Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Nao entendi, estou falando exatamente dos picos que voce disse que teria nos capacitores sem um indutor...

O que voce nao entendeu? Posso explicar de novo a minha ideia...

Eu informei que EU não estou me fazendo entender e não que eu não entendi.

Eu tenho conhecimento suficiente para calcular tudo dessa fonte e projetá-la, sem recorrer a software nenhum.

É melhor deixarmos como está.

Bons projetos.

Moris

Postado

Bom.

Parece que não estou me fazendo entender.

Você está misturando as coisas. Tudo bem.

MOR_AL

É por isso que eu não te entendi! Principalmente a segunda frase, de eu estar misturando as coisas...

Me perdoa se eu disse algo que nao tinha a ver com o pico de que voce falava, é que Eu tinha pensado que você estava falando do pico que teria nos retificadores de saida por se tratar de não ter indutor de saida, e capacitores de alto valor.... ----> dai expliquei exatamente sobre isso e fiz até um calculo pratico.... Talvez eu tenha ido longe em ate explicar os maleficios que um indutor entre o retificador e o capacitor causaria na eficiencia da fonte etc... Mas tenho certeza que o autor gostaria de ter informações valiosas como esta, eu gostaria!

se não era disso que estava dizendo então eu misturei as coisas mesmo!

e falando em software, ja que o LTspice possui modelos de diodos com curvas reais, ao contrario do proteus que não presta pra nada em simular curvas reais de componentes.... então julgo ele ser o mais real que vai bater exatamente com os meus calculos!

No meu calculo, usei o diodo 1545CT, afirmei que teria alguns MILIAMPERES de pico em 10A de carga, 1mF de filtro, 100khz com ciclo ativo de 90%... Usei no software o modelo 20100CT e as mesmas definições, 10A... 1mF... 100khz 90% etc... me deu ~800mA de ripple no diodo...

post-668745-0-43992300-1429232420_thumb.

Postado

Ok!

Vamos lá.

Tem algo errado na sua simulação.

Sabemos que para um capacitor se carregar rapidamente, a corrente que entra nele TEM QUE SER MUITO ALTA e vai decrescendo exponencialmente na medida que a tensão for subindo. Isso não ocorre na sua simulação.

No início o capacitor DEVERIA estar descarregado, então a tensão DEVERIA ser NULA em t = 0s, mas na sua simulação a tensão no capacitor se carrega instantaneamente (o que é impossível) e com uma corrente de APENAS 12A.

Fiz uma simulação com o software SIMETRX que uso. Não encontrei como incluir o diodo correto, mas isso não importa muito, pois poderia ser qualquer diodo para ocorrer o pico de corrente.

Em anexo encontra-se o circuito e as curvas de corrente e de tensão.

Talvez você tenha que colocar no seu capacitor a CONDIÇÃO INICIAL de 0V (Vcap = 0). Tente dar duplo clique no capacitor. Talvez apareça a condição inicial. Daí vai aparecer o pico de corrente. Não uso este simulador, portanto minha dica do duplo clique possa não surtir o efeito desejado.

Observe minha simulação. Veja que o pico de corrente inicial é da ordem de kA

Em tempo:

Na realidade a fonte não é perfeita como está representado em ambas as simulações.

Eu disse e afirmo que tanto os mosfets (ou transistores) vão limitar um pouco o valor da corrente. TAMBÉM o trafo vai limitar mais ainda o pico de corrente. Vai depender de como ele será montado, mas cada vez que o circuito for ligado, vai aparecer o tal surto de corrente. Este surto PODE detonar os semicondutores que atuam como chave (Mosfets, transistores ou diodos). POR ISSO é que eu colocaria um indutor DE VALOR APROPRIADO, para somente ter influência no momento de ligar a fonte. Este indutor PODERIA estar intrínseco no trafo, como indutância parasita. Ou indutância formada quando nem todas as espiras são sensibilizadas por todas as linhas de campo magnético.

É isso aí!!!

MOR_AL

post-683989-0-53459100-1429301184_thumb.

• Curtir 1
Postado

@MOR Daí que se deu a confusão.

Você se referia ao pico durante a partida da fonte. O Roberto se referia ao pico durante cada variação de da tensão de ripple.

Vou dar uma olhada naquele esquema de mesa de áudio, para analisar como é feita a partida da fonte.

Segue o esquema da fonte em anexo em PDF.

Fonte de um equipamento de 1000W 

IR2153-Yamaha-EMX5000.pdf

Postado

Isso, do jeito que esta falta o momento de carga do capacitor... É que nao da pra simular o soft start desses circuitos reais no lt spice....

Albert, voce disse que tem um circuito montado com esse CI, veja no scope quanto tempo leva pra tensão de saida ir de 0V ao tensão nominal da fonte... Sabendo a forma de onda de subida, saberemos a corrente!

Use a funcao SINGLE e ajuste o trigger, dai voce liga a fonte, e quando o sinal ultrapassar o valor do trigger o scope vai adquirir aquele momento e pausar para voce...

.

Agora a minha de 3kW aqui, usa um indutor em serie com o primario, um indutor de ~7uH... Ja verifiquei isso nela MOR, quando peguei ela, a primeira curiosidade que tive foi como ela faria uma partida suave...

Quando inicia ela, ela esta na frequencia maxima, aproximadamente 250khz, e com ciclo ativo de uns 25% (1us)...

Sendo assim, a corrente no primario seria de no maximo 14A, que estaria dentro do limite dos mosfets, o chaveamento é feito em 200V, a fonte e de 3kW, então esta certo.

Seria 14A no momento que liga a fonte e a tensão de saida seja = 0V...

A medida que essa corrente vai carregando os capacitores de saida, o pwm vai aumentando ate chegar em 50% de duty ciclo, quando a tensão na saida chega a 50%, o pwm esta em 50%, mantendo os mesmos 14A de pico....

O que se percebe? Que o tempo do soft start é calculado com base no valor dos capacitores e indutor do primario, de forma que se mantenha a corrente no limite certo, e quando chega a 50% de duty cicle e numa frequencia certa, o conjunto LC em serie com o trafo tem impedancia igual a 0!

Agora se pegar uma fonte de TV LCD que nao tem esse indutor no primario, vai ter pico de corrente no momento inicial? Resposta tambem é nao.... Porque pelo que eu tenha visto, a engenharia é bem feita, o trafo dessas fontes, sao feitos para ter indutancia de dispercao no primario o suficiente! Considerando o tanto de espiras e a geometria, da pra ver que tem varios uH... Que eu tenha visto uns 20uH so no primario... Bom, ainda mais se tratando de aparelho de consumo, nao tem engenharia melhor aue a deles kkkkk

então da pra afirmar que O indutor foi fundamental na fonte de 3kw pelo fato da potencia ser elevada e o trafo ter pouquissima dispercao!

.

Agora se o IR nao tiver um soft start, iniciar ja logo em 100%, ai vamos ter outro problema! Usando indutor na saida, a tensão vai de 0 a +2xVout, vai oscilar e amortecer aos poucos ate ficar em Vout...

Postado

Já analisei (A fonte da mesa de áudio). É muito simples:

Um transformador comum é alimentado quando a fonte é plugada na tomada. Este transformador é de pequena capacidade, servindo para alimenta uma fonte com LM7815 que por sua vez alimenta o oscilador. 

Enquanto isso, o banco de capacitores são carregados em série com resistores de 6.8R, dois em série do lado AC.

Daí os capacitores de saída vão sendo carregados conforme os do primário carregam, visto que o CI oscilador é alimentando primeiro e os mosfets já estarão operando.

A própria tensão de saída alimenta um relé que atraca em paralelo com os resistores.

Isso depois do banco de capacitores estarem carregados. 

Postado

Já analisei (A fonte da mesa de áudio). É muito simples:

Um transformador comum é alimentado quando a fonte é plugada na tomada. Este transformador é de pequena capacidade, servindo para alimenta uma fonte com LM7815 que por sua vez alimenta o oscilador. 

Enquanto isso, o banco de capacitores são carregados em série com resistores de 6.8R, dois em série do lado AC.

Daí os capacitores de saída vão sendo carregados conforme os do primário carregam, visto que o CI oscilador é alimentando primeiro e os mosfets já estarão operando.

A própria tensão de saída alimenta um relé que atraca em paralelo com os resistores.

Isso depois do banco de capacitores estarem carregados. 

Esse tipo de analise que eu chamo de destrinchar o circuito.

Tudo bem que aqui vocês estão conversando entre bons entendedores do assunto, mas quando tiver um tempo e paciência Albert, você poderia desintrincar aquela fonte para o noo.b aqui... hehehe (pedante) :D

Preciso começar a entender "de baixo"

Postado

Esse tipo de analise que eu chamo de destrinchar o circuito.

Tudo bem que aqui vocês estão conversando entre bons entendedores do assunto, mas quando tiver um tempo e paciência Albert, você poderia desintrincar aquela fonte para o noo.b aqui... hehehe (pedante) :D

Preciso começar a entender "de baixo"

Sim claro.

Veja que coisa linda:

A fonte do esquema hehehe. 

11158137_702891619838814_590677869_n.jpg

De qualquer forma não tem como o pico ocorrer, visto que o resistor Snhut de 0,1R dá uma queda de tensão, fazendo Q110 conduzir... Consequentemente Q109 e por fim o Q107, que coloca o pino do CT em GND, fazendo as oscilações do oscilador pararem instantaneamente.

Jamais a corrente subiria a valores perigosos hehehe 

Postado

@MOR Daí que se deu a confusão.

Você se referia ao pico durante a partida da fonte. O Roberto se referia ao pico durante cada variação de da tensão de ripple.

Vou dar uma olhada naquele esquema de mesa de áudio, para analisar como é feita a partida da fonte.

Segue o esquema da fonte em anexo em PDF.

Fonte de um equipamento de 1000W 

A partida desta fonte é feita com dois resistores em série de 6,8R por 5W cada.

Quando a fonte de -21V carrega, aciona o relé RY101 (que DEVE ser NA), curto circuitando os resistores.

PS. É! Agora que ví sua postagem posterior. É isso mesmo.

MOR_AL

Postado

Baixei o LTSpice.

Apanhei um pouco. Coisa de principiante...

Segue a simulação que eu fiz. Não sei direito onde mexi para aparecer o início com a corrente e a tensão.

Mas o resultado foi o mesmo da simulação anterior.

MOR_AL

post-683989-0-55457800-1429325551_thumb.

Postado

Essa sua simulacao que pega desde a partida da fonte nao vale Mor!

Esse tipo de simulacao que eu tinha feito no LTspice e você também fez, só vale para ver como se comporta quando a tensão na saida ja estiver estabelecida!

Agora para ver a partida da fonte, vamos fazer outra simulacao, que é a mais perto do modo real que estas fontes funcionam!

Na imagem os pulsos vermelho e azul, sao os pulsos nos gates dos transistores, a onda verde e a carga do capacitor na saida, usei 100uF e nao 1000uF porque iria demorar muito pra chegar aos 16V...

E a ultima é a corrente no primario do trafo...

É só exemplo, a fonte real o pwm nao se inicia em 40% como esta na simulacao, se inicia em 0 e vai aumentando... A corrente caiu a medida que o capacitor foi carregando devido ao pwm fixo, na fonte real o pwm aumentaria no mesmo tempo que o capacitor se carregaria, a corrente se manteria quase fixa por isso, e a carga do capacitor seria mais parecida com uma rampa linear!

Os chaveadores sao de 6.3Adc, daria pra tirar algo como 1kW com folga!

post-668745-0-88688800-1429375954_thumb.

Postado

É só exemplo, a fonte real o pwm nao se inicia em 40% como esta na simulacao, se inicia em 0 e vai aumentando... A corrente caiu a medida que o capacitor foi carregando devido ao pwm fixo, na fonte real o pwm aumentaria no mesmo tempo que o capacitor se carregaria, a corrente se manteria quase fixa por isso, e a carga do capacitor seria mais parecida com uma rampa linear!

Os chaveadores sao de 6.3Adc, daria pra tirar algo como 1kW com folga!

attachicon.gifimage.jpg

A princípio estávamos discutindo sobre este esquema aqui:

post-533544-0-77991800-1428711325.png

Este esquema o PWM já se inicia em 50% de duty cycle, não em 0% como foi citado.

Agora vejo que eu havia esquecido de incluir um NTC de 2.5R para fazer a pré carga dos capacitores. 

Por isso o @MOR fez a observação.

Aqui no meu circuito (que já funciona a uns 3 anos), eu usei NTC de fonte ATX.

Por isso não deu problema.

Postado

A princípio estávamos discutindo sobre este esquema aqui:

post-533544-0-77991800-1428711325.png

Este esquema o PWM já se inicia em 50% de duty cycle, não em 0% como foi citado.

Agora vejo que eu havia esquecido de incluir um NTC de 2.5R para fazer a pré carga dos capacitores.

Por isso o @MOR fez a observação.

Aqui no meu circuito (que já funciona a uns 3 anos), eu usei NTC de fonte ATX.

Por isso não deu problema.

Se esse circuito nao tem softstart e nem sequer protecao, nao deve nem ser montado!

Postado

Se esse circuito nao tem softstart e nem sequer protecao, nao deve nem ser montado!

O Soft Starter que mencionastes, é o NTC de 2.5 Ohms que eu disse que coloquei em série com o primário, aqui no circuito que montei. 

Funciona perfeitamente.

Na verdade todas as fontes ATX genéricas usam estes NTC.

O proposito da fonte é ser uma fonte simples, daí por isso não tem proteção de curto-circuito e nem de sobre-corrente ou temperatura.

Mas visto que esta será instalada num possível amplificador de áudio... O indivíduo que montar, já deve projetar o gabinete para ter a devida ventilação adequada, considerando o pleno funcionamento, e mesmo implementar o limite de corrente no próprio amplificador.

Lembre-se que as fontes que usam trafos comuns de 60Hz 127Va não possuem proteção contra curto-circuito e nem proteção contra sobre temperatura.

Se você fechar um curto-circuito numa fonte destas, você irá queimar imediatamente a ponte retificadora e dependendo, pode até por AC no amplificador e queimá-lo também.

Mas observe que em muitos projetos, tais fontes são projetadas de modo que possa fornecer a potência plena, sem super aquecer ou sofrer danos por sobre corrente.

A proteção contra o curto-circuito costuma ser implementada no próprio circuito do amplificador.

Com o esquema desta fonte chaveada não é diferente 

Postado

Se a fonte nao possuir nenhuma forma de partida suave, então nem deve se montar!

Eu ja tinha dito que indutor na saida causaria mais problemas ainda!

post-668745-0-99136100-1429380458_thumb.

Primeiro que deveria ser um indutor muito grande;

Segundo que por se tratar de 50% de duty cicle, depois de retificado se equivale uma tensão DC, o indutor e o capacitor se formariam um circuito LC e ressonariam, na verdade tenderiam, na simulacao ressonou porque nao tem diodos, ai a tensão do capacitor ficou livre pra voltar para a fonte.

Na retificacao real, os diodos impediriam que a energia do capscitor voltasse a fonte, dai a tensão na saida subiria para duas vezes a tensão nominal e permaneceria, iria se descarregar aos poucos conforme a carga.

Se a corga for muito alta, esse efeito é pouco... Mas eai, uma fonte de amplificador, supondo que seja 100V simetricos... A tensão da saida chegaria a 200V simetrico... Pode? Kkkkk

E terceiro, o rendimento da fonte cairia pois haveria corrente nas transicoes dos chaveadores!

.

então se nao tem uma forma de fazer uma partida suave, nao monte a fonte!

Se tiver, uma partida suave sem o uso do indutor, ótimo!

O Soft Starter que mencionastes, é o NTC de 2.5 Ohms que eu disse que coloquei em série com o primário, aqui no circuito que montei.

Funciona perfeitamente.

Na verdade todas as fontes ATX genéricas usam estes NTC.

O proposito da fonte é ser uma fonte simples, daí por isso não tem proteção de curto-circuito e nem de sobre-corrente ou temperatura.

Mas visto que esta será instalada num possível amplificador de áudio... O indivíduo que montar, já deve projetar o gabinete para ter a devida ventilação adequada, considerando o pleno funcionamento, e mesmo implementar o limite de corrente no próprio amplificador.

Lembre-se que as fontes que usam trafos comuns de 60Hz 127Va não possuem proteção contra curto-circuito e nem proteção contra sobre temperatura.

Se você fechar um curto-circuito numa fonte destas, você irá queimar imediatamente a ponte retificadora e dependendo, pode até por AC no amplificador e queimá-lo também.

Mas observe que em muitos projetos, tais fontes são projetadas de modo que possa fornecer a potência plena, sem super aquecer ou sofrer danos por sobre corrente.

A proteção contra o curto-circuito costuma ser implementada no próprio circuito do amplificador.

Com o esquema desta fonte chaveada não é diferente

Albert, se é para fazer artesanalmente e para uso proprio, ate concordo...

Mas em nenhum equipamente se faz coisas sem protecoes kkkkkk

É errado que a protecao seja no proprio amplificador, alias, se a fonte é para ser simples, ter que fazer protecao no amplificador deixaria de ser simples!

Deveria ter protecao no amplificador e na fonte! Por mais que o amplificador seja protegido contra sobre corrente, nao vai impedir dos transistores entrar em curto, ai levaria a fonte junto...

O nivel de confiabilidade de uma fonte linear e muito maior que essas! Um curto na saida nao queimaria o retificador, e sim um fusivel...

Agora em fonte chaveada, é complicado, porque a queima e muito rapida!

É so olhar as fontes dos amplificadores ou de qualquer outra coisa... Todas tem protecao! Eu nunca vi uma sem protecao!

Agora artesanalmente, eu concordo, meu amplificador nao tem protecao e nem a fonte!

Postado

Se a fonte nao possuir nenhuma forma de partida suave, então nem deve se montar!

Eu ja tinha dito que indutor na saida causaria mais problemas ainda!

attachicon.gifimage.jpg

Primeiro que deveria ser um indutor muito grande;

Segundo que por se tratar de 50% de duty cicle, depois de retificado se equivale uma tensão DC, o indutor e o capacitor se formariam um circuito LC e ressonariam, na verdade tenderiam, na simulacao ressonou porque nao tem diodos, ai a tensão do capacitor ficou livre pra voltar para a fonte.

Na retificacao real, os diodos impediriam que a energia do capscitor voltasse a fonte, dai a tensão na saida subiria para duas vezes a tensão nominal e permaneceria, iria se descarregar aos poucos conforme a carga.

Se a corga for muito alta, esse efeito é pouco... Mas eai, uma fonte de amplificador, supondo que seja 100V simetricos... A tensão da saida chegaria a 200V simetrico... Pode? Kkkkk

E terceiro, o rendimento da fonte cairia pois haveria corrente nas transicoes dos chaveadores!

.

então se nao tem uma forma de fazer uma partida suave, nao monte a fonte!

Se tiver, uma partida suave sem o uso do indutor, ótimo!

Albert, se é para fazer artesanalmente e para uso proprio, ate concordo...

Mas em nenhum equipamente se faz coisas sem protecoes kkkkkk

É errado que a protecao seja no proprio amplificador, alias, se a fonte é para ser simples, ter que fazer protecao no amplificador deixaria de ser simples!

Deveria ter protecao no amplificador e na fonte! Por mais que o amplificador seja protegido contra sobre corrente, nao vai impedir dos transistores entrar em curto, ai levaria a fonte junto...

O nivel de confiabilidade de uma fonte linear e muito maior que essas! Um curto na saida nao queimaria o retificador, e sim um fusivel...

Agora em fonte chaveada, é complicado, porque a queima e muito rapida!

É so olhar as fontes dos amplificadores ou de qualquer outra coisa... Todas tem protecao! Eu nunca vi uma sem protecao!

Agora artesanalmente, eu concordo, meu amplificador nao tem protecao e nem a fonte!

É justamente isso. Uma fonte artesanal.

Caso contrário, eu nem colocaria o esquema aqui no fórum.

Postado

É justamente isso. Uma fonte artesanal.

Caso contrário, eu nem colocaria o esquema aqui no fórum.

Isso, agora vamos voltar a questao do autor: funciona ou nao a fonte dele?

Hehehe

Postado

Isso, agora vamos voltar a questao do autor: funciona ou nao a fonte dele?

Hehehe

Falta um NTC para dar partida nos capacitores.

Ao invés de usar um regulador externo, a fonte usa resistores que pegam direto da tensão de 310V DC e alimenta o pino 1 do CI

Do Pino 1 para o GND existem um zener interno de 15,6V.

Na verdade é usado um diodo zener externo para limitar a tensão, e um capacitor de 3300uF hehehe

20136288933555.jpg

Funciona também. 

É preciso só adicionar o NTC de entrada. 

post-533544-0-78115900-1429392082_thumb.

Postado

Falta um NTC para dar partida nos capacitores.

Ao invés de usar um regulador externo, a fonte usa resistores que pegam direto da tensão de 310V DC e alimenta o pino 1 do CI

Do Pino 1 para o GND existem um zener interno de 15,6V.

20136288933555.jpg

Funciona também.

É preciso só adicionar o NTC de entrada.

Diz um NTC para carregar os capacitores do retificador da rede?

Postado

@mroberto98

Bom.

Você começou mostrando a simulação errada. Não mostrava a corrente de partida. Eu apenas mostrei que a partida tem muita corrente.

Aí você disse que a minha simulação não vale. Aquela mesma que você tinha feito antes.

Depois você acrescentou mais componentes para mostrar que a partida é com corrente mais suave.

Repare que você colocou o fator 0,995 no trafo. Este fator indica que nem todo fluxo gerado no primário corta todos os enrolamentos de secundário. Isso gera correntes de dispersão tanto no primário como no secundário.

Isso vem reforçar o que eu disse anteriormente. Que as indutâncias de dispersão de primário e de secundário, existentes em trafos reais, podem ser usadas para limitar a corrente de partida.

Observe que na medida que você vai aprimorando o circuito, vai confirmando o que eu disse.

Bom.

Seu próximo passo seria trocar a fonte IDEAL V3 por circuitos de retificação e filtragem.

Depois troque as fontes V1 e V2 pelo CI que deve ter o modelo spice.

Se você quiser, não vai parar nunca. Sempre tentando incluir mais circuitos para chegar a uma simulação mais real do que ocorre.

Essa discussão está rendendo e não está mais atendendo ao criador do tópico. Acho que ele já mencionou até isso.

Em tempo: Você esqueceu de colocar o resistor de carga em sua simulação. E também reduziu em 10 vezes o valor do capacitor de secundário. Em seu circuito anterior constava 1000uF e não 100uF.

MOR_AL

Postado

O que você disse sobre o trafo real, esta tudo certo! Usei o fator 0.995, que e um fator mais proximo do real... O capacitor usei 10x menor que antes porque o a simulacao iria demorar muito!

Mas e so isso... A unica coisa que eu tinha discordardo é em usar um indutor na saida.. Só o maldito indutor, nada mais!

Postado

@Matthwus  @cesardelta1

Além da tabelinha de indutância que eu havia postado e das dicas anteriores... Seguem outras dicas:

Para este tipo de montagem caseira, é melhor adquirir um modelo toroidal.

http://www.magmattec.com/140.pdf

Esta empresa vende em qualquer quantidade. 

Pode experimentar modelos com circunferência de 3 centímetros até os de 6 centímetros.

Os de 6 centímetros vão ser capazes de fornecer potências maiores que 1000W.

Neste datasheet, tem uma característica chamada "AL" (Fator de indutância).

Você pega este valor e põe na calculadora online deste site; http://powermagnetics.co.uk/calculator

Exemplo:

Digamos que eu tenha escolhido o núcleo MMT139T6325

Este tem fator de indutância de 5300.

Daí a fonte que vou montar, vai oscilar em 40Khz

Olhando a tabela de indutância, eu tenho 4,8mH, arredondando... 5mH.

Vou lá no site coloco este valor

Coloco também o valor do "AL" e mando calcular...

Dá 30,7espiras... Arredondando. 31 espiras.

Este valor é adequado para o trafo trabalhar com tensões máximas 180Vac, onda quadrada em duty cycle máximo, em freqüência de 40Khz.

A tensão de saída da fonte é feita com uma regra de três:

Se tens uma rede de 127Vac na sua casa, depois de retificada e filtrada, vai lá para 179V DC. 

Toda vez que quiser saber qual valor DC da tensão retificada, multiplique o valor em AC por um fator de 1.41. Exemplo: 127Vac vezes 1.41 = 179V DC.

Se tens 31 espiras em tensão de 179V, terá 5,77V por espira, pois 179 / 31 = 5,77.

Digamos que você queira uma tensão de 50V na saída: 

50/ 5,77 = 8,66 espiras.

Arredondando, 9 espiras para fornecer 50V DC. 

É uma técnica caseira que não vai lhe dar uma fonte otimizada como as feitas com base nas fórmulas dos livros, mas a fonte irá funcionar muito bem. 

• Curtir 1
Postado

@Matthwus  @cesardelta1

Além da tabelinha de indutância que eu havia postado e das dicas anteriores... Seguem outras dicas:

Para este tipo de montagem caseira, é melhor adquirir um modelo toroidal.

http://www.magmattec.com/140.pdf

Esta empresa vende em qualquer quantidade. 

Pode experimentar modelos com circunferência de 3 centímetros até os de 6 centímetros.

Os de 6 centímetros vão ser capazes de fornecer potências maiores que 1000W.

Neste datasheet, tem uma característica chamada "AL" (Fator de indutância).

Você pega este valor e põe na calculadora online deste site; http://powermagnetics.co.uk/calculator

Exemplo:

Digamos que eu tenha escolhido o núcleo MMT139T6325

Este tem fator de indutância de 5300.

Daí a fonte que vou montar, vai oscilar em 40Khz

Olhando a tabela de indutância, eu tenho 4,8mH, arredondando... 5mH.

Vou lá no site coloco este valor

Coloco também o valor do "AL" e mando calcular...

Dá 30,7espiras... Arredondando. 31 espiras.

Este valor é adequado para o trafo trabalhar com tensões máximas 180Vac, onda quadrada em duty cycle máximo, em freqüência de 40Khz.

A tensão de saída da fonte é feita com uma regra de três:

Se tens uma rede de 127Vac na sua casa, depois de retificada e filtrada, vai lá para 179V DC. 

Toda vez que quiser saber qual valor DC da tensão retificada, multiplique o valor em AC por um fator de 1.41. Exemplo: 127Vac vezes 1.41 = 179V DC.

Se tens 31 espiras em tensão de 179V, terá 5,77V por espira, pois 179 / 31 = 5,77.

Digamos que você queira uma tensão de 50V na saída: 

50/ 5,77 = 8,66 espiras.

Arredondando, 9 espiras para fornecer 50V DC. 

É uma técnica caseira que não vai lhe dar uma fonte otimizada como as feitas com base nas fórmulas dos livros, mas a fonte irá funcionar muito bem. 

E no caso de uma fonte com 127/220v o trafo é calculado com 311 volts no primário, ai quando alimentado com 127 volts usa o dobrador no capacitores ?

Postado

É uma fonte Half Bridge, ou seja. Meia ponte.

halfbrdg.gif

É como se fosse uma fonte simétrica:

O circuito dobrador dobra os 179V DC, elevando para 358V, mas o trafo só recebe metade disto, pois o trafo fica interligado na divisão, entre os dois capacitores.

Em 127Vac, o circuito deve estar com a chave seletora de tensão fechada para a posição dobrador.

Já em 220Vac a tensão DC como já foi explicada será de 310V DC, porém o trafo pega a tensão no ponto de divisão. Daí o trafo é alimentado com 155V.

Neste caso a chave tem que estar aberta, na posição sem dobrador.

O problema é que como a fonte não é estabilizada, dará uma de diferença na tensão de saída se considerar mudar a alimentação de 127V para 220V.

Mas é coisa pouca. 

No nosso exemplo com alimentação de 127Vac e tensão de saída de 50V, quando alimentasse em 220V, ao invés de dar 50V na saída, daria aproximadamente 45V DC

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...