Ir ao conteúdo

I3 4170 muito quente

Ir à solução Resolvido por caiokn,

Posts recomendados

Postado

Bom galera,a alguns meses atrás eu comprei um computador,peça por peça..e então,de algumas semanas para cá e com o calor excessivo que está fazendo nesta época,meu processador I3 4170 simplesmente estava chegando aos 73° jogando jogos no Full (Uso Cooler BOX Intel),sendo que esse é o seu Tcase,eu por não entender muito não sei se isso é uma temperatura adequada ou muito alta,sem abrir jogos ou programas pesados a temperatura chega a 50°,aqui onde moro está fazendo 34°. 

A questão é,devo me preocupar? caso tenha de trocar o cooler eu estava interessado no Xigmatek Apache III,mas a questão é,terei de comprar também pasta térmica ou já vem posta nele?

https://www.balaodainformatica.com.br/produto/74901/?source=google&medium=comparador&campaign=googlepla&parceiro=googlepla&gclid=CNishLCMysgCFYSBkQod7E8AtQ

Postado

@PrinceH, Tcase "é a temperatura máxima permitida no dispersor de calor integrado (IHS) do processador." Se o processador atingir essa temperatura, ele irá diminuir sua frequência e tensão a fim de evitar danos no componente.

Esse seu I3 parece estar rodando muito quente mesmo utilizando o cooler box. Qual o modelo de seu gabinete? Se não houver ventilação adequada, trocar o cooler pode não resolver o seu problema.

• Curtir 1
Postado

Meu gabinete é um Vinik Twister VX e contém um Fan 120mm frontal,porém não há nenhum na parte traseira e até mesmo eu estava querendo colocar um mas é de 100mm e não consigo encontrar pela internet nenhum de 100mm,me recomendam fazer o que para resfriar o processador?

Postado

Se é até 100mm, pegue um de 90mm.. Seu gabinete tem fonte na parte de cima ainda, o que torna a situação um pouco pior..

Coloque um fan de 90mm atrás e veja se melhora um pouco..

• Curtir 1
  • Solução
Postado

@PrinceH, julgando apenas pelas informações dos links que você postou, o fan de 92mm parece mais interessante pois consegue empurrar mais ar, porém é mais barulhento. Ambos aparentemente utilizam conector molex, e com uma modificação na ordem dos conectores você consegue fazê-lo trabalhar a 7v. Empurra menos ar, mas é mais silencioso.

Acho que seria legal testar a ideia de colocar a ventoinha traseira antes de comprar um cooler para o CPU. Como o @RS Faria disse, até uns 65º é aceitável, e com melhor fluxo de ar dentro do gabinete, é provável que a temperatura do processador abaixe. Para ajudar, organize bem os cabos dentro do seu gabinete, evitando que eles atrapalhem o fluxo de ar.

Postado

Bom,então estarei providenciando o Cooler de 92mm citado por essa semana mesmo,a questão do barulho por enquanto não é problema já que o BOX do processador também é barulhento,enfim,por enquanto o meu maior problema é a temperatura pois aqui onde moro está muito quente,mais para frente irei trocar o cooler do processador. 

O tópico pode ficar aberto até lá ou devo fechar a e abrir outro quando chegar? Já adianto que obrigado pela ajuda de vocês dois.

Postado

Bom galera,a alguns meses atrás eu comprei um computador,peça por peça..e então,de algumas semanas para cá e com o calor excessivo que está fazendo nesta época,meu processador I3 4170 simplesmente estava chegando aos 73° jogando jogos no Full (Uso Cooler BOX Intel),sendo que esse é o seu Tcase,eu por não entender muito não sei se isso é uma temperatura adequada ou muito alta,sem abrir jogos ou programas pesados a temperatura chega a 50°,aqui onde moro está fazendo 34°. 

A questão é,devo me preocupar? caso tenha de trocar o cooler eu estava interessado no Xigmatek Apache III,mas a questão é,terei de comprar também pasta térmica ou já vem posta nele?

https://www.balaodainformatica.com.br/produto/74901/?source=google&medium=comparador&campaign=googlepla&parceiro=googlepla&gclid=CNishLCMysgCFYSBkQod7E8AtQ

Temperaturas na faixa dos 70C ainda estão dentro do aceitável.

As temperaturas estimadas para os cores são de 5C a 10C acima do TCase.

O cooler que você postou não deve valer a pena, pois o seu desempenho não deve ser muito diferente do cooler box.

Postado

O tópico pode ficar aberto até lá ou devo fechar a e abrir outro quando chegar? Já adianto que obrigado pela ajuda de vocês dois.

Deixe ele aberto.. Só feche, quando achar necessário..

Postado

Tirei alguns prints em quanto estava jogando Iron Fron e com o Youtube e Google aberto,aqui na minha cidade está fazendo 34°

https://imageshack.us/i/hlHae3v1p

https://imageshack.us/i/p8UlPrkqp

https://imageshack.us/i/p8gq3py2p

o que acham?

Tem 4 programas abertos, cada um falando uma coisa diferente..

Use um programa chamado Real Temp.. Só procurar no Google.. Use somente ele e veja como está a temperatura..

Postado

Bom,baixei o RealTemp e fiz um teste jogando Arma 3. Antes quando eu jogava por muito tempo neste calorão o processador ficava dando umas relaxada,por exemplo tava jogando Arma 3 e por um segundo o fps caia e o barulho do cooler diminuía e logo em seguida aumentava,mas desta vez não ocorreu isso,ficou muito fluído. Vale ressaltar que eu abri o gabinete domingo e dei uma limpada no HD que estava com poeira por cima,limpei o espelho do Cooler frontal e dei uma limpadinha abaixo da fonte nos ferros da frente do cooler,e dei umas assopradas de leve na placa mãe (Acho que isso não é recomendado,correto?). Eu limpo todo final de semana mas nunca tinha assoprado a poeira da placa mãe e limpado o HD,será que isso que deu um resultado melhorzinho?

Enfim isso não é a solução total mas já foi um pequeno avanço hehe,quando o Cooler traseiro chegar eu trarei mais resultados.

Print após jogar Arma 3 por cerca de 1 hora e meia:

https://imageshack.us/i/p8v8hqoCp

• 2 semanas depois...
Postado

Bom,comprei o Cooler traseiro e o resultado foi excelente,o processador agora não passou mais de 68° jogando o dia inteiro,inclusive vários jogos e o principal : Arma 3 (Gravando) e o Cooler do processador agora não passa mais de 2000 Rpm,antes chegava a 3000RPM. Agradeço a ajuda de vocês em breve irei trocar o cooler do processador para ficar show. Obrigado!

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!