Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC nao aceita instalar o win xp nem na bala! (Tela Azul)


Posts recomendados

Galera, tenho um pc com o win 8.1, ele veio com o win 7, formatei para o 8.1 normalmente, já tentei o seven uma outra vez também normalmente.

 

Mais existem alguns programas que preciso que não são compatíveis com o 8.1 e com o seven apresentam muitos problemas, mesmo instalados em modo de compatibilidade, pois os programas são antigos.

 

Queria usa-lo no xp assim como uso esses programas sem problemas em outro pc com xp.

 

Mais esse pc meu não aceita de jeito nenhum, toda vez que dou o boot no cd do xp ele começa a inciar o s.o. para começar a formatação e da uma tela azul. Já fui na BIOS coloquei a opção IDE MODE, estava em AHCI MODE, mais mesmo assim não aceita o xp, há mais alguma coisa que eu tenha que mudar na BIOS?

 

Obrigado a todos que ajudarem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tem uma função no BIOS que não recordo o nome, mas é para sistemas de 64 bits. Você tem que desativá-la, já fez isso?

Edit: Acho que é o HPET, mas depende tmb da sua plataforma, você nem especificou se é AMD, ou Intel, nem nada.

 

Quanto ao AHCI, seria bom deixá-lo ativo, mas o WinXP exige a instalação dos drivers via disquete (nem pendrive, nem cd/dvd, disquete!). Em alguns casos, você pode instalar os drivers AHCI depois que o windows estiver instalado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem uma função no BIOS que não recordo o nome, mas é para sistemas de 64 bits. Você tem que desativá-la, já fez isso?

Edit: Acho que é o HPET, mas depende tmb da sua plataforma, você nem especificou se é AMD, ou Intel, nem nada.

 

Quanto ao AHCI, seria bom deixá-lo ativo, mas o WinXP exige a instalação dos drivers via disquete (nem pendrive, nem cd/dvd, disquete!). Em alguns casos, você pode instalar os drivers AHCI depois que o windows estiver instalado.

É plataforma Intel, não te passo todas as configurações do pc, pois tentei excluir as partições pelo cd do 8.1 e depois instalar o xp, agora to sem s.o. no pc.

Mais não encontro HPET, seria esse nome mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Maquina virtual é um outro pc dentro do seu, assim fácil de criar e instalar normalmente, tem o programa Virtualbox que eu uso, nele você cria fácil a maquina e lá escolhe dedicar quanto de memória e núcleos do processador você quer que a máquina use. A programação dele é fácil, tem layout intuitivo, porém creio eu que a limitação é a execução de programas 3d pesados, e até hoje n sei como instalar uma VGA offboard para ser usada pela máquina virtual. Enfim, veja se te atende e consegue usar os teus programas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Máquina virtual é um programa que você instala, e dentro dele você pode instalar vários sistemas operacionais (Linux, MacOs, etc etc). Em suma, tu ficaria no seu Windows 7/8, e quando precisasse utilizar um programa antigo, subiria a máquina virtual com o seu WinXP e trabalharia nele.

Não tem muito segredo não. Além do VMware tem a versão da própria Microsoft, Virtual PC.

 

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Máquina virtual seria uma boa. Recomendo o VMware.

 

Nos Intel é HPET (qual é seu processador?). É só fuçar no setup, vai ter uma opção em 64bits, basta colocar em 32bits ou desativá-la.

Achei aqui o processadore é Intel Celeron CPU J1800 2.41 GHZ. Agora HPET realmente não encontro aqui na BIOS, já revirei ela toda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, se não estiver escrito HPET, procure uma opção que esteja setada em 64bits, aí tu muda lá. Eu acho que é HPET, mas posso estar enganado

A única coisa que está escrito referente a 64 bits, está assim:

 

64bits suported, mais está preto, não consigo desabilitar.

Achei isso na net explicando sobre HPET

 

O HPET (High Precision Event Timer) é o substituto do RTC (Real-Time Clock). A função de ambos é fornecer aos programas uma forma de "contar o tempo". Parece uma coisa muito óbvia e besta, mas na verdade essa "contagem de tempo" é essencial para coisas como reprodução de vídeos, e sem ela o áudio e o vídeo poderiam ficar dessincronizados.

A principal função do HPET e do RTC é ajudar o computador na reprodução desses conteúdos. Com essas funções o software não é obrigado a fazer a contagem do tempo por conta própria. E o HPET substitui o RTC por possuir mais resolução (ou seja, consegue contar o tempo com mais precisão). 

Nos computadores, o HPET e o RTC poderiam ser comparados ao cristal de quartzo dos relógios: o cristal de quartzo permite ao relógio saber quanto tempo mede um segundo. O HPET e o RTC ajudam o computador a fazer mais ou menos esse mesmo tipo de contagem.

 

 

O que achei mais parecido na bios do meu pc foi High Precision Timer, desabilitei, mais mesmo assim ainda da a tela azul. 

Desativei todas as opções da BIOS que estavam ativadas, inclusive as portas usb da placa mãe (sem querer), estou usando nele agora um teclado ps2 que tenho aqui. Mais mesmo assim a tela azul teima em aparecer.

 

Mais alguém ai que possa ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Eu tentaria rodar um teste de diagnostico para verificar algum erro de hardware pois já tive muitos casos que não conseguia instalar o XP e conseguia instalar o  7 ou o 8 ( Na maioria das vezes o problema era a memoria )

 

Também tentaria uma mídia atualizada do XP já com a versão do SP3.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Todo que é site que busquei informação fala que os windows XP tanto 32 e 64 bits aceitam rodar em 2GB de RAM, mas não é o que acontece na prática, porque tenho um Celeron 1.8 placa mãe PCChips com dois pentes de 1GB cada e já tentei com todos com os Windows XP que conheço. O XP só funcionam com 1GB somente quando coloco 2GB aparece a tela de inicio que está carregando o windows e dai aparece a famosa tela azul, achei que era o PC, então comprei uma memoria DD3 de 1GB para notebook e testei nos dois NETBOOks que tenho (MOBO 5000 e MOBO 5500) acontece o mesmo. Se esse for o seu problema?

Ainda estou tentando uma solução para o erro de memoria

PS: engraçado que com 1GB de RAM consegui o XP rodar no cartão de memoria dos NETs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!