Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
Boa Tarde pessoal, tenho uma grande dúvida, sou iniciante no 

ramo da eletrônica. Estou montando um circuito voltímetro 

com o ICL 7107, ele trabalha com +5V e -5V. Vou colocá-lo 

somente para uma fonte de bancada regulável entre 0-12V. 

Como posso conseguir esses -5V?

• Membro VIP
Postado

Uma fonte adicional de 5 Volts, se tiver seu positivo ligado ao terra do CI, vai apresentar - 5 Volts em seu terminal comum, ou negativo...

Ou seja, uma fonte de 5 Volts com seu negativo ligado ao massa (pino 21 do CI) e seu positivo no pino 1 do CI.

Outra fonte de 5 Volts, isolada daquela primeira, com seu positivo ligado ao pino 21 do CI e seu negativo ligado ao pino 26 vão satisfazer a alimentação do CI..

Postado

Utilize reguladores de tensão LDO disponíveis com saídas fixas de 5V e -5V. Respectivamente, como exemplo pode-se citar o LM2940 e seu complementar LM2990, ambos capazes de entregar até 1A em suas saídas.

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Postado

@_xyko_

Complementando, bastaria aplicar inicialmente a conexão abaixo a fim de converter a alimentação simples de 12V em alimentação simétrica de 6V e -6V.

CpvdGBS.png

• Membro VIP
Postado

@_xyko_

Complementando, bastaria aplicar inicialmente a conexão abaixo a fim de converter a alimentação simples de 12V em alimentação simétrica de 6V e -6V.

CpvdGBS.png

O problema aí é o consumo nestes 2 resistores, mesmo sem carga.

Outro problema:

Entre este GND virtual e o positivo a corrente consumida será bem maior, portanto a tensão positiva será bem menor que a tensão negativa.

Para um GND virtual é melhor usar um amp. operacional como seguidor de tensão amplificando a corrente de um divisor de tensão com 2 resistores iguais, porém com altas resistências.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Dei uma olhadela no d.s. Faça o mesmo. você pode criar condição que nem precisa de fonte negativa ou esta pode ser bem simplificada usando p.ex. um 4009 ou 4069 com sinal do próprio circuito oscilador. Minimalsimo... minha palavra favorita

Preguiça de capturar tela e postar mas se precisar....

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!