Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Internet pela rede elétrica: Uma ideia viável?


Posts recomendados

  • Membro VIP

Bem... a tecnologia existe.. já está "em uso"... porém, não é tudo isso que se esperava.

 

Esses dias mesmo vi um teste, onde eles comparam a transferência de dados entre rede cabeada 100mb, wifi e plc (conexão por rede elétrica).

 

A conexão por cabo ficou em 1o, wi-fi em 2o e plc em 3o... a wi-fi fez uma média de 50mb/s... enquanto a plc fez 30mb/s.

 

Ou seja... ou é maduro de mais... ou realmente não será grandes coisas. kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Acho que esse assunto pode ser discutido na part publica do fórum.

 

Eu escrevi um artigo anos atrás sobre o assunto. Não sei se continua válido:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/que-fim-levou-a-internet-via-rede-eletrica/758

 

Em resumo: existe, mas pelos problemas listados no artigo acima, é algo restrito que nunca passou da fase de testes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que esse assunto pode ser discutido na part publica do fórum.

 

Tem como transferí-lo pra lá? Através de uma denúncia?

 

Quando eu imagino uma net usando a rede elétrica como meio de transmissão, eu imagino o sinal sendo "modulado" e sendo decodificado num circuito na Fonte do Computador.  A limitação, imagino eu seria os Notebooks e outros dispositivos... Para estes, creio eu, seria melhor o wi-fi...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre é bom estudar e testar novas tecnologias, e sim já existe, inclusive tem um projeto já em testes na minha faculdade http://www.ufjf.br/secom/2010/02/25/ufjf-sai-na-frente-e-desenvolve-modem-via-rede-eletrica/ porém a grande dificuldade ainda são os ruidos existentes na rede eletrica, sendo muito complexo eliminar esses problemas q podem ser causados por diversos fatores, como campo magnetico proximos, energia reativa.... Mas com certeza se um dia conseguirmos dominar essa tecnologia seria bastante viavel 
obs: foi a noticia mais recente q encontrei, porém já esta funcionando em faze de teste 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Isso é projeto antigo e pelo jeito não vai decolar tão cedo ou nunca; depois a rede elétrica tem suas particularidades que ao meu ver torna incompatível essa situação, o que se comprova dado ao tempo que se fala nisso e nada acontece em larga escala.

Mas amigo as coisas são feitas a logo prazo, nada nasce de um dia para o outro, posso te falar por experiencia propia q desde de 2010 até o momento o projeto evoluiu absurdamente. Temos q ter paciência, se um dia encontrarem uma barreira q n pode ser contornado e isso limite essa tecnologia, ai sim podemos a abandonar, mas nunca enquanto houver possibilidade.
Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não me referi a tecnologia e sim a inviabilidade, custo beneficio e outras coisas mais, por exemplo a situação energética no Brasil hoje está toda fragmentada, que gera é um, quem administra é outro, quem fornece já um outro, são tantas empresas envolvidas que na hora de assumir uma bronca, um passará para o outro.

A rede elétrica sofre mais intervenções sejam programadas como troca de trados ou fiação, bem como as emergências como quedas de fio, queda de poste (esta já afeta de qualquer modo),enfim poderíamos ter o serviço descontinuado muito mais tempo e vezes do que hoje, isso sem contar na parte técnica da coisa já que a eletrônica é algo bem sensível.

Depois tem a questão da segurança, se você tem um cabo ligado na rede elétrica para conduzir internet, ele não terá como separar fisicamente da eletricidade, ai um dia que isso vier a matar alguém quem responderá?

O grande problema no país é a responsabilidade dos fornecedores e prestadores de serviço, haja vista o grande número de reclamações que existem no setor de prestação de serviços como telefone, eletricidade, agua, etc.

Para encerrar, qual seria o ganho prático nisso tudo? Apenas para eliminar um meio físico que é o cabo da inernet, o serviço poderia ficar mais caro porque teria que pagar a parceria com a concessionária de luz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não meu amigo você esta um pouco enganado nesse ponto, posso te afirmar com certeza q nosso sistema elétrico é um dos melhores no mundo, até mesmo melhor do q o sistema norte americano, já q normalmente é com eles q comparamos tudo. Enfim é um sistema tão automatizado que quando acontece um blackout pro exemplo pode-se chegar a causa ou local em pouquíssimo tempo, claro q o q chega de informação é outra coisa e muito tempo depois. E te digo tb q é muito bem regulamentado e fiscalizado pela Aneel, o q temos hoje é uma saturação do nosso sistema, pois existem varias barreiras ao se construir novas fontes de energia, como por exemplo a hidroelétrica de Belo Monte, muitas justas por sinal. porém te falo, tenha orgulho do nosso sistema elétrico pois estamos na frente de muitas potencias econômicas. Um ponto pratico disso tudo é q nosso sistema ja esta todo implementado, e pelo contrario teria um custo muito menor q instalações de novas fibras ópticas ou outras, outro ponto importante seria influenciar a competitividade do mercado o q poderia baratiar e muito esse serviço. Tome como exemplo a uns 10 anos atras quando poucas empresas ofereciam internet banda larga e quanto era o serviço e compare com a atualidade, claro q n estamos no ideal, mas com certeza melhorou muito. Claro q você tem um ponto de vista e eu o respeito. 
Abraço. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas o que está em questão aqui no tópico é a internet compartilhada com a eletricidade e o fato de esta ser ou não a melhor ou não, ainda esta no campo da geração e distribuição de eletricidade, isso não significa que as inconsistências não irão existir como as reportadas. Você dever estar brincando ao dizer que é muito bem regulamentada e fiscalizada.

No tempo do primeiro apagão de 15 anos atrás, a concecionária enviou uma cota de consumo baseado na média dos últimos 12 meses de cada um, a população seguiu a risca, sabe qual foi o resultado? A Anatel concedeu aumento cavalar de tarifas para compensar a queda de faturamento das empresas, diferente desse último procedimento, onde o risco de apagão existi por causa da seca e com isso aumentou o custo da energia devido a geração por usinas movidas a derivados do petróleo, o que explica mas não justifica.

Não adianta termos equipamentos de ponta, emprestar dinheiro no exterior e ter um povo vivendo mal e escândalos gigantescos pipocando diariamente.

A propósito, além de ter um cabo a menos no poste, o que mais isso iria trazer de benefício para o sistema, além de aumentar mais equipamentos porque não seria apenas tirar um ramal da fiação e ligar no modem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

São pontos de vistas distintos, é um tipo de discussão q fica em um loop infinito é o mesmo tipo de discussão entre pt e psdb, porém nosso sistema não é o mesmo q o de 2002 e você esta trocando as bolas entre Anatel e Aneel. Pode ter certeza q é um órgão muito bem regulamentado e fiscaliza muito bem, agora o q acontece na esfera jurídica entre as prestadoras é outra coisa q n os compete. Mas como eu disse anteriormente são pontos de vista distintos, n vou mais me prolongar quando a isso, já dei meu ponto de vista e minha opinião. 
Grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tens razão, tenho reclamações em ambas agencias, dai a confusão a qual peço que me desculpe, mas não estamos discutindo nada, apenas trocando ideias, agora se já ocorreu em 2.000 o apagão e passado 15 anos aoconeceu de novo, dai você diz que a tecnologia avançou, pode até ser, mas não aqui, do contrário não teríamos crise energética.

Claro que são pontos de vistas e não valem a pena ficar no bate bola, apenas para encerrar, gostaria apenas de ouvir qual o custo-benefício do fornecimento de internet junto com a corrente elétrica, mas se não quiser falar, sem problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Longe de ser uma discussão, me referia discussão no sentido de dialogo. Ao meu ver os benefícios seriam por exemplo englobar comunidades que mal tem acesso a energia elétrica quanto mais teriam a internet, ou seja seria mais viáveis a essas comunidades, estimularia a competitividade como ja citado antes, estimularias o surgimento de outras tecnologias a partir desta, a facilidade de implementação já que o sistema ja esta pronto, o aproveitamento de um sistema para mais de uma função e alguns outros q por hora n me vem a cabeça, mas com certeza são infinitas possibilidades. Em relação a custo beneficio so vejo beneficio já q os custos seriam baixos tendo em vista q o sistema já esta pronto como disse. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!