Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de Placa-Mãe ATX - Compatibilidade - Falta algo?


Posts recomendados

Bom dia. Estou montando um computador de trabalho/home office para meu irmão. Ele fica 10 horas por dia trabalhando com duas telas pequenas widescreen, uma com um pdf enorme, ou navegador, e outra digitando no word. Meu outro irmão tem um MacBook Pro Retina, e é nítido a diferença de comforto e cansaço visual mexendo numa tela retina e numa convencional. O mesmo estudando por longos períodos num iPad 2 antigo que ele tem, e no iPad Air 2 retina. Como os documentos são em formato retrato, e uma tela wide é paisagem, sobra muito espaço nas laterais do pdf e word, e você tem de virar muito a cabeça. Então sugeri a ele uma tela grande, de alta resolução, dividida em dois pelo próprio mecanismo de arrastar e grudar do Windows 10. Dessa forma, ficaria mais confortável, e ele não teria de movimentar a cabeça o tempo inteiro.

 

Resumidamente, ele quer um computador que seja extremamente confortável para trabalhar, e bastante silencioso, além de servir como central de mídia e para uns jogos também de vez em quando. Ele odeia luzes, coisas rebocadas, ou exageradas. Quer um PC que dure 5 anos ou mais. Não liga de gastar dinheiro, visto que ele passa mais de um terço da vida dele na frente de um PC. 

 

Como o PC vai ficar no quarto dele, sugeri usar a menor TV de 4k do mercado como monitor, e TV, pregada na parede abaixo da mesa, escrivaninha que ele vai mandar montar junto com o resto do quarto/armários na casa que está mudando (quarto bem grande). Um gabinete bem bonito, sóbrio, que mal aparece no quarto, além de bastante silencioso, com manta acústica, anti vibração e sei la mais o que. Feito para ser silencioso. Teclado e mouse sem frio, que poderiam ser guardados numa gaveta, e pronto, não pareceria que existe um PC no quarto. Enfim, poucos fios, sóbrio, clean, bonito. A configuração que montei foi essa:

 

 

 

GABINETE ANTEC P280  PORTAL DA INF R$ 499,00

FONTE CORSAIR CX-600W - CP-9020048-WW 80 PLUS BRONZE KABUM R$ 329,90

Placa mãe    

PROCESSADOR INTEL CORE I5 4690 3.5GHZ 6MB 4ª GERAÇÃO LGA 1150 QUAD CORE TERABYTESHOP R$ 985,15

2X -  MEMÓRIA VENGEANCE CORSAIR 4GB 1600MHZ DDR3 PRETO - CMZ4GX3M1A1600C9 KABUM R$ 339,82

SSD 250GB SAMSUNG 850 EVO 3D V-NAND SATA3 540MB/S MERCADO LIVRE R$ 492,99

HD SEAGATE BARRACUDA ST2000DM001 2TB 7200 RPM 64MB SATA III TERABYTESHOP R$ 434,13

PLACA DE VIDEO GIGABYTE GEFORCE GTX 970 G1.GAMING GV-N970G1 GAMING-4GD 4GB 256-BIT GDDR5 PCI-EXP TERABYTESHOP R$ 1.699,15

Leitor de DVD    

SMART TV GAMER LED 4K ULTRA HD 40" SAMSUNG MAGAZINE LUIZA R$ 1.979,10

 

 

Ós produtos em vermelho são os que ainda não comprei, neles que preciso de ajuda. Além de outros coisas que não sei se são necessárias.

 

1 - Qual e quanta mémoria RAM comprar

2 - Qual fonte comprar para essa configuração, para quem sabe também fazer algum upgrade daqui muitos anos, e também que fosse silenciosa (não quero nada rodando no talo, com ventilador igual turbina)

3- A placa mãe!!! São infinitas opções, e eu estou mais perdido que cego em tiroteio. Primeiramente queria um ATX, grande, espaçosa, pois desejo silencio, e o gabinete é desses fechados e silenciosos, quero cooperar com ele. Queria uma bem moderna e atual, para futuros possíveis upgrades (Já tive decepção com um Dell ótimo, Core2Quad de 2.66ghz, mas que quando fui fazer um upgrade pra SSD e uma placa offboard, era IDE, Sata II, não cabia placa quase nenhuma, fonte era de 200w, enfim, custaria outro PC fazer o upgrade). Queria algo que fosse o mais moderno da atualidade, com muitas opções, mas nada hardcore high end overclock e trilhões de firulas que nem sei para que servem. Olhei as H97 e Z97. Algo que fiquei tentado, foi as que fazem SLI, pois daqui muitos e muitos anos, essa placa que me custou um rim esteja uma micharia, e valha a pena um upgrade assim para dar uma sobrevida. Como no caso de Dell, muitas vezes poucos reais agora te poupam muitos lá na frente. 

 

Outras dúvidas, e coisas que não sei se são necessárias.

 

1- Vou mandar um técnico montar. Já lhe entrego a pasta térmica? Qual a melhor?

2 - Quais cabos preciso comprar, considerando principalmente a qualidade de imagem que desejo.

3 - Considerando que meu gabinete é grande, e de ótima qualidade, porém com dispositivos de abafamento de som, e que possuo um processador potente, bem como placa de vídeo potente, terei problemas de aquecimento ou barulho? É necessário comprar mais alguma fan, ou cooler? 98% do tempo será usado para funções simples, e que prezam pelo silêncio. 

4- Cometi algum erro? Tudo está compatível? Estou esquecendo de algo importante? O que acharam da configuração escolhida para o propósito desejado?

 

 

Muitíssimo obrigado a quem puder ajudar. Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

O uso do PC vai ser somente para o pacote office e afins? Neste caso não precisaria de Core i5 e GTX 970.

De qualquer forma, agora que você já comprou a maioria das coisas, só resta eu te ajudar com os itens que ainda não comprou.

 

Uma fonte CX-500w é suficiente, não precisa de mais potência que isso. 8GB de memória é o suficiente. Sobre a placa mãe, já que você quer uma full ATX, pegue a GA-H97-D3H.

http://www.kabum.com.br/produto/53066/placa-mãe-gigabyte-atx-p-intel-lga-1150-ga-h97-d3h-sata-express-m-2-para-ssd-uefi-dualbios-ddr3-1600-hdmi-sata-6gb-s-usb-3-0-

 

Não vale a pena comprar uma placa mãe que aceite SLI visando futuramente adicionar outra placa, pois o ganho de desempenho ao adicionar a 2° VGA é de cerca de 50%, sem falar que a grande maioria dos jogos não se dão bem com mais de uma GPU.

 

Não precisa comprar pasta térmica extra, o cooler box do processador já vem com ela pré-aplicada. Também não precisa comprar fans adicionais. Sobre os cabos, você só vai precisar comprar o cabo de força para ligar a fonte e um cabo HDMI 2.0 para ligar esse monitor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pela resposta detalhada Gustavo!

 

Então, a princípio ia pegar uma 750ti, queria uma placa com hdmi 2.0 que rodasse 4k em 60fps. Em lojas que fui, vários vendedores falaram de clientes insatisfeitos com essa placa para 4k, e alguns até com a 960. Depois vi que precisava da série 900, acabei preferindo pegar a 970 mesmo, que vi muitos elogios, principalmente com 4k. De qualquer forma, foi bom que enterrei a possibilidade de comprar um videogame assim. Quanto ao processador, vi também que não era tão necessário, mas achei a diferença pouca, e meu irmão preferiu pagar. Quanto ao SLI, tinha lido muito por alto, agora desisti completamente ...hahahaha

 

Mas enfim, vou seguir o que disse! Pegar a fonte, memória e placa que você indicou, além dos cabos! Muito obrigado pela ajuda! Abraço!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olha, para enriquecer o debate da uma olhada neste tipo de moito da Dell, acho uma opção interessante já que você aproveita 100% da tela mesmo em Word e PDF já que você pode girar a tela para se ajustar.

Esse é um modelo com tela 27" e resolução 4k por R$ 2600,00

http://accessories.la.dell.com/sna/productdetail.aspx?c=br&cs=brdhs1&l=pt&sku=210-ADOF

Se quiser um monitor mais humilde pode ir nesse de também de 27" e FULLHD.

http://accessories.la.dell.com/sna/productdetail.aspx?c=br&l=pt&s=dhs&cs=brdhs1&sku=210-ABIH

Existem várias opções no site, você pode achar algo que lhe atenda bem por um preço ideal alterando a resolução, tamanho da tela e recursos extras...

Talvez você opte mesmo pela TV, mas achei interessante compartilhar esta possibilidade.

@edit

Também notei que o gabinete escolhido por ti está fora de estoque, nessa faixa de preço eu lhe recomendo o NZXT s340 que também apresenta um visual minimalista.

http://www.terabyteshop.com.br/gabinete-nzxt/gabinete-nzxt-s340-ca-s340w-b1-mid-tower-s-fonte-black.ptml

@edit

Desculpa, agora que eu vi que tu só não comprou o que está em vermelho. Kk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Zucchini! Quase comprei esse da Dell, vi muitos elogios sobre ele, mas também algumas críticas de letras muito pequenas, e problemas com o scaling do Windows. No final, acabei preferindo a TV, por ser maior, mais confortável, e poder ver filmes deitado na cama que tem logo atrás. Mas valeu pelas dicas!

 

O gabinete está esgotado porque comprei o último...hahahahah. 

 

Uma pergunta pra aproveitar o tópico... alguém sabe se um mouse 1000dpi ficaria muito lento numa TV 4k??? Parei pra pensar nisso agora, muda tudo. Como queria um mouse sem fio, tô pensando se vou precisar pegar uma versão "gaming", com muitos dpi. Se alguém souber, ficaria grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olha, eu tenho um amigo qué mexe com programação e ele tem o kit teclado e mouse sem fio da Microsoft e funciona bem. Só que a TV dele é 42" FULLHD, de qualquer forma se ficar lento eu acredito que tem como ajustar a velocidade do cursor pelo Windows.

De qualquer forma, aconselho primeiro você testar com o mouse sem fio que você pretende usar. Se sentir que está lento e não conseguir fazer o ajuste simplesmente use ele em um notebook ou vende pra um amigo e compra o tal mouse gamer. Um mouse sem fio nunca é mal negócio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, para enriquecer o debate da uma olhada neste tipo de moito da Dell, acho uma opção interessante já que você aproveita 100% da tela mesmo em Word e PDF já que você pode girar a tela para se ajustar.

Esse é um modelo com tela 27" e resolução 4k por R$ 2600,00

http://accessories.la.dell.com/sna/productdetail.aspx?c=br&cs=brdhs1&l=pt&sku=210-ADOF

Se quiser um monitor mais humilde pode ir nesse de também de 27" e FULLHD.

http://accessories.la.dell.com/sna/productdetail.aspx?c=br&l=pt&s=dhs&cs=brdhs1&sku=210-ABIH

Existem várias opções no site, você pode achar algo que lhe atenda bem por um preço ideal alterando a resolução, tamanho da tela e recursos extras...

Talvez você opte mesmo pela TV, mas achei interessante compartilhar esta possibilidade.

@edit

Também notei que o gabinete escolhido por ti está fora de estoque, nessa faixa de preço eu lhe recomendo o NZXT s340 que também apresenta um visual minimalista.

http://www.terabyteshop.com.br/gabinete-nzxt/gabinete-nzxt-s340-ca-s340w-b1-mid-tower-s-fonte-black.ptml

@edit

Desculpa, agora que eu vi que tu só não comprou o que está em vermelho. Kk

esse 1° monito é quase igual o meu mais o meu foi mais barato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso um mouse vagabundo aqui de R$ 10, e tive que ajustar a velocidade dele ao máximo pelas configurações do Windows, ainda não ficou bom, mas já ajuda bastante.

tem q ver meu mouse então mouse de computador da hotwheels(zueira)

mouse gamer pra mim é frescura e teclado também eu uso o padrãozinho

n sei pra q ficar comprando essas "brastemp" da vida kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!