliguei regulador de tensão.

Deu uns 20V com umas 800RPM.

Isso pode?

Postado

Poder, pode!

Aliás, qualquer coisa que você fizer pode, basta ter consciência que a corrente irá diminuir proporcionalmente ao aumento da tensão. (como você mesmo disse)

E ter consciência que a tensão da carga não deve ser inferior a do gerador. (isso você também deve saber)

Tome cuidado nos testes, pois quanto maior a rotação no eixo, maior será a tensão gerada.

Uma tensão muito alta pode ultrapassar o isolamento do alternador e queimar o bobinado, pode danificar as escovas e/ou o coletor ou em um descuido seu, o resultado pode ser "chocante" hehehe.

Postado

Muito bem nobre colega cesardelta1

Acredito de 14V para 28V não deve afetar a isolção.

Quanto as escovas,muito bem lembrado.

Com a eliminação do regulador de carga.pretento aplicar tensão por um controle pwm externo.

Será que isso vai danificar as ecovas?

Com 12V o induzido das 3 Amperes.

Postado

Eu iria preferir fazer o controle linear da corrente em cima do induzido. Assim o alternador iria regular a tensão com muita precisão.

Aplicar um PWM não é tão simples o quanto parece. Precisaria filtrar este PWM para as variações de tensões se tornarem linear.

Se apenas controlar por PWM, sem nenhum filtragem dos pulsos, você apenas terá uma tensão pulsante, embora com o valor em RMS adequado ao seu uso, ainda com o valor de pico de cada pulso sendo disparado com a tensão máxima do gerador. 

Postado

Muito bem nobre colega cesardelta1

Acredito de 14V para 28V não deve afetar a isolção.

Quanto as escovas,muito bem lembrado.

Com a eliminação do regulador de carga.pretento aplicar tensão por um controle pwm externo.

Será que isso vai danificar as ecovas?

Com 12V o induzido das 3 Amperes.

Quando eu disse isso estava pensando em rotações em alta rotação, mas num máximo de 3.700RPM, creio qua não passe dos 40V (em vazio) e isso não danificaria as escovas nem a isolação.

Mas números precisos, somente testando na prática.

Postado

Estava me referindo corrente do induzido,que pode chegar a 3A com 12.

Já no sistema original(com CI regulador de carga) quando alternador atinge uma certa rotação a corrente de controle cai para cerca de 250mA

Postado

O conjunto estator, induzido, coletor e escovas são projetados para a máxima potência que o alternador pode entregar.

Um alternador original de 100A entrega 1.400W em 14V  ( 100A x 14V = 1.400W)

Então o conjunto suporta 1.400W

Se você aumentar a tensão gerada, a corrente disponivel será menor, e se você tentar drenar mais de 1.400W haverá uma queda na tensão e um peso no eixo trator proporcionalmente.

Sendo assim, mesmo que você aumente a tensão gerada para 220V, o conjunto estator, induzido, coletor e escovas só entregaram 1.400W.

De qualquer forma, antes de sobrecarregar o coletor e as escovas, o regulador e o estator queima primeiro, nessa ordem.

EDIT

você pode estar se referindo a corrente de excitação.

Esta continua praticamente a mesma, não terá problemas.

Postado

Pensei em fazer um programinha com pic16f688 AD tip 35C limitar a corrente do estator,controlando  magnetização do induzido,controlando assim também a carga etc.

Tambem sensor nas hélices controlando  RPM para dar inicio a geração etc.

O que vocês acham da ideia?

Qual quer sugestão será bem vinda.

Postado

Pode sim. Só sugiro que use uma freqüência alta, como por exemplo; 10Khz a 20Khz.

Mas se for fazer o alternador alimentar diretamente algum tipo de carga eletrônica sensível, terá que filtrar o PWM de alguma forma.

Mas cá pra nós:

Caso seja energia eólica, este induzido já irá roubar uns 36W da geração não é mesmo? 

Eu já tinha visto modificações onde o cara tirava bobina do induzido e colocava imã permanente no lugar. Daí o estator ficava magnetizado permanentemente.

Só acho que o induzido irá roubar bastante energia. 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

36w + lampadas de leds iluminam uma casa inteira. Portanto, deixe-o gerando o máximo de energia possível e controle a carga por fora. A não ser que tenha energia mecânica sobrando. Mesmo assim dê uma olhada nos conceitos de mppt

abç

Postado

Eu iria preferir fazer o controle linear da corrente em cima do induzido. Assim o alternador iria regular a tensão com muita precisão.

Aplicar um PWM não é tão simples o quanto parece. Precisaria filtrar este PWM para as variações de tensões se tornarem linear.

Se apenas controlar por PWM, sem nenhum filtragem dos pulsos, você apenas terá uma tensão pulsante, embora com o valor em RMS adequado ao seu uso, ainda com o valor de pico de cada pulso sendo disparado com a tensão máxima do gerador. 

Controle PWM faria alimentação do induzido,não na saida cc do gerador.

Coloco um osciloscópio pra ver como fica a onda.

Postado

Isso. Coloque o osciloscópio rsrsrs. 

É que a corrente do induzido age sobre a corrente de saída, tal como a corrente numa base de um transistor também age no coletor deste transistor. 

O que você variar no induzido, também irá fazer variar na tensão de saída.

Embora que devido o induzidor ter indutância muito alta, não deva ter resposta lá muito rápida a ponto de deixar vazar um ruído PWM. Mas avalie com o osciloscópio. 

Postado

@Bruxos

Essa corrente do induzido é a corrente de excitação de campo, ela excita o estator para que esse gere na saída.

Como já disse o Albert, essa corrente no induzido influencia a tensão de saída do alternador, mas só no começo, depois de certa rotação o estator é auto induzido pela própria tensão gerada no alternador.

Lembra que você comentou que no começo a corrente do induzido era de 3A e depois caía para 250mA?

Se você limitar essa corrente no início, não haverá geração de energia.

Postado

Como já disse o Albert, essa corrente no induzido influencia a tensão de saída do alternador, mas só no começo, depois de certa rotação o estator é auto induzido pela própria tensão gerada no alternador.

Lembra que você comentou que no começo a corrente do induzido era de 3A e depois caía para 250mA?

Se você limitar essa corrente no início, não haverá geração de energia.

Pensei que fosse possível controlar totalmente a tensão de saída do alternador, mesmo este estando na sua potência máxima. 

Imaginei que se não houvesse este controle, a bateria de um carro passaria dos 16V quando o motor tivesse em alta, e até explodiria.

Postado

Nós próximos dias vou colocar  alternador no alto da torre para ver resultado.

A principio vou  ligar uma carga resistiva  e monitorar.

Conforme surgir as dúvidas eu vou postando aqui,até para a turma que nos assiste tirarem sua comclusões.

Lembrando que não estou fazendo para fins comerciais, para conhecimento, e hoby.

Postado

Pensei que fosse possível controlar totalmente a tensão de saída do alternador, mesmo este estando na sua potência máxima. 

Imaginei que se não houvesse este controle, a bateria de um carro passaria dos 16V quando o motor tivesse em alta, e até explodiria.

Pode ser feito esse controle na excitação, porém não no inicio da geração.

O alternador gera mais tensão quando gira mais rápido, quem segura esse excesso é só o regulador. 

Só para esclarecer: a tensão de excitação entra no coletor do induzido pelas escovas, a tensão gerada sai pelas bobinas do estator.

Com o alternador a 1000RPM, se você desligar a excitação, o alternador continuará gerando, porém a tensão gerada diminuirá.

Então depois do início da geração se você diminuir a tensão de excitação, você controlará a tensão gerada, mas não totalmente, não de zero a 20V por exemplo.

Creio que se desligada a excitação, o alternador ainda geraria de 10 a 11V, mas números exatos só com teste práticos.

Postado

Já eu penso diferente: 

O induzido é um eletro-imã:

Estando magnetizado, faz gerar a tensão e potência, pois as linhas de campo de seus polos magnéticos, cortam as bobinas do estator em velocidade e ângulos específicos. 

Uma vez que desligar o induzido, extingui-se este campo magnético, cuja linhas de campo deixarão de cortar as bobinas do estator.

Logo, se o estator estiver desligado não haverá potência alguma. Pode sim haver alguma tensão residual, proveniente de algum campo magnético residual que ainda esteja no ferro do induzido. Mas potência propriamente dita não terá.

Pelo que eu saiba... O regulador do alternador age diretamente no induzido.

Controla a corrente do induzido para estabilizar a tensão de saída. 

Postado

você pensou logicamente, mas lembre que um ferro qualquer, principalmente aço silício do induzido girando dentro de uma bobina (estator) gerará tensão, menor que se fosse excitada, mas gera.

Tire por base seus testes com motor de indução, mesmo sem o capacitor ele gera uma corrente considerável.

Postado

Aplicar 12v no induzido é excitar.

Excite com 12v no início e depois pode controlar essa tensão de excitação para controlar a tensão gerada, menos que 12v gerará menos tensão na saída.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!