Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

@ViniciusKruz ,

O problema é que precisa de algum tipo de conexão Internet ..... os pequenos agricultores aqui no Brasil sonham com essa "tal de internet"  .....

Bom, está quase pronto, só falta agora o sistema do botão, e a rotação entre várias cidades colocadas no programa.

Segue o programinha atual, que está imprimindo as informações atuais do tempo no display Oled :

memclear
cls
gmt = -3
aux_unix = gmt * 3600
time.setup(gmt,1)
delay 6000
oledcls
oledprint "Tempo Sao Paulo",0,0
gosub [PEGADADOS]
button "FIM",[SAIDA]
TIMER 61000,[RUNPROGRAM]
WAIT

[RUNPROGRAM]
gosub [PEGADADOS]
WAIT

[PEGADADOS]
query = "api.openweathermap.org/data/2.5/weather?q=Sao_Paulo,br&lang=pt&units=metric&appid=sua_key"
ret = wget(query)
desc = json(ret,"weather.description")

if len(desc) > 16 then
  desc = left(desc,16)
end if

temp1 = json(ret,"main.temp")
temp2 = instr(temp1,".")
if temp2 > 0 then
  temp3 = temp2 + 1
  temp1 = left(temp1,temp3)
end if

temp_min = json(ret,"main.temp_min")
temp2 = instr(temp_min,".")
if temp2 > 0 then
  temp3 = temp2 + 1
  temp_min = left(temp_min,temp3)
end if

temp_max = json(ret,"main.temp_max")
temp2 = instr(temp_max,".")
if temp2 > 0 then
  temp3 = temp2 + 1
  temp_max = left(temp_max,temp3)
end if

press = json(ret,"main.pressure")
humid = json(ret,"main.humidity")
wind1 = json(ret,"wind.speed")
wind2 = json(ret,"wind.deg")

wind1 = wind1 * 3.6
wind1 = int(wind1)

ton = json(ret,"sunrise")
toff = json(ret,"sunset")

t1 = val(ton) + aux_unix
t2 = val(toff) + aux_unix
t1a = str(t1)
t2a = str(t2)
t1b = unixtime(t1a,"hour:min")
t2b = unixtime(t2a,"hour:min")
tim = json(ret,"dt")
tim = tim + aux_unix
tim = unixtime(tim)

oledprint desc,0,1
oledprint "Temp Tmin Tmax",0,2
oledprint temp1,0,3
oledprint temp_min,5,3
oledprint temp_max,10,3
oledprint "Humi Pres  Vent",0,4
oledprint humid,0,5
oledprint press,5,5
oledprint wind1,11,5
oledprint "Nascer Por",0,6
oledprint t1b,0,7
oledprint t2b,7,7
return

[SAIDA]
timer 0
end

Ainda não está completo, mas já dá para ver o potencial do brinquedo....

Segue a tela no display :

IMG_2159.JPG

O problema é escolher o que colocar no display, pois ele é bem pequeno, tem baixíssimo consumo, e a tela é do tipo 8 linhas por 16 caracteres.

Segue o esquema no Fritzing :

mini-estaçao_bb.jpg

Paulo

• Curtir 3
Postado

@ViniciusKruz  

Obrigado, o legal é que estamos todos nós progredindo com as experiências, não é ?

Agora faltam duas coisas que eu ainda não experimentei nesse Esp8266Basic :

- Existe uma instrução que usa uma interrupção por mudança de nível.... basta dizer qual é o pino e para qual subrotina tem de ir quando ocorre uma mudança de nível, e o mais legal é que ela funciona só quando está em comando wait !

Ou seja, é mais do que perfeito para uso com algum botão ou tecla !

- A parte que eu acho que vai complicar : usar modo Sleep....  é a única maneira de se poder alimentar o projetinho com uma bateria tipo 18650 e durar bastante tempo !

Vou tentar usar isso, em vez do Timer que dispara as rotinas. A documentação sobre isso é bem fraquinha, vou ter de fuçar bastante....

Após isso, só falta implementar o modo de Previsão do tempo para um, dois ou três dias adiante, e a possibilidade de mudar pelo menos umas 3 cidades.

Paulo

• Curtir 2
Postado

@aphawk

Isso mesmo! essa seria minha ideia Paulo, Só preciso saber se ele está em disparo ou não, desculpe minha ausência;

*Para conectar o contato seco do alarme no esp8266, andei pesquisando, a conexão seria direto no esp, conectaria no 3,3v ou no ch_pd? 

Já criei o modelo para a instalação do firmware, e já conectei o mesmo no PC, hoje mesmo pretendo assistir alguns vídeos de instalação de firmware com o esp8266 basic.

Ah e conectar no site e envio email seria ótimo! Isso já é suficiente para mim

Acho que o e-mail seria melhor para o que pretendo utilizar,

é esse programa bem simples que preciso, poderia cria-lo pra mim?

Seria de grande ajuda pra mim mestre! Não sabes o quanto vai me ajudar :P

Postado

@alexandre.mbm ,

Já pensou uma rede de milhares desse ESP8266, equipados com sensores de pressão, temperatura e umidade do ar, além de sensores de umidade do solo ? Pena que a conectividade ainda é só por WI-FI .

Mas eu ví alguma coisa sobre isso, se não me engano foi na Holanda..... o cara também desenvolveu um algoritmo para predição de eventos perigosos , a partir das variações locais dos dados e também de avisos enviados pelas centrais de meteorologia.

Paulo

• Curtir 2
Postado

@ViniciusKruz ,

Potência de transmissão depende do padrão da conexão Wi-Fi .

Padrão B -   + 19.5 dBm

Padrão G -   + 16    dBm

Padrão N -   + 14    dBm

Corrente máxima consumida no pior caso : 215 mA

Com antenas direcionais de alto ganho, dá para se ganhar um bom alcança.

adicionado 1 minuto depois

@alexandre.mbm ,

Esquece o Zigbee, morreu , perto do ESP8266 ele é um dinossauro.

Paulo

• Curtir 2
Postado

@aphawk

Eu esperava encontrar a potência dele em mw pra ter uma noção de distância. Por Exemplo, para 12km, geralmente 200mw no rádio mais uma antena de 20dbi costuma funcionar. Usando estes parâmetros daria para ter uma noção de quanto o ESP consegue.

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, aphawk disse:

@alexandre.mbm ,

Esquece o Zigbee, morreu , perto do ESP8266 ele é um dinossauro.

Eu estava "entendendo" que o ZigBee, no caso, seria um protocolo funcionando por cima do ESP8266, como parece acontecer em Sonoff que fora anunciado para venda no eBay. Apenas uma maneira fácil (serial) de "conversar" dados via o wifi...

Postado

@ViniciusKruz,

Oras, nada que uma antiga calculadora HP-41CV não resolva !!!! :

19,5 dBm = 89 mW

16    dBm = 40 mW

14    dBm = 25 mW

Agora, levando em conta que a frequência é em torno de 2.4 Ghz, com uma boa antena direcional voce conseguirá passar de alguns quilometros. Algo assim :

http://www.instructables.com/id/Easy-to-Build-WIFI-24GHz-Yagi-Antenna/

Paulo

• Curtir 3
Postado

@alexandre.mbm

No Arduíno tem um exemplo que cria nos ESPs o protocolo Mesh(usado nos ZigBee). Ele usa a biblioteca:

ESP8266WiFiMesh.h

Creio que seja como se fosse um ZigBee só que conectando à rede wifi comum e possivelmente trafegando sobre o protocolo  tcp-ip. Se achar interessante, baixa a biblioteca e dá uma estudada nela.

• Curtir 2
Postado
1 hora atrás, aphawk disse:

@ViniciusKruz,

Oras, nada que uma antiga calculadora HP-41CV não resolva !!!! :

19,5 dBm = 89 mW

16    dBm = 40 mW

14    dBm = 25 mW

Agora, levando em conta que a frequência é em torno de 2.4 Ghz, com uma boa antena direcional voce conseguirá passar de alguns quilometros. Algo assim :

http://www.instructables.com/id/Easy-to-Build-WIFI-24GHz-Yagi-Antenna/

Paulo

Fizeram um teste num ESP8266 e chegaram a 366m com a antena normal (PCB) com um roteador com antena comum, mas com boas antenas direcionais conseguiram a 4,28Km de alcance. Tem este link no youtube com o teste que eles fizeram, o alcance é impressionante para algo tão pequeno.

http://hackaday.com/2014/09/26/esp8266-distance-testing/

https://www.youtube.com/watch?v=7BYdZ_24yg0

• Curtir 2
Postado
12 horas atrás, ViniciusKruz disse:

@alexandre.mbm

No Arduíno tem um exemplo que cria nos ESPs o protocolo Mesh(usado nos ZigBee). Ele usa a biblioteca:

ESP8266WiFiMesh.h

Creio que seja como se fosse um ZigBee só que conectando à rede wifi comum e possivelmente trafegando sobre o protocolo  tcp-ip. Se achar interessante, baixa a biblioteca e dá uma estudada nela.

Protocolo Mesh em cima de TCP-IP 802.11xxxxxx ????  Uau tem louco pra tudo !!!

Deve ser um terror ver o tratamento de colisão desse Frankesntein ....

adicionado 8 minutos depois

@gabriel de freitass ,

Só vai precisar colocar um resistor de 4k7 ligando um pino do ESP8266 ao +3,3V , e o relé vai ligado a esse mesmo pino e o pino de GND. Assim, quando o relé acionar, vai levar essa entrada ao nível 0, e nesse momento o software envia o email, ok ?

Tente colocar o firmware , eu não consegui usando programa que eles fornecem ( pelo menos no Nodemcu... ) , tive de baixar todo o arquivo no Github e também o programa de gravação de firmware do Github também, só assim consegui gravar nos meus dois Nodemcu.

Olha, o programa é bem simples, não me leve a malese eu pedir para você  tentar, ler um pouco no Fórum do ESP8266Basic, tem um exemplo lá prontinho para enviar email, e também de como verificar uma entrada....

A minha intenção não é a de fazer o programa para você, e sim te ajudar para que você mesmo o faça, ok ?

Paulo

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, aphawk disse:

Protocolo Mesh em cima de TCP-IP 802.11xxxxxx ????  Uau tem louco pra tudo !!!

Deve ser um terror ver o tratamento de colisão desse Frankesntein ....

Não estudei o sistema, mas é esta a impressão que deu. Pode ser que eu esteja enganado mas se trata de uma "simulação Mesh", o principal ponto do protocolo Mesh é se comunicar por nós e não por endereço IP como o TCP/IP, logo, por uma rápida observada no exemplo, deu a entender que se comunica por nós mas usa o protocolo TCP/IP. Como eu disse, posso estar enganado.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@Intrudera6 , o ruim de forçar distância sem potência é que isso degradará o desempenho de toda a rede do ponto de acesso. Dificilmente o ESP8266 suportaria ser o próprio ponto de acesso naquelas condições. Quer dizer, talvez com IP fixo, como aliás é o usual...

Postado

Eu já fiz experiências com rede wifi em longo alcance (com automação), e realmente degrada muito (em certas aplicações isto é  tolerável) mas as vezes é desse jeito ou não funciona pois não tem outra alternativa. No entanto sempre se pode ter uma rede especialmente para isso, e ter uma segunda rede independente quando se quer desempenho, convivendo lado a lado.

Postado

@alexandre.mbm,

Na verdade você tem de olhar a coisa toda assim :

Mesmo 10 mW com uma antena de alto ganho é muito melhor do que 200 mW com antenas comuns.

O fato de a antena ser direcional melhora muito a relação sinal/ruido do sinal desejado, e permite coisas espantosas. Uma antena de alto ganho isola a recepção no sentido de não receber nenhuma interferência de sinais vindos de outra direção. E não precisa usar nenhum tipo de pré-amplificador, que iria aumentar tudo, inclusive o ruído ! E concentra toda a potência em uma só direção, fazendo com que o sinal chegue ao destino com uma intensidade bem maior.

Nessas condições, o ESP8266 pode fazer tudo o que se espera dele, mesmo a uma grande distância.

Só tem um porém :

Quanto mais ganho tem uma antena direcional, mais crítico é o ajuste da direção para onde ela tem de apontar, e também menor é a faixa de frequência onde ela apresenta esse alto ganho.

Paulo

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

@aphawk , apps de Android, que analisam o sinal wifi, poderiam ajudar a direcionar a antena, não é? Uma pessoa iria para o alvo, com o ESP8266, e se comunicaria por telefone com alguém direcionando a antena.

Oops! Confundi as bolas. A antena direcional seria no ESP8266, e apontaria para o ponto de acesso. Então o ponto de acesso poderia entregar para nuvem na Internet. Pessoas em movimento, dentro da propriedade, usariam wifi aqui e ali, ou 3G/4G para colher da Internet.

Hmmm... essa coisa está mal explicada, ou confusa, mas estou com pressa. Desculpem-me.

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!