Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

GTX 750, Gargalo? Ou mal aproveitamento? Ajude-me :/


Posts recomendados

Boa tarde amigos,

Sou novo aqui no fórum, mas queria pedir uma ajuda para vocês! Ontem chegou minha GTX 750, após instalar (Desinstalei os drivers da GTX 550Ti antiga e instalei por cima) percebi-se que o desempenho dela está muito baixo, o uso de GPU fica sempre abaixo de 50-60% e no GTA V, posso botar tudo no alto ou tudo no normal que continua igual, FPS sempre baixo (25-35) e uso de no máximo 50-60%.
Antes tinha uma 550ti mas descobri que o vendedor tinha me enganado e vendido uma placa "capada" devolvi e comprei a 750, original e já registrei no site da EVGA. Pensei que iria jogar com pelo menos 60FPS mas não deu muito certo rs. 
Sinceramente, a 550 capada dava mais desempenho que a 750 original :/ 

 

Minhas configurações:

Processador: Intel Core 2 Quad Q8400 de 2.66Ghz
Memorias: 2x 2Gb RAM Kingston DDR 2 800Mhz (Adquiridas esse mês)

Placa de vídeo: GTX 750 EVGA 
Placa mãe: Asus P5KPL/1600

Fonte: EVGA 430 80 plus (Adquirida esse mês também)

Disco rígido: Seagate SATA III Desktop 7200 1TB e outro Seagate SATA II de 160 GB (Usado para Backup)

Sistema operacional: Windows 7 Professional x64

 

*Esse problema ocorre em todos os jogos, não apenas no GTA V

*Já limpei completamente o PC por dentro

*Uso cCleaner diariamente

*Windows formatado há 2 meses (Fiquei semanas sem usar, pois estava sem placa de vídeo) 

*Meu monitor só suporta no máximo 1024x768p

 

*Até teria mais benchmarks em outros jogos, mas a print-screen só pegou o MSI Afterburner no GTA V.

Algumas imagens:
 

post-789267-0-25486100-1448124619_thumb.

post-789267-0-69627700-1448124621_thumb.

post-789267-0-89517100-1448124622_thumb.

post-789267-0-19967100-1448124652_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até entendo... Mas o que me intriga é que com graficos normais, a 550ti dava mais FPS do que a 750 na mesma qualidade gráfica.

Queria trocar de placa mãe, para continuar usando o Core 2 Quad, mas ter 8Gb de Ram (Queria mesmo era um I5, mas o preço é demais pra mim), porém, no momento estou sem dinheiro, investi na fonte e placa de vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até entendo... Mas o que me intriga é que com graficos normais, a 550ti dava mais FPS do que a 750 na mesma qualidade gráfica.

É que o gargalo mudou de lugar.. Tenha certeza que a GTX 750 gera mais FPS..

 

O devia acontecer é que a 550Ti ficava em "equilíbrio" com sua CPU.. Você conseguia tirar tudo dela, sem comprometer o funcionamento da CPU.. O problema é quando você coloca uma placa que tem quase o dobro de desempenho, que é o caso da GTX 750..

 

Além dos problemas de memória, tem a resolução que você usa: 1024x768 é algo muito "fácil" pra essa placa.. Ela é feita pra rodar em FullHD..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi... Obrigado!
Então, o que me recomenda? Trocar placa-mãe, processador e memorias? Ou apenas aumentar os GB de Ram? 
Tem alguma dica de um processador bom, e memorias DDR3, que seja mais barata? Algum site? Verei se consigo fazer um Up mais pra frente, mas é sempre bom começar a pesquisar cedo rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O processador do seu PC, mesmo sendo um Quad Core, por ser antigo, já tem um desempenho em games menor que as CPUs Quad mais recentes. Terá sim, um número menor de FPS comparado a PCs que possuam a mesma VGA, porém um processador mais atual, mas não creio que chegue a ser um problema tão sério.

 

Leia também esses artigos:

 

- Um processador topo de linha antigo é mais rápido que um processador básico atual? - Parte 1;

- Um processador topo de linha antigo é mais rápido que um processador básico atual? - Parte 2;

- Vale a pena investir em um processador topo de linha para jogos?

 

Note pelos prints que você postou, que o uso de memória RAM do seu PC está sempre próximo do máximo disponível. Um aumento na quantidade de memória RAM com certeza lhe proporcionará um desempenho melhor (pouco mais FPS, menos micro travadas);

 

Também pelos prints, veja que sua VGA possui 1 GB de VRAM, o que é considerado pouco para alguns jogos mais exigentes. Quando o uso dessa memória chegar próximo a 1 GB, o game passará a apresentar micro travadas também, pois estará armazenando os dados e texturas do game em outras unidades de armazenamento do PC.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se não tem grandes pretensões para esse PC e não faz questão de jogar tudo no talo, compre mais 4 GB de RAM (2x2), ficando então com 4x2GB, totalizando os 8GB e seja feliz.

 

Caso queira também um pouco mais de desempenho, faça um over de léve nesse processador, pra uns 3 GHz, o que com certeza dará novo gás nos seus games.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, entendi... Então vale mais a pena eu apenas trocar de placa-mãe e aumentar a memoria RAM pra 8Gb, do que trocar todo o conjunto? Essa é a unica duvida que me resta.

 

E colega, caso queira dar um gas no pc também, além de aumentar a memória, uma alternativa mais barata, seria usar um xeon nessa placa mãe.

http://pt.aliexpress.com/item/For-INTEL-XEON-X5450-3-0GHz-12M-1333Mhz-CPU-equal-to-LGA775-Core-2-Quad-Q9650/32431706247.html?spm=2114.02020208.3.10.rgfNjh&ws_ab_test=searchweb201556_7_79_78_77_80,searchweb201644_5,searchweb201560_9

Olha aqui, esse xeon é muito mais forte que o seu quad core. e custa uns 100 reais. No mercado livre você acha um mais fraco que esse o x5420 por 79, mas ai você tem que fazer o mod, como usar um adaptador LGA 771 para LGA 775 e cortar uns pontos no socket para o processador encaixar. aí fica top. Muita gente já fez esse mod, e se comparar o desempenho do passmark dos dois processadores:

http://www.cpubenchmark.net/compare.php?cmp[]=1041&cmp[]=1296

Tem muitos tutoriais pela internet sobre isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Então no seu caso, a coisa se complica um pouco, visto que os 4 GB já estão começando a limitar seus games. Tente as outras sugestões citadas no tópico e fique de olho em uma placa-mãe que suporte seu processador a um custo acessível. Esses dias comprei uma placa-mãe 775 (que suporta 8 GB de Ram) + celeron dual core usados por R$ 120,00, para adaptar um Xeon socket 771 conforme citado acima por outro colega. Se não achar nada em conta, comece a considerar a troca da placa-mãe + processador + memórias por outras de plataforma mais atual.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo! Então, se eu trocar esse processador e placa mãe, por um Xeon (Adaptador) + 8Gb de RAM DDR2, será que acaba o gargalo?
Seria mais vantajoso fazer o que citei acima? Ou trocar tudo, colocar um I3 + 8GB de RAM DDR3? Compensa pelo preço que irei gastar?

Ah, e se puder me passar o modelo de sua placa-mãe, pra mim te-la como base... Agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo! Então, se eu trocar esse processador e placa mãe, por um Xeon (Adaptador) + 8Gb de RAM DDR2, será que acaba o gargalo?

Seria mais vantajoso fazer o que citei acima? Ou trocar tudo, colocar um I3 + 8GB de RAM DDR3? Compensa pelo preço que irei gastar?

Quanto iria sair essa "brincadeira"??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto iria sair essa "brincadeira"??

Um pouco caro, a placa mãe que possui suporte á 8GB de ram DDR2, deve custar uns 200 reais, o processador outros 100, e as memorias 100 por ai. já vai 400 nesse up (pelo menos os preços que vi no mercado livre)

Se for para gastar tudo isso @Mateus da Cunha , acho melhor você investir em tecnologia nova, e colocar mais dinheiro no jogo, pegando um pentium G3220 ~ G3260 vale da sua disposição, junto com memórias DDR3 e placa mãe b85.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-720097149-memoria-gamer-8gb-ddr3-1600mhz-kingston-hyperx-fury-blue-_JM

http://www.kabum.com.br/produto/40842/placa-mãe-asus-micro-atx-p-intel-lga-1150-b85m-e-br-c-hdmi-displayport-conector-serial-e-paralela

http://www.kabum.com.br/produto/54327/processador-intel-pentium-g3240-cache-3mb-3-1ghz-lga-1150-bx80646g3240

Um total de 832 reais, fora o frete.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Certo! Então, se eu trocar esse processador e placa mãe, por um Xeon (Adaptador) + 8Gb de RAM DDR2, será que acaba o gargalo?

Seria mais vantajoso fazer o que citei acima? Ou trocar tudo, colocar um I3 + 8GB de RAM DDR3? Compensa pelo preço que irei gastar?

Ah, e se puder me passar o modelo de sua placa-mãe, pra mim te-la como base... Agradeço!

 

Pra fazer a adaptação tomei por base esse tópico Aqui (se não dominar o inglês, use o tradutor do google chrome). Lá tem o passo a passo, além de uma lista de placas-mãe compatíveis. Tem mais Aqui Aqui, além de um vasto acervo internet afora. A placa que peguei pra adaptar o Xeon é essa Aqui, ruim de over, mas com suporte a memórias DDR3. E já que sabia que a placa é ruim de over, peguei um E5450, já com um bom clock de 3 GHz. Mas essa brincadeira pode ficar a um preço próximo do que você gastaria investindo em uma plataforma mais atual. Eu mesmo só investi por curiosidade, e fui em peças onde outros já haviam experimentado a compatibilidade, visto que nesse mod, não é garantido o funcionamento, sendo normais os casos de incompatibilidade. Se for fazer, pesquise bastante antes e o faça por sua conta e risco se decidir.

 

No fim das contas, creio valer mais a pena investir em algo mais novo. Pesquise e/ou poste em: Recomendações de PCs para Jogos e Placas de Vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, essa tal brincadeira sairia por no minimo 450R$... Acho que realmente não vale a pena, por estar investindo em algo bastante ultrapassado, melhor eu vender o conjunto que tenho, pegar mais uma graninha, e investir em alguma plataforma mais atual, como o Flávio disse, valeria muito mais a pena (mesmo que demore mais).

Obrigado pelos links Dieg@o, olhei todos eles para ter uma noção melhor.
Obrigado pela ajuda de todos! Mais pra frente to de volta ae, quando for trocar o conjunto rs.

:lol:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Só lembrando que apesar de antigo, tem um desempenho bastante decente esses Xeon 771, mas só valem mesmo a pena se você já tivesse uma placa-mãe 775 com tudo em dia e com suporte a 8GB de RAM, aí sim, o upgrade para um Xeon seria válido. No seu caso, melhor ir empurrando com o seu conjunto atual e partir pra algo atual quando possível, porém, opte por um processador de ao menos 4 núcleos, pra não ter problemas com os games atuais onde os processadores com dois cores já não dão mais conta do recado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!