Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ESP8266 - A Pequena Maravilha para Comunicação WIFI


aphawk

Posts recomendados

  • Membro VIP

@aphawk

Vou começas a brincar com o ESP8266basic.

Onde você edita os programas? É necessário compilar antes de gravar, assim como no bascom?

Me indique um bom site pra dar os primeiros passos.

---edit---

Sei que você, assim como eu, gosta de entrar na "mente" do hardware. Já tentou ler ou alterar os registros do ESP? Se sim,, é possível manipular os registradores em basic?

http://esp8266-re.foogod.com/wiki/Memory_Map

 

Estou no caminho certo?

esp-basic.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, aphawk disse:

@rodrigocirilo,

 

Já aconteceu isso comigo..... mais de uma vez, quando usei o flasher do ESP8266Basic !

 

Use o outro flasher, que eu indiquei pro _xyko_  , ele funciona !

 

Paulo

Vou baixar o flasher do link que postou, mas e o "arquivio" que selecionamos no flasher do esp8266basic o tal do 4M ?? onde consigo ele no outro programa e tem um tutorial, pois ontem abri o programa e achei bem confuso..

adicionado 52 minutos depois
18 horas atrás, _xyko_ disse:

Isso não é problema, senão nem rodaria o ESPlorer. Tudo (penso) que roda no x86 roda no 64bits, só n~so pode o inverso.

@aphawk

Parece que com o FLASH_DOWNLOAD_TOOLS_v2.4_150924.rar

foi em alguns segundos. Agora vou tentar gravar algum "hello" pra ver se funciona. Informo resultado.

 

_xyko_ o meu está dando erro au clicar em start para (penso eu, sincronizar com o nodemcu)

 

e outra, qual arquivo (aquele arquivo 4M) voce baixou? eu baixei o do proprio ESP8266basic, mas no flash_donwload_tools ele pede pra selecionar 4 arquivos e ainda a posição da memória?? como assim? pode me ajudar?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@rodrigocirilo

Não selecionei nenhum arquivo, mesmo porque não achei como selecionar, Parece que o flasher já é configurado para gravar o interpretador basic.

Agora estou esperando o  Paulo responder como edito os programas e como faço para gravá-los no ESP.

Ahhh... As imagens acima foram feitas na gravação de um ESP-01 com seleção de flash de 1M. Meus NodeMCUs ainda não chegaram.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, _xyko_ disse:

@rodrigocirilo

Não estou usando esta ferramenta acima... ainda. Usei o Alpha 3.0 branch.

https://www.esp8266basic.com/download.html

 

Ah entendi, é que com o alpha 3.0 aqui deu problema de entrar na aba settings do esp pra alterar config de rede e um hello world nao rodou.

 

Abra no seu celular a configuração de wifi e localize o esp e conecte nele, abra o ip 192.168.4.1 ai provavelmente você vai estar dentro do esp, na aba edit você coloca um

print "hello world"

end 

 

e clica em RUN ele deve rodar. aqui foi só uma palavra na tela (DONE)....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, _xyko_ disse:

@rodrigocirilo

Não selecionei nenhum arquivo, mesmo porque não achei como selecionar, Parece que o flasher já é configurado para gravar o interpretador basic.

Agora estou esperando o  Paulo responder como edito os programas e como faço para gravá-los no ESP.

Ahhh... As imagens acima foram feitas na gravação de um ESP-01 com seleção de flash de 1M. Meus NodeMCUs ainda não chegaram.

xyko, voce ta gravando pelo site?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodrigocirilo ,

 

O exemplo te mostra 4 arquivos, mas você só vai gravar um !

Marque apenas a primeira, escolha o arquivo a ser gravado, e se você fez o CLONE do arquivo do github, navegue até o subdiretório 

 

Flasher/Build/4M/ESP8266Basic.cpp.bin

 

https://github.com/esp8266/Basic/tree/NewWebSockets/Flasher/Build/4M

 

Antes de gravar, mude o tal de SPI MODE para DIO .

 

Indique como endereço de gravação 0x00000  , grave e é só se divertir !

 

Antes de você perguntar, 4 Mb * 8 bits = 32M kkkkkkkkkk  Entendeu o porque aparece 32Mb ?

 

Se não funcionar mesmo assim, é porque tem de apagar de verdade o seu ESP , e só descobri uma maneira para isso :

 

Achei em algum link um cara que disponibilizou o arquivo de 1Mb totalmente em branco !

 

Baixei ele, selecionei ele 4 vezes, nesse mesmo programa de flasher, só mudando o endereço inicial de cada bloco, e aí quando gravou realmente apagou tudo bonitinho, ficou zeradinho.

 

Desde estão só gravo o arquivo do firmware mesmo e sempre funciona.

 

Paulo

 

 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@_xyko_ ,

 

Primeiro configure o se ESP, entre em Settings,e acerte o nome de sua rede WIFI, a senha de acesso, e coloque um endereço de IP de dentro de sua rede mesmo.

 

Salve e faça o Reboot, e depois acesse diretamente no novo IP.

Na parte superior, tem EDIT, clique lá, e pode começar a escrever o seu programa.

Escolha o nome para salvar, e salve de vez em quando.

 

Depois que voce escreveu o seu programa, use no menu superior a opção RUN.

 

Não precisa compilar, pois é um interpretador, e ele pode demorar alguns segundos antes de começar a rodar o seu programa.

 

Quanto a fuçar, nem experimentei pois não conheço o Assembler desse ESP, e nem conheço o suficiente da programação básica de Arduíno que é utilizada no interpretador.

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodrigocirilo ,

 

Faça o zeramento dele . Um dos meus Nodemcu só funcionou bem depois que fiz esse procedimento !

 

http://www.pratikpanda.com/completely-format-erase-esp8266-flash-memory/

 

Lembre que o Nodemcu usa um com 4 Mb, então vai ter de gravar ao mesmo tempo esse arquivo nas 4 posições hehehe !

 

Agora voce está vendo o porque muita gente desistiu de usar os ESP8266 com firmwares que não sejam os de comando "AT" que vem gravados de fábrica ....

 

Paulo

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodrigocirilo @aphawk

 

Eu já tive esse problema quando usei o ESPBasic, no meu caso era com um ESP 07 e parece que a instalação não era feita por completa, geralmente a versão 2 instalava sem problemas, mas a 3...

Olha só, tem que ir insistindo, essa versão 3 dá isso mesmo, mas depois de instalada, vale a pena todo o sofrimento. Outro erro que dava ao instalar esta versão, é de funcionar tudo, mas não apareciam os arquivos (uma pasta cheia de arquivos), daí tinha que refazer toda a instalação novamente. A opção de zeramento da memória antes de instalar é muito útil, tem vezes que só instala após fazer esta "formatação". Gostaria de ter mais tempo pra acompanhar, mas ta meio corrido aqui.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, rodrigocirilo disse:

AS posições seriam as que ele fala no site 

0x000000, 0x100000, 0x200000 e 0x300000 coloco o mesmo arquivo nos quatro espaços? e

 

Estas posições mudam de um ESP para outro, tem que ter certeza de estar usando os endereços corretos senão não funciona. Outra coisa, a maioria dos .bin são gravados apenas na posição 0x0, as outras nem sempre precisam ser gravadas, observem se é realmente necessário gravar todas. Uma coisa que observei é que usando esse flasher que dá todas as opções de memória, pra não dar erro, eu marcava uma posição da memória e deixava as outras desmarcadas, depois marcava a próxima e a próxima... mandava gravar de uma a uma aí quase não dava erro. Pelo menos dava menos erros que enviando todas de uma só vês.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
45 minutos atrás, ViniciusKruz disse:

 

Estas posições mudam de um ESP para outro, tem que ter certeza de estar usando os endereços corretos senão não funciona. Outra coisa, a maioria dos .bin são gravados apenas na posição 0x0, as outras nem sempre precisam ser gravadas, observem se é realmente necessário gravar todas. Uma coisa que observei é que usando esse flasher que dá todas as opções de memória, pra não dar erro, eu marcava uma posição da memória e deixava as outras desmarcadas, depois marcava a próxima e a próxima... mandava gravar de uma a uma aí quase não dava erro. Pelo menos dava menos erros que enviando todas de uma só vês.

 

Eu só temo que fazer esse tipo de tentativa-e-erro acabe inutilizando alguma coisa...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, aphawk disse:

@rodrigocirilo ,

 

Isso mesmo !

 

Paulo

Nossa tá difícil..

 

Fiz como falou, e depois fiz como o Vinicius falou (um endereço de cadas vez), logo em seguida gravei novamente o arquivo 4M e nada de aparecer a tela settings.... nem rodar um simples hello world...

 

Depois formatei novamente e tentei pelo flasher do esp8266basic e nada também..

 

O que mais poderá ser? o mais estranho é que abre o menu do esp8266basic mas nao funciona direito :(

 

o que difere selecionar DIO ao invés de de QIO?

adicionado 3 minutos depois

tela ao entrar no ESP

15wfqcx.png

 

tela que seria settings:

2qb623p.png

 

Estou setando 115200 de BR.. está certo?

adicionado 51 minutos depois

@aphawk

 

Problema resolvido por hora kkkkk

 

dei uma pesquisada no forum do esp8266 e achei um topico de um cara com o problema exatamente igual ao meu.

http://www.esp8266.com/viewtopic.php?f=42&t=11881

 

Ai um outro respondeu, e falou algo sobre chama um  "arquivo" que ja aparece na tela edit, ai fiz o print hello world e salvei... ai mandei rodar e rodou.. e logo em seguida cliquei em settings e apareceu tudo...

 

concluo por hora que mesmo com o flasher do esp8266 teria dado certo.

 

Agora é esperar os proximos bugs hehehe

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, _xyko_ disse:

 

adicionado 1 minuto depois

@rodrigocirilo ,

 

Nossa que coisa mais estranha essa kkkkk, eu tenho um monte de arquivo gravado já na flash, acho que é por isso que não está dando erro quando atualizo.

 

Agora começa a fazer uns programinhas e depois fale pra gente ok ?

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, aphawk disse:
adicionado 1 minuto depois

@rodrigocirilo ,

 

Nossa que coisa mais estranha essa kkkkk, eu tenho um monte de arquivo gravado já na flash, acho que é por isso que não está dando erro quando atualizo.

 

Agora começa a fazer uns programinhas e depois fale pra gente ok ?

 

Paulo

Pois é... mas quando você atualiza nao apaga os que estavam lá?

 

Outra coisa, setei as config da do roteador aqui, login e senha, coloquei um ip para ele e o gateway.. salvei.. esperei um pouco e nao acessou pelo ip que dei a  ele. 

 

Ao setar as config da rede.. ele ja se conecta ao meu roteador? usei um programa que escaneia tudo que está conectado e nao achou ele :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodrigocirilo ,

 

Não, ele mantém os dados, inclusive os settings são mantidos.

 

Se teve algum setting errado, ele não vai se conectar, e vai aparecer de novo a rede ESP XXXXXX, aí você tem de conectar de novo naquele IP maluco e reconfigurar .

 

Mais uma vez, use o celular.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk Deu certo, acho que devo ter setado algo errado referente a rede local. Mas eu acabei fazendo todo o processo novamente e quando acessei estava tudo zerado.. sei lá talvez eu nao tenha salvado.. 

 

agora consegui.. ja está online na rede aqui...

 

Mas digamos que eu leve pra casa... sem antes mexer nos settings, lá ele nao irá conseguir conectar ai ele aparece pra conectar nele? pois percebi aqui que após ele se conecar no roteador ele some da vista do celular hehe..

 

sobre a prog:

Digamos que estou testando um codigo, fiz, rodei e precisa alterar algo, altero, devo salvar pra rodar novamente?

 

@ViniciusKruz  ja deu certo.. o problema acho que nao tinha a ver com isso, mas ao entrar nele fui obrigado a salvar um codigo pra aparecer os setings e rodar os code. coloquei um link que achei logo acima.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!