Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Se o que ele quer é o ajuste do horario no Brasil, ainda acho que compensaria mais voce fazer uma função no void setup ou no void loop e diminuir o tal do -3 do que tentar ficar gravando um numero negativo "na marra".

• Curtir 1
Postado

Bom dia amigos! A um tempinho atrás, eu tentei comunicar (fazer requisições) no Delphi com o nodeMCU sem sucesso. Deixei de lado, e por acaso, olhei um código meu do Arduino em que eu havia conseguido e verifiquei que, para funcionar as requisições vindas do Delphi (via TCP), teria que usar a biblioteca <ESP8266WiFi.h>, pois ela é responsável por esses comandos:

// Read the first line of the request
  String req = client.readStringUntil('\r');
  Serial.println(req);
  client.flush();

// Match the request
  int val;
  if (req.indexOf("/rele?estado=on") != -1)
     digitalWrite(rele01, HIGH);
  else if (req.indexOf("/rele?estado=off") != -1)
     digitalWrite(rele01, LOW);
  else {
    Serial.println("invalid request");
    client.stop();
    return;
  }

Adaptei ao meu código mais algumas coisas necessárias, como o:

//Portas dos Servidores
ESP8266WebServer server(80); //web
WiFiServer webserver(8080); //abri uma porta diferente para poder dar certo

Agora, se eu quiser, posso fazer um aplicativo TOTALMENTE pelo Delphi, sem usar o webserver do nodeMCU.

• Curtir 2
Postado

@Papibakigrafo  aplicativos é o futuro, tava testando protocolos mqtt, so consegui usar o blynk. Os outros ou o serviço de nuvem era caro*como o bluemix* ou simplesmente funcionava a hora que dava vontade* protocolo aREST*

Agora meu próximo passo e implementar o protocolo blynk ao código web server, coitadinho do meu node[:o]

• Curtir 1
Postado

@lucianolcoa como disse anteriormente, o Delphi já tem um WebBrowser nele. Por exemplo, você quer criar um aplicativo para Android. Você cria uma tela em branco, adiciona um WebBrowser, alinha ele como AllClient (tela toda) coloca o IP e compila. Mais nada!

Quando você iniciar o aplicativo no celular, ele irá carregar o webserver do node! =)

Se quiserem, posso até fazer um vídeo disso. Eu tenho um celular android pra testes em casa.

Postado

@Papibakigrafo Delphi me parece legal de mexer, se eu ja não tivesse acostumado com o app inventor me aventurava com delphi, ficar estudando várias linguagens as vezes da no na cabeça... De vez em quando eu uso codigos bascom quando to programando no arduino o/

Recentemente eu baixei o droidscript no meu celular, vou fazer um jogo com ele, um dos meus projetos pessoais. Mas me falta tempo para aprender a estrutura de jogo. E o pc do meu trabalho e bloqueado pra download e instalação de programas. E em casa o que menos tenho e tempo, absolutamente tudo nas minhas costas -_-'

• Curtir 2
Postado
2 horas atrás, Papibakigrafo disse:

Bom dia amigos! A um tempinho atrás, eu tentei comunicar (fazer requisições) no Delphi com o nodeMCU sem sucesso. Deixei de lado, e por acaso, olhei um código meu do Arduino em que eu havia conseguido e verifiquei que, para funcionar as requisições vindas do Delphi (via TCP), teria que usar a biblioteca <ESP8266WiFi.h>, pois ela é responsável por esses comandos:

// Read the first line of the request
  String req = client.readStringUntil('\r');
  Serial.println(req);
  client.flush();

// Match the request
  int val;
  if (req.indexOf("/rele?estado=on") != -1)
     digitalWrite(rele01, HIGH);
  else if (req.indexOf("/rele?estado=off") != -1)
     digitalWrite(rele01, LOW);
  else {
    Serial.println("invalid request");
    client.stop();
    return;
  }

Adaptei ao meu código mais algumas coisas necessárias, como o:

//Portas dos Servidores
ESP8266WebServer server(80); //web
WiFiServer webserver(8080); //abri uma porta diferente para poder dar certo

Agora, se eu quiser, posso fazer um aplicativo TOTALMENTE pelo Delphi, sem usar o webserver do nodeMCU.

Já faz bem mais de 10 anos que não programo em Delphi (programando de verdade, só andei arranhando uns códigos nos últimos anos), mas quem sabe agora eu me anime ???

Você está programando em Pascal no Delphi ? Está usando que versão do Delphi para compilar para Android ?

Eu tenho uma versão do Embarcadero (Delphi) com componentes para o Android (que eu me lembre, também já faz um tempo) mas eu até agora nunca toquei a mão. Eu estou muito enferrujado, mas acho tão fácil entender um código em Pascal, é quase como se fosse a minha linguagem nativa (o português). Mas para programar já dá um pouco mais de trabalho, pois eu tenho que reaprender todas as bibliotecas (e aprender umas novas) e nunca cheguei a aprender direito a programar com OO, o esforço para fazer alguma coisa que preste vai ser grande, e eu sempre fui horrível em fazer interface com o usuário.

• Curtir 1
Postado

@Intrudera6 Sim, em pascal. Mas apenas fiz um teste, nada demais. Fiz isso no Delphi 7:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
begin
  TCP.Connect();
  TCP.WriteLn('/rele?estado=on');
  TCP.Disconnect;
end;

procedure TForm1.Button2Click(Sender: TObject);
begin
  TCP.Connect();
  TCP.WriteLn('/rele?estado=off');
  TCP.Disconnect;
end;

Esse comando acima, liga/desliga um relê.

Para Android/iOS, uso o RAD Studio XE 10 (Berlin). A programação em si, não é muito complicada não! Tem vários tutoriais, em português, ensinando a fazer um aplicativo completo, com banco de dados e tudo mais!

• Curtir 1
Postado

@alexandre.mbm Tinha lido sobre essa ide num tutorial onde o cara esina como instalar o protocolo mqtt num rasp e usar ele como servidor...

Minha opinião pessoal:

As funções parecem ser mais fáceis de serem usadas, mas nem de longe tem a documentação do arduino. Onde tem exemplos de praticamente tudo com ele. Então, apesar da linguagem ser mais fácil, programar usando ela se torna mais dificíl. Mas como vantagem voce afia o seu próprio cérebro, afinal, nas dificuldades é que a evolução se torna mais evidente.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Se eu já não me esqueci do que li hoje cansado, o Sming é um framework em C++ puro, para o ESP8266. Para o uso dele, esse site e o Pedro Minatel ensinam uma toolchain em GNU/Linux, com Makefile e ESPTOOL.

Update

Parece que a referida toolchain tem nome — Unofficial Development Kit for Espressif ESP8266 — e não é algo "para Eclipse" ou qualquer outra IDE. Basicamente usa Makefile, originalmente a partir de um shell Linux.

• Membro VIP
Postado
Em 28/12/2016 às 09:18, Intrudera6 disse:

Fiquei curioso, é bem provável que eu instale para ver como funciona. O Eclipse, apesar dos muitos recursos, é complicado demais para mim (talvez um usuário avançado consiga até fazer chover com ele).

Criei um tópico para desenvolvermos o aprendizado dessas ferramentas alternativas:

Postado
1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

Criei um tópico para desenvolvermos o aprendizado dessas ferramentas alternativas:

Nossa ....

Eu acho que já vi vocês falarem de umas 10 plataformas de desenvolvimento diferentes para o ESP8266...... mas ultimamente isto está ficando ainda maior !

Mas não sei aonde vocês pretendem chegar... estão saindo das plataformas mais conhecidas, onde existe uma grande documentação técnica e centenas de milhares de usuários, para plataformas cada vez menos conhecidas....

Está ficando cada vez mais difícil um usuário normal acompanhar os tópicos que vocês andam postando.

Será que não dá para vocês fazerem aplicações funcionais com aquilo que já conhecem profundamente, sem se aventurar por esses caminhos menos utilizados e onde poucos se aventuram ?

Paulo

• Curtir 3
  • Membro VIP
Postado

@aphawk , eu pretendo começar pelo mais conhecido mesmo: Arduino IDE. Mas eu gosto de levantar conhecimentos, ir gerando e gerenciando mais conhecimento em paralelo.

Estou empacado com a forma como vou alimentar o produto final. Quem vai usá-lo será meu irmão, a milhares de distância de mim. Para a prototipagem em protoboard, tenho um regulador de 3.3 V. Então eu estava vendo sobre os modos de economia de energia, para ver se não seria o caso de mudar a arquitetura por causa disso. Por exemplo, para usar Deep Sleep, eu não deverei usar MQTT. Eu sei o que fazer, mas estou para me decidir se quero isso ou se prefiro ir comprar mais componentes. Tenho algumas fontes aqui, mas nada que me forneça facilmente 3.3 V regulados.

• Curtir 1
Postado

@alexandre.mbm ,

Meu post não foi sobre essas soluções de low power, foi sobre usar esses outros tantos ambientes que você citou.

Sobre low power, sugiro verificar aqui :

https://openhomeautomation.net/esp8266-battery/

Veja sobre a interligação do sinal DTR com o XPD.  Sem isso, adeus Low Power ....

Seguem outros links bem interessantes :

https://tinker.yeoman.com.au/2016/05/29/running-nodemcu-on-a-battery-esp8266-low-power-consumption-revisited/

http://www.esp8266.com/viewtopic.php?f=29&t=7519

http://tim.jagenberg.info/2015/01/18/low-power-esp8266/

Por ultimo, lembro que o ESP-01 não tem os pinos acessíveis para fazer esse modo Low Power, embora existam maneiras de soldar um fio e "puxar" o sinal do CI direto.

Paulo

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
3 minutos atrás, aphawk disse:

Por ultimo, lembro que o ESP-01 não tem os pinos acessíveis para fazer esse modo Low Power, embora existam maneiras de abrir a tampa metálica e "puxar" o sinal de dentro do móduloESP8266.

Realmente isso está fora do meu alcance. Quero nem pensar! Vou simplesmente em busca da tensão regulada e continuar com os planos já traçados.

• Curtir 1
Postado

@alexandre.mbm  

Eu me enganei.... o ESP-01 nao possui tampa metálica, dá para soldar um fio nele....

Para modos de ultra baixo consumo, não pode nem usar um regulador de tensão !

Existem várias dicas de como remover o regulador de tensão que existe no NodeMCU e placas semelhantes.

O pessoal usa 3 baterias de niquel-metal ( 1.2V cada ) .

Paulo

Postado

@alexandre.mbm ,

Um regulador comum desses de 3,3v pode consumir até 5 mA .... de que adianta se matar para abaixar o consumo do módulo para 1 mA ou menos, tipo 70 uA , se o regulador consome bem mais do que isso ?

Paulo

Postado

*caindo de paraquedas no assunto* Se a ideia e usar tensão extremamente regulada nada melhor que a infalível pilha, ou mesmo baterias de relogio. Pilhas não dao pico de tensão, pelo fato de ser corrente contínua perfeita, 2 pilhas comuns ou palito devem solucionar.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
13 horas atrás, lucianolcoa disse:

Manolos ficar ate as 4 da manha pra consertar uma ********** que voce mesmo fez não tem preço!

Não é legal. Muitas vezes deixa de compensar mesmo a curto prazo.

Semana passada mesmo, eu fiquei 13 horas rastreadas com o Toggl para depois descobrir que já tinha a mente cansada desde o início. Olha a tolice do resultado: dois diretórios supostamente iguais, sendo que somente os arquivos do negligenciado eram de fato preparados para serem executados. Quase meio dia de Google em vão!

5 horas atrás, lucianolcoa disse:

@alexandre.mbm Sei que posso ta falando uma idiotice mas voce ja pensou em usar painel solar?

Meu uso será indoor, em ambiente com temperatura regulada, quase sem radiação.

PS.: Já desencanei! A primeira versão do EspWOL vai ser energizada na tomada.

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...