Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Novo PC - I5 geração 4 ou geração 6?


Posts recomendados

Boa tarde,

 

Estou decidido a montar um novo computador. A ideia é ter um pc capaz de fazer tudo e que seja rápido. gostaria de sugestões sobre a dúvida entre um i5 geração 4 e geração 6. Não uso muito para jogos (de vez em quando jogo cs), mas gostaria de ter um pc que me permita jogar vários jogos da atualidade, caso eu venha  a desejar isso. penso em colocar uma placa de vídeo GTX 950 ou 960.

 

Fiz uma breve pesquisa sobre processadores, e cheguei a 2 possibilidades que atendem ao meu orçamento. Uma seria um i5 geração 4 (4440 3.1ghz por 850 reais), e outra seria pegar logo a geração 6 (6400 2.7ghz por 1050 reais).

 

A diferença de preço, incluindo a placa mãe, acredito que sairia em torno de 400 reais, mas não me importo em pagar mais caro pela geração 6, desde que isso valesse a pena. então essa é minha dúvida: qual desses processadores vocês escolheriam? quais os prós e contras de cada processador? o geração 6 seria melhor se eu fosse pensar em um upgrade no futuro? o geração 4 é mais rápido?

 

muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, Franklin Clinton Roudsward disse:

Pegue o 4430/4440/4460

Esses da Sexta geração não tão com nada especial...

Já deu uma olhada nas comparações? Concordo que não mudou muito, mas se o cara tiver grana para investir num PC top com DDR4 2400Mhz e placa top de linha, ele chega a ganhar até 20 FPS em jogos com GTA V e The Withcer 3 em comparação com as gerações anteriores do i5. Houve uma boa otimização na arquitetura, principalmente no Hyper-Threading, que aumentou ainda mais o poder do Core i3 e do Core i7.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo eu iria na arquitetura Skylake com mobo z170, te explico..

 

As novas funções, não dependem somente de memória, DDR4 que sim, podem chegar a 3866 Mhz, porém você paga um preço alto por isso..

 

Digo em referência as alterações de canais PCI ex, que alteram de 8 para 20 vias, pci ex. 3.0, suporte a mais memória 64 Gb.

Usb 3.1

sATA 600

 

Os skylake em alguns lugares estão mais caros, porém se pesquisar acha i3-6100 com preço próximo a R$ 640,00

 

 

O que salga é a mobo, as que suportam essas funções são por volta de R$ 1400,00

 

Agora se quiser gastar em torno de 400 a mais, porém ter um resultado recomendo a nova geração do intel..

Lembrando que tá pra chegar amd com arquitetura nova..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

obrigado pelas respostas,

 

bom, no orçamento que fiz com o i5 geração 6, pensei em uma mobo h110 ou b150, pois são mais baratas. Pegar uma mobo muito boa, como z170 iria subir muito meu orçamento. a memória que penso em colocar é ddr3 mesmo. já tenho uma de 8gb 1600mhz, e pensei em comprar outra pra ficar com 2. 

 

então, levando em consideração que não irei utilizar essas peças topo de linha, e que pretendo comprar uma mobo simples pro geração 6, é melhor pegar ele mesmo, ou ficar com a geração 4? 

 

eu pensei na geração principalmente pela questão de ser mais moderno, e de talvez me permitir la na frente fazer alterações em cima desse processador e continuar com um pc recente. isso procede? ou não faz diferença?

 

vlwwww

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matheos Pires

 

Uma das vantagens do Skylake é poder usar DDR4.. Na MINHA OPINIÃO, só valeria a pena pegar Skylake, se poder pegar o conjunto com DDR4.. Se for pra usar com DDR3, vá de Haswell mesmo..

 

A economia de grana, vai compensar muito a pequena perda de desempenho...

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria 

 

então, depois de muitas pesquisas ontem e hoje, realmente cheguei a essa conclusão, acho que seria mais interessante montar um pc já preparado para ddr4. 

 

porém, para não ficar muito caro, pensei em investir inicialmente em uma placa cara (z170), com memórias ddr4, mas pegar um i3 geração 6 mais baratinho, e uma placa de video também barata (ou talvez até usar a onboard), e apenas futuramente investir em um processador e placa de video melhor.

 

vocês acham que vale a pena isso? existe algum ponto negativo em fazer dessa maneira? eu iria iniciar com um pc mais fraquinho, porém com potencial alto para ficar muito bom com alguns investimentos.

 

me deem sugestoes por favor!!

 

muito obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A diferença entre 5ª Geração e 6ª não é tão relevante, acabei de fechar um aqui, 6ª por menos de 2k, o problema é que em geral a negada ta metendo a faca, e isso que ta pesando, como o amigo acima comentou, vale a pena se for usar ddr4, eu acho que vale a pena pegar uma placa top e processador mais fraco, ex i3 - 6100 R$ 600, e depois vende o processador e comprar um melhor, com as memórias, também, hoje tem placa mãe que aguenta 3866 Mhz, acho que isso vale muito a pena.

Mas lembra que isso vira acompanhado de SSD, Memória boa, VGA boa, e ai terá um desempenho muito superior ao atual, outra coisa é lembrar que um i3-6100 é equivalente a um i5-2500k, que ainda dá um caldo ...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, GuilhermeGB disse:

Ele é comparado ao 2500K, mas não é equivalente, não. Ele perde em várias situações por não ter 4 núcleos reais.

 

 

Em todos os testes que o i3 levou, não vi em um momento em que perdesse por causa dos núcleos, o que nem sempre quer dizer desempenho..

Lembrando que depois, troca para um melhor, e o antigo, não é tão fácil assim, uma coisa que odeio em intel...

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já vi esse teste, o cara faz um teste comparativo com Vsync ativado, nunca vi isso. Quero ver sem Vsync, o i5 vai superar o i3 com certeza. Manter perto de 60 FPS qualquer i3 consegue.

 

Core i3 6100 a 4.4Ghz com Vsync desativado, isso sim é teste:

 

 

Mesmo assim compara i3 OC com i5 sem OC.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Eu já vi esse teste, o cara faz um teste comparativo com Vsync ativado, nunca vi isso. Quero ver sem Vsync, o i5 vai superar o i3 com certeza. Manter perto de 60 FPS qualquer i3 consegue.

 

Core i3 6100 a 4.4Ghz com Vsync desativado, isso sim é teste:

 

 

Mesmo assim compara i3 OC com i5 sem OC.

Realmente o Vsync quando se compara pode de fogo máximo não pode ser ativado, e são do mesmo produtor, mas por que? Talvez estivesse comparando quem mantinha próximo dos 60fps e não poder de fogo? Uma vez que os monitores na grande maioria só mostram isso.  mas pela pequena diferença entre desempenho e preço será que ainda assim vale a pena ir na geração mais antiga?  Lembrando que o i3-6xxx está na faixa dos 600 e o i5 equivalente no caso o do vídeo, i5-4690k R$ 1349 / i5-3590k R$ 993,00 / 

O over com o i3-6100 aguenta legal também pelo conjuntivite suportar mais frequência.. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso, até o momento, estamos desprezando o preço, estamos falando de desempenho, e o i5 2500K com certeza é superior. Além disso, ele também consegue fazer overclock, e 99% das pessoas que tem ele hoje estará rodando a 4.5Ghz pelo menos.

 

Claro que o i3 em si é mais custo/benefício, mas lembre-se que para ter desempenho equivalente ao i5, é necessário memórias DDR4 e overclock, para isso é necessário também uma placa-mãe cara, aí o custo/benefício quase vai pelo ralo, a menos que você tenha dinheiro sobrando para investir, pois é a melhor opção pensando no futuro e em futuros upgrades. Caso contrário, sai mais em conta ir num i5 4ª geração.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nem sempre amigo, e tenho que discordar porque trabalho com computadores também, e faço diversos kit com as mais diversas configurações..

 

Quando comparamos ao i3-6100 estamos comparando sim o custo x beneficio, caso queira desempenho um i5-6600 atropela o i5-2500k, e o preço está em torno de 800 a 900 lembrando que para executar overclock na plataforma 1150/1155, também é preciso uma mobo compatível, não adianta pega uma h61, e ficar segurando a onda por causa de DDR3 suportar no pau bravo mesmo 2400mhz (oc) enquanto as DDR 4 suportam 3866 Mhz (oc).

 

Ao atualizar a plataforma, ainda leva de graça USb 3.1, pci express 3.0 com mais vias, suporte nativo a SATA III, DDR4, e suporte a futuros upgrades.

 

Consigo montar um kit i5 da 6ª Geração tranquilo com menos de R$ 2.500 incluso memórias.

 

Como disse, tudo depende onde e como você compra e compara.

Acabei de montar aqui

 

BX80662I56600 I5-6600 3.3GHZ 6MB CACHE GRAF HD 530 SKYLAKE

GA-Z170M-D3H MATX DDR4 3466MHZ CHIPSET Z170 RAID CROSSFIRE

HX421C14FBK2/16 FURY 16GB KIT(2X8GB) 2133MHZ CL14 DIMM BLACK  ( 16 GB ) 

 

R$ 2,579

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

55 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

O que foi que eu disse, amigo? Leia direito, por favor! Em momento algum falei de i5 6ª geração.

 

Não sei se voce leu corretamente, mas estamos discutindo processadores entre a 4ª e 6ª Geração desde o inicio do tópico, coloquei o i3-6100 a prova contra os da 2ª / 3ª e 4ª Geração..

 

Você disse que :

 

3 horas atrás, GuilhermeGB disse:

No caso, até o momento, estamos desprezando o preço, estamos falando de desempenho, e o i5 2500K com certeza é superior. Além disso, ele também consegue fazer overclock, e 99% das pessoas que tem ele hoje estará rodando a 4.5Ghz pelo menos.

 

Claro que o i3 em si é mais custo/benefício, mas lembre-se que para ter desempenho equivalente ao i5, é necessário memórias DDR4 e overclock, para isso é necessário também uma placa-mãe cara, aí o custo/benefício quase vai pelo ralo, a menos que você tenha dinheiro sobrando para investir, pois é a melhor opção pensando no futuro e em futuros upgrades. Caso contrário, sai mais em conta ir num i5 4ª geração.

 

Então questionou o custo x beneficio..

 

Mostrei que em custo beneficio monta um kit excelente com menos de R$ 2.000 podendo fazer tanto upgrade em processador, quanto overclock...

 

Montei uma configuração com as tão citadas DDR4 que tanto falou que subiria o custo, elas são da série fury da kingston, que aguenta muito, por ser voltada ao publico gamer, e os dissipadores aguentarem, ainda assim e o custo não foi exorbitante, lembre estamos com o dólar beirando 4 reais, montando um FX que o pessoal diz ser barato, chega a 1800, até mesmo 2000 dependendo da mobo..

 

 

Quando questionou desempenho, apresentei-lhe i5-6600 que em testes atropela os comparados anteriormente, e o custo do processador sobe cerca de 380 a 400 reais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A nossa discussão é sobre i3 6100 vs i5 2500K. Um i5 2500K tem pouca diferença para um i5 4ª geração, como o i5 4440. Eu disse que por questões de custo, vale mais a pena investir num i5 4ª geração, um kit com i5 4440 + placa-mãe H81 (básica) e 8Gb de RAM DDR3 sai por volta de R$1600. Para ter um i3 6100 operando no nível de um i5 é necessário overclock, e para isso é necessário ter uma H170/Z170 e memórias DDR4, e essa brincadeirinha sai fácil por mais de R$2000. Quem tiver grana para investir, vale a pena, pois poderá fazer upgrade para i5 depois, além de ser uma plataforma mais recente com um longo futuro pela frente, quem não tem, fica com a 4ª geração mesmo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!