Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Visitante

Limitar tensão de saída em 900mV

Recommended Posts

Visitante

Olá novamente pessoal. Obrigado pelas respostas ao post http://Amplificador / Redutor de Tensão (0v~5v) em função da tensão de entrada. Consegui resolver parte do meu problema de forma bem simples.

Agora tenho outro problema. Tenho um circuito onde preciso limitar a tensão de saída em no máximo 900mV. A entrada do circuito poderá entrar uma tensão de 0v ~ 1,5v. Eu não tenho controle sobre esta entrada. O problema é: Quando essa tensão de entrada for igual ou menor a 900mV, ela pode ser replicada na saída. Se ela for maior que 900mV, tenho que limitá-la a 900mV.

Alguma dica de quais componentes consigo fazer isso?

Desde já obrigado.

Att.

Marcelo

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se for limitar ceifando o sinal acima de 900mV é simples. Se precisar passar um sinal do tipo senoidal atenuando a saída quando a entrada for acima de 900mV, o circuito é mais complexo. 

Primeiro vai precisar de um detector na entrada que atue num atenuador tipo UPC1406 de forma que quanto mais alto for o sinal de entrada, maior srá a atenuação sem distorção na saída. Uso ele em conjunto com microcontrolador para limitar entrada de amplificadores de áudio.

Desta forma fica simples:

audio -> ADC -> análise-> PWM em alta frequência -> filtro RC -> controle do atenuador.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@_xyko_ mas do jeito que você disse fica simples demais!! O garoto fica desmotivado kk

Eu (eu) "complicaria" um pouco. No caso de ser dc, colocaria um zener qualquer polarizado diretamente. Geralmente o zener tem tensão direta maior que 0.6V. Só testando mesmo. Outra opção maluca (como não poderia deixar de ser) é com 2 diodos: um normal (0.6V) e outro rápido (0.3V) e série. Acho também que reveria o conceito dos apertados 900mV. Um pouco + um pouco - acho que não faria mal...

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

...mas do jeito que você disse fica simples demais!! O garoto fica desmotivado kk

Eu (eu) "complicaria" um pouco. No caso de ser dc, colocaria um zener qualquer polarizado diretamente. Geralmente o zener tem tensão direta maior que 0.6V. Só testando mesmo. Outra opção maluca (como não poderia deixar de ser) é com 2 diodos: um normal (0.6V) e outro rápido (0.3V) e série. Acho também que reveria o conceito dos apertados 900mV. Um pouco + um pouco - acho que não faria mal...

Parece complicado na descrição, mas é meia dúzia de componentes. Usei um attiny45 e ainda monitorando os 2 canais de áudio, que na entrada geralmente é sempre positivo em relação ao GND, que é o comum.

Multiplicando o clock interno do ADC x8 dá uma boa taxa de amostragem.

@Marcelo Lima Gomes

O sinal é DC ou AC ?

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  •    0
    Visitante

O sinal é DC e varia entre 200mV e 900mV. Eu preciso amplificar o sinal de entrada porém ao limite de 900mV.

Complementando @_xyko_, encontrei um circuito na net que me atende parcialmente. porém ainda preciso limitar a saída em 900mV. http://hydrogengarage.com/DIY/DIYinstructions.html

Ops @_xyko_, o link correto é http://i78.photobucket.com/albums/j106/qsiguy/mpgs/SimpleEFIE_2.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

@Marcelo Lima Gomes,

Defina certinho "amplificar e limitar" .... Por exemplo, se o sinal original for DC, e ter 100 mV, voce vai amplificar ??? E prá quanto vai ser essa amplificação ?

E imagina que o sinal passou de 100 para 200, e voce limitou, não vai perder a linearidade ? isto é, ainda vai fazer algum sentido essa saída ?

Pois prá mim está parecendo que se seu circuito amplifica em 8 vezes, um sinal de cerca de 110 mV já vai fazer aparecer 900 mV na saída; aí o sinal na entrada passa para 250 mV, e vai ter os mesmos 900 mV na saída.... voce nunca vai saber nada sobre o sinal na e trada, pois ambos dão o mesmo valor na saída !

Paulo

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  •    0
    Visitante

Preciso amplificar um sinal de entrada. Este sinal de entrada varia de 200mV até 900mV. A amplificação deve ser controlada por um potenciometro. O valor a ser amplificado pode ser de 0% até 100% do valor de entrada. O limite de saída deve ser 900mV.

Obrigado pelas respostas.

Compartilhar este post

Link para o post

@Marcelo Lima Gomes

Bom... depois de uma dúzia de posts é melhor informar onde é aplicado tal circuito.

O post #1 diz:

"Quando essa tensão de entrada for igual ou menor a 900mV, ela pode ser replicada na saída. Se ela for maior que 900mV, tenho que limitá-la a 900mV."

o post #5 e #8 diz:

5-"O sinal é DC e varia entre 200mV e 900mV. Eu preciso amplificar o sinal de entrada porém ao limite de 900mV."

8-"Preciso amplificar um sinal de entrada. Este sinal de entrada varia de 200mV até 900mV. A amplificação deve ser controlada por um potenciometro. O valor a ser amplificado pode ser de 0% até 100% do valor de entrada."

Se tivesse resolvido o #1, apenas limitar a saída, viria a situação do #5: Amplificar e limitar a saída.

Se tivesse resolvido do #5, teríamos que controlar o ganho do amplificador, acrescentando o potenciômetro.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  •    0
    Visitante

Vou aplicar esse circuito para manipular o sinal enviado pelo sensor de oxigênio de automóveis que possuem sistema de injeção eletrônica. Esse sensor também é conhecido como Sonda Lambda. http://i78.photobucket.com/albums/j106/qsiguy/mpgs/SimpleEFIE_2.jpg

Definição sonda lambda: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Sonda_lambda

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais