Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte ATX - Posso ligar o fio azul(-12v) no laranja(+3,3v)?


mafinotti
Ir à solução Resolvido por mroberto98,

Posts recomendados

Olá.

 

Galera, seguinte: estou precisando que a fonte me dê 15v, posso ligar o fio azul em qualquer fio laranja ? 

 

Qual seria a corrente dessa ligação?

 

A fonte que possuo aqui é uma simples (leve, barata, 220w reais).

 

Segundo a etiqueta, ela entrega 0.5A na linha -12V e 8A na linha de 3,3V.

 

Se ligar o azul no laranja, terei 15,3V e qual corrente?

 

Corro risco de danificar a fonte?

 

Possuo pouco (quase nenhum) conhecimento em elétrica/eletrônica, mas estou tentando aprender...

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Calculemos as resistências internas das alimentações de 3,3V e -12V as quais definem as correntes máximas das mesmas GbhmuXl.gif:

 

 

 

lJzXDD9.gif

 

 

 

Com isso, para calcular a corrente máxima da diferença de potencial encontramos a corrente deste circuito:

 

 

XzlWQ62.png

 

 

 

Usando a Segunda Lei de Kirchhoff e a Lei de Ohm, tem-se F5Rua4D.gif:

 

 

 

wTlaX0g.gif

 

 

 

Não ultrapassando esse limite, a fonte ATX funcionará sem problemas com qualquer par de fios laranja e azul.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa! Ajudou muito.

Percebi que consigo utilizar da maneira descrita, mas a corrente será muito baixa....

 

Estava precisando de 13.5 à 15v com no mínimo uns 2 A...

 

Alguma ideia??

 

Minha fonte usa o DIABO do WT7520 (não dá para fazer igual ao 494).... Pesquisei MUITO sobre o 7520 e até agora nada de alterações nele...

 

Obrigado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Na verdade podes sim usar o fio azul, que é a saída de -12 Volts fazendo dele o negativo de tua fonte de 15,3 Volts e o foi laranja que é a saída de +3,3 Volts como fio positivo de sua nova fonte de 15,3 Volts..

O máximo que poderás puxar dai é igual a menor das duas capacidades de corrente, ou seja, 0,5 Amperes..

Atenção : O fio terra ou o contato com o chassi ten de ser isolado;

E, pelo amor de Deus, nada de ligar fio azul com fio laranja pois vai dar um curto direto..

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pensei mais e, como o faller disse, a corrente máxima deve ser a menor das duas. A razão disso é que por mais que os cálculos indiquem que a corrente máxima que a associação poderia prover é de 0,627A, essa corrente teria que passar pela alimentação de -12V a qual na prática, por medidas de segurança, estaria limitada a 0,5A F5Rua4D.gif.

 

 

 

De forma mais simplificada, é melhor considerar que a corrente máxima que pode ser entregada individualmente por uma alimentação é igual à corrente máxima que ela suporta que passe por ela, mesmo que isso, para quem já estudou reguladores de tensão, não seja sempre aplicável.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aee, resolvi. Passei em uma loja de informatica, peguei 5 fontes q iam pro lixo. NENHUMA tinha o maldito 494 ou o 7500, massssssssssssssssss, 3 estavam funcionando perfeitamente. Deixei só a linha +5V e liguei em série. Fiação da parte traseira e terminais + e - com cabo 6mm e sindal para os pretos e vermelhos. Isolei uma da outra e a debaixo do chão. Ficou bom e tenho 14,2 com 8,3A (estava dando 15,4, coloquei dois diodos de 10A em série).

 

MUITO OBRIGADO A TODOS QUE AJUDARAM!!! VOCÊS SÂO F*%$!!!


Ultima pergunta, prometo:

 

Seria legal um banco de capacitores na saída ou os capacitores da própria fonte ja fazem o trabalho??

 

Obrigado novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Em que trabalho voce se refere quanto aos capacitores?

Pensei mais e, como o faller disse, a corrente máxima deve ser a menor das duas. A razão disso é que por mais que os cálculos indiquem que a corrente máxima que a associação poderia prover é de 0,627A, essa corrente teria que passar pela alimentação de -12V a qual na prática, por medidas de segurança, estaria limitada a 0,5A F5Rua4D.gif.

De forma mais simplificada, é melhor considerar que a corrente máxima que pode ser entregada individualmente por uma alimentação é igual à corrente máxima que ela suporta que passe por ela, mesmo que isso, para quem já estudou reguladores de tensão, não seja sempre aplicável.

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Nao, os calculos nao indicam 0.627A! o calculo que voce aplicou para o caso da fonte esta absolutamente errado...

Nao existe resistencia ohmica que se possa aplicar numa fonte chaveada/regulada, se existisse, a tensão dela iria variar conforme a demanda de corrente, mas ela é regulada, manda mais ou menos potencia conforme a carga, mantem a tensão de saida fixa independente da carga, é basicamente uma fonte de tensão ideal ate a corrente maxima, e depois um fonte de corrente ou então desliga...

Essas leis de malha desses caras que eu nem conheco nao sao aplicadas!

E mesmo assim, os calculos ainda estão errado:

0.4 ohm em 3.3v????? Pra dar 8A e ter 3.3V nessa linha a resistencia deve ser muito abaixo de 0.005 ohms....

Mas no caso da fonte, a resistencia vista pela carga é tecnicamente 0 ohm, (só tem a resistencia dos fios/trilha/ligacao...)

Pois a fonte regulada, mantera exatos 3.3V em toda a sua faixa, de 0 a 8A, sem nenhuma variacao ou queda!

(qualquer queda de mV, é devido ao fator de amortecimento, ganho de malha da realimentacao... Enfim, ja é outro assunto!)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!