Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
André F. Kasteller

GTX970 G1 GAMING VS. FONTE CX750 (PROBLEMÃO)

Recommended Posts

Então galera, estou enfrentando um enorme problema com minha Gigabyte GTX970 G1 Gaming...

Toda vez que entro em algum programa/jogo que consuma vga, a minha fonte começa a fazer uns barulhos muito estranhos e altos, e na maioria das vezes o programa/jogo crasha ou trava o sistema.

A percepção foi de que o problema era com a fonte, mas não. É a segunda CX750 que testo, e o problema continua.

* O problema é que uma CX750 segura um SLI de GTX970 tranquilo, porque então está dando gargalo com 1 só placa?

* Pode ser problema no consumo da placa? No slot da placa mãe? Na placa mãe em si?

OBS: Quando retiro os cabos de alimentação ou retiro a vga do slot, o barulho some e nada mais trava/crasha.

Se alguém puder me ajudar com isso ficaria muito agradecido, estou há 1 mês com esse problema e não sei o que fazer.

Minha configuração:

Motherboard - Gigabyte GA-Z97X Gaming 3

Processador - Core i5-4690K

VGA - Gigabyte GTX970 G1 Gaming

FONTE - Corsair CX750

Ram - Corsair Vengeance 8gb

HD 1TB Seagate Barracuda

SSD Kingston 120GB

@ EDIT

Então pessoal, realizei alguns testes:

1 - Testei a minha vga (gtx 970 g1 gaming) em outro desktop (com uma fonte zalman 600w) e funcionou perfeitamente, sem nenhum coilwhine na fonte ou na vga.

2 - Testei essa mesma fonte (zalman 600w) na minha configuração, e a fonte começou a apresentar os mesmos barulhos que a minha (corsair cx750) fazia.

3 - Troquei a memória ram, desconectei hd, fan, etc, e o problema persistiu.

Concluí-se então que o problema está ou na placa mãe ou no processador, qual é mais provável?

OBS: Estou trabalhando com meu desktop sem vga, e mesmo assim as vezes apresenta um coil whine (mais baixo) e na rolagem de páginas do chrome, ou quando dou ''f5'' por exemplo, escuto uns ''chiados'' no fone de ouvido.

Fiz outro teste agora... Executei o teste de stress do processador, no prime95, o uso foi a 100% e não apresentou nenhum ruído. Ou seja, o processador posso descartar também. Só me resta a placa mãe...

@EDIT 13/10

Mandei a MOBO para o RMA, onde foram feitos vários testes e nada foi constado.

Segue o vídeo:

Recebi a MOBO devolta, formatei o pc, instalei outra versão do Windows, e o problema continua, porém agora apenas o ruído, os travamentos/crashs por enquanto ainda não ocorreram.

@EDIT 22/10

Ontem para minha decepção o sistema voltou a travar e reiniciar sozinho.

Estou quase desistindo dessa máquina.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem como testar sua placa em outro PC?? E outra VGA no seu PC??

Compartilhar este post

Link para o post

Tem como testar sua placa em outro PC?? E outra VGA no seu PC??

Esse é o problema, moro em cidade pequena, ninguém que eu conheça tem uma fonte confiável ou uma placa de vídeo potente para eu poder fazer os testes...

Compartilhar este post

Link para o post

Então pessoal, realizei alguns testes:

1 - Testei a minha vga (gtx 970 g1 gaming) em outro desktop (com uma fonte zalman 600w) e funcionou perfeitamente, sem nenhum coilwhine na fonte ou na vga.

2 - Testei essa mesma fonte (zalman 600w) na minha configuração, e a fonte começou a apresentar os mesmos barulhos que a minha (corsair cx750) fazia.

Concluí-se então que o problema está ou na placa mãe ou no processador, qual é mais provável?

OBS: Estou trabalhando com meu desktop sem vga, e mesmo assim as vezes apresenta um coil whine (mais baixo) e na rolagem de páginas do chrome, ou quando dou ''f5'' por exemplo, escuto uns ''chiados'' no fone de ouvido.

Fiz outro teste agora... Executei o teste de stress do processador, no prime95, o uso foi a 100% e não apresentou nenhum ruído. Ou seja, o processador posso descartar também. Só me resta a placa mãe...

Compartilhar este post

Link para o post

Se duas fontes apresentaram o mesmo sintoma, das duas, uma: ou seu PC tem algo errado ou é a instalação elétrica da sua casa..

Tem um horário específico pra esse chiado ocorrer? 

Compartilhar este post

Link para o post

Se duas fontes apresentaram o mesmo sintoma, das duas, uma: ou seu PC tem algo errado ou é a instalação elétrica da sua casa..

Tem um horário específico pra esse chiado ocorrer? 

Não é a instalação elétrica brother, os testes foram feitos em duas rede elétricas diferentes...

Compartilhar este post

Link para o post

Não é a instalação elétrica brother, os testes foram feitos em duas rede elétricas diferentes...

Nesse caso, sobraria placa de vídeo e placa-mãe, que são os dois componentes que recebem mais energia da fonte..

Como a placa de vídeo já foi testada a parte, sobrou a MOBO.. Tem como testar TODO o resto em outra placa-mãe??

Compartilhar este post

Link para o post

Nesse caso, sobraria placa de vídeo e placa-mãe, que são os dois componentes que recebem mais energia da fonte..

Como a placa de vídeo já foi testada a parte, sobrou a MOBO.. Tem como testar TODO o resto em outra placa-mãe??

Era o que eu iria fazer, porém no dia que estávamos testando na casa do meu amigo, faltou luz...

Compartilhar este post

Link para o post

@EDIT 13/10

Mandei a MOBO para o RMA, onde foram feitos vários testes e nada foi constado.

Segue o vídeo:

Recebi a MOBO devolta, formatei o pc, instalei outra versão do Windows, e o problema continua, porém agora apenas o ruído, os travamentos/crashs por enquanto ainda não ocorreram.

Eis minha dúvida, será o processador mesmo?

Compartilhar este post

Link para o post

Cadê o video? :)

Pra fazer o tira-teima, só testando mesmo todos os outros componentes, em outra placa mãe (processador, memória, a VGA, fonte, hd, ssd).

E essa sua placa mãe, com os componentes do teu amigo. Se der problema é a placa mãe. Aí os caras do RMA vão ter que explicar que testes eles fizeram que não detectaram esse problema.

Compartilhar este post

Link para o post

EDIT:

Ontem para minha decepção o sistema voltou a travar e reiniciar sozinho.

Estou quase desistindo dessa máquina.

Que droga, não tem como mandar num técnico e pedir um laudo? Porque se for realmente a MOBO, você manda para o RMA com o laudo do técnico. Enfim, boa sorte e volte para nos contar novidades do caso.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, sei que vai dar muito trabalho, mas faz videos dos testes, inclusive testando só a placa-mãe, com os componentes do teu amigo (fonte, memoria,cpu, vga, etc), se der o mesmo problema é a placa mãe. Aí tu esfrega na cara do RMA que disse que a placa tá boa, posta no reclameaqui, vai no JEC, etc, mas não morre com essa bucha na mão não.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais