Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

i5 3570 beirando os 90 graus


Ir à solução Resolvido por Contiusa,

Posts recomendados

olá galera, estou com um problema chato.

Tenho um i5 3570, placa de video R9 280x 3gb, 8gb ran 1333. FONTE TERMALTAKE TR2 600W

 

Desde quando comprei minha R9 280x percebi o consumo elevado do processador, antes com minha 650ti sua temperatura não passava dos 70 graus jogando battlefield 4

agora depois que coloquei a R9 280x ele ta aquecendo MUITO MAS MUITO MESMO 90 GRAUS PRA SER EXATO JOGANDO BATTLEFIELD 4/WATCH DOGS , EM QUESTAO DE 10 MINUTOS JÁ TA BATENDO 90 GRAUS FÁCIL. O estranho é que sem jogar nada a temperatura fica até boa 40 graus tranquilo.

 

Agora vamos aos fatos: a pasta termica que veio no coolerbox eu removi e apliquei uma da loja do meu amigo pra fazer o teste e o resultado foi esse antes mesmo com a r9 280x ficava em no máximo 80 graus jogando bf uma hora direto, agora em 10 minutos vai pra 90 graus.

 

A PERGUNTA PRINCIPAL É: EU COMPREI UMA PASTA TERMICA ARTIC MX-4 vocês acham que ela vai resolver em termos meus problemas? porque pra mim se rodasse BF4 na temperatura de até 70 graus tava PERFEITO!!

SEGUNDA PERGUNTA: ACHAM QUE A PASTA TERMICA NAO VAI INFLUENCIAR TANTO? O NEGOCIO É QUE ESSE 3570 ESQUENTA MUITO mesmo E PRECISA DE UM WATERCOOLER? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Você está usando cooler box? A temperatura aumentou com a R9 280X porque ela deve estar exigindo mais da CPU (resolução maior, etc). Também pode estar superaquecendo o gabinete, pois elas são esquentadas. O ideal mesmo é trocar o cooler box por um TX3, T4. 

 

Você tem condições de comprar um cooler? Fora isso, pode comprar uma pasta térmica melhor. A MX4 é muito boa, mas é muito cara. Acaba quase valendo mais a pena comprar um cooler novo, porque eles costumam vir com um tubo de pasta térmica. Pode ser também uma DeepCool Z5 ou MX-2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

USO COOLERBOX SIM 

antes de colocar essa pasta termica lixo jogando battlefield DIRETÃO nao passava de 80 graus, agora essa porcaria vai a 90 fácil.

eu comprei a MX-4 hoje!! só to com medo de ela não surtir grandes efeitos, minha vontade é jogar jogos mais pesados tipo o battlefield 4 numa temperatura de 70/75 graus será que ela chega la?? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante. Creio que seu processador não era 100% usado com a GTX 650 Ti, e agora com a 280X ele está sendo completamente aproveitado. De qualquer forma, não é para processador chegar a 90 graus, e nem placa de vídeo. O meu ***AMD*** com overclock/overvolt e cooler box fica em 21ºC em idle.  Qual a temperatura da sua placa de vídeo? E do gabinete? Certeza que estás passando a pasta térmica da forma correta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

jogando battlefield 4 no HIGH to pegando uma media de 80/90 fps e a vga mesmo que deveria esquentar ta sempre ali na casa dos 70 graus que ao meu ver não ta ruim, meu gabinete é um pcyes FOX com 2 coolers de 120mm um frontal e um traseiro expelindo o calor...

A pasta termica foi aplicada corretamente sim!! camada fina e tudo mais, mas ela não é uma pasta de qualidade se chama CDA só coloquei ela pra teste até a MX-4 chegar...

LEMBRANDO QUE BEIRA OS 90 JOGANDO BATTLEFIELD 4, usando o pc normal n passa de 45 graus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

90 ºC já está ficando complicado.

voce está sem margem nenhuma, se fizer calor para valer, vai passar dos 100 ºC.

voce precisa otimizar a troca térmica.

Explicando: primeiro o calor tem que sair do processador e chegar ao cooler. Nisso, a pasta térmica tem o seu papel e um bom cooler faz a sua parte. 

Mas não é o suficiente. O cooler também esquenta e precisa trocar calor com o ar que está dentro do gabinete, senão ele vai aquecendo e se aproximando cada vez mais da temperatura do processador. Até aí, nenhuma novidade.

Se voce tiver coolers de gabinete, alguns jogando ar frio para dentro e outros jogando ar quente para fora, vai chegar em um ponto que o cooler não vai mais dar conta de aquecer tanto ar que está passando, então ele vai estabilizar-se a uma determinada temperatura, digamos 70ºC. Após algumas horas, tudo o que estiver ao redor do cooler vai estar aquecido.

Aí, voce vai e aumenta a geração de calor dentro do gabinete.

Digamos, por exemplo, que voce tira uma vga que tinha potencia de 100 W e coloca outra que tem potencia de 200W.

Isso equivale a voce ter a sua VGA antiga e mais uma lampada incandescente (daquelas antigas) de 100 W acesa o tempo todo dentro do gabinete.

Isso, sem contar que a fonte também vai esquentar mais, porque está fornecendo mais energia para sua nova VGA.

E o processador pode estar trabalhando mais do que antes, também pela solicitação da VGA mais poderosa.

 

Então, voce precisa dar um jeito de retirar mais calor do processador, mas só isso não vai resolver o problema.

voce também terá que circular mais ar dentro do gabinete, seja aumentando o número de coolers de gabinete, a arrumação dos cabos para não impedir o fluxo de ar, o tamanho do gabinete, enfim, tudo o que facilite a retirada do calor do gabinete, até a temperatura se estabilizar novamente em um valor aceitável.

Segundo a sua própria experiencia, esse valor seria en torno de 70 graus.

Segundo a Intel, seria 67,4 graus. A diferença é menos de 4%. voce estimou bem! 

 

Então, comece verificando a arrumação dos cabos e a circulação de ar dentro do seu gabinete, inclusive se ar frio está chegando ao cooler do processador e se há saídas para o ar quente, nas partes mais altas do gabinete.

Depois é a vez de verificar o tamanho do cooler atual do processador e adquirir outro, com capacidade maior (CFM).

Se não resolver, talvez só usando um gabinete com mais espaço livre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40ºC ainda está alto, mas posso estar errado, meu último processador Intel foi em 2006 e não lembro qual era a temperatura em idle, e também não sei como anda a dissipassão deles hoje em dia.

 

Pode ser a pasta sim. Você pode retirar ela toda, do diodo e do dissipador, e ligar o PC assim, sem pasta (com o dissipador + ventoinha, claro) para ver qual é a temperatura. Se houver diferença, é pasta. Mas NÃO JOGUE, É PARA TESTAR EM IDLE.

 

Quanto a pasta, não vá na onda dessas pastas caras que custam 150 reais cheias de frescuras e com prata etc, rs. Geralmente a diferença não é tão grande, não vale a pena o dinheiro. Tenho uma pasta da empresa "IMPLASTEC ELETROQUIMICA", devo ter pago 6 reais em 2013 por um tubinho de 10g que está pela metade agora (isso que usei ela umas 12 vezes heheheh), dura bem e é uma ótima pasta. Se tudo der certo só troco ano que vem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o estranho é que a unica coisa que está esquentando no meu pc é o dito do processador, sem overclock nem nada não ta certo ir pra mais de 75 graus!! não tem explicação isso, vejo gente que usa coolerbox sem fazer over e nao passa isso que estou passando. 

 

Meu gabinete tem 2 coolers de 120mm um na frente jogando ar gelado e um traseiro expelindo o quente, os cabos eu escondi no compartimento lateral proprio para isso que meu gabinete tem. Até agora não vi esse processador em uma temperatura aceitável, quando comprei e coloquei pela primeira vez o cooler box tive que tirar duas vezes para trocar de gabinete...desde então tomei ciencia que se tirar o cooler do processador já tem que trocar a pasta termica, mas nem troquei...OK continuei e jogando battlefield 4 me assutei quando chegou a 80 graus. Fui ja loja do meu amigo e passei essa pasta termica C D A e agora por incrivel que pareça chegar aos 90 graus é brincadeira pro meu processador. Coisa que antes era impossível, a placa de video mesmo mantem nos seus 60/70 graus jogando o game no talo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o estranho é que a unica coisa que está esquentando no meu pc é o dito do processador, sem overclock nem nada não ta certo ir pra mais de 75 graus!! não tem explicação isso, vejo gente que usa coolerbox sem fazer over e nao passa isso que estou passando. 

 

Meu gabinete tem 2 coolers de 120mm um na frente jogando ar gelado e um traseiro expelindo o quente, os cabos eu escondi no compartimento lateral proprio para isso que meu gabinete tem. Até agora não vi esse processador em uma temperatura aceitável, quando comprei e coloquei pela primeira vez o cooler box tive que tirar duas vezes para trocar de gabinete...desde então tomei ciencia que se tirar o cooler do processador já tem que trocar a pasta termica, mas nem troquei...OK continuei e jogando battlefield 4 me assutei quando chegou a 80 graus. Fui ja loja do meu amigo e passei essa pasta termica C D A e agora por incrivel que pareça chegar aos 90 graus é brincadeira pro meu processador. Coisa que antes era impossível, a placa de video mesmo mantem nos seus 60/70 graus jogando o game no talo

 

Qual é o seu gabinete? Está vendo as temperaturas pelo AIDA64 ou HWmonitor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OK continuei e jogando battlefield 4 me assutei quando chegou a 80 graus. Fui ja loja do meu amigo e passei essa pasta termica C D A e agora por incrivel que pareça chegar aos 90 graus é brincadeira pro meu processador. Coisa que antes era impossível, a placa de video mesmo mantem nos seus 60/70 graus jogando o game no talo

Talvez, esse seja o problema.. Como você aplicou a pasta térmica? Só um ponto no meio?

 

Dependendo da quantidade, a pasta vira um isolante, invés de conduzir calor.. Seria bom dar uma revisada nisso..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez, esse seja o problema.. Como você aplicou a pasta térmica? Só um ponto no meio?

 

Dependendo da quantidade, a pasta vira um isolante, invés de conduzir calor.. Seria bom dar uma revisada nisso..

a pasta termica foi bem aplicada sim!! apenas uma gota bem espalhada formando uma camada fina, minha dor de cabeça é saber se o fato de ser essa tal de C D A ser a causa da temperatura elevada, talvez ela seja uma pasta de saída que nao aguenta altas temperaturas...meu medo é chegar a ARTIC MX4 e diminuir tipo uns 5 graus que nao ajudaria em nada, jogar horas e horas a 85/90 graus vai explodir meu pc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, troque a pasta térmica, porque o gabinete não dá muita opção de refrigeração. Já viu se a fonte ou as duas laterais do gabinete ficam quentes?

 

Como aplicar a pasta: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Qual-a-Melhor-Maneira-de-Aplicar-Pasta-Termica-Parte-1/2291

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

VOU TROCAR O COOLER agora surge a duvida um Corsair H60 basta??? ou compensa um h80i??? se for pra gastar já vou comprar o que mais compense...só nao quero comprar um h80i e não ser TAAAAO GRANDE a diferença tipo se o h60 faz 65 em full load quero que o h80i faça 50 em full load pra compensar!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phelipe Novais

 

Até o H80i, sempre tem um Air Cooler equivalente e mais barato.. Como o Hyper T4 (uso e recomendo) e o Hyper 212X..

 

Antes de gastar uma grana, seria legal fazer uns testes nele.. O cooler do processador esquenta de acordo com o que o sensor indica? Isso indicaria se não é um problema de sensor.. Uma outra forma seria algum programa que monitore se o processador entra em Throttling (redução de clock pra evitar superaquecimento).. O único que conheço é antigo demais e não funciona nos Core da Intel..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phelipe Novais

 

Até o H80i, sempre tem um Air Cooler equivalente e mais barato.. Como o Hyper T4 (uso e recomendo) e o Hyper 212X..

 

Antes de gastar uma grana, seria legal fazer uns testes nele.. O cooler do processador esquenta de acordo com o que o sensor indica? Isso indicaria se não é um problema de sensor.. Uma outra forma seria algum programa que monitore se o processador entra em Throttling (redução de clock pra evitar superaquecimento).. O único que conheço é antigo demais e não funciona nos Core da Intel..

Desativar o turbo boost faz algo semelhante a isso: com o turbo boost ativado, quando o processador é solicitado 100% ele ativa o turbo boost, que eleva mais o clock e dá um "gás" adicional.

Com o turbo boost desativado, ele não faria isso, que equivale a um overclock, em um processador sem o recurso.

A linha Core i tem esse recurso ativado por padrão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desativar o turbo boost faz algo semelhante a isso: com o turbo boost ativado, quando o processador é solicitado 100% ele ativa o turbo boost, que eleva mais o clock e dá um "gás" adicional.

Com o turbo boost desativado, ele não faria isso, que equivale a um overclock, em um processador sem o recurso.

A linha Core i tem esse recurso ativado por padrão.

 

@Phelipe Novais

 

Até o H80i, sempre tem um Air Cooler equivalente e mais barato.. Como o Hyper T4 (uso e recomendo) e o Hyper 212X..

 

Antes de gastar uma grana, seria legal fazer uns testes nele.. O cooler do processador esquenta de acordo com o que o sensor indica? Isso indicaria se não é um problema de sensor.. Uma outra forma seria algum programa que monitore se o processador entra em Throttling (redução de clock pra evitar superaquecimento).. O único que conheço é antigo demais e não funciona nos Core da Intel..

DECIDI QUE VOU COMPRAR O WATERCOOLER, MAS ESTOU NA DUVIDA ENTRE O H60 E O H80i, estou dando preferência ao h80i mas será que para o meu processador que nao tem overclock nem nada ele estaria "SOBRANDO"?? resfriamento até desnecessário que o H60 daria conta tranquilo?? ou o H80i pode render resultados que vão valer a pena???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

DECIDI QUE VOU COMPRAR O WATERCOOLER, MAS ESTOU NA DUVIDA ENTRE O H60 E O H80i, estou dando preferência ao h80i mas será que para o meu processador que nao tem overclock nem nada ele estaria "SOBRANDO"?? resfriamento até desnecessário que o H60 daria conta tranquilo?? ou o H80i pode render resultados que vão valer a pena???

E se o problema for na placa-mãe?? Aí você taca um WC nele, e a temperatura cai 2 graus...

 

Pra CPU que não faz overclock, Water Cooler é desnecessário.. Na minha opinião..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E se o problema for na placa-mãe?? Aí você taca um WC nele, e a temperatura cai 2 graus...

 

Pra CPU que não faz overclock, Water Cooler é desnecessário.. Na minha opinião..

eu não acho ser a placa mãe pois antes de eu fazer a burrada de tirar a pasta termica que ja veio no processador jogando battlefield 4 no high não passava de 80 graus isso porque tava coolerbox e eu fiz cagada na hora de montar ele tirei umas 5 vezes e coloquei de novo e como todos sabemos cooler se coloca uma vez e nao tira mais se for tirar tem que passar pasta termica de novo. 

 

SEGUNDO: DPS QUE EU COLOQUEI ESSA OUTRA PORCARIA DE PASTA TERMICA, já vi uma pequena melhoria na temperatura. creio eu que com a artic MX-4 ficar na base dos 70 graus jogando battlefield 4 já da pra ver que o problema é a pasta termica, bom o teste final vai ser quando eu aplicar ela. COMO EU DISSE SE SE NA HORA QUE EU APLICAR A ARTIC MX-4 CAIR A TEMPERATURA PARA 70 GRAUS EM FULL LOAD JOGANDO BATTLEFIELD 4 vai ser o veredito final que o problema desde o inicio foi qualidade da pasta termica/ aplicação correta 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu não acho ser a placa mãe pois antes de eu fazer a burrada de tirar a pasta termica que ja veio no processador jogando battlefield 4 no high não passava de 80 graus isso porque tava coolerbox e eu fiz cagada na hora de montar ele tirei umas 5 vezes e coloquei de novo e como todos sabemos cooler se coloca uma vez e nao tira mais se for tirar tem que passar pasta termica de novo. 

Mesmo com cooler box e o elastômetro, 80ºC em jogos é muita coisa.. O normal seria algo na casa dos 60 ~ 65ºC.. Era isso que batia aqui, na mesma condições.. O Haswell que tenho aqui é tão ou mais quente ainda que um Ivy Bridge..

 

Aguardemos o seu teste...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

RESOLVIDO!! GALERA A ARTIC MX-4 É MILAGROSA!! DEIXOU A TEMPERATURA STOCK 35GRAUS e jogando battlefield 4 no ultra em HD na media de 68 graus!! LEMBRANDO QUE O BF AQUI DEVIDO A TECNOLOGIA TURBOBOOST do meu processador faz ele trabalhar de 90/100% da capacidade jogando battlefield 4.

 

Coloquei mais um cooler na parte frontal do gabinete empurrando ar na direção do processador, isso ajudou com certeza...agora o ar gira melhor dentro do pc tirando aquela oscilação louca que a temperatura em 60 por exemplo pulava pra 79...o ar ta mais gelado dentro do pc. 

BOM RESUMINDO EM FULL LOAD NAO PASSA DOS 70 GRAUS, NA MEDIA DE 68 E MAXIMA DE 70

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!