Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

oi estou estudado programação sozinho  e até agora estou indo muito bem ,tudo de graça , mas enquanto navegava na web vi algumas pessoas dizerem que aprender a programar sozinho e impossível ! . o que vocês acham ?

eu sei que aprender sozinho e mais complicado e difícil . mais eu estou disposto a passar por tudo e isso, vendo a grande imagem no fim da linha para ser absolutamente o melhor e não me acomodar por motivo algum.

você aprendeu a programar sozinho ? como foi sua experiência ?

• Moderador
Postado

@darkcold

Sim é. 

Aprender uma linguagem e programa-la qualquer um consegue. O que muda é o tempo de aprendizado.. e etc.

Hj em dia é só ver video aulas, pegar apostilas.. ler livros.. e etc que você aprende.

Quem lhe falou isso é um Jon Snow da vida...  ou seja, não sabe nada.

Postado

kkk eles não conseguem e dizem que eu também não vou consegir ...

como se eu fosse  igual a eles,se voce tem determinação e vontade tudo e possivel

Postado

Sim, é plenamente possível aprender a programar sozinho, assim como é possível aprender uma língua e até mais de uma ao mesmo tempo sozinho, entre outras coisas. Aqui um site onde lista alguns lugares onde você pode aprender por conta própriahttp://www.cbsi.net.br/2015/08/8-sites-gratuitos-para-aprender-programacao.html

Porém, mesmo que você participe de um desses sites não se atenha apenas a isso, amplie seus conhecimentos com livros e mais pesquisa. Assim como o dif falou, procure vídeos associados também e apostilas, tudo ajuda.

• Curtir 1
Postado

oi estou estudado programação sozinho  e até agora estou indo muito bem ,tudo de graça , mas enquanto navegava na web vi algumas pessoas dizerem que aprender a programar sozinho e impossível ! . o que vocês acham ?

eu sei que aprender sozinho e mais complicado e difícil . mais eu estou disposto a passar por tudo e isso, vendo a grande imagem no fim da linha para ser absolutamente o melhor e não me acomodar por motivo algum.

você aprendeu a programar sozinho ? como foi sua experiência ?

Sim, é perfeitamente possível aprender a programar sozinho, sou uma das provas vivas disso. Comecei com 14 anos, sem internet, eu pegava apostilas de programação no lan house, trazia pra casa. Aprendi C e uma biblioteca de de jogos 2D. O problema é que meu aprendizado não teve muita orientação, aprendi C com deficiência e eu não era bom na matemática. pra programar para PC e fazer jogos é bom ter uma boa base de matemática.

Enfim, no meu tempo eu não tinha internet, nem esse vasto material de vídeo aulas que tem hoje na rede. Hoje, acredito que se você pegar uma ementa de uma disciplina de lógica de programação de uma faculdade boa, se pegar essa ementa e seguir ela com disciplina, você vai ter o mesmo aprendizado que um aluno da faculdade.

Uma dica é, fixe um horário de estudo, tipo de segunda no horário 8:00~10:00h. Não esqueça da matemática!

• Moderador
Postado

@vangodp

Discordo. O fato de falar "aprender sozinho" quer dizer auto-didata. Ou seja, a pessoa aprender algo sem que os outros "ensinem".

Outros eu digo, professores ou alguém...  já um material de internet não ensina, ela apenas fornece conhecimento... 

Ver uma video aula ou seguir algum tutorial não quer dizer que "alguém" esteja lhe ensinando... então sim, aprendeu a programar sozinho.

Se não houver um professor dando explicações e ensinando é considerado um auto-didata.

Jamais fale isto novamente:

você nunca vai aprender uma coisa sozinho, pois isso é impossível, mesmo que você aprenda por internet, você vai ter ajuda de pessoas altruístas que deixaram o material de forma gratuita muitas vezes, isso não é aprender sozinho

A internet não ensina, ela é uma ferramenta de auxilio ao estudo. com certeza a pessoa pode aprender "sozinho".

Por natureza o ser humano aprende coisas sozinho. é instinto. 

Na programação não é diferente..  dependendo da sua curva de aprendizado.. você leva  um tempo X para aprender.. mas vai aprender mesmo que seja o básico.. mas vai. 

• Curtir 1
Postado

concordo com o @

em uma sala de aula o professor faz é passar o que ele sabe da maneira que ele quer ou sabe passar e no mais é tirar as duvidas

na internet se tem os tutoriais , livros, video aulas, que vai fazer o papel do professor que vai passar o que ele sabe da maneira que ele quer ou "sabe ensinar"

as duvidas se tira no foruns ou em alguns casos com própria pessoa que escreveu ou filmou a aula

a diferença está apenas na vontade

na sala de aula se tem o ensino induzido,

é igual a assistir a tv "paga ou aberta", você liga e já tem uma programação fixa, reportagens e tudo mais tudo definido por outras pessoas

na internet nós escolhemos aquilo que melhor nos adaptamos,

mas temos que sair buscando o que e como e a partir daí vontade de continuar ou não, seria como sair de escola em escola assistindo aulas antes de se matricular para ver quais tem os melhores professores e de quebra poder ir para outras tirar duvidas

auto ditada para mim é a pessoa que pega um canivete e começa esculpir um pedaço de madeira sem nunca alguém ensinar, ou le as técnicas

ou pega um violão e começa a tocar sem ter noções de notas musicais

ou monta  maquinas sem ter lido ou aprendido sobre mecânica

o idioma "falado" também é algo natural de se aprender por instinto já o escrito tem que ser ensinado, a não ser que a pessoa crie  o próprio vocabulário

• Moderador
Postado

Pessoal,  vocês precisam aprender a separar as coisas. 

o que falei é que em SI a pessoa aprende "sozinho" no estado solitário, sem alguém por perto.

O fato de ler um livro NÃO quer dizer que o autor  está ENSINANDO propriamente dito, ou seja, ele não está do seu lado ensinando ou respondendo perguntas. não é um professor.

A pessoa que escreveu o livro realmente sabe, e está apenas passando os conhecimentos.

Uma coisa é alguém ensinar, frequentar uma escola, faculdade.. ou algo do tipo.

O que eu quis dizer uma pessoa autodidata.  aprende sozinho.

Vou ser claro contando minha história:

Aprendi a tocar violão e contrabaixo sozinho, apenas peguei o instrumento coloquei uma musica e comecei a imitar..  os músicos da banda me ensinaram?  NÃO. aprendi sozinho.

Aprendi a mexer no computador, sozinho, ninguém me ensinou.

Aprendi Java e PHP sozinho, NÃO TIVE professor do meu lado. só recursos de aprendizado como exercícios e apostilas. Fui autodidata sem perguntar nada a ninguém. por tanto aprendi sozinho e DEPOIS fiz uma faculdade.. bom aí eu aprendi mais coisas e aperfeiçoei o que já sabia(nesse caso SIM tive um professor então ai alguém me ensinou)

Então fiquem falando bobagens com pensamento ao pé da letra.

Quando alguém "fala aprender sozinho"  está se referindo ao fato da pessoa estar sozinha no recinto estudando algo e aprendendo. sim isso é aprender sozinho. 

Portanto, dizer que "o autor do livro" está ensinando" é extremamente errado. porque ele não está ensinando e sim passando um conhecimento.. ele não está junto de você. entendeu?

Pessoal esse tópico é um assunto tanto polêmico que ainda vai gerar treta com alguém, além de gente escrevendo assassinando o português.

PS: permiti o tópico por que achei que o pessoal teria mais responsabilidade e cabeça para debater.. mas pelos argumentos que  leio não torna possível manter este tópico. portanto ele está fechado.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!