Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ESP8266 - A Pequena Maravilha para Comunicação WIFI


aphawk

Posts recomendados

  • Membro VIP

@aphawk , apps de Android, que analisam o sinal wifi, poderiam ajudar a direcionar a antena, não é? Uma pessoa iria para o alvo, com o ESP8266, e se comunicaria por telefone com alguém direcionando a antena.

 

Oops! Confundi as bolas. A antena direcional seria no ESP8266, e apontaria para o ponto de acesso. Então o ponto de acesso poderia entregar para nuvem na Internet. Pessoas em movimento, dentro da propriedade, usariam wifi aqui e ali, ou 3G/4G para colher da Internet.

 

Hmmm... essa coisa está mal explicada, ou confusa, mas estou com pressa. Desculpem-me.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem a noite começou o teste oficial do meu projetinho, coloquei tudo em uma pequena caixa de plástico, incluindo uma pequena fonte chaveada de 8v/3A, ficou a placa do sistema bem coladinha na fonte, sem nenhuma proteção à parte, foi proposital, quero saber se o ESP juntamente com meu circuito vai suportar as interferências sem travar.  Até agora está tudo funcionando direitinho, consigo acessar todas as funções do ESP inclusive, acender uma lâmpada na fachada. Agora vou começar a trabalhar em um APP para controlar via smartfone.

adicionado 2 minutos depois

Ia me esquecendo de mencionar, graças a uma conta no no-ip, posso também acessar todas as funções de qualquer lugar do mundo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk

 

Sim, compreendo, este programa é pra uso didático. 

Vou utilizar em um trabalho, andei procurando no fórum e não consegui achá-lo.

Necessita de node MCU? meu conector é aquele simples com pl2303, conexao usb, não consigo utiliza-lo?

Talvez por nao ter o conhecimento, não sei quando a utilização do mesmo é um simples sinal de 1 e 0 para acionar o e-mail. 

É difícil procurar sem nenhuma base de programação hahauh.

 

Mais te agradeço, muito obrigado pela atenção mestre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gabriel de freitass,

 

Pode ser o ESP-01 mesmo, o mais simples de todos, mas eu indico um Nodemcu, que possui muito mais recursos de memória e de pinos para usos futuros.

 

Se for o ESP-01, vai precisar sim de seu adaptador Serial - Usb e de uma fonte de alimentação com 3,3 Volts.  Mas se for um Nodemcu, não vai precisar de nada, a não ser uma simples fonte de alimentação, entre 5V e 12V.

 

Vai atrás disso que eu te ajudo no programinha ok ?

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk

 

Entendo. Já tinha conseguido dar upload de firmware para testar um esp8266-01 que comprei, fiz aquele simples só para piscar o led. mais eu tinha utilizado a IDE Arduino

 

Se puderes dar uma olhada, este produto foi o que adquiri:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-787807456-esp8266-wifi-80211-bgn-kit-desenvolvimento-_JM

Já vem com o kit pronto para utiliza-lo no PC, com ele apenas consigo desenvolver e dar upload no firmware com esp8266Basic? 

 

Mais não quero utilizar a plaquinha com os relés no projeto, apenas o ESP8266,

Já estou desmontando a central e tentando colocar o esp junto á ela.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, gabriel de freitass disse:

@aphawk

 

Entendo. Já tinha conseguido dar upload de firmware para testar um esp8266-01 que comprei, fiz aquele simples só para piscar o led. mais eu tinha utilizado a IDE Arduino

 

Se puderes dar uma olhada, este produto foi o que adquiri:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-787807456-esp8266-wifi-80211-bgn-kit-desenvolvimento-_JM

Já vem com o kit pronto para utiliza-lo no PC, com ele apenas consigo desenvolver e dar upload no firmware com esp8266Basic? 

 

Mais não quero utilizar a plaquinha com os relés no projeto, apenas o ESP8266,

Já estou desmontando a central e tentando colocar o esp junto á ela.

 

Bom, embora possa atualizar o firmware, vai ter de fazer gambiarra na placa, porque os dois únicos pinos que tem disponível já estão ligados aos relés da placa.

 

E também achei muito caro...

 

Pelo que custa um simples ESP8266 do tipo ESP-01, melhor comprar um ok ?

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-744744445-esp-01-modulo-transceptor-serial-wifi-esp8266-_JM

Paulo

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, aphawk disse:

Bom, embora possa atualizar o firmware, vai ter de fazer gambiarra na placa, porque os dois únicos pinos que tem disponível já estão ligados aos relés da placa.

 

Você tem tudo na ponta da língua, então não hesito em perguntar: como isso pode ser comparado ao Sonoff, em termos de arquitetura (ligações, pinos)? Eu imagino, olhando de relance, que lá nós temos mais pinos. Parece que a placa tem até lugar para eles serem externalizados...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm ,

 

Bom, tem coisa que eu não posso afirmar sem ver a placa na mão ou o circuito ....

 

Existe a versão do Sonoff com dois relés também.... e o Sonoff já tem a fonte de alimentação montada nele também.

 

Em compensação, este aí do Mercado Livre não tem a fonte montada nele, mas  já tem um conector que permite ligar uma interface serial - USB direto nele, e ao que eu vi no Sonoff temos de soldar os fios para atualizar....

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk

O mal de comprar as coisas no Mercado Livre é que para coisas baratas o que você paga de frete na maioria das vezes é mais caro que o produto, e num ESP-01 16,80 reais pelo ML é apenas o começo, ainda tem o frete que é mais 16,90 reais, por este preço deve dar para comprar 4 ou 5 ESP-01 de 512kb pelo eBay com frete e tudo, a diferença é brutal. Com este custo absurdo de frete os Correios inviabilizam o comercio de pequenas coisas pela Internet no Brasil, fica tudo caro demais depois de colocar o frete, para estas pequenas compras o eBay é imbatível e não se paga nada de imposto, mas é necessário uma enorme paciência para esperar a chegada dos produtos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@aphawk , tem o Sonoff com um ou dois relés. Também tem ele com RF ou preparado para sensores de umidade e temperatura. O que mais me atraiu foi ele ser já um produto comercial (o que pressupõe maturidade no projeto da placa), com fonte e miniaturizado. Vai dá certinho para o que eu quero, que é embutir em caixas 4x4. Não me parece difícil colocar os pinos para conexão de fios.

 

@Intrudera6 , eu quero fazer uma compra que somará uns 500 reais, então estou gerenciando vendedores e produtos de interesse em uma Planilha do Google. Pretendo economizar com o frete, obtendo variedade.

 

Também farei alguma compra localmente. Hoje já tem quem venda.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ViniciusKruz

 

Eu tentei compilar este seu programa (para testar) com o Arduino IDE e não consegui (mesmo depois de comentar todas as linhas que fazem referência ao PCF8583), está dando erro com a biblioteca ESP8266WebServer.h, por alguma razão o compilador não encontra  server "'server' does not name a type". Este Arduino IDE às vezes dá uns erros muito misteriosos, pode ser talvez versão de biblioteca, no meu caso estou usando a versão 2.3.0 das bibliotecas para o ESP8266 para o Arduino IDE.

 

E continuo dando cabeçadas com Eclipse, não consigo abrir o arquivo compactado com ele (preparado para o Arduino), sempre dá erro ao tentar expandir com o 7zip, como se estivesse corrompido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Intrudera6 disse:

Eu tentei compilar este seu programa (para testar) com o Arduino IDE e não consegui

 

Verifica se o pacote do ESP está instalado na IDE conforme a imagem em anexo...

 

Na hora que eu postei o código, ficou faltando uma chave "}" na rotina principal (loop), verifica lá.

 

Vou baixar este código que eu postei e vou testar aqui como se fosse um projeto novo, se eu perceber algo errado te passo pra corrigir.

esp.png

adicionado 20 minutos depois

@Intrudera6

 

Testei com mesmo sketch que foi postado, realmente está faltando uma chave na rotina principal, veja na imagem em anexo...

Depois de corrigido compilou normalmente, tenta aí e depois dá um feedback.

esp.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ViniciusKruz

Compilou agora sem problemas. Vou estudar o seu código, você parece que está muito mais avançado em C do que eu (a minha evolução se dá em bateladas, pois passo um bom tempo sem meter a mão por ter pouco tempo disponível). Eu nem tinha procurado erros no seu programa, achei que estivesse tudo certo. Acho que vou converter para utilizar um DS3231, mas descobri que a versão que eu tenho com a memória EEPROM necessita de uma bateria LIR2032, que eu ainda não tenho, e dependendo dos nossos Correios pode demorar até quase 6 meses para chegar (o nosso Correios e Telégrafos está cada vez pior).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Intrudera6 disse:

a memória EEPROM necessita de uma bateria LIC2032

 

Esta bateria tem em qualquer loja de informática, se for muito cara será uns 10 reais.

adicionado 9 minutos depois
1 hora atrás, Intrudera6 disse:

você parece que está muito mais avançado em C do que eu

 

Na verdade esses ESP são uma loucura total (no bom sentido rs), estou sendo "obrigado"  a estudar e entender uma série de coisas que até então nem precisei muito, por exemplo, nesse sistema aí foi o HTML, se quiser fazer umas telas mais elegantes, vou ter que estudar JS e CSS e por último estou tendo que instalar uma série de ferramentas para poder fazer o App para comunicação, só aí são três plataformas diferentes: Android, IOS e WPhone8, ainda bem que pra ajudar tem a IDE do Visual Studio que está integrando tudo em um sistema só e pode ser programado pras três linguagens usando somente C#. Mas bola pra frente, eu estava mesmo precisando de um grande desafio rsrs.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gabriel de freitass@ViniciusKruz @ViniciusKruz @ViniciusKruz

Não sei se um LIR2032 custa só 10 reais,  e Salvador é o fim do mundo. Aqui estas coisas não são tão faceis de se achar. Mas eu tenho paciência (e não estou com tanto tempo assim para meter a mão na massa) prefiro esperar a chegada,  como eu comprei de dois lugares diferentes se eu tiver sorte talvez eu tenha algumas destas baterias em mãos em 1 mês ou menos. 

 

E como é que eu faço quando eu menciono indevidamente para corrigir ou apagar? 

 

Infelizmente eu não me dei muito bem com Visual Studio e nunca mais me meterei com ele, prefiro tentar fazer funcionar o Eclipse (também está me dando dor de cabeça,  mas é bem menos intrusivo no computador que o Visual Studio da Microsoft). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Intrudera6 disse:

Não sei se um LIR2032 custa só 10 reais

Procura por CR2032, geralmente esse é o nome mais comum.

 

11 minutos atrás, Intrudera6 disse:

E como é que eu faço quando eu menciono indevidamente para corrigir ou apagar? 

 

Seleciona o nome da pessoa e deleta.

13 minutos atrás, Intrudera6 disse:

Infelizmente eu não me dei muito bem com Visual Studio e nunca mais me meterei com ele, prefiro tentar fazer funcionar o Eclipse

 

O Eclipse, pelo menos por hora, não tem integração com os três sistemas (Android, IOS e WPhone), daí só tem duas alternativas caso você queira fazer um App para distribuição, a primeira: criar um App para cada sistema usando a IDE e linguagem que é própria de cada um e a segunda opção: usar o Visual Studio e programar para todos usando uma só linguagem e IDE.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ViniciusKruz

 

No tablet eu não consigo apagar, e não importa com qual browser.

 

Eu tenho várias CR2032 (ela é realmente bastante barata), elas não são recarregáveis e provavelmente eu posso provocar a explosão dela se eu usar ela no lugar da LIR2032, que é recarregável.

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Intrudera6

O DS3231 usa bateria recarregável? Nunca vi um sistema comercial usando esse tipo de bateria, todos usam a CR2032. Por isto que eu te sugeri a CR2032, mas se tiver que ser recarregável, aí são outros quinhentos e não vai custar muito baratinho como a CR não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Intrudera6

Comercialmente falando, isso é um grande risco, em qualquer loja que esse equipamento entrar vão enfiar a CR sem nem observar porque é praticamente um padrão aqui no Brasil o uso da bateria sem recarga. Estou comprando este RTC, já estou fechando negocio no ML, vou observar qual bateria ele usa, vou preferir sem recarga se tiver como.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez uma opção seria alterar a trilha + da bateria e colocar um diodo, aí não retorna carga na bateria. O PCF8583 que estou usando, não tem o pino próprio para bateria, daí usa-se um diodo da bateria para o pino + do PCF. É funcional, mas pra mim isto é uma gambiarra, inclusive sou contrariado com o PCF por causa disso.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!