Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Terminais elétricos


Posts recomendados

  • Membro VIP

 

Tenho conhecido, por este vídeo acima, os terminais pré-isolados. Para quadros de distribuição de circuitos (QDC), presumo que os tipos que interessam são: pino, pino chato e ilhóis (tubular). Vejo que eles podem ser prensados com um alicate decapador comum.

1995.jpg

Mas isso será apropriado? Afinal, existe o alicate prensa terminais com catraca.

11_2238.jpg

Ou este é apenas um facilitador?

 

Eu sei que há uma divisão por cores, indicando a faixa de bitolas para as quais cada terminal colorido é indicado. Mas eu fico com a impressão de que terminais tipo pino (sem ser os chatos) oferecem um contato deficiente. Ou será que eles são deformados pelo aperto dos parafusos, em disjuntores e barramentos de neutro e terra? Pergunto porque nunca usei.

 

Fico a impressão de que esses terminais são para a conservação da ponta do fio, principalmente dos cabos flexíveis, não tanto para propiciar um contato melhor. Mas até que observar um terminal tubular, que é evidentemente deformável, anima-se um pouco.

 

Estou pensando em usar terminal tubular tanto para saídas de disjuntor como para os barramentos de neutro e terra. Isso seria errado?

 

Já vamos usar um barramento de fase tipo pente. Mas encontrar o conector genérico, de entrada da fase, no comércio da cidade está meio difícil, ou estou errando a forma de procurar isso.

5302.jpg

Fui em médias e grandes lojas de material de construção e nada! Já que é fio de 6 mm², talvez pudesse ser apenas um pino chato plano, para a bitola. Discordam?

 

Trata-se de um QDC de apartamento pequeno. Por isso que a fase entrante é para uma corrente modesta. Os disjuntores foram dimensionados dentro do possível e do correto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cada terminal tem um uso. Pode usar o alicate simples para terminais até 6mm2 . Os terminais são apenas para cabos flexíveis. Acima disso tem que ser alicate próprio. Veja vídeos do Zergui no youtube, muito bons, e também catálogo da Intelli.

 

Terminais são encontrados em lojas de material elétrico, não em lojas de material de construção.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Cada terminal tem um uso.

 

Eu já suspeitava, mas ainda não encontrei um material bem explicado fazendo todas as relações.

 

Conheço o Youtube do Zergui. Talvez a informação esteja com o Zergui; vou ao site dele. Eu já conhecia as imagens da Intelli, mas elas não respondem minhas questões. Só a respeito da bitola e dos nomes.

 

Terminais são encontrados em lojas de material elétrico, não em lojas de material de construção.

 

Aqui na cidade, em vários casos, é a mesma grande loja atendendo as duas frentes.

 

@mateus7, só olhando a imagem eu não entendi o que você fez. Prensou um terminal tubular (ilhóis) com alicate universal? Tenho encontrado comentários na Internet condenando usar alicate universal para prensar qualquer tipo de terminal, e faz sentido. Usar a cavidade boleada do alicate decapador simples parece muito mais adequado.

 

Nas lojas específicas de material elétrico, que por sinal, em sua maioria, não são grandes e não são muitas, eu encontrei itens como barramentos genéricos de neutro ou terra, o barramento de pente, e até pino isolantes, mas tudo em marcas não das mais conhecidas. Nada de Siemens, Scheneider e Eletromar. No máximo, Tigre (aliás, nas lojas de construção). O pessoal vende disjuntores e dispositivos DR, mas quando vai para as miudezas o bicho pega! Sim, eu até encontro algumas emendas mas...

 

O conector genérico para barramento de fase tipo pente ou não vendia ou estava faltando, em todo lugar que andei, inclusive no comércio mais específico. Só não fui mesmo em eletrônica; achei que nada tinha a ver.

 

Update 1

 

@Ricardov, cheguei a pensar se, na falta de um alicate específico, mesmo para essas bitolas menores (que, segundo você, somente requerem um alicate simples), não seria melhor simplesmente estanhar as pontas e deixar sem terminais. Mas, olhando com mais calma, vejo que cair farelos de estanho dentro de disjuntores ou DRs certamente não seria boa coisa. Seria gambiarra, então.

 

Usar o terminal da maneira correta é o que deve ser feito sempre. Todos concordam?

 

Update 2

 

Do Zergui, o único vídeo que encontrei abordando terminais, não entra nas questões deste tópico. Aliás, ele mostra o uso de dois modelos de alicate, mas não entra com clareza e determinação no assunto da aplicação de cada tipo de terminal. Os terminais tipo pino chato, assim como os tubulares (ilhóis), nem são abordados.

 

Update 3

 

O terminal tubular já serve para conexões em que a ponta do fio precisa ser inserida em um orifício ou prensada e presa com algum parafuso ou similar.

 

Fonte: descrição do vídeo "Terminais pré-isolados - Forquilha, Olhal e Tubular", por Mundo da Elétrica

 

Update 4

 

Curioso que o alicate profissional da Intelli, assim como os alicates mostrados por Zergui, prensa o terminal com algo convexo ou plano, enquanto o alicate vermelho da primeira imagem do tópico prensa com um abraço côncavo (cavidade boleada). Isso deve fazer uma diferença. Apesar de que, à primeira vista, eu enxerguei todo um sentido: aquele boleamento seria benéfico para fecha a conexão do fio no terminal.

 

O que será de fato indesejável?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para usar o terminal tem que ter o alicate correto e de fabricante idôneo. Gambiarra não dá. Existem alicates de bico para eletricistas que tem o crimpador para cabos de #1,5 mm2 e #2,5 mm2. Mas quem usa muito terá um alicate próprio que é muito mais cômodo e tem o descascador.

 

Estanhar o fio é prática vedada pela norma NBR 5410 item 6.2.8.10 pois prejudica a resiliência do cobre.

 

Resumão:

Teminal pino: usado onde não seja possível usar um terminal tubular. Ex. para conectar um cabo a uma régua de bornes isolada.

Terminal olhal: usado onde a conexão seja feita por parafuso passando pelo olhal.

Terminal tubular: tem maior área contato e permite conexão mais firme. Usado em conectores que tenham espaço. Ex.disjuntores.

Terminal garfo: usado em conexão por parafuso onde não seja possível ou prático usar o olhal.

 

Os terminais podem ser facilmente comprados pela internet. São usados em grande quantidade quando se monta quadros. Lojas de eletrônica também vendem, mas usualmente não tem os de 4 mm2 (amarelos) e acima.

 

Para detalhamento do uso procure em apostilas do Senai.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!