Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Distribuir wi-fi no apto


Posts recomendados

Eu tenho uma pequena rede cabeada com pontos em 5 cômodos do apto, embora o roteador seja wi-fi, não é usado esse benefício em função da localização do modem, ele fica na área de serviço, e os demais cômodos estão no outro extremo do imóvel, mas dá para eu colocar um repetidor no corredor sem problemas porque tem um caminho do local físico de onde está o roteador, até o corredor do apto que seria o ponto central, dessa forma iria atender sala, quartos e cozinha, nesse caso apenas o quarto de empregada ficaria prejudicado em questão de sinal, mas como o corredor é logo atrás dele, talvez até funcione mais ou menos, mesmo porque eu não uso o wi-fi nesse local, a não ser para o shazam identificar alguma música pelo celular.
Minha intenção era comprar um wireless com um mínimo de 6 portas, Wi-fi, mas só no Aliexpress e está muito caro devido ao dólar.

Meu computador fica no quarto de empregada e uso cabo já que o modem está no lado de fora da parede e está tudo embutido; esse roteador de 8 portas com um repetidor instalado no corredor daria certo?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-716561681-roteador-a-cabo-dsl-de-8-portas-tp-link-tl-r860-ip-qos-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-711234260-repetidor-expansor-wifi-wireless-300mbps-com-boto-wps--_JM

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn

 

beleza, então deixa eu entender, seu apartamento tem 5 pontos de cabo de rede, você usa  4 pontos e você quer usar o 5 ponto para colocar o repetidor, só que seu roteador só tem 4 portas por isso você quer comprar esse de 8?

Qual o modelo do seu roteador atual e modem?

 

O TL-R860 não tem a entrada RJ11 (aquela do telefone) ele depende de um outro modem ligado nele, a vantagem é que você pode deixar ele para discar e gerenciar toda a rede, no mais, você vai comprar ele só pra ser switch, e um switch de 8 portas é mais barato que ele, apesar que um switch de 5 portas resolve seu problema.

 

Você não quer usar um repetidor da sua rede wireless atual e sim usar o 5 ponto de rede para instalar um AP (access point).

Não sei como está a estrutura dos cabos, mas você pode ligar uma das portas do seu roteador em um switch de 5 portas daí sobra 4 portas do Switch, liga os 4 pontos do seu apartamento nas 4 portas restantes, e liga o 5 ponto em outra porta do roteador.

 

Vai ficar assim

 

MODEM <- porta WAN ->ROTEADOR      SWITCH

                                          porta1  <----->   Porta 1

           AP <------------------ porta 2              Porta 2 ---------> Ponto 1

                                        - porta 3              Porta 3----------> Ponto 2

                                          porta 4              Porta 4----------> Ponto 3

                                                                   Porta 5----------> Ponto 4

Você pode comprar um switch de 8 portas, pode ligar mais AP para o sinal ficar melhor em todo o apartamento, e se for usar mais pontos de cabos, sugiro você comprar um roteador tipo o TP-LINK 740N e colocar ele como AP, esse repetidor do link também funciona como AP(Mas não tem Switch ).

 

Agora vai depender do que você usa na sua rede, qual é a velocidade da internet, etc etc.. sendo assim essa minha ideia pode estar completamente equivocada.

 

Segue uma imagem para você entender como é ligado o TL-R860.

 

2.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Roger, é o seguinte, eu tenho 3 pcs e um notebook, todos ligados em rede via cabo, isso porque a velocidade do wi-fi é menor do que a do cabo, dai que o note é ligado ao cabo também.

Embora meu pc fique no quarto de empregada, eu levei um cabo até o meu quarto e queria colocar o notebook nele. A questão e que eu queria ter o wi-fi com sinal decente na sala e nos quartos, para uso de celular e tablet, mas eu teria que instalar um repetidor no corredor, e com isso iria utilizar uma porta Lan, por isso que preciso de um roteador com um mínimo de 6 portas, já que são 3 pcs, um notebook e um repetidor, como não existe 5 portas teria que ser um de no mínimo 6 portas e esse linkado está barato.

Roteador: N300 Mbps Wireless, Multilaser;

Conexão: Vivo Fibra 50 Mb

modem: ONT

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, dwatashi disse:

Então o melhor é comprar apenas um switch para aumentar as portas do roteador, se ele já lhe atende por exemplo.

 

 

Quando assinei o Speedy meu roteador era um tudo em um, da 3CON, fazia a vez de hub, switch, modem, roteador, então me acostumei a ter apenas um aparelho entre a conexão e os pcs; com a adesão a Vivo Fibra, foi instalado a ONT e o roteador, se colocar uma switch serão 3 coisas para um mesmo fim, a meta principal e reforçar o wi-fi no apto, por isso que escolhi os dois componentes linkados no inicio do post, um roteador sem fio com 8 portas e um repetidor de wi-fi, mesmo o notebook uso com cabo, o wi-fi seria para celulares e tablets.

Talvez seja uma pergunta *****, mas não sou usuário constante de roteadores, por isso quero saber a compatibilidade desses dispositivos, principamente o roteador, se é obsoleto, se tem os padrões atuais de roteadores, etc.

Digo isso porque comprei um roteador 3CON e este só "gerenciava" até 30 mb e a minha conexão é de 50, isso porque ele era antigo.

Outra pergunta também, para instalar um repetidor o roteador tem que ser wi-fi????

 

Esse conjunto que listei acima, caso não seja inconveniente tecnicamente, me atende no que desejo e o custo é bom, sendo menor do que um roteador apenas.

Segue o link com as especificações do modelo, como não entendo desse dispositivo, gostaria de saber se atende a minha conexão (Vivo Fibra 50 MB em breve 100 MB), ou não.

 

http://www.tp-link.pt/products/details/cat-4762_TL-R860.html#specifications

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, misterjohn disse:

Ola Roger, é o seguinte, eu tenho 3 pcs e um notebook, todos ligados em rede via cabo, isso porque a velocidade do wi-fi é menor do que a do cabo, dai que o note é ligado ao cabo também.

Embora meu pc fique no quarto de empregada, eu levei um cabo até o meu quarto e queria colocar o notebook nele. A questão e que eu queria ter o wi-fi com sinal decente na sala e nos quartos, para uso de celular e tablet, mas eu teria que instalar um repetidor no corredor, e com isso iria utilizar uma porta Lan, por isso que preciso de um roteador com um mínimo de 6 portas, já que são 3 pcs, um notebook e um repetidor, como não existe 5 portas teria que ser um de no mínimo 6 portas e esse linkado está barato.

Roteador: N300 Mbps Wireless, Multilaser;

Conexão: Vivo Fibra 50 Mb

modem: ONT

 

Boa tarde, e eu achando que você tinha ADSL kkkkkkk.

Você está com uma estrutura de internet excelente até chegar no modem ONT, depois esse roteador Multilaser atrapalha tudo kkkkkkkk, mas por sinal você tem uma rede cabeada, se for os cabos CAT5E a rede está preparada para funcionar em 1gigabit sem problemas.

 

O roteador TL-R860 não possui WI-FI, então para você usar repetidor você precisará do roteador da Multilaser.

O repetidor não é ligado no roteador, você configura ele e coloca em um ponto da casa, ele vai pegar o sinal e amplificar.

Como você se preocupa muito com a qualidade da rede não te aconselho o uso de repetidores e sim de AP (Acess Point).

Agora, se for usar só o básico no WI-FI e se não for precisar dessa conexão de 50Mb, você pode pensar em usar.

 

Veja a imagem abaixo:

3.jpg

 

A casa 1- está usando repetidor, não tem cabo ligando ele no roteador, sendo assim você não precisa de outra porta no roteador.

Desvantagem: Se o router e o repetidor forem de 300Mbps , a velocidade conectada no repetidor vai ser a metade 150Mbps ou menos, sem contar a instabilidade desse tipo de conexão, só é recomendável mesmo se for muito difícil passar um cabo.

 

A casa 2- está usando o modo AP (access point), aqui o ponto de acesso oferece a velocidade do mesmo, se ele for de 150Mbps você tem 150, se for de 300 você tem 300.

Desvantagem: Tem que passar cabo.

 

E qual é a conexão melhor que a AP?

Resposta: a cabeada.

 

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, misterjohn disse:

Segue o link com as especificações do modelo, como não entendo desse dispositivo, gostaria de saber se atende a minha conexão (Vivo Fibra 50 MB em breve 100 MB), ou não.

 

http://www.tp-link.pt/products/details/cat-4762_TL-R860.html#specifications

 

Tenho quase certeza que seus cabos de redes são cat5e( porque esses cabos já estão a muito tempo no mercado)

O seu problema principal é esse roteador da multilaser, e você está querendo comprar outro com portas LAN de 100Mbps.

Se você pensa em pegar vivo fibra acima de 100, pode começar a pensar em pegar um roteador com portas LAN gigabit.Por isso eu disse que depende de vários fatores entre eles a velocidade de sua internet, acima de 100Mb exige equipamentos melhores para você aproveitar todo o potencial da internet.

 

Se for possível você colocar um roteador melhor em um lugar próximo onde você mais utilizará o WI-FI, quase certeza que você não precisará de repetidor e nem de access point, a não ser que seu apartamento seja muito grande e com muitas áreas envidraçadas.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente minha rede é composta por cabo Cat 5E, Furokawa, troquei todos no ano passado; como disse não entendo de roteadores...independente de qualquer coisa, meu roteador atual não é adequado a minha conexão? Então me indiquem um que seja...a questão do wi-fi é que acredito que mesmo um top de linha não irá resolver por isso que quero colocar um repetidor.

Usei o aplicativo Wi-fi Analizer e nos locais que quero melhorar indicou cor amarela, mas na prática não funciona muito bem.

Vou ver se consigo escanear a planta e postar aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn

 

Para 50Mb ele está bom, agora se você contratar vivo fibra acima de 100 terá que trocar ele, depende o quanto você quer gastar em um roteador com portas LAN gigabit, o TP-LINK 4300 tem portas gigabit, só que o alcance do WI-FI dele não é muito bom, mas acredito que seja melhor que esse da Multilaser, Você pode colocar um roteador com portas LAN gigabit e se não ficar legal você instala um AP depois.

 

 

No Wi-fi analizer ficou em que número no amarelo? -70, -80 ...?

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn

 

Alguma dessas antenas está apontando para a sala?

A posição desse router não está muito boa, ele está no canto do apartamento por isso você está apontando as antenas dessa forma? essa antena que está apontando para o vidro da janela o sinal já deve estar  prejudicado.

 

Onde dá -70 conecta sem problemas ? pelos seus dados acredito que um router melhor pega no seu apartamento inteiro, é só mexer na localização dele, não sei porque você tem tanta certeza que um router mais caro não vai funcionar kkkkkkk.

 

Como você citou vivo 100Megas eu te recomendo um roteador com switch gigabit ou um switch gigabit se você quiser continuar com esse roteador.

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A sala fica do outro lado do apto, elas estão viradas aleatoriamente, na real uma delas acabou ficando virada para meu quarto que faz fronteira com o quarto de empregada e área de serviço, com a suite no meio dos dois.

A posição foi concebida no inicio, quando comprei o apto, para operar apenas com cabos, e escolhido a área de serviço por ser um lugar onde fica aberto 24 horas por dia, portanto mais ventilado já que na baixada santista é muito quente, e como somos vários usuários também preferi deixar em um local longe de acidentes como cortinas ou locais confinados.

Agora é tarde, mas amanhã faço essa verificação do sinal cômodo a cômodo e também vou escanear a planta do apto e colocar aqui para um melhor entendimento.

Quanto a router caro não funcionar, quem diz isso são os "experts", são muitas opções a gente fica perdido, como disse estáva usando um da 3CON que não entregava a velocidade total, esse atual chega próximo da velocidade contratada.

Na realidade, a Multilaser só etiqueta o produto, o fabricante é Tenda, por isso nem atualização existe no site.

Minha conexão é 50 mas estou negociando com a Vivo a troca de pacote para 100 Mb, se alguém me indicar um roteador bom e barato eu agradeceria.

Como já disse antes, não manjo muito de roteador, mas me referi a repetidor sem saber exatamente o que faz, mas eu estava pensando mesmo era no Access point cuja diferença do repetidor é que este tem um cabo conectado.

Na minha modesta opinião, acho que repetidor é aconselhável para ampliar a distância do sinal porque se ele já está fraco e colocar um repetidor, este receberá um sinal fraco e não dará muito certo.

O repetidor seria como se fosse uma extensão, para ampliar a distância, e o Access point seria algo para vencer obstáculos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn

Boa tarde, Esses aparelhos é bom ficar em um lugar ventilado, e usando cabos você tem um maior desempenho na rede.

Você fez certo, o problema veio agora com o wi-fi.

 

Como seu roteador está fixado na parede é complicado você ficar tirando ele, caso contrário você poderia pegar um cabo desses que vai para um dos quartos e ligar ele no modem, depois você levaria o roteador lá para esse quarto e ligaria o cabo na porta WAN e testaria o sinal de lá, daí você faz o mesmo com o resto dos pontos.

 

O que eu quero dizer com isso?

Na minha opinião sinal forte na área de serviços não tem muitos benefícios , eu não ficaria acessando a net daí, agora não sei você.

Outro problema, quem mora em edifícios é comum aparecer muitas mas muitas redes WI-FI, e mesmo mudando o canal ou deixando no automático não resolve muito bem o problema, então quanto mais forte ficar o sinal pra você melhor.

Não sei se é muito complicado mudar esse roteador de lugar, mas se ele for continuar no mesmo lugar difícil você não ter que comprar outros equipamentos.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nesse local já esteve o modem adsl, depois o roteador Virtua e hoje o roteador vivo fibra, e como disse anteriormente sobre o local da instalação, na área de serviço devido as vantagens, e como é tudo a cabo, o local dele não faz diferença, apenas quero reforçar o sinal wi-fi e acho que vou colocar um acess point no corredor, ai resolvo o problema do wi-fi.

Agora fica faltando a indicação de um roteador.

Conforme prometi, estou anexando aqui, a planta do apto e está demonstrado em vermelho, o roteador na área de serviço e o acess point no corredor, meu computador está no cômodo chamado "despejo" quando na real é quarto de empregada, como não tenho uma, fiz um escritório para mim, assim tenho privacidade.

 

9AYIEJg.jpg

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn

 

Nesse local onde você colocou "roteador" na verdade ele está um pouco mais a esquerda correto?

ele está acima da porta pelo que vi na foto, e aquela lâmpada acessa é do escritório que você montou.

 

Se for isso as antenas estão totalmente contrárias a sua sala(e ao restante do apartamento), a janela do seu escritório e o banheiro da área de serviço está atrapalhando o sinal, junto com as antenas para o lado contrário, indica sem sinal, que é o que você me passou.

 

Um roteador do outro lado dessa parede que ele está, dentro do seu escritório com as antenas em direção a parede que você escreveu access point, melhoraria e muito o sinal.

 

O TP LINK 4300 e o 3600 eu só não te garanto o sinal porque essas paredes da área de serviço juntamente com essa janela e o banheiro está deixando o roteador em um posição muito ruim.

Por outro lado se o TP LINK 4300 ou 3600 estivesse no lugar do access point , ae no corredor, te garanto que o sinal fica bom na sala e nos 3 quartos.Mas pra isso ele teria que ficar no teto com as antenas para baixo, porque se você colocar as antenas viradas para os quartos e sala, no escritório o sinal vai ficar baixo.

 

Como você não quer gastar muito, e de qualquer forma você vai precisar de um roteador com portas gigabit, para aproveitar a sua internet pense no TP-LINK , e claro se você quiser um mais caro tem, eu te indiquei esses dois pelo custo beneficio porque você precisa do switch gigabit.

 

Obs: Se você comprar um roteador com as portas gigabit, você pode fazer esse seu router multilaser de AP, tenho quase certeza que ele aceita essa função, como só aparelhos WI-FI que vão se conectar nele não tem problema do cabo de rede que vai até ele ser de 100Mbps.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É verdade, está acima da porta, wi-fi nunca foi minha primeira opção, por isso as antenas foram abertas aleatoriamente; levar o roteador para o corredor ficaria inviável porque teria que colocar no teto e ficaria os cabos aparecendo, ficaria horrível.

O uso do wi-fi seria mais como já disse para celular e tablet, então acho que farei o seguinte:

-colocarei esse que voce indicou e um AP no corredor, na parede, ficaria com se fosse uma luminária, bem discreto.

 

http://www.cisco.com/web/BR/produtos/wireless_comparison.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn

Você não precisa de colocar no teto, eu citei o teto como o melhor lugar possível.

Ele pode ficar na parede mas com as antenas voltadas para o lugar que você quer um melhor sinal, ou até em uma mesa.

 

Acontece que o lugar que ele está você está jogando o sinal do WI-FI fora.

Tente colocar as antenas do roteador todas para cima, e verifique o sinal na sala.

 

Esses AP's da cisco são ótimos, muita qualidade, mas o valor deles são altos porque são destinados ao mercado empresarial.

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn

 

O 4300 está muito caro no Walmart ele é mais antigo que o C2.

Olhei no site da TP-LINK e o C2 te atende por ter as portas Gigabit.

 

Com o valor que está esse 4300 você pega um C5.

 

Veja o site da TP-LINK e filtre por Porta Ethernet = Gigabit

http://www.tp-link.com.br/products/list-9.html

 

Todos eles vão te atender.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de encerrar esse assunto de uma vez por todas, mas quanto mais eu me informo, menos eu decido por um modelo, sei que nenhum deles vai aumentar a velocidade da conexão, tambem li que portas Gigabit só são utilizadas plenamente em conexões acima de 100 m.

Disseram também que quanto maior o poder de conexão melhor porque como todas conexões tem perdas, nos de maior capacidade as perdas são menores.

Quero um equipamento que aproveite o potencial de minha conexão principalmente à cabo e que também melhore o wi-fi, como meu roteador é um modesto Multilaser RE063, N300 e baseado nessa lógica acima, tenho receio de gastar grana, trocar de equipamento  e ficar com a sensação de que não alterou nada a navegação.

Nem sei se realmente é necessário trocar, isso baseado no teste feito em http://www.speedtest.net/

Abaixo uma relação que eu fiz para escolher um, pela opinião dos senhores, independente do preço, mas que realmente faça a diferença e valha a pena a aquisição, tem diversos modelos, gostaria de saber apenas se desde o mais barato ao mais caro, fará mesmo diferença em relação ao meu.

 

Roteador Gigabit Wi-fi dual band AC750, Archer C2 TP-Link  R$ 350,00

http://busca.americanas.com.br/busca.php?q=band+AC750%2C+Archer+C2+TP-Link

Roteador Gigabit Wi-fi dual band N750 TL-WDR4300 TP-Link   R$ 394,99

http://www.americanas.com.br/produto/114246164/roteador-wireless-tp-link-tl-wdr4300-750-mbps

Roteador Gigabit Wi-fi dual band Archer C7 AC1750 TP-Link  R$ 500,00

http://www.jreletronicos.com.br/loja/index.php?route=product/product&product_id=248


Roteado Wi-fi dual band 750MBPS, Dir-809 D-Link R$ 219,00

http://www.extra.com.br/Informatica/EquipamentosdeRedeWireless/Roteadores/Roteador-D-Link-DIR-809-AC-Dualband-Repetidor-com-3-Antenas-Externas-5dBi-750Mbps-5014980.html

 

aDLN3xh.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn

Eu te indiquei um roteador com portas gigabit porque você disse que poderia mudar para vivo fibra 100, ou quem sabe 200 já que tem no site da vivo.

 

 Roteadores com portas de 100Mbps não suportam internet acima dos 100Mbps, sua internet está ótima não tem nada para melhorar a não ser que você queira fazer upgrade de velocidade e é exatamente onde entra um roteador com portas gigabit.Caso contrário você pode comprar aquele roteador do primeiro post que não tem WI-FI e usar o seu atual roteador como AP lá no corredor.Mas ao adquirir o vivo fibra 100 ou 200 se a vivo não te fornecer um roteador você precisará comprar um, é simples não tem complicação.

 

Existem várias maneiras para resolver seu problema, eu já citei cinco e tem muitas outras, só você pode decidir entre uma delas.

 

Abraços.

 

 

 

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como aconteceu aquele lance do roteador 3Con (3CRWDR101A-75) e deu um gargalo na conexão já que só administrava 30 mega, emprestei esse Multilaser de um amigo e foi ficando, ficando, mas eu achava que ele também não permitia o uso pleno da internet, faz tempo que estou querendo comprar outro, mas se esse não oferece nenhum empecilho, vou ficando com ele mesmo e talvez coloque um Tp-Link que está parado aqui como repetidor.

 

zs3WCiX.jpg

 

Era um desse que eu queria...

 

pCpeBEz.jpg

 

PndoKu3.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!