Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Acho que a estratégia da AMD para esse último ano que foi muito conservadora. Eles provavelmente sabiam que venderiam produtos mais caros e pediram pra produzir a quantidade habitual, tanto que placas de vídeo AMD sumiram do mercado pela demanda intensa.

Acredito que pra 2018 a história será diferente, visto que se o Bitcoin despencar, vai aparecer outra centena de criptomoedas para se aproveitar do processamento de VGA, já que a criação de um chip específico para uma das moedas não serve para outra. A não ser que o pessoal descubra de uma hora pra outra que nenhuma delas não valem ou servem pra nada rs.

• Curtir 2
  • Administrador
Postado
23 horas atrás, Evandro disse:

abra a foto e ache o tamanho do patrocínio deles.

:tw_confounded: mesmo ampliando a foto não consegui ver a logo no carro... Caramba!

adicionado 1 minuto depois
6 horas atrás, dudaskank disse:

Acredito que pra 2018 a história será diferente

Para o bem de todo o mercado, espero que sim. Mas teremos agora de esperar 12 meses para ver... hehehe

• Curtir 1
Postado

Sobre o povo não saber que a AMD existe, peguei um caso disso onde trabalho (e é o setor de TI...).

3 sujeitos querem montar máquinas para jogar alguns jogos e vieram pedir ajuda para mim pois no setor eu sou o sujeito que mais entende de especificações e como montar algo potente por um preço médio-baixo (montar servidor parrudo para durar 5+ anos com apenas 7 mil reais não é fácil...).

Pesquisa daqui, pesquisa dali, uma lida no fórum, etc. Olho os jogos que eles querem jogar e o que será feito na máquina.

Passo a configuração para os 3 sujeitos e.... "o que é esse CPU e VGA que voce colocou? Quer roubar meu dinheiro ?"

Explicar para eles que os Ryzen estão se saindo muito bem e que iriam economizar um bom dinheiro (o desktop que AMD que montei ficaria 2,5 mil reais) adiantou porcaria nenhuma, foram comprar o combo Intel+Nvidia (o que menos pagou, gastou 4 mil reais para levar um i3 gamer) e em menos de 1 mês já vieram chorar para mim dar um jeito na máquina deles... resposta "eu montei uma boa especificação, mas vocês ignoraram, reclamem com a loja que vendeu as peças".

Um tempo depois, um sujeito do setor elétrica pediu auxílio para montar o PC dele e jogar junto com o povo da TI, esse comprou a máquina AMD que passei e só falou "comprei uma ferrari 0km pelo preço de um uno". Os 3 colegas da TI passam raiva até hoje XD

Ao menos outros conhecidos meu, apesar de terem torcido o nariz ao ouvir falar da AMD, resolveram apostar a sorte e montar um desktop AMD.

Não se arrependem, jogam tudo o que querem com os gráficos no máximo e a máquina nem abre o bico (até me surpreendi, considerando que é um R5 1600 + RX 550/560).

• Curtir 2
  • Haha 1
Postado
4 horas atrás, Correr disse:

Sobre o povo não saber que a AMD existe, peguei um caso disso onde trabalho (e é o setor de TI...).

Pesquisa daqui, pesquisa dali, uma lida no fórum, etc. Olho os jogos que eles querem jogar e o que será feito na máquina.

Passo a configuração para os 3 sujeitos e.... "o que é esse CPU e VGA que voce colocou? Quer roubar meu dinheiro ?"

Explicar para eles que os Ryzen estão se saindo muito bem e que iriam economizar um bom dinheiro (o desktop que AMD que montei ficaria 2,5 mil reais) adiantou porcaria nenhuma, foram comprar o combo Intel+Nvidia (o que menos pagou, gastou 4 mil reais para levar um i3 gamer) e em menos de 1 mês já vieram chorar para mim dar um jeito na máquina deles... resposta "eu montei uma boa especificação, mas vocês ignoraram, reclamem com a loja que vendeu as peças".

O seu relato é a pura realidade, cai na questão do mindshare que eu falei acima. Pessoas que não leem reviews/benchmarks/notícias, enfim, não acompanham o mercado, querem ter mais razão que você. Na verdade eu vejo esse compartamento de brasileiros em qualquer área. A criatura nunca leu nada sobre o assunto que está em discussão e dá aquele sorriso debochado, como se você estivesse errado. Um exemplo desse comportamento foram as pessoas falando mal do CdH no Facebook, ano passado, apenas ao ler o título desse artigo :P

Tem uma frase do Olavo de Carvalho que é sensacional: "O Brasil tornou-se o único país do mundo onde a ignorância é fonte de autoridade intelectual".

• Curtir 2
Postado

Que eu saiba a grande valorização da Nvidia nos últimos anos se deu por causa da sua dominância na área de inteligência artificial, e não por causa das criptomoedas.

• Administrador
Postado

@Dick Trace Obrigado pela informação, se tiver algum link para alguma fonte para a gente aprender mais sobre isso eu agradeceria! :)

@Correr Muito interessante o seu relato. Mas é bem isso mesmo, é o "efeito manada". As pessoas tendem a comprar o que os demais compram ou de marcas que já ouviram falar do que experimentar algo que desconhecem.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@Dick Trace também acho estranho como a Google desenvolveu o Tensorflow  (biblioteca de inteligência artificial) em cima do CUDA da Nvidia, eliminando todos os usuários que possuem placas de vídeo AMD uma vez que a Nvidia não permite que outras GPUs além das dela rodem CUDA.

Não consigo imaginar o que foi oferecido em troca disso...

• Curtir 1
  • Administrador
Postado

@grievous Excelente exemplo do marketing agressivo da NVIDIA. É justamente este tipo de coisa que eu estava falando. Eles conseguirem convencer a usarem produtos deles. Eles gastam uma grana ferrada nisso.

• Membro VIP
Postado

@Gabriel Torres Não é possível que foi só marketing, deve ter rolado algum acordo no meio.

A AMD vive fazendo tecnologias que são "abertas" que a NVIDIA pode adaptá-las em suas GPUs e etc, e toda vez que a NVIDIA tem a chance de desenvolver algo beneficie a todos, faz de tal forma que beneficie apenas a ela mesma.

É mais um tipo de atitude que deveria ser mau vista pela comunidade que pouca gente enxerga.

• Curtir 2
Postado

Quanto a informação tecnica sobre os produtos ja falo isso a mais de decada, procura qualquer processador da intel, em top no google ja vem as paginas Ark, agora AMD :) desista so poucas e miudas info depois de muito procurar no site oficial, e por sinal info marketeira nem detalhada eh.

Espero muito que a AMD pare e aprenda com a NVIDIA e a Intel, melhorar sua imagem pois infelizmente as pessoas ainda a vem como aquela dos processadores esquentadinhos, ou a placa de video com péssimo driver, ou processador ou video com BUG, e por ai vai.

Falta marketing, falta divulgar, falta capitalismo malvadão ^_^.

adicionado 23 minutos depois
Em 04/03/2018 às 22:01, Gabriel Torres disse:

@Dick Trace Obrigado pela informação, se tiver algum link para alguma fonte para a gente aprender mais sobre isso eu agradeceria! :)

@Correr Muito interessante o seu relato. Mas é bem isso mesmo, é o "efeito manada". As pessoas tendem a comprar o que os demais compram ou de marcas que já ouviram falar do que experimentar algo que desconhecem.

O ponto sobre não ser por causa das crypto moedas são eles mesmos que falam, inclusive fizeram questão de detsacar isso por causa do mercado ser volatio e a qualquer momento começar a diminuir.

https://nvidianews.nvidia.com/news/nvidia-announces-financial-results-for-fourth-quarter-and-fiscal-2018

http://markets.businessinsider.com/news/stocks/nvidia-stock-earnings-checked-all-the-boxes-and-the-stock-is-skyrocketing-2018-2-1015217940

E convenhamos so são usadas GPUs porque os asics proprios tem um custo beneficio ruim, mas com a alta das placas e o profissionalismo crescente no meio daqui a pouco minerar com GPU ficara no passado novamente.

https://www.marketwatch.com/story/this-unknown-chinese-company-may-create-headaches-for-nvidia-amd-and-qualcomm-2018-02-27?siteid=rss&rss=1

• Curtir 1
  • Administrador
Postado
17 horas atrás, Torrente disse:

Quanto a informação tecnica sobre os produtos ja falo isso a mais de decada, procura qualquer processador da intel, em top no google ja vem as paginas Ark, agora AMD :) desista so poucas e miudas info depois de muito procurar no site oficial, e por sinal info marketeira nem detalhada eh.

Isso é também uma crítica que eu faço há décadas. Até o início dos anos 2000, o site da AMD tinha todos os datasheets de seus processadores. Hoje em dia, é impossível encontrar qualquer informação técnica mais aprofundada. A AMD não disponibiliza em seu site e pedir à assessoria de imprensa é inútil, eles dizem não ter essas informações. Pasmem. Mais um item para a extensa lista de marketing inferior da AMD.

Por exemplo: não consigo escrever um artigo detalhado sobre a arquitetura Zen porque no site da AMD não tem nenhum documento técnico detalhado (só tem baboseira comercial) e a assessoria de imprensa deles diz não haver esse tipo de documento.

• Curtir 1
Postado

Não conhece nenhum outro contato além da "inútil assessoria de imprensa " lá na AMD Gabriel ?

Ou talvez possa usar a técnica brasileira. Xingar e postar textão no twitter e facebook  XD   vai que ajuda...

• Administrador
Postado
5 horas atrás, Correr disse:

Não conhece nenhum outro contato além da "inútil assessoria de imprensa " lá na AMD Gabriel ?

Ou talvez possa usar a técnica brasileira. Xingar e postar textão no twitter e facebook  XD   vai que ajuda...

Temos contato direto com a AMD, mas não adianta. Eles estão focando em "youtubers" inexpressivos para o envio de material.

Textão e provocar mimimi é, pela nossa experiência passada, um tiro pela culatra.

O negócio é aguardar a pessoa responsável pelo marketing mudar. Há um enorme rodízio de pessoas nessas empresas; por exemplo, ano passado não tivemos problema algum, muito pelo contrário, a AMD nos enviou várias peças para teste.

Abraços!

Postado

Ah... foco nos youtubi mimizento da vida.

Bom, se pensar por outro lado, a forma mais fácil da AMD começar a vender bastante é fazer o povão que sabe porcaria nenhuma de PC só ficar vendo vídeos sobre youtuber falando bem e apresentando a AMD, ao menos uma parte das pessoas que assistem irá comprar AMD (afinal, propaganda).

Mas é ***** eles se focarem só no povão e esquecerem do povo "mais técnico" que talvez possa influenciar em compras de servidores e/ou compra massiva de desktop para empresas.

• Curtir 2
Postado

Gabriel Torres existem alguns pontos interessantes que podem ser levado em consideração na sua excelente matéria.

- A compra da empresa SeaMicro não foi tão ruim assim, porque foi de lá que saiu a tecnologia  Infinity Fabric que é um dos pilares para que a AMD consiga produzir CPU competitivas frente a Intel.

- Pela primeira vez a AMD conseguiu produzir uma CPU com custo de fabricação menor do que a Intel e competitiva em tecnologias, consumo e desempenho.

- Em 2019 a AMD vai conseguir se igualar a Intel em litografia com os 7nm da GF frente aos 10nm da Intel, depois de muitos atrasos no lançamento, fizeram a Intel perder a hegemonia absoluta em litografia.

- Em 2018 a AMD deve ter um aumento no lucro, devido ao aumento de vendas de GPU para mineração e venda de CPUs para diversos mercados.

Att

• Curtir 1
Postado

@Gabriel Torres @grievous Desculpem a demora na resposta, não tenho logado no fórum ultimamente e só hoje quando loguei o fórum avisou que eu tinha respostas à um dos meus posts (que eu até já tinha esquecido).

Em 04/03/2018 às 22:01, Gabriel Torres disse:

https://www.barrons.com/articles/nvidias-lead-in-a-i-nearly-impossible-to-replicate-says-evercore-1505495255

https://www.cnbc.com/2017/10/11/goldman-raises-its-price-target-for-nvidia-on-chipmakers-a-i-dominance.html

Digite "Nvidia AI dominance" no google que devem aparecer mais links.

Em 08/03/2018 às 11:34, grievous disse:

@Dick Trace também acho estranho como a Google desenvolveu o Tensorflow  (biblioteca de inteligência artificial) em cima do CUDA da Nvidia, eliminando todos os usuários que possuem placas de vídeo AMD uma vez que a Nvidia não permite que outras GPUs além das dela rodem CUDA.

Não consigo imaginar o que foi oferecido em troca disso...

Foi oferecida uma solução que funciona...

A situação da AMD com IA hoje em dia é mais ou menos a mesma que em "GPGPU" a dez anos atrás, ela não criou uma infraestrutura de software adequada, coisa que a Nvidia fez já que ela tem mais engenheiros de software do que de hardware.

E na verdade a Nvidia já ofereceu o CUDA para a AMD, mas a AMD recusou já que isso tornaria o CUDA o "padrão" na indústria.

Link de quase dez anos atrás:

https://www.theinquirer.net/inquirer/news/1432307/amd-won-nvidia-cuda-run-gpus

• Membro VIP
Postado

@Dick Trace Não acredito que tenha sido só por causa disso que a AMD recusou. No próprio link que você citou tem a citação de um engenheiro da AMD que ao fornecer a API low-level das GPUs para a Nvidia realizar os ajustes, ela provavelmente faria de tal forma que prejudicasse a performance nas placas AMD. Coisa que a Nvidia fez várias vezes no passado e provavelmente vive fazendo até hoje.

Mas é inegável a funcionalidade do Tensorflow, carros autônomos, identificação de rostos, objetos, aprendizado de máquina, etc. Eu nunca nem vi falar desse Stream da AMD.

• Curtir 1
Postado

@grievous E no mesmo link, na frase seguinte, o mesmo engenheiro da AMD diz que a perda de eficiência do CUDA em GPUs AMD poderia não ser intencional, já que a Nvidia poderia licenciar o CUDA mas não seria obrigada a otimizar para GPUs AMD, coisa que seria responsabilidade da própria AMD.
E é irônico a AMD ter falado isso enquanto tenta agora converter o CUDA para rodar em suas GPUs de forma ainda menos otimizada do que seria com o licenciamento pela Nvidia...
https://github.com/ROCm-Developer-Tools/HIP

• Administrador
Postado

@AZM Excelentes pontos, mas eu não pratico futurologia -- esta análise é sempre dos balanços já publicados, que são dados concretos. Então vamos ter de aguardar os balanços dos próximos anos para ver o que acontece! :)

• Curtir 1
  • 4 meses depois...
Postado

@Gabriel Torres

Gabriel, só um detalhe a respeito da NVIDIA, ela não cresceu apenas pelo boom das criptomoedas. Ela também está muito engajada com IA, tecnologia para Industria (robótica por exemplo) e direção autônoma. Ela fornece tecnologia para grandes empresas do setor automobilístico, por exemplo. 

Hoje essas coisas não dão lucro, mas são a aposta para o futuro e o mercado está apostando forte nisso (vide o valor de mercado da Tesla em contraste com seu faturamento). 

• Curtir 1
  • Administrador
Postado
3 horas atrás, Scotta disse:

Esperando a atualização após o último balanço da AMD.

O balanço ao qual você se refere é o trimestral, e a nossa análise é feita com base exclusivamente nos balanços anuais. Por isso, o artigo só será atualizado quando sair o balanço anual de 2018, o que deve ocorrer no início de março de 2019.

Abraços.

• Curtir 1
  • 7 meses depois...
  • Administrador
Postado

Fala, pessoal!

Acabei de atualizar a análise com os dados de 2018!

Caso encontrem algo desatualizado, pois trata-se de uma atualização e posso ter me esquecido de atualizar alguma frase, me avisem que eu corrijo!

Obrigado!

Abração,

Gabriel.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...