Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, estou precisando fazer um upgrade no meu pc e estou na duvida entre processadores intel ou AMD, mais especificamente entre Core i5-4690 ou AMD Bulldozer X6 Fx-6300

Pelas minhas pesquisas acabei encontrando duas configurações:

Kit Intel -

Placa Mãe     - ASUS H81M-A/BR
Processador  - Core i5-4690
Memoria ram - 1 x 8gb

Kit AMD -

Placa mãe     -  Asus M5a78l-m Lx
Processador  - Bulldozer X6 Fx-6300
Memoria ram - 1x 8gb

Como placa de vídeo por enquanto continuaria com a minha, uma Gtx 560se e uma fonte de 500w reais

Sou leigo no assunto e confesso que prefiro Intel, mesmo que pagando um pouco mais. Espero que vocês possam me ajudar e que eu não esteja sendo muito chato com esse post.

Qualquer ajuda é bem-vinda e agradeço desde já.

Postado

i5 é muito superior ao FX 6300. Com a configuração i5+h81 você consegue rodar sem gargalo até uma GTX 980, mas na configuração do FX a GTX 960 já começa a gargalar um pouco. Porém, você pode economizar ainda mais na configuração intel pegando um i5 4440 ou 4460, pois não faz diferença em jogos.

• Curtir 1
Postado

Tudo depende do seu aporte financeiro. Nessa configuração que você nos apresentou, a intel é mais forte. Se o problema não for dinheiro e o seu uso do PC e para jogos, (claro que pela sua VGA não serão todos em full hd com filtros no máximo) uso mais light tipo internet, musicas e software tipo office voce pode ate pegar uma versão mais "simples " do i5 tipo 4460. Te atenderá muito bem.

Você poderia tambem, substituir o FX 6300 por um FX 8370e (nova versão mais economica energeticamente) ou até mesmo um 8320e --> eu tenho este ultimo.Aí sim sua configuração AMD seria mais forte.E rodaria tudo que se roda num pc atualmente sem muitos problemas.

Por fim tudo depende do $$ que voce estiver disposto a gastar. Veja se o FX 6300 pode ser substituido por um  8320e.

Procure montar para voce uma configuração que tenha equilibrio. E que caiba no seu bolso.

Postado

Entendo, meu uso será para jogos e pretendo trocar minha VGA futuramente.

Então basicamente, um i5 4460 já estaria de bom tamanho.

E em comparação com um amd 8320e, o i5 4460 se sai melhor ?

Como eu disse, não ligo de pagar um pouco a mais por um Intel.

Postado

Entendo, meu uso será para jogos e pretendo trocar minha VGA futuramente.

Então basicamente, um i5 4460 já estaria de bom tamanho.

E em comparação com um amd 8320e, o i5 4460 se sai melhor ?

Como eu disse, não ligo de pagar um pouco a mais por um Intel.

O i5 se sai melhor em todos os casos. 

Tente pegar no mínimo uma B85, mas o recomendado é uma H97, as H81 são para uso basico para jogos ela aquece de mais. Mas se não tiver jeito pegue a Asus H81M-A é a menos pior.

Mais ou menos, acho que todas as H81 e B85 tem 3+1 fases. Sendo que algumas H81 vêm com dissipador no VRM e outras B85 não vêm. Teoricamente, a H81 com dissipador teria temperaturas melhores do que a B85 sem. Eu acho que a diferença entre as H81 e as B85 não estão na carga, mas no que a placa oferece. Com um i7 para edição de vídeo poderia ser um motivo de preocupação, mas um i5 para jogos não deve ser problema.

Outro lance é que eu vi uns testes que os VRMs das H81 ficam mais frios com o cooler box da intel (nenhum deles sobreaquecem com o i7), porque o cooler joga ar nos mosfets. Mas se você usar um cooler torre, alguns modelos de placa-mãe aquecem em stress test.

• Curtir 1
Postado

Mais ou menos, acho que todas as H81 e B85 tem 3+1 fases. Sendo que algumas H81 vêm com dissipador no VRM e outras B85 não vêm. Teoricamente, a H81 com dissipador teria temperaturas melhores do que a B85 sem. Eu acho que a diferença entre as H81 e as B85 não estão na carga, mas no que a placa oferece. Com um i7 para edição de vídeo poderia ser um motivo de preocupação, mas um i5 para jogos não deve ser problema.

Outro lance é que eu vi uns testes que os VRMs das H81 ficam mais frios com o cooler box da intel (nenhum deles sobreaquecem com o i7), porque o cooler joga ar nos mosfets. Mas se você usar um cooler torre, alguns modelos de placa-mãe aquecem em stress test.

Quando eu digo minimo é pensando nas que são preparadas para aplicações mais pesadas, se for como uma H81 simples realmente não faz diferença.

Postado

Então em relação ao processador já me decidi pelo i5 4460.

Agora em relação á placa mãe, uma H97 sairia melhor que uma H81 sem fugir muito do preço ?

• Moderador
Postado

Tem uma H97 por R$ 285 na Pichau, a H81M-A custa R$ 220, além do suporte aos novos processadores as principais diferenças são:

H81M-A/BR:

Tem 2 slots para memória de no máximo 1600Mhz suportando até 16GB (2x8)

Tem 1 slot PCI-E x16

Tem 2 portas USB 3.0 (apenas no painel traseiro)

Tem 8 portas USB 2.0 (4 no painel traseiro,4 disponíveis através do conector USB interno)

Tem 2 conectores SATA 6Gb / s

Tem 2 conectores SATA 3Gb / s

GA-H97M-DS3P:

Tem 4 slots para memória de no máximo 1600Mhz suportando até 32GB (4x8)

Tem 1 slot PCI-E x16

Tem 6 portas USB 3.0 (4 portas no painel traseiro, 2 portas disponíveis através do conector USB interno)
Tem 6 portas USB 2.0 (2 portas no painel traseiro, 4 portas disponíveis através do conector USB interno)
Tem 6 conectores SATA 6Gb / s

Na minha opinião vale a pena os R$ 65 a mais pela H97.
Postado

Tem uma H97 por R$ 285 na Pichau, a H81M-A custa R$ 220, além do suporte aos novos processadores as principais diferenças são:

H81M-A/BR:

Tem 2 slots para memória de no máximo 1600Mhz suportando até 16GB (2x8)

Tem 1 slot PCI-E x16

Tem 2 portas USB 3.0 (apenas no painel traseiro)

Tem 8 portas USB 2.0 (4 no painel traseiro,4 disponíveis através do conector USB interno)

Tem 2 conectores SATA 6Gb / s

Tem 2 conectores SATA 3Gb / s

GA-H97M-DS3P:

Tem 4 slots para memória de no máximo 1600Mhz suportando até 32GB (4x8)

Tem 1 slot PCI-E x16

Tem 6 portas USB 3.0 (4 portas no painel traseiro, 2 portas disponíveis através do conector USB interno)

Tem 6 portas USB 2.0 (2 portas no painel traseiro, 4 portas disponíveis através do conector USB interno)

Tem 6 conectores SATA 6Gb / s

Na minha opinião vale a pena os R$ 65 a mais pela H97.

Entendo, realmente parece valer mais a pena a H97

Obrigado pela ajuda de todos ;D

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...