Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ESP8266 - A Pequena Maravilha para Comunicação WIFI


aphawk

Posts recomendados

  • Membro VIP
13 horas atrás, aphawk disse:

Não tá fácil achar essas coisas , mesmo aqui em SP. Então, um dia pesquisando no Ebay achei pessoas que vendiam coisas dessa maneira ! E não é caro, comprei e problema resolvido.

 

Quais componentes tem [prazo de] validade [curta]? Parece-me que capacitores eletrolíticos não se guarda. Mas aí fica difícil imaginar como é para as lojas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm ,

 

Capacitores cerâmicos com o tempo pegam umidade e vão se estragando.

Capacitores eletrolíticos podem ter o seu eletrólito degradado e também se estragam.

Potenciômetros e trim-pots tem a pista resistiva que pode oxidar e apresentar ruidos de monte, exceto os lacrados, tipo Cermet.

 

Que eu me lembre, apenas esses estragam.

 

Diodos, transistores, CIs, resistores, indutores, capacitores de outros tipos, devem durar muiiito tempo....

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm  ,

 

Não vem nada escrito no papel da embalagem, então não vão ver que tem centenas de componentes dentro.

 

O envelope não é grande, então acredito que a chance de ser taxado é bem baixa.

 

Aliás, fazem uns 2 meses que não sofro nenhuma taxação, dizem que o centro de Curitiba está deixando passar tudo porque estão em greve, acho que é verdade porque recebí esta semana um monte de compras que fiz a menos de 30 dias...

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@aphawk , dia desses você comentou que mesmo a importação pelo processo simplificado poderia requerer despachante. Mas, no caso de uma coisa pequena dessas, nem declaração de importação a pessoa faz, é?! Eu pensei que tudo teria de ser declarado: conteúdo, quantidades...

 

Meu irmão importou um dispositivo de 199 USD. Veio pela UPS e ficou retido em São Paulo até que ele pagasse os impostos. Não me consta que ele fez declarações. Por certo a documentação ficara por conta da transportadora ou do exportador.

adicionado 11 minutos depois
26 minutos atrás, aphawk disse:

1 - Capacitores cerâmicos com o tempo pegam umidade e vão se estragando.

2 - Capacitores eletrolíticos podem ter o seu eletrólito degradado e também se estragam.

3 - Potenciômetros e trim-pots tem a pista resistiva que pode oxidar e apresentar ruidos de monte, exceto os lacrados, tipo Cermet.

 

Talvez sacos plásticos lacrados possam resolver 1 e 3.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm ,

 

Talvez eu não tenha deixado os processos de importação bem claros.

 

Uma coisa é fazer o que eu faço todo o tempo : compro no Ebay e pago via Paypal. Não preciso fazer mais nada, só esperar e torçer para não ser taxado !

 

Isto não é uma Importação simplificada, é apenas uma compra internacional entregue pelos correios. O exportador é que informa da maneira que ele está acostumado, e a grande maioria deles simplesmente poe num envelope e coloca uma etiqueta infirmando um valor que quase nunca corresponde ao valor real da compra, e muitas vezes eles ainda dizem que é Gift, ou seja, presente. Claro que isso costuma ajudar a quem compra, seja no Brasil ou não, pois costuma escapar da taxação. 

 

Eu particularmente peço para que o conteúdo seja discriminado como Electronic Parts, acho que é mais correto.

 

Quanto ao valor, se eu não falar nada, em mais de 90% dos casos eles colocam Us$ 5 , mesmo que a compra real seja tipo US$ 2 .....

 

Uma coisa que eu reparei é que o exportador nunca menciona a quantidade, ele apenas coloca essas duas informações que citei acima.

 

Com esse procedimento , que é o que os exportadores chineses fazem para todo o mundo, sempre temos uma chance pequena de sermos taxados.

 

Já na Importação Simplificada, eu declaro a minha compra para a Receita Federal, como Pessoa Física, informando valores e quantidades, e já significa que vou ter de pagar no mínimo 60% de imposto, e talvez ainda mais 18% de ICMS se a Receita verificar que estou comprando em uma quantidade incompatível com o uso pessoal, por exemplo comprar 100 peças de uma mesma peça, mesmo sendo eu uma pessoa física. 

 

Todo o procedimento acima, inclusive a retirada quando chegar, pode ser feito por voce mesmo. Mas eu não quero mais saber disso... pago para meu despachante fazer e pronto.

 

Existe ainda a Importação Oficial, essa para volumes e valores maiores do que os da Importação Simplificada, e com custos maiores !

 

Paulo

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm

 Não precisa ter medo de peças eletrônicas estragando guardadas, essa é uma possibilidade que existe mas é muuuito remota, a não ser que seja realmente muito mal guardadas, tipo enterradas, dentro de um rio... acho que ninguém aqui usa mais sucada de eletrônica que eu. Tenho placas de sucata aqui que não tem menos de 15 anos de jeito nenhum, estão guardadas simplesmente em uma caixa que nem com a tampa fechada não fica e é só eu precisar de uma peça que recorro a essas sucatas. Só compro peças novas para montar um aparelho qualquer depois de ter saído da fase de protótipo, aí sim, compro peças novas, mando a placa pra confecção profissional e monto tudo zeradinho. Tenho boa quantidade de peças novas mas nada que se compare com o @aphawk , esse cara aí vai deixar só pecinhas de herança kkkkkk 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ViniciusKruz ,

 

KKKK Até que eu não compro muitas peças, só compro aquilo que eu acho difícil achar aqui, como essas peças acima, diodos Leds de um monte de cor doida, diodos Schottky de sinal, transistores FET, Mosfets, CI's AMP op de baixo ruido ou do tipo rail-to-rail, CI's legais de se brincar, microcontroladores AVR com 8 pinos, Atmega1284, capacitores Mylar, capacitores de precisão, essas coisinhas. Isso não é um valor alto.

 

Mas eu compro muito módulo.... sensores, plaquinhas de teste, pequenos Arduínos, controladoras de vôo, telemetria, displays, isto sim tenho muita coisa....

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Papibakigrafo

 

cls  'limpa tela
D0 = 0 'define D0 como 0
io(po,D0,0) 'seta pino D0 como 0
button "aciona", [setapino] 'gera na tela um botão com o titulo "aciona" que desvia para setapino
wait

[setapino] 'label 
io(po,D0,1) 'seta pino D0 como 1
delay 1000  ' delay normal
io(po,D0,0  ' seta pino como 0
wait  

Isso é o mais simples de todos.

 

Pelo que percebi ele difere maiúsculo de minusculo ...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Papibakigrafo

Vou dar minha vesão também de um acionamento e apagamento

wprint "<center>"

wprint "<h1> teste de cargas</h1>"

wprint "<br>"

led1=d1

button  "aciona",[rotina1]

wprint "<br>"

 

button "apaga",[rotina2]

wprint "<br>"

button "fim",[end]

wait

[rotina1]

io(po,led1,1)

wait

[rotina2]

io(po,led1,0)

wait

[end]

end

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk Paulo o ESP12e sem o nodemcu alimentado adequadamente, teria o mesmo comportamento que na placa NodeMcu ?

 

Tem alguns comportamentos estranho, exemplo: o pino D0 quando você alimenta ele dá um pulso high nesse pino, logo se tivesse uma fechadura ligada a ele (interface adequada) ela abriria ?? como assim? tem como tirar isso?: o mesmo para o pino D4 que é o mesmo que está ligado no led azul do ESP.. no start ele pulsa low, depois passa a high !! 

adicionado 25 minutos depois

Outra coisa, estou querendo usar 4 pinos como entrada e 4 como saida...

 

Se eu coloco resistor de pull-up em algum pinos(no pino D3 GPIO 0), e desligo/ligo o NodeMcu o pino D0 (GPIO 16) volta high e ele não inicia..

 

Parece que tem algo bugado, pois nao funciona como um uC..

 

Não sei se tem algo haver pois o pino D3 no nodemcu está ligado no botão "flash" então parece que se eu ligar um pull-up e um sensor que vai jogar low.. quando desalimenta e alimenta ele tipo fica esperando gravar a flash???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/09/2016 às 05:22, Intrudera6 disse:

Eu montei uma tabela correspondendo os pinos com as funções, vou mandar abaixo, acho que a versão 0.9 também vale para um ESP12F (V1.0):

 


PINOS ESP8266 com IDE Arduino / Basic



ADC0   A0    TOUT

PIN 16 D0    GPIO 16 USER  WAKE    
PIN 5  D1    GPIO 5  SCL(V0.9)
PIN 4  D2    GPIO 4  SDA(V0.9)           
PIN 0  D3    GPIO 0  FLASH SDA(ESP-1)
PIN 2  D4    GPIO 2  TXD1  SCL(ESP-1)   LED AZUL(V0.9)
PIN 14 D5    GPIO 14       HSPICLK MTMS
PIN 12 D6    GPIO 12       HSPIQ   MTDI
PIN 13 D7    GPIO 13 RXD2  HSPID   MTCK CTS0
PIN 15 D8    GPIO 15 TXD2  HSPICS  MTDO RTS0
PIN 3  D9    GPIO 3  RXD0
PIN 1  D10   GPIO 1  TXD0  SPICS1       LED AZUL(ESP-1)

PIN 9  SDD2  GPIO 9  SD2
PIN 10 SDD3  GPIO 10 SD3
PIN 8  SDD1  GPIO 8  SD1  MOSI
PIN 11 SDCMD GPIO 11 CMD  CS
PIN 7  SDD0  GPIO 7  SD0  MISO
PIN 6  SDCLK GPIO 6  CLK  SCLK

 

Quais pinos podem realmente trabalhar como I/O 

 

Apesar que na placa do ESP12F não tem esse monte de pino...vejam:

205v5g4.png

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodrigocirilo ,

 

O Nodemcu tem vários hardwares ligado ao ESP12-E .... esses hardwares impossibilitam você usar livremente alguns dos pinos.

 

Para voce não ter surpresas, baixe o datasheet do módulo ESP-12E, assim você vai saber quais são os pinos usados no processo de Flash e de Reset.

 

Fuja do ESP-12F, o mais completinho é mesmo o ESP-12E.

 

Paulo

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, aphawk disse:

@rodrigocirilo ,

 

O Nodemcu tem vários hardwares ligado ao ESP12-E .... esses hardwares impossibilitam você usar livremente alguns dos pinos.

 

Para voce não ter surpresas, baixe o datasheet do módulo ESP-12E, assim você vai saber quais são os pinos usados no processo de Flash e de Reset.

 

Fuja do ESP-12F, o mais completinho é mesmo o ESP-12E.

 

Paulo

 

 

então no caso do ESP-12E sendo usado em uma placa igual a que o colega @ViniciusKruz fez, onde só tem o ESP-12E ai sim poderia ser usado todos os 11 GPIO ? Vou procurar o datasheet, pois havia pego o do nodemcu.. e nao ajudou muito hehe

 

11 ou 13 se os pinos RX e TX que também são GPIO puderem ser usados...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodrigocirilo ,

 

Bom, que eu me lembre alguns pinos você vai perder :

 

- o pino do Flash, a menos que você nunca mais pretenda gravar outro firmware ( não sei se dá para fazer mas ... )

- o pino do Reset, que deve ser ligado à um outro pino no caso de usarmos modo de baixo consumo.

 

Os pinos de TX e RX podem sim ser usados no programa.

 

Pela minha conta, no mínimo 10 pinos podemos usar sem nenhum problema. Nem imagino aonde eu precisaria usar mais pinos!

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk Ah.. eu queria pelo menos uns vinte pinos disponiveis.. hehehe.. to pensando em fazer o teste de por o esp pra comunicar com um uC por serial, assim conseguiria expandir a pinagem..

A propósito Paulo quando perguntei você não opinou.. os comandos para enviar algum dados (numeros decimais) para um uC por serial seria:

 

serialprint (valor) para enviar

baudrate(9600) para setar o BR

serialinput (variavel) para receber o que chega no RX

 

seria isso, ou tem mais coisa??

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, rodrigocirilo disse:

@aphawk Ah.. eu queria pelo menos uns vinte pinos disponiveis.. hehehe.. to pensando em fazer o teste de por o esp pra comunicar com um uC por serial, assim conseguiria expandir a pinagem..

A propósito Paulo quando perguntei você não opinou.. os comandos para enviar algum dados (numeros decimais) para um uC por serial seria:

 

serialprint (valor) para enviar

baudrate(9600) para setar o BR

serialinput (variavel) para receber o que chega no RX

 

seria isso, ou tem mais coisa??

 

Se voce quiser expandir a pinagem do esp voce pode usar um demux. Fiz uns testes com arduino e me senti satisfeito, expandi de 4 entradas para 8, o dobro do suporte *-*

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, rodrigocirilo disse:

A propósito Paulo quando perguntei você não opinou.. os comandos para enviar algum dados (numeros decimais) para um uC por serial seria:

 

 

Na verdade não opinei porque ainda não usei isso kkkkkkk ! Usei apenas o I2C, serial é tão antigo que ainda não achei um uso para isso kkkkk

 

Acho que tem de ver mesmo na documentação dos comandos do ESP8266Basic ....

 

Aliás, voce pode usar um desses CI's de I/O I2c, vai ganhar 8 I/O's e com possibilidade de interrupção também ... tem um PCF qqr coisa da vida que o pessoal usa para converter um display LCD do tipo 2x16 em I2C, já ví alguém usar ele no Fórum do ESP8266Basic.

 

Paulo

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk  Ah mas pra algo assim acho valido o serial....

 

@lucianolcoa  Eu também acho i2c  complicado demais. hehehe

você multiplexou setando ceros pinos em determinados momentos estilo linha coluna? 

adicionado 1 minuto depois

@Papibakigrafo  Será que esse esp32s será compatível com o ESP8266basic??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!