Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Acionamento de Eletroímã.


Posts recomendados

Boa tarde galera.

 

Tenho um eletroímã que aciona uma gangorra de um gatilho de uma arma de pressão, o gatilho é totalmente elétrico, no sistema original ela apenas entra em modo automático apos o segundo acionamento do gatilho.

Programei um CI, Attiny45, com as configuração parecidas com a do original porém sem a necessidade dos 2 disparos para entrar em modo automático.

 

Gostaria de uma ajuda pois ele é alimentado com uma bateria 9V, utilizei um mosfet para acionar o eletroímã porém ele não tem força suficiente acionar a gangorra, na placa original possui um mosfet 3055l da Farchild.

 

 

Alguem poderia me ajudar a resolver esse problema, utilizei um mosfet ifrz44n, será as características entres os mosfets?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

o problema pode ser a bateria. Talvez não tenha potencia pra acionar. Se o original é assim, então talvez seja o fet. Coloque um npn-pnp pra aplicar 9V no gate e não os 5 que supostamente sai daquele quadradinho. Um diodo em paralelo com a bonina cai bem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o problema pode ser a bateria. Talvez não tenha potencia pra acionar. Se o original é assim, então talvez seja o fet. Coloque um npn-pnp pra aplicar 9V no gate e não os 5 que supostamente sai daquele quadradinho. Um diodo em paralelo com a bonina cai bem

Eu não sei direito como é o esquemático todo da placa original, mas pelo que vi o eletroímã e acionado por um fet, Fairchild 3055l.

A bateria não é pois o original usa uma bateria 9v também, a mesmo que estou usando, não Manjo muito de datasheet mas pelo que vi esse da placa original possui um maior pico de corrente, sera que é isso ou realmente devo usa 9v no gate? Esse diodo em paralelo seria somente para proteção?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse circuito com MOSFET deve estar trabalhando como um sistema liga-desliga ou chave eletrônica. Se a tensão de entrada na porta for de 0V e 5V (ou outra um pouco maior que a tensão de limiar), remova todos os resistores, pois eles não tem utilidade no caso e estão fazendo com que a tensão de entrada não seja aplicada integralmente no MOSFET, o que seria certo para que o mesmo alterne entre as regiões de corte e triodo (comportamento liga-desliga) GbhmuXl.gif.

 

 

 

Com apenas o MOSFET e o indutor, a divisão de tensão típica desse tipo de circuito ficaria de difícil análise, pois onde ficaria o resistor de pulling haveria um indutor, além de que em tensão constante (como a alimentação de 9V) o indutor é aproximadamente um curto-circuito F5Rua4D.gif.

 

 

 

Para sair dessa situação, acredito que seria uma boa ideia usar o circuito abaixo com um resistor de pulling e amplificadores operacionais de potência, como o LM675. Isso idealmente garantiria que a tensão correta fosse fornecida ao eletroímã, além de que a corrente seria ajustada automaticamente para a que o dispositivo requer.

 

 

 

dt8WoTq.png

 

 

 

@EDIT

 

 

Use um diodo de roda livre com o indutor para a proteção dos dispositivos semicondutores.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A resistência do eletroímã é de 2,2ohm e o vin do fet e 5 volt. Ele funciona como uma chave mesmo.

porém que acho dessa forma ficaria um circuito grande, não teria outra alternativa com um circuito mais simples( menos componente) pois sera feito em uma PLC smd de 8cm x 2cm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

era o que eu temia. 2.2R em 9V dá quase 4A e acho que a bateria vai ter dificuldade em acionar por muito tempo.

A não ser quêêê:

1-este tempo seja pequeno. Alguns ms. Tempo suficiente para destravar a gangorra

2-e tenha um capacitor beeem grande em paralelo com o sistema fet-bobina. Ele é que vai assumir a carga

3-o acionamento é inteligente e não deixa ficar muito tempo acionado (item 1)

4-caso o item 3 seja verdadeiro, tente colocar um capacitor 4700uF (ou +) em paralelo com mosfet-bobina entre (+) e (-) ou Vcc e gnd

 

não conheço o funcionamento de sua arma, portanto são só chutes (pra variar). Tente passar mais dados, fotos (acho que já sugeri), linke o datasheet do fet, da arma etc. Haja bola de cristal pow!

 

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

era o que eu temia. 2.2R em 9V dá quase 4A e acho que a bateria vai ter dificuldade em acionar por muito tempo.

A não ser quêêê:

1-este tempo seja pequeno. Alguns ms. Tempo suficiente para destravar a gangorra

2-e tenha um capacitor beeem grande em paralelo com o sistema fet-bobina. Ele é que vai assumir a carga

3-o acionamento é inteligente e não deixa ficar muito tempo acionado (item 1)

4-caso o item 3 seja verdadeiro, tente colocar um capacitor 4700uF (ou +) em paralelo com mosfet-bobina entre (+) e (-) ou Vcc e gnd

não conheço o funcionamento de sua arma, portanto são só chutes (pra variar). Tente passar mais dados, fotos (acho que já sugeri), linke o datasheet do fet, da arma etc. Haja bola de cristal pow!

abç

post-739528-1433889696,9574_thumb.jpgpost-739528-1433889717,6835_thumb.jpg

Adicionei fotos da PLC original, datasheet do mosfet original e do que comprei(3055l e ifrz44n)

Na foto da placa acima do microcontrolador esta o fet 3055 e acima do fet esta os contados do eletroímã.

uploadfromtaptalk1433889728975.pdf

uploadfromtaptalk1433889738746.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

minha bola de cristal até que num muito enferrujada não...

Seguinte, você deve programar seu atiny pra dar um pulso rapidin no solenóide.

6800uF com 9V com descarga de 2A tem até uma matematicazinha pra calcular o tempo só que esta não me pertence mais. Eu chutaria 50mS

È o que aquele ci deve fazer. Seria um LM324 ou algo do gênero? ou mc mesmo...

+1 chute

Provavelmente só pode disparar se led aceso=capacitor carregado

 

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu pesquisei sobre o circuito que você postou e, na minha opinião, ele é um circuito dinâmico projetado muito mais "intuitivamente" do que matematicamente, não podendo ser exigido dele a perfeição de controle que você quer. Isso porque os cálculos que seriam envolvidos são extremamente complexos, pois o MOSFET é um dispositivo não-linear e o eletroímã é um armazenador de energia F5Rua4D.gif.

 

 

 

Utilize o circuito que postei por mais que seja maior. Uma das aplicações comuns do amplificador operacional configurado como seguidor de tensão é justamente a isolação entre circuitos digitais e analógicos.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu pesquisei sobre o circuito que você postou e, na minha opinião, ele é um circuito dinâmico projetado muito mais "intuitivamente" do que matematicamente, não podendo ser exigido dele a perfeição de controle que você quer. Isso porque os cálculos que seriam envolvidos são extremamente complexos, pois o MOSFET é um dispositivo não-linear e o eletroímã é um armazenador de energia F5Rua4D.gif.

Utilize o circuito que postei por mais que seja maior. Uma das aplicações comuns do amplificador operacional configurado como seguidor de tensão é justamente a isolação entre circuitos digitais e analógicos.

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Eu possuo aqui um lm358p, posso utiliza-lo ? Uso com o mesmo circuito que você passou?

Não Manjo muito de amp's.

Qual seria o valor do resistor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu possuo aqui um lm358p, posso utiliza-lo ? Uso com o mesmo circuito que você passou?

Não Manjo muito de amp's.

Qual seria o valor do resistor?

 

 

Você não poderia usar o LM358P, pois ele não é um amplificador operacional de potência, sendo incapaz de suprir a corrente máxima que o eletroímã poderia solicitar, que é em torno de 4A. Quanto ao resistor de pulling, uma resistência elétrica de 10kΩ seria suficiente F5Rua4D.gif.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não sei se a dica do amigo @rjjj se aplica no seu caso e não sei se terás sucesso total pois ela não garante a energia necessária para acionar seu eletroima de 2.2R. Ao contrário do que ele bem intencionadamente disse, minha intuição (lembre-se que não pesquisei e nem conheço este sistema) me diz que o circuito é simples: acumula energia no capacitor e descarrega na bobina. Tipo flash de máquina fotográfica (nem sei se ainda existe) ou a caixa de descarga de um vaso sanitário... Falando nisso, um bom momento para puxar a cordinha.... kk

abç & boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que o comportamento do circuito inicial é naturalmente bastante complexo para ser analisado como o de uma simples chave eletrônica, como o autor do tópico quer. O indutor pode parecer intuitivamente uma carga simples como uma lâmpada resistiva e o MOSFET uma simples chave controlada, mas o fato de o eletroímã ser um tanto magnetizado e desmagnetizado no decorrer do tempo (de acordo com uma equação diferencial) afeta toda a análise do ponto de operação do MOSFET F5Rua4D.gif.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vou tentar filmar para vocês verem, fiz um teste com o capacitor e não mudou muito.

o que notei e que se eu dar um leve forca na gangorra ela funciona, estou achando que o capacitor não e capaz de drenar tanta corrente da bateria, acho que vou comprar um mosfet desses de amplificadores de som, creio eles tenham um tempo de resposta menor e maior corrente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

claro que ajudou amigo @rjjj . Realmente o funcionamento de um indutor em regime ac ou pulsado envolve teoria matemática bem complexa que infelizmente não me pertence mais. (af.. e eu que achava que o autor só queria dar uns tiros...!)

 

amigo @glaucoribeiro um teste simples que pode fazer é dar um curto rápido entre D e S do fet simulando sua condução. Se não acionar, o problema pode ser o capacitor que já cansou desta vida. Se acionar, pode ser o fet mesmo que não está conduzindo direito. Existem falsificados, sabia? Outro, aplique 9V de outra fonte no gate dele. Tais testes a princípio não são danosos. Mas ... sempre tem um mas...

 

De novo, não sei como este trem funciona. Isto é Conjectura Hipotética Universail Técnica Explicativa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que o comportamento do circuito inicial é naturalmente bastante complexo para ser analisado como o de uma simples chave eletrônica, como o autor do tópico quer. O indutor pode parecer intuitivamente uma carga simples como uma lâmpada resistiva e o MOSFET uma simples chave controlada, mas o fato de o eletroímã ser um tanto magnetizado e desmagnetizado no decorrer do tempo (de acordo com uma equação diferencial) afeta toda a análise do ponto de operação do MOSFET F5Rua4D.gif.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

 

Geralmente não uso tanta matemática assim hehehe. Meço a indutância e em seguida simulo no LTspice.

 

É incrível como este simulador se aproxima muito do real. 

Eu vou tentar filmar para vocês verem, fiz um teste com o capacitor e não mudou muito.

o que notei e que se eu dar um leve forca na gangorra ela funciona, estou achando que o capacitor não e capaz de drenar tanta corrente da bateria, acho que vou comprar um mosfet desses de amplificadores de som, creio eles tenham um tempo de resposta menor e maior corrente.

 

Suponho que seja uma bobina de força.

Daí vai precisar destes 4 amperes, nem que seja por poucos mile segundos. 

 

 

Como um relé por exemplo:

A bobina de um relé leva aproximadamente 8 milissegundos para puxar os contatos, e desligar a carga. 

 

O seu problema aí parece ser bateria.

Qual bateria você está usando? 

 

Se a bobina tem 2.2R, é porque ela realmente precisa de 4 amperes. 

Baterias assim não terão capacidade:

5250102.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Geralmente não uso tanta matemática assim hehehe. Meço a indutância e em seguida simulo no LTspice.

É incrível como este simulador se aproxima muito do real.

Suponho que seja uma bobina de força.

Daí vai precisar destes 4 amperes, nem que seja por poucos mile segundos.

Como um relé por exemplo:

A bobina de um relé leva aproximadamente 8 milissegundos para puxar os contatos, e desligar a carga.

O seu problema aí parece ser bateria.

Qual bateria você está usando?

Se a bobina tem 2.2R, é porque ela realmente precisa de 4 amperes.

Baterias assim não terão capacidade:

5250102.jpg

A PLC original usa uma bateria assim, e duras vários jogos.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo, suponho que o pulo do gato está no capacitor de valor 'elevado'

 

Bom no meu ponto (prático) de vista, um eletroímã (a questão do autor) (ou relé ou contator ou solenóide dc) trabalha com frequencia hipermega baixa a ponto de ser audível (o clique) e até mesmo visual (movimento da haste) que cabe fazer uma análise apenas dc primária. Portanto neste caso creio que a matemática se resumiria aos 9V,2.2R,6800uF que são os dados até o momento pois basicamente o dispositivo vai trabalhar com o dc da bateria/capacitor. Confesso que tenho dificuldade em imaginar o treco magnetizando/desmagnetizando com frequencia tão "alta" que caiba envolver a (2me) tenebroza matemática de vosso nível superior. Mas se for pra ajudar o garoto, vale a pena.

 

Boa França. Corroboraste-me. A bateria sozinha não dá conta mesmo nem foo dêno. Lembre-se que ele tem um capacitor 6800uF a disposição, simule aí no seu spice quanto tempo ele levaria pra descarregar de 9 para uns 5V - tempo em que supostamente o eletroímã ficaria acionado. Portanto dados=9V---5V, 2.2R, 6800uF

 

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!