Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte com 5,9,12,18,24 volts


Posts recomendados

Boa tarde amigos! Este é o meu primeiro post nesse valoroso Clube. Tenho todos os LMs para isso, tenho também um trafo 13+ct+13, construído por mim e que funciona muito bem. Já montei a ponte retificadora e desejo montar uma fonte com essas saídas. Minha dúvida: qual os capacitores (filtros) que terei que usar nas diversas estações. Pretendo começar com a saída de 24v que vai alimentar a de 18v e por aí em diante. Creio que não terei muitos problemas com a dissipação do calor dos LMs exatamente por isso. A ajuda dos amigos será muito bem-vinda! Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Fiz alguns testes e aguentou 3.8A sem alteração.

 

 

Me desculpe, muito difícil ter acontecido isso dai.. Ao puxar corrente é praticamente impossível não ter todo queda de tensão de saída do transformador...  Foi e mal lido, mal medido..

 

Mas isso não me interessa, e problema seu ai....

 

Pelo que entendi e pelo que citastes queres ter ai saídas de tensão do seguinte modo:

 

24V@2A

18V@2A

12V@1A

9V@1A

5V@1A

 

Notastes que se isso realmente for verdade deveras ter 48 Watts na primeira 36 Watts na segunda, 12 Watts na terceira 9 Watts e depois 5 Watts. Somando da 110 Watts e teu transformador entrega somente 24 Volts x 4A = 96 Watts.. O que fazer???

 

Pensastes em fazer uma fonte com tensão ajustável???  Realmente necessitas de todas essas saídas fixas???  Serão usadas todas ao mesmo tempo e com sua corrente máxima??

 

Só estou propondo alternativas

 

Realmente necessitas de fonte de 24Volts x 2 Amperes????  Qual seria o uso, já te perguntastes???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Feller, as saídas não serão utilizadas simultaneamente. Desejo fazer isso apenas como exercício. Eu já fiz uma variável com o LM 317 e ficou muito boa. Preciso ensaiar os caps para filtragem. Na verdade não entendi suas instruções para medir corretamente a corrente, fato que percebo que não vem ao caso nesse momento. Agradeço se puderes me explicar detalhadamente esse teste. Desculpe, sou um amador com sede de aprender. Muito obrigado!

Só desejo saber os caps que deverei usar em cada momento. A dúvida do teste de você puder exemplificar de uma forma bem primária eu terei como saber exatamente quantos amperes ele suporta. Tenho aqui alguns resistores, se não for abuso, eu aceito seu passo-a-passo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo você pode cascatear alguns reguladores ligando a saída de um na entrada do outro. 7824,18(?) 15,12,09(?),05 (?=não sei se existe) desde que não abuse das correntes e claro, coloque dissipadores.

 

Recentemente falamos sobre Imax dos trafos.

-Ligue-o

-meça a tensão AC ~26V (13+13)

-vá colocando resistores (de fio > 10w) até que a tensão atinja 23,7V (26-10%)

-anote o valor da resistência total equivalente ou desconecte e meça com o multimetro

-use a fórmula I=V/R = 23,7/R e você vai ter o Imáx que seu trafo pode trabalhar folgadamente

 

Perdão por atropelar o amigo faller

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Simples... Um transformador é colocado para oferecer energia para uma fonte e desse modo se deseja que ele mantenha a tensão de saída o máximo possível próxima a tensão em aberto, do mesmo. (a tensão em aberto é aquela que se mede somente ligando o transformador sem aplicar nenhuma carga no mesmo, nada conectado a sua saída)

 

Ao passar corrente saindo desse transformador para uma carga seja qual for a mesma, essa corrente vai passar pelos enrolamentos pra mimário e secundário desse transformador. Por uma série de razões, sendo a principal derivada de perdas Vp= Is x Rf

 

Onde

Vp = Tensão de perda

Is = Corrente de saída

Rf = Resistência do fio

 

A tensão de saída do transformador passará a sofrer uma queda diretamente proporcional a corrente circulante fornecida pelo mesmo..

 

Se sua ideia é de que esse transformador sirva como fonte de tensão para alimentar algo é bastante inteligente você tolerar algo como 10% de queda como sendo a pior condição em que ele estaria sendo usado..  Pois meça então com que corrente a queda de tensão desse transformador atinge os 10% tolerados. Assuma essa como sendo a corrente máxima.. Se desejares um número diferente de 10%, por favor, a escolha é sua, mas lembre-se que isso tem limites e que esses 10% de queda farão seu transformador aquecer um determinado valor..

 

Exemplo:

Um transformador que em aberto ofereça 30 Volts em sua saída... (10% de 30V significa 3 Volts. Queda de 10% significa ler 27 Volts na saída)

 

Medindo sempre a corrente e a tensão, ofereça uma carga variável ao transformador até medir 27 Volts em sua saída. Leia a corrente que será a máxima de seu transformador, conceitualmente..

Para oferecer carga variável ao trafo costumo usar uma resistência de chuveiro mergulhada em água. Com fios com pinças na ponta vou pinçando pedaços da resistência até obter a corrente ou a tensão desejada na saída do transformador desejada..

 

Ficou claro???

 

Dica.. Não tens de colocar capacitores em cada uma das tensões e sim somente na fonte básica, de 30 Volts..

 

Fosse você eu, para fazer a fonte de 18 Volts por exemplo, retiraria alimentação da fonte de 24 Volts.. Assim você espalha, dissipa melhor a potência jogada fora..

Se pegares a fonte de 30 Volts para tirar 18V@2A vai dissipar sobre o CI regulador (30-18) x 2 = 12x2 = 24 Watts e vais ter de colocar um dissipador enorme em um LM350

O mesmo vale para qualquer outra tensão.. Por exemplo a fonte de 5 Volts. Se tirada dos 30 Volts vai dissipar 25 Watts para oferecer 5V@1A..

Se derivares a mesma da fonte de 9 Volts vais ter uma potência dissipada da ordem de (9-5) x 1 = 4 Watts. Veja só que diferença... Use LM 350 a varrer em todos os reguladores...

 

Quanto aos caps, costumo usar coisa de 2 a 4 mil uF para cada Ampere que retirarei da fonte.. Sem muita preocupação. Se sua folga de tensão é grande (Vi-vou) diferencial sobre o CI regulador, até pode diminuir a capacitância e usar 2 mil uF por Ampere, senão 4 mil uF por Ampere..

 

Falta responder essa pergunta dai: Realmente necessitas de fonte de 24Volts x 2 Amperes????  Qual seria o uso, já te perguntastes???

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Isadora, agradeço sua bondade e paciência, acabei de fazer a medição sugerida e o resultado foi 4,2A, é mais do que suficiente. Agora sei o que é Imax (rs).

Contudo, preciso saber quais os capacitores que deverei instalar na entrada do setor dos 24V e os subsequentes. Se você me informar como devo calcular, melhor ainda. Quanto ao Feller, ele nunca será atropelado. Sua genialidade supera qualquer veículo.


 


Exatamente o que eu precisava amigo Feller, muito obrigado pela sua grande ajuda. Se me permitirem, continuarei a explorar vossas sabedorias. Postarei depois o resultado dessa experiência. Abraços!


Essa fonte sera utilizada na minha protoboard para experimentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

'atropelar' leia-se me intrometer entre vocês 2. Imáx foi força do hábito. Leia-se corrente máxima. Mas já sabe disso.

Uso em protoboard pressupõe-se pouca corrente. Por precaução nunca permita passar os 4,2A por ele. Imáx... por fora.

capacitor: 4x2200x50V dá pro gasto. Numa próxima etapa ,com calma , sugiro também uma saída variável com LM317 ou similar e proteções de sobrecorrentes.

Permissão concedida mas sem garantia de 100% de satisfação

Sucessos!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 13/08/2015 às 10:38, Isadora Ferraz disse:

'atropelar' leia-se me intrometer entre vocês 2. Imáx foi força do hábito. Leia-se corrente máxima. Mas já sabe disso.

Uso em protoboard pressupõe-se pouca corrente. Por precaução nunca permita passar os 4,2A por ele. Imáx... por fora.

capacitor: 4x2200x50V dá pro gasto. Numa próxima etapa ,com calma , sugiro também uma saída variável com LM317 ou similar e proteções de sobrecorrentes.

Permissão concedida mas sem garantia de 100% de satisfação

Sucessos!!

Quatro capacitores de 2200uF? Não é muito não? Esses reguladores tem uma filtragem interna muito boa, não tem necessidade disso tudo, pode usar um de 3300uF ou 4700uF é mais do que suficiente.

adicionado 7 minutos depois
Em 12/08/2015 às 16:14, Nelson Mathias disse:

Feller o trafo é na verdade de 30v de entre 3 e 4A (ainda não sei como descobrir, apesar de os cálculos serem para 4A), acho que daria para trabalhar em torno de 2A no 24v e no 18v, o resto poderia ser de 1A mesmo.

Uma forma simples de saber a corrente da fonte é medir a bitola do fio, tente medir o diâmetro e a partir disso você consulta na tabela de fios esmaltados o fio correspondente e lá vai ter a corrente máxima suportada pelo fio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...