Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Amanhã vou instalar o ssd no meu pc e como é primeira vez tenho dúvidas e gostaria de sanar antes, informo que já li parte do tutorial aqui, mas o que quero saber se a instalação é exatamente igual ao disco mecânico, dando o boot com a midia, criando uma partição ou escolher o disco inteiro, formatar  e depois disso instalar normalmente.
Vi um tutorial abaixo onde o cara complicou a bessa, tem que fazer desse jeito?

http://dedoff.com.br/series/tutoriais/instalar-windows-7-em-ssd-hd-ultrabooks/

Postado

Não sei se ajuda, mas eu tenho um SSD da Kingston aquele V300, instalação normal e um amigo tem o 840 EVO me falou que instalou normal o 7, 8 e o 10.

Só que o nosso caso foi em computadores "Desktop" e não em notebook, nesse vídeo que você mandou o cara falou de algumas opções que não sei se tem nas placa-mãe normais...

Abraços

Postado

Falando em causa própria ( puxa a cadeira...senta., que lá vem estória)

Meu Ultrabook como sempre chegou com Windows 8.1 ( isso a um tempo atrás... :D )

A instalação padrão de fábrica é toda feita no HD e o SSD é utilizado como um tipo de cache para acelerar a inicialização...

- Mas cansado do Windows... instalei o linux no mesmo., e fiz diferente.....

/ partição raíz toda no ssd e a /home no HD ( sendo necessária também a partição /boot/efi )

Windows ?   instala igual como se fosse no HD.... ( veja vídeos no youtube )

Postado

A instalação padrão de fábrica é toda feita no HD e o SSD é utilizado como um tipo de cache para acelerar a inicialização...

O SSD fica como memória virtual? Não entendi, como Windows usa ele como cache? sempre pensei que o Windows inteiro vinha nele e os programas no HD normal :o

Postado

Chegou instalei, e deu tudo certo, apenas coloquei ele no lugar, a bios já estava na configuração adequada, coloquei o dvd de instalação, desconectei tudo, deixei o disco com apenas uma partição, a total, instalei o Windows, mas para minha surpresa o tempo usado foi praticamente o mesmo dos hds comuns, na faixa dos 25 minutos, estou instalando os programas aos poucos, quero ficar evitando reinícios, por isso procuro instalar antes de desligar o pc. como aqui na baixada não tem muito material para informática, improvisei um suporte de acrílico conforme imagens:

post-486197-0-81266800-1431039703_thumb.

post-486197-0-85577700-1431039756_thumb.

post-486197-0-30180400-1431039778_thumb.

post-486197-0-24012200-1431039791_thumb.

Postado

Evidente que é superior ao hd mecânico, mas por enquanto não tenho como avaliar porque como está formatado e pouca coisa instalada, tudo é rápido semelhante ao hd convencional.

Vou fazer uma edição de vídeo para ver se ele bate os tempos do XP com x86;  4 Gb; Athlon 4800  com o W7 64 b, 16 Gb, I7 no caso agora é W7, 16 Gb, I7 e EVO 850 de 250 Gb.

Postado

O Windows realmente ficou mais rápido, mas na questão de aplicativos não mudou nada, peguei um arquivo mkv de quase 10 Gb para converter com o BDtoAVCHD em arquivo AVCHD e o tempo que levou para isso foi quase 2 horas e meia, o mesmo tempo que levava quando tinha o disco convencional, tem um detalhe, antes a pasta do programa para arquivo temporário e arquivo final, ficava no disco C, junto com o programa, agora eu mudei essas pastas para outro disco, não sei se isso influi no tempo utilizado, mas pelo que parece, gastei grana a toa porque minha meta não era ter um Windows rápido e sim os aplicativos.

Torno a repetir, para quem duvida do que falo e morar perto, podemos marcar um dia para fazer um teste driver e ver se estou fazendo algo errado e procurando culpados.

O índice do Windows agora subiu bem em relação a troca de hd, não lembro quanto era antes, mas parece que era 5,9 justamente a menor nota que foi atribuída ao hd mecânico.

post-486197-0-04192300-1431305057_thumb.

Postado

Eu tenho um SSD da Kingston que é bem pior que esse seu, e notei uma diferença muito grande no desempenho, isso porque o que eu uso ainda é uma placa Sata II que acaba limitando um pouco o SSD. 

O meu SSD em caso de gravação ele não muda muito agora a leitura é absurda a diferença... No seu caso não deveria acontecer isso porque o seu é muito melhor que o que eu uso.

Já tentou ver se na hora da conversão o HD está sendo totalmente usado? Se não está usando o processador no talo e por isso não fez diferença?

Postado

Como eu disse para mim não interessa ter um sistema operacional voando na hora de abrir e navegar em suas tarefas, quero é acelerar o tempo de edição de vídeo principalmente.

Como faço para realizar esse procedimento, abrindo o gerenciador de tarefas? (Já tentou ver se na hora da conversão o HD está sendo totalmente usado?)

Não sei se isso muda porque é um I7, com 16 Gb, placa vídeo off e apenas rodando essa conversão se não há ganho em relação ao disco anterior para mim foi jogar dinheiro fora porque o meu disco C está funcionando normalmente, ao comprar um ssd, julguei que pelo menos esse tempo caísse 50 % em relação ao hd anterior, mas se ficou a mesma coisa, "que vantagem maria leva?"

Já li por ai que esse tipo de disco ainda não está totalmente desenvolvido para armazenamento em massa, apenas para o sistema operacional, mas então é bom para que usa o pc para o básico como e-mails, ler nóticias, facebook e outras amenidades.

Eu tomei o cuidado de realizar os procedimentos indicados para ter o máximo de rendimento, agora levar o mesmo tempo que o anterior para fazer uma tarefa, é decepcionante.

Postado

:D :D  Como afirmei acima, a tecnologia do SSD é focada mais como um tipo de cache para o sistema operacional.....

Pode ser que já tenha alguma gambiarra para outras funções.... mas desconheço!!

Postado

Olha quantos % do processador estão sendo usados na hora da conversão. E olha o LED do hd se nessa mesma hora fica totalmente acesso ou se fica piscando.

No gerenciador de tarefas mesmo!

• Curtir 1
Postado

@misterjohn

Geralmente... o "gargalo" é sempre a CPU em render. Na maioria das renderizações (não sei qual o seu tipo) mas consome 100% da CPU e não tem mais pra onde fugir já que o limite é ele, então adicionar um SSD quando a CPU é quem estava em 100% não faz sentido. O mesmo serve para o inverso, se o HD ou no caso SSD(difícil) estiver em 100% a CPU provavelmente não estará por está limitada pelo HD, também não tem mais pra onde ir já que o limite é o HD/SSD.

Uma vez fiz um teste simples, meu HD estava em 100% e minha CPU tranquila em médio uso. Reduzi o clock do processador limitando ele e na hora caio o uso do HD, já que agora a CPU era o limite, a CPU foi pra 100% enquanto o HD caio pra 60~70% de uso enquanto continuava a processar/salvar tudo lá.

Então se o seu uso é daqueles que deixa a CPU em 100% não vai mudar mesmo, já que escrita/leitura sempre esteve sobrando. :mellow:

SSD só vai ajudar o sistema operacional nele instalado, o abrir e fechar de programas nele instalados e copiar/colar dentro dele mesmo e tudo precisa está nele instalado e sendo salvo (no caso o seu aplicativo de render e arquivo que está sendo gerado) se tiver indo pra outra unidade também não vai mudar nada. Veja se cumpre esses requisitos que citei anterior e observe no gerenciador de tarefas o comportamento de ambos durante um render.

Não tenho o mesmo PC pra testar (coisa que gosto quando fico encucado com algo) mas fica as dicas rs

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@misterjohn A sua instalação do Windows no SSD levou o mesmo tempo que em um HD porque você utilizou um DVD, quando eu instalo pelo pendrive USB 2.0 leva apenas 10 minutos no HD, creio que utilizando um pendrive com USB 3.0 em um SSD deve ser bem mais rápido.

• Curtir 1
Postado

@misterjohn

Geralmente... o "gargalo" é sempre a CPU em render. Na maioria das renderizações (não sei qual o seu tipo) mas consome 100% da CPU e não tem mais pra onde fugir já que o limite é ele, então adicionar um SSD quando a CPU é quem estava em 100% não faz sentido. O mesmo serve para o inverso, se o HD ou no caso SSD(difícil) estiver em 100% a CPU provavelmente não estará por está limitada pelo HD, também não tem mais pra onde ir já que o limite é o HD/SSD.

Uma vez fiz um teste simples, meu HD estava em 100% e minha CPU tranquila em médio uso. Reduzi o clock do processador limitando ele e na hora caio o uso do HD, já que agora a CPU era o limite, a CPU foi pra 100% enquanto o HD caio pra 60~70% de uso enquanto continuava a processar/salvar tudo lá.

Então se o seu uso é daqueles que deixa a CPU em 100% não vai mudar mesmo, já que escrita/leitura sempre esteve sobrando. :mellow:

SSD só vai ajudar o sistema operacional nele instalado, o abrir e fechar de programas nele instalados e copiar/colar dentro dele mesmo e tudo precisa está nele instalado e sendo salvo (no caso o seu aplicativo de render e arquivo que está sendo gerado) se tiver indo pra outra unidade também não vai mudar nada. Veja se cumpre esses requisitos que citei anterior e observe no gerenciador de tarefas o comportamento de ambos durante um render.

Não tenho o mesmo PC pra testar (coisa que gosto quando fico encucado com algo) mas fica as dicas rs

Ontem em fiz uma conversão do tipo já mencionado, o programa faz 4 etapas, eu anotei mas não estou achando aonde, sei eu o uso da cpu varia nas etapas, como agora é tarde para fazer, amanhã farei outra e anotarei outra vez os valores, que eu lembro em uma das etapas o uso do processador era mais de 60 % e em outra batia os 100 % e eu não estava fazendo mais nada no pc.

Não que minha configuração seja "the best" mas acho que era para as coisas acontecerem mais rápidas, e com esse SSD aumentou minha decepção que já existia em relação ao I7.

Postado

Não está, o programa está instalado no disco C (SSD) e a pasta temporária e a de arquivos finalizados está em outro disco (um hd convencional de 2 TB).

Fiz isso porque faço essas operações diariamente e li que em ssd existe um número limitado de escrita, como são todos arquivos da ordem de quase ou mais de 10 GB estou querendo poupar o ssd, a não ser que essa informação seja improcedente (a de numero limitado de gravações em disco).

O programa BDtoAVCHD funciona em 4 etapas a saber:

1) ele faz um demux (com 48 processos rodando, consumindo de 5 a 9 % do processador e 12 % de memória em menos de 5 minutos)

2) na segunda operação ele faz o primeiro recode

x264 Pass 1> Recode vídeo using x264, 1st pass isso com 75,90 fps e de 7990 a 8000 kb/s (com 48 processos rodando, consumindo  de 40 a 50 % de processamento e 14% de memória; por volta de 40 min.)

3) na terceira operação ele faz o segundo recode 

x264 Pass 2> Recode vídeo using x264, 2 nd pass isso com 37,63 fps e de 7800 a 7990 kb/s (com 49 processos rodando, consumindo de 90 a 100 % de processamento e 11 % de memória, por volta de 01:20 min.

4) essa parte é tão rápida como a primeira para fazer o mux áudio/vídeo também por menos de 5 minutos

Para constar os tempos: 05:00 min + 40:00 min + 01:20 min + 05:00 min = 02:10 min uns um pouco mais, outros um pouco menos, mas é igual ao hd mecânico fazia.

Postado

Então é por isso, coloca a pasta de arquivo temporário e finalizados no SSD.

Faça dois testes uma só com a pasta temporária no SSD e uma com as duas pastas. Os primeiros dois processos que você falou vão melhorar muito. Só o último que não..

Postado

Ok farei isso, mas a parte do número de gravações procede????

Já não gostei desse negócio mesmo, se acabar logo vou agradecer.

Além desse, constatei outro problema, o que só posso atribuir ao SSD, é o TMPGEnc Authoring Works que antes funcionava normalmente, agora não, instalei ele hoje, e não carrega nenhum projeto, simplesmente ignora esse comando, mas os demais não.

• 2 meses depois...
Postado

Aproveitando o tópico, @misterjohn como está o desempenho do seu SSD aí? Já fez algum teste de benchmark? Eu tenho um 850 evo de 120gb aqui e estou achando o desempenho muito abaixo da média, saberiam me dizer o que pode ser? Será que é problema no ssd? Segue uns testes de benchmark que fiz:

Antes de instalar o windows 10 (já estava com um desempenho abaixo do esperado como podem ver, principalmente na gravação/leitura aleatória) :

1Sz7dg9.png

Depois de instalar o windows 10:

hwLStdE.png

fbgslkb.png

Teste de benchmark do ssd review do mesmo 850 evo 120gb:

Samsung-850-EVO-120GB-Crystal-Disk-Mark.

Será que eu configurei algo errado? Será que é melhor eu mandar para a garantia? Pois bem, se poderem me ajudar eu agradeço

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!