Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

@malepobox,

Olha, é apenas uma pequena mudança do fator de potência, mas é uma redução de 0,5 Watts em relação a 44 , ou seja, em torno de 1% da conta. Não fa;ço nenhuma ideia de onde ele tirou 15% no final do mes .... para isso iria precisar de um banco enorme de capacitores, e os picos de corrente podem até desarmar os dijuntores .... Já se voce ligar um chuveiro, que consome uns 4.000 watts, e ligar essa caixinha, a redução também vai ser em torno de 0,5 Watt, e nesse caso é menos de 0,05 % ....

Como foram usados capacitore pequenos, a carga capacitiva é muito pequena, e isso muda bem pouco. 

As grandes empresas utilizam esse sistema para equalizar os grandes motores utilizados, e nesse caso usam bancos de capacitores enormes.

Quanto maior os capacitores, maior a defasagem entre a corrente e a tensão, e menor é a potência aparente que o medidor vai mostrar. Porém, as correntes consumidas serão maiores, e isso acaba prejudicando toda a linha. Por esse efeito adverso na corrente já advirto A TODOS que isso não é legal para uso em residências, e se a concessionária pegar é uma baita multa .  =

De qualquer maneira, fiz as contas , e uma caixinha dessa vai diminuir minha conta de luz em menos de uma latinha de guaraná....

Paulo

• Curtir 4
Postado

@aphawk

Até onde sei, fator de potência não é cobrado de residências.

São os consumidores do Grupo B1.

http://www.aneel.gov.br/aplicacoes/audiencia/arquivo/2012/065/documento/ren_-_alteracoes_-_fp_-_11-06-2012.pdf

11287140_714945568633419_1791277955_n.jp

@malepobox,

Já se voce ligar um chuveiro, que consome uns 4.000 watts, e ligar essa caixinha, a redução também vai ser em torno de 0,5 Watt, e nesse caso é menos de 0,05 % ....

Caraga resistiva tem fator de potência unitário. Não tem o que corrigir rsrsrs. 

Há não ser que seja um chuveiro dimerizado, mas neste caso o baixo fator de potência se dará por causa do fator de forma e as hadrônicas, daí não adianta por capacitores. Não resolvem nada.

@malepobox,

Quanto maior os capacitores, maior a defasagem entre a corrente e a tensão, e menor é a potência aparente que o medidor vai mostrar. Porém, as correntes consumidas serão maiores, e isso acaba prejudicando toda a linha. Por esse efeito adverso na corrente já advirto A TODOS que isso não é legal para uso em residências, e se a concessionária pegar é uma baita multa .  =

De qualquer maneira, fiz as contas , e uma caixinha dessa vai diminuir minha conta de luz em menos de uma latinha de guaraná....

Paulo

Bomm... Até na industria isso seria proibido rsrsrs.

Você teria um fator maior que 1, que no caso dá no mesmo que ter fator menor que 1, só muda a posição do defasamento. Gera multas do mesmo jeito. Os medidores das industrias contabilizam isso. 

Ocorre que residências não tem cargas indutivas muito pesadas, a ponto do fator ficar fora do permitido. Por isso mesmo eles nem cobram. Não adianta pôr nada que aumente o fator. 

Colocar capacitância na rede, para aumentar a corrente reativa, não iria enganar o medidor rsrsrs.

Mesmo aqueles que são eletromecânicos, só erram no máximo 2%.

Os modelos eletromecânicos só iriam dar erro, caso a corrente reativa fosse tão grande, que a bobina de corrente do medidor entrasse em saturação.

Mas aí você iria pôr fogo na casa, pois só iria saturar com mais de 50 amperes.  :D  :D  :D  :D  :D

Postado

@aphawk

Até onde sei, fator de potência não é cobrado de residências.

São os consumidores do Grupo B1.

http://www.aneel.gov.br/aplicacoes/audiencia/arquivo/2012/065/documento/ren_-_alteracoes_-_fp_-_11-06-2012.pdf

11287140_714945568633419_1791277955_n.jp

Caraga resistiva tem fator de potência unitário. Não tem o que corrigir rsrsrs.

Há não ser que seja um chuveiro dimerizado, mas neste caso o baixo fator de potência se dará por causa do fator de forma e as hadrônicas, daí não adianta por capacitores. Não resolvem nada.

Bomm... Até na industria isso seria proibido rsrsrs.

Você teria um fator maior que 1, que no caso dá no mesmo que ter fator menor que 1, só muda a posição do defasamento. Gera multas do mesmo jeito. Os medidores das industrias contabilizam isso.

Ocorre que residências não tem cargas indutivas muito pesadas, a ponto do fator ficar fora do permitido. Por isso mesmo eles nem cobram. Não adianta pôr nada que aumente o fator.

Colocar capacitância na rede, para aumentar a corrente reativa, não iria enganar o medidor rsrsrs.

Mesmo aqueles que são eletromecânicos, só erram no máximo 2%.

Os modelos eletromecânicos só iriam dar erro, caso a corrente reativa fosse tão grande, que a bobina de corrente do medidor entrasse em saturação.

Mas aí você iria pôr fogo na casa, pois só iria saturar com mais de 50 amperes. :D:D:D:D:D

Só a partir de 50A? Aqui com 2 chuveiros ligado e o resto da casa sao pelo menos 65A em 220V :D :D :D

Isso nao ajuda nada, um simples filtro de linha ja possui esses capacitores em paralelo com a rede, no que adiantaria?

So uma pergunta, em residencia so é cobrado o valor da potencia ativa, esse medidor de potencia do cara nao deve ser da mesma forma que o medidor do quadro... Que diferenca isso faz 0.5w? E ainda, e isso o que aquele medidor mostrou, que deve ter medido a potencia aparente e nao ativa como no medidor do quadro, certo?

Postado

@albert_emule,

Reparou no uso da palavra "baixo fator de potência deslocamento" ? Não é cobrado, DESDE QUE ... seja baixo !

Olhe no parágrafo abaixo, ele estabelece limite de 0,92 capacitivo e 0,95 indutivo para os grupos A e B, e se ficar abaixo disso vai ser bem cobrado !!!

Quando eu citei o chuveiro, mesmo sendo resistivo, eu quis dizer que aquela caixinha só vai abaixar os mesmos 0,5 watts..... Ou seja, nada .....

@mroberto98@

Pior que eu tenho um medidor igualzinho ao do cara.... Nunca pensei que tipo de potência que ele marca, vou ver se faço um teste com ele...

Paulo

• Membro VIP
Postado

Pior que eu tenho um medidor igualzinho ao do cara.... Nunca pensei que tipo de potência que ele marca, vou ver se faço um teste com ele...

Paulo

Também tenho um aparelho daqueles, o Kill-a-Watt, e ele mede tanto a potência útil quanto a potência aparente e desse modo se pode deduzir a potência reativa. Mede também o fator de potência..

• Curtir 2
Postado

@albert_emule,

Reparou no uso da palavra "baixo fator de potência deslocamento" ? Não é cobrado, DESDE QUE ... seja baixo !

Olhe no parágrafo abaixo, ele estabelece limite de 0,92 capacitivo e 0,95 indutivo para os grupos A e B, e se ficar abaixo disso vai ser bem cobrado !!!

Paulo

Aqui em casa o sistema é bifásico: São duas fases de 127V, daí eu tenho tomadas de 127V e de 220V também.

O meu medidor é eletromecânico. Não existe nenhuma possibilidade de haver cobranças por reativos, pois meu medidor só mede potência ativa.

Não sei se isso acontece com os medidores eletrônicos.

Pelo que sei, quando também se faz a medição das potências reativas, e quando os medidores são do tipo eletromecânico, são usados duas unidades:

Uma para medir só o reativo.

E outra que mede só a potência ativa.

Me parece que os eletrônicos já fazem tudo isso numa só unidade. 

Postado

Tava pensando aqui.

Esse circuito  tem resistores ligados de uma fase para o neutro.

Mesmo que nada esteja ligado (algum eletrodoméstico, motor, etc), não está dissipando energia em calor pelos resistores.

Conclusão (se eu estiver falando besteira.... me desculpem).

O consumo de energia não tá aumentando mais ainda por conta desses resistores dissipando????

Abraços e obrigado pela resposta 

• Membro VIP
Postado

Tava pensando aqui.

Esse circuito  tem resistores ligados de uma fase para o neutro.

Mesmo que nada esteja ligado (algum eletrodoméstico, motor, etc), não está dissipando energia em calor pelos resistores.

Conclusão (se eu estiver falando besteira.... me desculpem).

O consumo de energia não tá aumentando mais ainda por conta desses resistores dissipando????

Abraços e obrigado pela resposta 

Sim geralmente tem um resistor de 470k entre as duas linhas de alimentação, justo para descarregar o capacitor, caso contrario a lâmpada poderia dar choque (pequeno) após desalimentada..

Calculemos o gasto de energia desse resistor sempre ligado ai..

Potencia = V x V / R

Pot =110 x 110 / 470.000 = 0,026 Watts a cada hora.. x 24 horas por dia e x 30 dias por mês e multiplicado por 12 para avaliar a energia posta fora em um ano de uso da lâmpada  = 0,026 x 24 x 30 x 12 = 224 Watts hora de demanda ou 0,224 kWh. O custo de 1000 Watts hora (1kWh) gira em torno dos R$ 0,50

Custo anual agregado pelo resistor de descarga do capacitor = 0,224 x 0,50 = R$ 0,112 ou o custo por ano da lâmpada ligada seria de R$ 0,11 por ano de uso. (pouco mais de onze centavos ao ano  para cada lâmpada colocada).

Ou seja sim tem custo mas é menos significante que a mosca do cocô do cavalo do bandido.. 11 centavos por ano..

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!