Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sensor SCT_013 não está medindo corrente

Posts recomendados

Estou tentando medir a corrente com o Sensor Sct-013 não invasivo mas não consigo ler nada, nenhuma leitura. Fiz uma ligação simples em série com o multimetro para ver se o sensor está retornando algo mas não acontece nada. Veja a imagem :

IMG_20151123_202333650.jpg

Na imagem, os dois fios que liguei em seríe com o resistor e o fio branco (terra) são para ligar no multimetro em série e saber a corrente, mas nada aparece. O fio azul = positivo, fio branco = terra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você tentou:deixar interrompido a serie desse fio azul exemplo. coloque a ponta de prova vermelho no terminal do fio branco e a ponta de prova preta como sendo um interruptor do fio azul ...ou sejá a corrente tera de passar por ele para ir ao componente ....

pode ser que assim possa medi-lo ou se não alguma coisa esta errada Resistor interrompido

Link para o comentário

Infelizmente não. O multímetro está em 200mA.

Olha ai a imagem: 

2015_11_23_20_58_14.jpg

Uma observação importante: Liguei o Sensor SCT-013 em um plug P2 Fêmea, onde deste plug P2 femea sai o fio azul (PONTA) e o fio branco (TERRA), igual a esta imagem : https://www.google.com.br/search?q=p2+femea&espv=2&biw=1308&bih=681&site=webhp&source=lnms&também=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjpgPen4afJAhWGm5AKHSwaCWwQ_AUIBigB#imgrc=bBw06SAghE_9mM%3A

Link para o comentário

@Shell_y,

voce tem de ligar esse sensor em volta de um cabo onde passe alta corrente, e lembre-se de que a corrente que o sensor fornece é baixa ..... não tem sentido usar essa escala de 10 A do seu multímetro, pois a saída máxima desse seu sensor será de 50 mA quando ele estiver medindo uma corrente de 100A !!!!!!

Ligue a ponta vermelha no borne do meio de seu multímetro, e pode colocar na escala de 200 mA que deve funcionar, ok ?

Para ter uma ideia, caso a corrente que voce queira medir seja de 10 A , a corrente que o sensor irá fornecer será só de 5 mA !!!!

Update !!!  -  acabei de ler o datasheet, e nele diz que voce não pode usar a saída desse sensor sem um resistor de carga !!!

E para usar no Arduíno, tem de ter o circuito com os três resistores e capacitor, ou irá aplica tensão negativa na entrada do Arduino E PODE DANIFICÁ-LO !

E repare que não deve ligar o fio de negativo do sensor ao terra do Arduíno, tem de seguir o circuito abaixo !

Veja aqui :

http://openenergymonitor.org/emon/buildingblocks/ct-sensors-interface

Paulo

Link para o comentário

Entendi a questão do arduino e já montei essa "parte" do circuito que irá sempre garantir que a tensão seja positiva. Enfim, segui a sua dica:

"Ligue a ponta vermelha no borne do meio de seu multímetro, e pode colocar na escala de 200 mA que deve funcionar, ok ?" 

Mas infelizmente o retorno é o mesmo no multímetro: 0.00. Tenho um alicate amperímetro em casa e testei com ele o mesmo fio que estou tentando medir, e ele mede normal. 

Em relação ao resistor de carga, já coloquei ele também (como mostra na figura 1) e mesmo resultado : 0.00

Obs: Estou medindo a geladeira que é 2.1A. Então pelos meus cálculos ele deveria mostrar 0,00105A certo ? Mas será que pelo fato de ser muitooooo pequena a corrente é que el não mostra nada ?

Link para o comentário

@Shell_y,

A geladeira consome isso apenas quando o motor dela é acionado !  Sem ele, o consumo é quase zerado !

Pelo que eu entendí daquele link que te passei, quando tiver passando 100A a tensão na entrada do Arduino será de 4,66 Volts. então, uma simples regra de três nos mostra que para 2,1 A, teremos uma leitura quase 50 vezes menor, ou cerca de 0,1 Volts  e isso só quando o motor é acionado, ok ?

Teria de medir uma corrente maior, tipo um ferro de passar roupas .... ou até melhor, um dos fios do chuveiro elétrico !

Outra coisa, me lembrei que pode ser importante .... se voce colocou o sensor em volta dos DOIS FIOS da geladeira, a leitura será zero mesmo !    Teria de isolar um dos fios e medir apenas um fio de cada vez, senão os dois campos magnéticos se anulam !

Paulo

Link para o comentário

Eu coloquei no quadro de energia da minha casa e liguei a split de 18000btus, o alicate amperímetro mostra uns 12A.

Mas ao tentar medir com o SCT-013 + multímetro, acontece algo estranho, assim que eu toco a ponta de prova positiva no fio azul ele mostra uma medição rapidamente no multímetro e zera, e só mostra de novo o valor se eu tirar a ponta de prova e tocar de novo, ou seja, apenas no toque que ele tem uma medição. 

Obs: Eu estou medindo agora direto no plug p2, sem usar Arduíno nem nada. Quero ver se o sct-013 está funcionando, trazendo a corrente correta.

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...