Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ESP8266 - A Pequena Maravilha para Comunicação WIFI


aphawk

Posts recomendados

  • Membro VIP
13 horas atrás, ViniciusKruz disse:

Porque que você não faz uma compra pequena pra testar antes de fazer um investimento maior?

 

Eu sei exatamente o que eu quero. Estudei bastante. Estou seguro. Trago conhecimentos dos primeiros semestres de um curso de engenharia de computação, e de um curso quase completo de tecnologia em desenvolvimento de software. Deixei a área por não gostar dela mas agora estou precisando fazer algo. Não vou comprar as mesmas coisas em quantidade. Preciso de uma certa variedade. Por isso do valor. Tem pouco de hobby.

 

Pode parecer prepotência mas eu somente vou usar o feijão-com-arroz, o que já está vastamente validado na Internet. Evitarei ao máximo os franksteins.

 

1 hora atrás, ViniciusKruz disse:

@Intrudera6

Comercialmente falando, isso é um grande risco, em qualquer loja que esse equipamento entrar vão enfiar a CR sem nem observar porque é praticamente um padrão aqui no Brasil o uso da bateria sem recarga. Estou comprando este RTC, já estou fechando negocio no ML, vou observar qual bateria ele usa, vou preferir sem recarga se tiver como.

 

Comprei um controle bluetooth de pau-de-selfie que usa a CR2032. Presta não! É muito fraca para o bluetooth. Dura poucos minutos e cansa. Ou então é o gerenciamento de energia que ficou mal programado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

55 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Comprei um controle bluetooth de pau-de-selfie que usa a CR2032. Presta não! É muito fraca para o bluetooth. Dura poucos minutos e cansa. Ou então é o gerenciamento de energia que ficou mal programado.

 

Não sei este sistema bluetooth qual é o consumo mas creio eu que houve um tremendo erro de engenharia, a CR2032 pode funcionar para muitas coisas mas o ideal dela é para RTCs em geral, todas as placas-mãe que eu já vi até hoje usam ela em seus RTCs, sistemas embarcados que usam RTCs como é o caso de relógios de ponto que é onde atuo e posso falar com propriedade, sem exceção , usam a CR2032 e em todos estes casos ela dura no mínimo três anos, nunca vi durar menos que isso, mas geralmente dura em torno dos cinco anos.

1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

Eu sei exatamente o que eu quero. Estudei bastante. Estou seguro.

 

Que bom... Não é da minha conta, só comentei porque eu quase entrei em uma fria outro dia, eu iria fazer um investimento de R$300,00 a R$800,00 em um produto e resolvi ser cauteloso e comprei só um pra testar e adivinha só... o produto não prestava.

1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

Pode parecer prepotência mas eu somente vou usar o feijão-com-arroz, o que já está vastamente validado na Internet. Evitarei ao máximo os franksteins.

 

Se o sentido for didática, eu prefiro um Frankenstein desenvolvido por min que uma beldade desenvolvido por outros. É como se fosse um TCC comprado. Agora se o objetivo for comercial, aí muda tudo porque o comércio não aceita nada de fundo de quintal. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
48 minutos atrás, ViniciusKruz disse:

Não sei este sistema bluetooth qual é o consumo mas creio eu que houve um tremendo erro de engenharia, a CR2032 pode funcionar para muitas coisas mas o ideal dela é para RTCs em geral, todas as placas-mãe que eu já vi até hoje usam ela em seus RTCs, sistemas embarcados que usam RTCs como é o caso de relógios de ponto que é onde atuo e posso falar com propriedade, sem exceção , usam a CR2032 e em todos estes casos ela dura no mínimo três anos, nunca vi durar menos que isso, mas geralmente dura em torno dos cinco anos.

 

 

48 minutos atrás, ViniciusKruz disse:

Se o sentido for didática, eu prefiro um Frankenstein desenvolvido por min que uma beldade desenvolvido por outros. É como se fosse um TCC comprado. Agora se o objetivo for comercial, aí muda tudo porque o comércio não aceita nada de fundo de quintal.

 

Poderia nos dizer do que se tratava?

No meu caso, não será um único produto.

O orçamento está pegando na moeda chamada tempo!

 

48 minutos atrás, ViniciusKruz disse:

Se o sentido for didática, eu prefiro um Frankenstein desenvolvido por min que uma beldade desenvolvido por outros. É como se fosse um TCC comprado. Agora se o objetivo for comercial, aí muda tudo porque o comércio não aceita nada de fundo de quintal. 

 

Nem didática nem comércio. A princípio não. Mas resolver problema particular. Pois meu pai tem ELA e precisamos de soluções de acessibilidade que caibam no bolso e sejam modificáveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

54 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Poderia nos dizer do que se tratava?

 

No meu caso é só didática mesmo.

 

55 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Pois meu pai tem ELA e precisamos de soluções de acessibilidade que caibam no bolso e sejam modificáveis.

 

Se precisar de ajuda nessas modificações, pode contar comigo.

adicionado 4 minutos depois

Olha aqui que legal: 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-762482081-mini-fonte-hi-link-hlk-pm01-110-220v-5v-esp8266-0081-_JM

 

Esses dias atas eu ralei pra caramba pra desenvolver uma fonte mínima porém, sem sucesso, já tem ela pronta.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk

 

Opa Paulo, boa tarde!  O esp-01 está apenas conectado na placa, mais eu posso retira-lo facilmente, esta placa é só para desenvolver o firmware. 

Após dar upload, pretendo desconectar o mesmo da placa e utilizar apenas o módulo, acho que era isso que querias me dizer certo? o esp-01 ja possuo dois. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-763328979-oculos-vr-box-20-realidade-virtual-3d-celular-android-ios-_JM

 

Eu ia comprar muitos pra revender na minha cidade, mas comprei só um pra testar antes. O produto não dava ajustes nas lentes, as imagens ficavam separadas em cada olho, péssimo, uma parte da imagem(central) simplesmente não era visualizada na tela. Reclamei, devolvi o produto e peguei minha grana de volta. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@ViniciusKruz , não precisava linkar. Só dizer do que se tratava. Obrigado. Foi bom porque ficou claro que você ia comprar em quantidade. Meu caso é diferente. Eu preciso de variedade. Miudezas de eletrônica embarcada. Mas já exatamente como vou fazer as compras.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gabriel de freitass ,

 

Sim, esse seu ESP tem a placa preta, e pelo que o pessoal fala, a placa preta tem 1Mb de flash, estão você pode escolher que quer gravar a versão de 512K ( que tem alguns recursos a menos ) ou a versão de 1Mb ok ?

 

Se tiver dificuldade na gravação, me diga porque eu só consigo gravar os meus usando uma maneira diferente .....

 

Depois de gravado, pode sim retirar da placa e fazer a ligação do resistor nele, ligar a saída do relé de alarme, e ligar a alimentação de 3,3 V nele ( isso eu acho que vai temera trabalho kkkkk ) .

 

 

 

adicionado 3 minutos depois

@ViniciusKruz ,

 

Olha, eu já pensei em muita coisa pra vender aqui .... mas pelo que vejo a única coisa que dá certo é comprar esses pequenos módulos chineses, displays Oled, TFT, esse tipo de coisa.... e vender aqui no ML .....  lucros de 100 a 300% ajudam bastante.

 

Por enquanto eu ainda tenho um mercado para alguns produtinhos que eu vendo para provedores, então ainda não saí da minha zona de conforto .....

 

Paulo

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ViniciusKruz ,

 

Reparou que no ML todos falam que tem NF, mas ninguém envia ?

 

Mas se montar uma dessas empresas novas tipo ME ou parecida, dá pra vender e ir se virando...

 

Olha, com certeza alguém denunciou sua esposa .... alguém que ela atrapalhou.

 

Repare que tem gente vendendo sem dar NF no ML faz anos e anos ..... e cadê a RFB ?

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk

Eles pegaram pelo transporte, a mercadoria ficou detida por uns 30 dias depois de despachado pelo vendedor, daí antes da mercadoria chegar, quem chegou foi a viatura da Receita, depois de investigarem a situação, passou uns dias a mercadoria chegou, mas preferimos parar com isso. Se for pensar bem, isso dá cadeia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/09/2016 às 18:43, ViniciusKruz disse:

@aphawk

Eles pegaram pelo transporte, a mercadoria ficou detida por uns 30 dias depois de despachado pelo vendedor, daí antes da mercadoria chegar, quem chegou foi a viatura da Receita, depois de investigarem a situação, passou uns dias a mercadoria chegou, mas preferimos parar com isso. Se for pensar bem, isso dá cadeia.

 

Coisas de grande volume chamam mesmo a atenção. Mas quanto a compra, eles não podem fazer nada de nada, é só mais um assunto onde se intrometem como sempre. Se o fornecedor vendeu com nota fiscal a consumidor, acabou o problema.

 

Se eu quiser comprar 1000 fraldas descartáveis, ninguém tem nada a ver com isso. Posso usar elas como assento, como forro de sofá, como toalha de mão kkkkk !!!

 

Não há nada na lei que te proíba a compra. Já a venda é totalmente outro assunto.

 

Querer vender e despachar via Correio ou via Transportadora precisa de Nota Fiscal para evitar problemas.

 

O problema é que hoje, com tantos impostos que temos, tem de colocar sempre um mínimo de 40% para ser viável.

 

Se a sua compra tem origem externa, você pode comprar via importação simplificada, com custos de 60% de impostos federais mais 18% de imposto estadual, fora custos de frete e um serviço de despachante para liberar ( senão você vai correr que nem um pato de um lado prá outro... ). Claro que o valor mensal dessa compra é limitado, mas tem muitos produtos que dão lucro suficiente para se ganhar um bom dinheiro com isso. E você tem de criar uma empresa para poder vender.

 

Só para você ter uma ideia : um Arduino comum custa hoje menos de US$ 2,50 em quantidade. Após os impostos, vai custar US$ 4,72 . Dá para revender ele com um bom custo, não dá ?

 

Paulo

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 horas atrás, aphawk disse:

Se a sua compra tem origem externa, você pode comprar via importação simplificada, com custos de 60% de impostos federais mais 18% de imposto estadual, fora custos de frete e um serviço de despachante para liberar ( senão você vai correr que nem um pato de um lado prá outro... ). Claro que o valor mensal dessa compra é limitado, mas tem muitos produtos que dão lucro suficiente para se ganhar um bom dinheiro com isso. E você tem de criar uma empresa para poder vender.

 

Oxe, por que despachante com importação simplificada?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm ,

 

Ué, esqueceu que você vive no Brasil ? Tá pensando que aqui é Estados Unidos ???????

 

Meu amigo, aqui a teoria é uma, mas a prática é outra !!!!!

 

Vai lá tentar liberar uma importação simplificada em nome de pessoa física, de US$ 1.000 de itens com quantidade acima de 10 peças de cada, sem nenhum despachante..... e depois conta prá gente como foi ...

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@aphawk, Paulo, OK, eu aceito sua experiência. Só estou surpreso. Meu "oxe" não é mais discordância do que surpresa. Eu discordei apenas no limite da minha ignorância ou falta de experiência. Você pode, por favor, nos falar mais do que pega, do que eles dizem, e de como justificam o impedimento? Ou melhor: o que esse despachante acaba fazendo, no processo que deveria ser "simplificado"? Qual é o papel dele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm ,

 

Pense no despachante aduaneiro como um "tradutor" entre a nossa linguagem e a linguagem da RFB kkkkkk  !

 

A Receita pede uma série de documentos que você demora um monte para preencher, isso se conseguir entender o que que eles pedem ..... e se errar, pode se ferrar !

 

Depois, quase sempre vai dar problema. O fiscal pode alegar uma série de coisas sobre a sua carga, justificando o bloqueio. Daí vai te pedir uma série de informações e documentos, os quais sem orientação prévia você vai sair correndo para providenciar, e aí já começa a pagar pela armazenagem, que é bem cara. E se ainda assim o fiscal achar que não está correto, ele pode exigir que sua carga passe por um Engenheiro cadastrado na RFB, que vai te cobrar R$ 6.000,00 para fazer um laudo para a RFB. Ou você paga, ou sua carga não saí. Depois, caso a sua documentação esteja errada, tem uma multa bem salgada para corrigir cada item errado !

 

Um despachante aduaneiro te ajuda na sua importação, ele já vai te orientar a pedir a documentação preenchida corretamente pelo exportador ( Invoice / Packlist / NCM  etc ), para evitar que ao chegar aqui não esteja de acordo com as orientações da Receita Federal. Isso não é tão simples como você pensa.

 

A única coisa que é "simplificada" é que você não precisa ter um "RADAR" para importar, e nem precisa se importar com as alíquotas de II, IPI, PIS e COFINS que variam muito de acordo com o NCM de seu produto. Na simplificada, sempre é 60% o total desses impostos. Ah, e você vai sempre pagar mais caro pelo cambio, pois não pode comprar dólar no cambio oficial para pagar pela sua importação. Vai pagar a conversão do seu cartão de crédito internacional ( tipo Turismo ), mais os custos de IOF......

 

E como eu te disse, na prática a teoria é bem diferente do que a gente lê nos livros e normas.

 

Eu trabalhei alguns anos em uma Importadora. Foi  a experiência mais triste que tive com serviços prestados pelo Governo. Passei por situações que nem posso descrever aqui....

 

Acredite no que eu falo : tem de passar por uma dessas para entender o porquê do tal do Custo Brasil.....

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, aphawk disse:

A única coisa que é "simplificada" é que você não precisa ter um "RADAR" para importar

 

@aphawk, agradeço imensamente a sua disposição em me responder e nos ensinar. Mas infelizmente o que eu não sabia era só o que cito acima. Todo o resto (à exceção de algo dar errado) eu experimentei recentemente. Meu pai, portador de Esclerose Lateral Amiotrófica, com RADAR e despachante, importou de forma bem sucedida — Graças a Deus! — uma cadeira no valor aproximado de 2 mil dólares. Veio de Portugal. Praticamente quem preparou os principais documentos para o exportador inexperiente fui eu, por interesse de estudo autodidata, acompanhado, é claro, da empresa de importação. E é diante dessa experiência pontual, isolada, que eu ainda não captei qual seria o papel de um despachante num processo de importação simplificada. Em teoria eu passei a conhecer bem o assunto, e não compreendo o que pode dar errado que requeira um despachante (no processo simplificado).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm ,

 

Sim, entendo o que você quis dizer. Com uma empresa de importação, importar uma cadeira desse tipo, que deve ter uma legislação específica, com isenções de todos os impostos e com NCM bem definido, e comprando 1 só peça, fica bem mais fácil, porque o processo de preencher a DI e a LI foi feito pela Importadora. A parte de preenchimento do Exportador fica bem mais simples DESDE QUE a empresa Importadora olhe tudo e corrija ANTES de a cadeira ser embarcada.

 

E deve ter tido uma anuência ( LI ) de algum órgão federal para fazer essa importação, processo que só seria autorizado se toda a documentação estiver corretamente preenchida. O sistema para se fazer a parte complicada chama-se SISCOMEX, e acho que você passou longe dele, certo ?

 

Ainda assim, essa cadeira caiu na mão de um fiscal que não criou empecilho, pois deve ter visto a anuência da LI para isso, e uma só peça não deixa nenhuma dúvida sobre o uso pelo próprio importador sem nenhuma intenção de revender a cadeira, certo ? Mas, e se fossem 10 cadeiras ? Pode apostar que nesse caso não conseguiria nenhuma isenção, pois seria para comércio, e aí tudo seria uma operação normal como qualquer outra, sujeita a um monte de coisas ....

 

De qualquer maneira, vou te falar a mesma coisa pela terceira vez : Na prática, a teoria é outra, meu amigo.

 

Continuo recomendando que você utilize um despachante aduaneiro nas primeiras vezes, pois ele pode contornar um monte de coisa, desde a origem até o destino. Acompanhe ele no desembaraço e no preenchimento dos papéis, e após algumas importações você já poderá fazer o seu desembaraço sozinho.

 

Só vai entender o que eu falo quando você for lá tentar tirar a sua compra de US$ 1.000 , com vários itens de quantidades diferentes, e em seu nome de pessoa física. Não ache que você conheça bem esse assunto, pois você nunca pôs a barriga lá no balcão do pessoal da Aduana, e nem teve de aguentar um fiscal desconfiado e metido a Deus e que ache que você é um safado querendo enganar ele... eu já passei por isso ! E acredite, são situações que eu não posso colocar aqui.

 

Já que você gosta de ser autodidata, converse com algum despachante aduaneiro que faça o desembaraço de importações simplificadas para pessoa física, cite estes exemplos que eu falei acima, e veja a resposta dele.

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@aphawk ,

 

É bem desse jeito que você diz.

 

Eu passei longe do SISCOMEX na prática. Na teoria, fui atrás de saber o que era. Queria aprender. Cheguei a ver imagens de algumas telas, digamos assim.

 

Compreendo o ponto sobre comprar em quantidade e em valor mais alto, e aceito o seu conselho de não ser prepotente. Obrigado. Mas por enquanto eu não estou pretendendo fazer importações em quantidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk

Muito bacana...

Paulo eu tenho displays de 4,3" (PJT430P09h40-250P40R), que eram de relógios de ponto e quebraram o touch, mas o display está bom, fico com dó de jogar no lixo rsrsrs, mas já procurei pra todo lado e não consegui material suficiente pra conectar eles em microcontroladores, com a potência dos ESPs seria perfeito para serem reutilizados.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm

Um dia desses eu dei uma pesquisada rápida e até encontrei uma coisinha ou outra, mas nada sólido pra pelo menos tentar. O pior desses displays é que tem muitos comandos internos. O tempo anda muito curto, mas um dia ainda dou uma atenção maior a esse projeto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!