Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transmissor Receptor PIC


Ir à solução Resolvido por Anderson1911,

Posts recomendados

Boa noite amigos, estou estudando eletrônica e fiz um miniprojeto de piscar leds, o mesmo usa dois pics um 12f e um 16f, minha ideia é fazer um transmissor rf e enviar o sinal de um pic para outro, mas sem módulos ou CIs algo bem simples, é possível fazer isso?

 

Legal!

 

Olha só, eu to fazendo algo mais ou menos assim.

acompanha esse tópco:

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1113708-demultiplexa%C3%A7%C3%A3o-por-divis%C3%A3o-de-frequencias-ele-anal%C3%B3gica/

O MOR dá uma dica, que pode lhe ser útil. ver a parte onde ele falar assim:

1 - Sem modulante.

2 - Com 100Hz

3 - Com 700Hz

4 - Com 100 e 700Hz

No caso, pra acender o led, você só vai precisar de

1 - Sem modulante.representa o led desligado

2 - Com 100Hz representa o led ligado.

 

Eu não lembro como trabalhar com estes pics, mas certaente eles possuem a entrada e a saida para recebr estes sinais de controle. você sabe dizer se eles possuem transmissor e receptor embutido? eu acho que não. então vai precisar de circuitos ressonantes pra isso.

Sucesso no seu projeto!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

sem módulo algum é, como disse um amigo nosso, voltar aos anos 1960. Uma ideota que dou é fazer um transmissor de fm bem simples com o tx do mc na entrada do microfone

trasnmissor-fm-esquema.png

 

e na recepção um radinho fm 1,99 ou um celular velho (com fm claro) com saída do altofalante acoplado ao rx do outro mc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sem módulo algum é, como disse um amigo nosso, voltar aos anos 1960. Uma ideota que dou é fazer um transmissor de fm bem simples com o tx do mc na entrada do microfone

trasnmissor-fm-esquema.png

 

e na recepção um radinho fm 1,99 ou um celular velho (com fm claro) com saída do altofalante acoplado ao rx do outro mc

 

 

http://eletronicaedownloads.blogspot.com.br/2011/08/receptor-de-radio-super-regenerativo-da.html

Voltando a 1938:

http://www.rst.qsl.br/2010/artigos/rst_geloso.htm

rst_art_geloso_foto01.jpg

rst_art_geloso_foto02.jpg

 

" trabalhando tanto como um receptor super - regenerativo ou como um transmissor auto - oscilador ( AM + FM ao mesmo tempo !). Levando-se em conta sua pequena potência de saída (algo em torno de 200 - 300 mW) e seu receptor meio surdo, consegui com sucesso trabalhar a estação G3ZYY em Cornwall, Reino Unido em 50.370 Mhz FM, com sinal muito bom, aproveitando a abertura de propagação. É interessante notar que a chave de comutação de RX/TX , sómente troca o valor da resistência de grade, absolutamente nada mais !"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sem módulo algum é, como disse um amigo nosso, voltar aos anos 1960. Uma ideota que dou é fazer um transmissor de fm bem simples com o tx do mc na entrada do microfone

trasnmissor-fm-esquema.png

 

e na recepção um radinho fm 1,99 ou um celular velho (com fm claro) com saída do altofalante acoplado ao rx do outro mc

tive a ideia de fazer um transmissor fm também, mas não achei o trimmer (por incrivel que pareça não achei na maior loja de eletronica da cidade), será que posso faze algo com cristais? tenho dois cristais ressonadores retirados de um radio de automodelismo, mas não entendo muito sobre transmissores e receptores 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tive a ideia de fazer um transmissor fm também, mas não achei o trimmer (por incrivel que pareça não achei na maior loja de eletronica da cidade), será que posso faze algo com cristais? tenho dois cristais ressonadores retirados de um radio de automodelismo, mas não entendo muito sobre transmissores e receptores 

http://www.talkingelectronics.com/projects/27MHz%20Transmitters/27MHzLinks-1.html

Transmissor: 

Fig1.gif

TxPC-3.jpg

 

 

Receptor:

 

FrontEndCct.gif

Tive até uma ideia de usar isso aí em conjunto com relé de impulso. Aquele que só precisa de um rápido pulso para ligar e permanecer ligado, ou desligar e permanecer desligado. 

 

Um simples pulso de RF e uma lâmpada se acenderia a distância.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estou achando que anos 60 aqui é pouco.......

Em 1979 eu tinha um rádio Px no carro, e um dia, na praia, tinha um cara com um avião de Radiocontrole que operava na faixa de 27 Mhz. O rádio do cara tava usando a frequência do 7c, eu coloquei meu rádio no canal 7 e bastou transmitir por 5 segundos pro avião cair no mar e o cara sair nadando desesperado.....

Esse circuito aí acima vai acontecer a mesma coisa, um PX por perto e a chance de acionar é altíssima....

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

http://www.talkingelectronics.com/projects/27MHz%20Transmitters/27MHzLinks-1.html

Transmissor: 

Fig1.gif

TxPC-3.jpg

 

 

Receptor:

 

FrontEndCct.gif

Tive até uma ideia de usar isso aí em conjunto com relé de impulso. Aquele que só precisa de um rápido pulso para ligar e permanecer ligado, ou desligar e permanecer desligado. 

 

Um simples pulso de RF e uma lâmpada se acenderia a distância.

 

vou tentar fazer este circuito, se encaixa perfeitamente no meu projeto, muito obrigado a todos e ficarei longe dos PX kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardo S Ferreira,

 

Sim, ainda existe , mas agora deve ter menos do que 1% do que tinha no início dos anos 80 .... mas o ruído elétrico está enorme, colocar uma antena tipo 5/8 na vertical fica um QRM enorme , a solução é trabalhar com antenas direcionais na horizontal ....

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardo S Ferreira,

 

Sim, ainda existe , mas agora deve ter menos do que 1% do que tinha no início dos anos 80 .... mas o ruído elétrico está enorme, colocar uma antena tipo 5/8 na vertical fica um QRM enorme , a solução é trabalhar com antenas direcionais na horizontal ....

 

Paulo

Antena de 5/8 fica enorme hehehe. 

http://www.ibytes.com.br/resultado-de-como-calcular-antenas-de-58-de-onda/

 

Não dá para usar 1/4 de onda? 

vou tentar fazer este circuito, se encaixa perfeitamente no meu projeto, muito obrigado a todos e ficarei longe dos PX kkkk

 

Eu estava aqui testando uns cristais osciladores:

http://py2ohh.w2c.com.br/med/filtroxtal/xtalfreq.htm

 

Acabei achando um de placa mãe na sucata. De 25Mhz.

O tamanho da onda de 25Mhz é de 12 metros.

10986175_710200665774576_770172202104518

 

Se usar 1/4 de onda, a antena ficará com 3 metros.

Já viu aquelas antenas enormes em caminhão? É um rádio que eles tem de 27Mhz.

Aquela antena tem aproximadamente 2,75 metros (1/4 de 11 metros).

Outro detalhe é que se você usar 433Mhz, antena será de uns 17,3 centímetros, mas aí trabalhar com esta freqüência tão alta assim é bem complicado. 

 

Por outro lado, qualquer pedacinho de fio servirá para transmitir os 27Mhz a poucos metros. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@albert_emule,

 

Não, os caminhoneiros detestam 1/4 de onda ! Eles adoram as Ringo e as 5/8 !!!!

 

Caminhões sempre usam 5/8 de onda, as de 1/4 de onda são do tipo Plano Terra, e o angulo de irradiação delas é mais alto que as 5/8 de onda, então o alcançe local das 5/8 é maior. Já as 1/4 de onda possuem alcance local menor, mas tem mais reflexão na ionosfera, e permitem fazer DX melhor que as 5/8. E , claro, as 5/8 possuem um ganho maior que as 1/4 de onda.

 

Muitos caminhões usam as famosas Ringo, que são uma variação das 5/8 , porém famosas pela ampla irradiação de harmônicos que acabavam por interferir demais nas televisões. Mas são ótimas antenas também.

 

No caso deste pequeno transmissor de 27 Mhz, para distâncias abaixo de 20 metros, uma antena entre 20 e 40 cms será mais do que suficiente.

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@albert_emule,

 

Não, os caminhoneiros detestam 1/4 de onda ! Eles adoram as Ringo e as 5/8 !!!!

 

Caminhões sempre usam 5/8 de onda, as de 1/4 de onda são do tipo Plano Terra, e o angulo de irradiação delas é mais alto que as 5/8 de onda, então o alcançe local das 5/8 é maior. Já as 1/4 de onda possuem alcance local menor, mas tem mais reflexão na ionosfera, e permitem fazer DX melhor que as 5/8. E , claro, as 5/8 possuem um ganho maior que as 1/4 de onda.

 

Muitos caminhões usam as famosas Ringo, que são uma variação das 5/8 , porém famosas pela ampla irradiação de harmônicos que acabavam por interferir demais nas televisões. Mas são ótimas antenas também.

 

No caso deste pequeno transmissor de 27 Mhz, para distâncias abaixo de 20 metros, uma antena entre 20 e 40 cms será mais do que suficiente.

 

Paulo

Que antena é esta?

KTORMx8.jpg?1

As especificações estão aqui:

http://www.steelbras.com.br/antenas/px-11m/182/antena-movel-px-maria-mole-base-especial-ap2904.html

 

Diz ter altura de 2,75 metros.

Isso não seria 1/4 de onda???

http://www.steelbras.com.br/manuais/182-ap2904-2704-jan2013.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@albert_emule,

voce quis dizer que ANTENAS são essas !

Como eu disse acima que alguns caminhoneiros usam, são duas antenas Cofasadas, o elemento irradiante tem 1/4 de onda, MAS .... Repare a bobina de carga, na base da antena, dá para ver na foto, e no site do fabricante tem uma vista em corte, dá para ver que é uma bobina. É justamente para compensar a falta de comprimento. Elétricamente, ela deve ter rendimento semelhante a uma 5/8 ou até um comprimento maior !

Repare outra coisa : cadê o plano terra ??? Sem ele, não vai se comportar como uma plano-terra. Essa é uma antena tipo Ringo, o comprimento foi "diminuido" senão a antena fica "chicoteando" o caminhão devido ao excesso de momento causado pelo comprimento.

Quando se fala em antena de 1/4 de onda em radio-amadorismo, referimos sempre a um plano-terra, mas desde que tenha a base com os quatro radiais em X .

Atualização - acabei de ver o manual, e nele o fabricante deixou claro que RETIROU a bobina de carga, então a antena tem mesmo comprimento elétrico de 1/4 de onda, mas SEM o plano-terra. Porisso tem ganho muito baixo , 0 dB. Resumindo, é uma péssima escolha para se colocar em um caminhão... Porisso que quem ainda tem uma Lafayette de aço mesmo, 5/8 de onda para uso móvel não vende por preço nenhum...

Aliás, que coisa estranha que esse fabricante fêz... Tirou a bobina e fez uma simples "emenda" , abaixou o custo de fabricação mas "matou" a antena....

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@albert_emule,

A maneira mais simples : corte 5 varetas com 1/4 de onda, uma será o irradiante, e as outras 4 fazem o plano-terra, em ângulo de 90 graus entre a irradiante e todas as outras.Se quiser pode usar um ângulo maior, para baixar um pouco o lobulo de irradiação, mas isso altera um pouco a estacionária, e terá de compensar com um gama match.

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@codigo rapido,

 

Não, nada a ver, nada vai ser proibido !

 

É só seguir a regulamentação, e o caminhoneiro fica com o rádio e pode utilizar na boa !

 

Mas ..... existe uma regulamentação da ANATEL :

 

1 - Primeiro de tudo, o caminhoneiro tem de ter licença de PX !!!!!!!!  A imensa maioria não tem !

2 - Segundo, o rádio tem de estar na lista de rádios permitidos no Brasil ! E de novo , a imensa maioria que eles usam não são homologados !

3 - O rádio não pode ter sido "esticado", isto é ter mais canais do que o original de fábrica homologado pela Anatel.

.4 - O rádio não pode ter sua potência de saída aumentada !

5 - E por último.... não pode usar "BOTINA" , cujo nome correto é AMPLIFICADOR LINEAR ....  E de novo, muitos usam .....

 

Se obedecer tudo isto, nada vai acontecer, nem o rádio será aprendido.

 

Em tempo, eu sou rádioamador , PX e PY...

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Anderson1911

 

Concordo com o que você disse, mas infelizmente a ANATEL não está nem aí para as interferências ... veja o caso desse sistema de acesso barato de Internet que o nosso querido governo ainda quer implementar, de usar a rede elétrica para isso .... esse sistema foi rejeitado em um monte de países devido à interferência que dá em amplo espectro de HF, o que simplesmente acaba com a recepção de nossos rádios... e ainda assim a Anatel homologou esse sistema no Brasil, dizendo que "o serviço de radio-amador não é prioridade, portanto pode sofrer interferência" .... 

 

Brasil sil sil sil sil ....

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Anderson1911

 

Concordo com o que você disse, mas infelizmente a ANATEL não está nem aí para as interferências ... veja o caso desse sistema de acesso barato de Internet que o nosso querido governo ainda quer implementar, de usar a rede elétrica para isso .... esse sistema foi rejeitado em um monte de países devido à interferência que dá em amplo espectro de HF, o que simplesmente acaba com a recepção de nossos rádios... e ainda assim a Anatel homologou esse sistema no Brasil, dizendo que "o serviço de radio-amador não é prioridade, portanto pode sofrer interferência" .... 

 

Brasil sil sil sil sil ....

 

Paulo

 

Eu não tava sabendo isso não.

O senhor sabe dizer quais esses limites seriam afetados?

Pode prejudicar o radio amadorismo?

Outra curiosidade... qual a distância máxima que alguem consegue lhe captar com seu rádio amador?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

consegui emprestado um modulo RF daqueles de 433 mhz, mas ainda não sei qual a distancia que ele funciona, apesnas sei que ele faz comunicação serial mas isso se resolve na programação, vou tentar achar algo que seja de comunicação bidirecional pra ampliar os horizontes,

 

@Anderson1911

 

Concordo com o que você disse, mas infelizmente a ANATEL não está nem aí para as interferências ... veja o caso desse sistema de acesso barato de Internet que o nosso querido governo ainda quer implementar, de usar a rede elétrica para isso .... esse sistema foi rejeitado em um monte de países devido à interferência que dá em amplo espectro de HF, o que simplesmente acaba com a recepção de nossos rádios... e ainda assim a Anatel homologou esse sistema no Brasil, dizendo que "o serviço de radio-amador não é prioridade, portanto pode sofrer interferência" .... 

 

Brasil sil sil sil sil ....

 

Paulo

 

realmente a ANALTEL so se preocupa com equipamentos que geram $$ em licenças, tem uma rádio local aqui(homologada,com licenças e tudo) que causa interferência no bairro inteiro e de vez em quando interfere os canais de tv e as rádios AM, a antena fica bem proxima e creio que isso seja o motivo das interferencias.

Estou muito interessado em conhecer mais sobre transmissores de rádio e tv quem sabe até construir alguns, mas não entrem em panico  não vou fazer um transmissor de 1km!  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!