Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como aprender eletrônica?


Ana Verlaren

Posts recomendados

Olá, estava fazendo várias pesquisas na internet, vi que esse fórum é bem referencia, dei uma pesquisada aqui, mas ainda não clareou totalmente minha dúvida

 

Pretendo estudar eng. elétrica com ênfase em eletrônica, mas por vontade e curiosidade própria, quero estudar eletrônica desde já, queria saber por onde começar, por quais livros, programas e afins. 

 

 

Me disseram para começar por "eletricidade básica" do tipo análise de circuitos e corrente contínua e alternada, é realmente nesse caminho que tenho que seguir?

 

Se sim, quais livros são melhores? porque estou saindo do Ensino médio agora e não tenho experiência com eletrônica (sei apenas matemática e física do ensino médio), mas me indicaram "INTRODUÇÃO A ANALISE DE CIRCUITOS ELÉTRICOS - BOYLESTED" seria realmente um bom lugar para iniciar e depois ir para outros mais específicos como "Dispositivos eletrônicos e teoria dos circuitos"?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comece pela eletricidade do ensino médio e vá aprimorando seu conhecimento. O Gabriel Torres, editor aqui do Clube do Hardware tem um livro de eletrônica indicado para auto-didatas, estudantes e técnicos. É um bom começo. Também pode aprender no youtube, participar aqui do fórum, que é excelente e tem verdadeiros mestres no assunto como colaboradores. Indico também o simulador Every Circuit, para tablets e smatphones, muito didático e intuitivo.

Quanto ao livros citados, são muito bons, mas não para um iniciante. É preciso ter uma base sólida para depois encarar livros como esses.

Faça montagens simples, aprenda a soldar, a usar um multímetro. Aprenda uma linguagem de programação. Construa seu conhecimento passo-a-passo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigada, vou comprar o livro do Gabriel Torres sobre eletrônica e começar a ver o básico. Sobre circuitos elétricos e eletricidade a nível ensino médio eu já estou bem, já comprei, também, no submarino um livro de algoritmos e já estou começando a aprender Python e pretendo aprender C mais para frente. 

 

Mas minha dúvida é tipo, pra começar assim a fazer as coisas na prática, primeiramente tenho que iniciar pela teoria, montar esquemas em programas e ver videos de como fazer algo, certo? Mas o que eu tenho que fazer para ver as coisas na minha frente e montar eu própria? Como eu disse, sei apenas a nível de ensino médio e não tem contato com prática nenhuma, nem fiz curso técnico ou algo do relacionado, e sei que que o embasamento teórico é importante, mas também acredito profundamente que a prática é de extrema importância desde cedo

 

O problema é que não sei como começar a fazer na prática, e tenho medo de acabar ficando só com os livros

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O problema é que não sei como começar a fazer na prática, e tenho medo de acabar ficando só com os livros

 

Você pode começar aprendendo a usar um ferro de solda para soldar e dessoldar. Para isso, pode usar velhas placas encontradas nas sucatas de oficinas. Tente desmontá-as e remontá-las, identifique e teste os componentes com o multímetro.

 

Vai precisar de ferro de solda, sugador de solda, solda, alicates de bico e de corte, além de multímetro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas minha dúvida é tipo, pra começar assim a fazer as coisas na prática, primeiramente tenho que iniciar pela teoria, montar esquemas em programas e ver videos de como fazer algo, certo? Mas o que eu tenho que fazer para ver as coisas na minha frente e montar eu própria? Como eu disse, sei apenas a nível de ensino médio e não tem contato com prática nenhuma, nem fiz curso técnico ou algo do relacionado, e sei que que o embasamento teórico é importante, mas também acredito profundamente que a prática é de extrema importância desde cedo

 

Primeiro aprenda a soldar e dessoldar e identificar alguns componentes como já sugerido. Aprenda a usar o multímetro. Daí pode fazer montagens simples e ir aprimorando a prática. E participe do fórum, tem muitas dicas valiosas aqui.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estou no 1° ano do ensino médio e estudo em uma escola técnica, eu estudo eletrotécnica. Tenho as seguintes aulas da parte técnica:

 

- Eletricidade básica

- Instalações elétricas

- Segurança no trabalho

- Aplicativos informatizados (informática)

- Eletrônica I

- Eletrônica digital

 

Se tiver tempo, tenta entrar em uma escola técnica e estuda eletrônica ou eletrotécnica, ou até mesmo mecatrônica (Aqui na minha escola cursos modulares duram 2 anos). Assim você vai se tornar uma técnica em eletrônica/eletrotécnica/mecatrônica.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, vou começar a estudar "eletricidade básica" para já me dar bem em eletrônica. O problema é que na minha cidade não tem esses cursos, teria que fazer fora. Além disso, ano que vem pretendo fazer faculdade, não teria tempo para um curso técnico e também não seria uma boa coisa a se fazer. Obrigado pelas dicas, vou anotar essas matérias e ler uma por uma 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Olá!

Bom dia!

 

Comece pelo início pra começo de conversa. Essa sua alta curiosidade vai lhe ajudar bastante a achar o caminho das pedras. É bastante frustrante no início, mas quando você menos perceber já estará calculando cores de resistores em 200µs! Rsrs!

 

Só um conselho, sempre termine o que começar. Ok?

 

Ferro de solda: Um de 25W da Hikari e um simples suporte para estacionar teu ferro. Para soldar vais precisar de solda, então procure por uma com liga 60/40 (60% estanho e 40% chumbo. Aconselho-te a manejar com cuidado esse tipo dr solda, não o levando a boca, por exemplo). As marcas que confio são Cobix ou Best.

 

Uma protoboard com mais de 1000 pontos. Ela será muito útil para realizar testes e projetos rápidos sem a necessidade de se fazer uma PCI (Placa de Circuito Impresso).

 

Fonte de alimentação. Você utilizará, normalmente, tensões de 5VCC, 9VCC, 12VCC e 15VCC com corrente a até 500mA ou 1A. Então lhe sugiro que ou compre uma fonte ajustável a até 15VCC ou a fabrique no melhor estilo DIY.

Aqui no fórum tem muita informação a respeito.

 

Fabricar sua própria fonte é o ideal, pois aprenderá muita coisa. Aprenderá a trabalhar com tensões em corrente alternada, tensões em corrente contínua, potência, uso de componentes discretos, uso de circuitos integrados analógicos bem como a aplicação legal, melhor, aplicação de leis de Kirchhoff e de Ohm.

 

Dá também pra comprar os kits de montagem de eletrônica. Atualmente você acha kits de amplificadores de som, kits de piscadores de leds com circuitos integrados digitais, mas antigamente achávamos rádios am e fm e até televisores! Um lugar onde se encontra isso é a Multcomercial.com, tem também a Soldafria.com.

 

Quanto ao multímetro, tente não comprar daqueles amarelinhos descartáveis que queimam com uma piscadinha de xaveco. Tive que queimar uns quatro pra aprender. Rsrs. Foi aí que tomei vergonha na cara e comprei meu primeiro Fluke e pra estreiar ele, fui medir tensão 220VCA com ele depois de medir corrente! Kkkk, foi um tremendo susto de saltar os olhos da cara(o susto foi mais por eu ter feito isso com um equipamento tão caro que eu havia acabado de tirar da embalagem), mas nada aconteceu com ele, além de um fusivelzim queimado sem qualquer explosão.

 

Já fiz isso com outros bem mais baratos e o pipoco que dá é assustador, além da perda de alguns de meus medidores.

 

 

Um que recomendo pra começar é essaki (Multímetro Digital Et-1002 - Minipa - R$ 37,90 no MercadoLivre ), pois é um aparelho um tiquinho mais resistente, pois possui um circuitim de proteção básico para lhe proteger em caso de alguma besteirinha. Rsrs.

 

Microcontroladores ou Microprocessadores com periféricos embutidos. Não queira tocar neles sem antes ser apresentada decentemente às eletrônicas analógica e digital e ainda à linguagem de programação.

 

Para aprender programação, faça qualquer coisa em Basic, em C, em VBA no computador mesmo, tipo uns "Hello Worlds" da vida. Só para entender como funciona uma linguagem de programação. Se quiser ser apressadinha, corre atrás de livros que falem de C e Assembly (Assembly é diferente de Assembler). Essa linguagem é fogo, viu? Pois ela é em baixo nível!

Ou seja, cheia de palavras estranhas e que tocam na parte mais íntima da máquina. Rsrs. Essa linguagem muda de µC para µC, portanto, fácil ela não é.

 

Bora fazer uns circuitinhos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!