Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Só metade da ram utilizável, não importa quanto


Aleczk
Ir à solução Resolvido por Aleczk,

Posts recomendados

Olá pessoal,

 

Não sei dizer exatamente quando começou, notei ontem, depois de eu trocar a pasta térmica do PC. Tudo sempre funcionou normal antes.

 

mobo: GA-970A-UD3P

VGA:  Dual-X R9 3GB D5

Processador: FX-8350

Memória: 4 corsair 1333

 

Começou ontem no Windows 7 Ultimate (pirata), que formatei hoje e agora é um Windows 10 Pro (original). Sem backup algum. Não importa a ordem ou o slot em que eu as colocar, sempre metade vai estar sendo consumida para hardware. 8GB (7.96) de 16, 4 de 8, 3 de 6 e até 2 de 4!. Sempre vão estar reservadas para o hardware.

 

O que eu já fiz:

• Obviamente testei várias memórias diferentes, umas 10 combinações no mínimo;

• Desmarquei a memória máxima do msconfig (na verdade nunca esteve marcado);

• Tirei o processador, limpei e botei de novo. Vai que tivesse sido isso, né?

• Reinstalei os drivers de vídeo;

• Já chequei a lista de memórias na mobo, e elas estão inclusas;

• Fui na BIOS, embora não entenda, e vi pelo menos que está constando as 4 memórias, 4GB cada, 16 ao total. Normal.;

• Formatei o computador e instalei uma versão diferente e fiz todos os mesmos.;

• Já testei a VGA em outro slot;

• Já procurei em tudo que é buraco no google, em português e em inglês. Muita gente com o mesmo problema, a maioria não teve solução como eu, ou foi uma dessas acima.;

• Já mexi na Virtual Ram;

• Já rezei 100 pai nossos e 50 ave-marias.  :confused:

 

Eu nem preciso de tanta ram assim, mas por que diabos isso está acontecendo?!?!

 

Pela mãe do guarda, help!

 

SS que acho que possam ser úteis:

 

gEi3xWr.png

 

zxVhZkM.png

 

16wTy3I.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vi um problema parecido com gpu incompatível com o sistema. Ao invés do sistema compartilhar a memoria com a gpu, o sistema simplesmente bloqueia parte da memória para própria GPU e o resto usa normalmente. Aconselho retirar a gpu e usar a onboard ou usar outra gpu emprestada somente para ver se o mesmo problema acontece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, depois daquele dia fiquei tão frustrado que desisti. Só fui retomar hoje. Fui muito burro, acabei de descobrir.

Eu como disse, havia testado varias combinações de memórias diferentes, e também até elas sozinhas, mas não em todos os slots.

 

Acontece que 2 slots não estão funcionando. o 3_3 e 3_1. Se eu coloco RAM apenas nelas, uma ou duas, o computador não liga. Não bipa, desliga sem chegar a ligar o vídeo. Exatamente por isso eu sempre estava colocando em combinações de Dual Channel, e um desses malditos slots sempre fazem partes deles. Agora descobri o problema, mas vou ter que ficar com 8GB Single-Channel mesmo assim.  :(

 

Alguém sabe dizer se isso é caso de garantia da MoBo? Não entendo como ela identifica as memórias nos slots defeituosos mas não funciona...

 

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, pode trocar pois queimou algum componente que impede a utilização do slot caracterizando vício de fabricação. Só relate o acontecido e os testes realizados e se pedirem, um laudo técnico. Contate o RMA e troque ela. Dependendo do tempo de uso, vão tentar conserta-lá e se não houver como, ai sim irão trocar. Vejo com o vendedor e fabricante a melhor forma possível de resolver esse pepino.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Amigos...

 

Terminou que eu vasculhando o submundo da internet, vi que caso alguns pinos do processador tenham ficado tortos ou quebrados, os componentes da memória poderiam parar de funcionar, e foi o que aconteceu! Primeiro eu folguei o cooler da CPU, e nada...

 

Tirei o processador, e tinha uns 4 pinos tortos! Desentortei-os com um cartão de crédito + alicate de unha e agora tá tudo funcionando normal... quem diria?!?!

 

 

abraços!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!