Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte com tensões estranhas


Posts recomendados

Boa noite galera, é meu primeiro post aqui no CdH, portanto qualquer erro me perdoem.

Vamos a dúvida:

Eu comprei uma fonte semi-nova modelo Corsair CS650M pra usar com a seguinte configuração:

Processador Core i7 5820K, placa-mãe Gigabyte GA-X99-UD3, Memória DDR4 Kingston HyperX 2x4Gb e uma placa de vídeo Gigabyte GTX 970 G1 Gaming.

Sempre funcionou normal.

Por falta de grana fiz a caca de vender minha GTX 970 e comprei uma XFX R9 270X Double Dissipation 4Gb.

Aí começaram os problemas, toda hora dava erro no driver, dizendo que parou de responder e recuperou (imagem "amd.jpg").

Aí achei que fosse vestígios de driver mal desinstalado da GTX 970 entrando em conflito e formatei meu Win10 do zero. Não resolveu.

Achando que era o sistema, instalei o Win7 do zero. Não resolveu.

Instalei drivers mais antigos pra ver se resolvia. Nada também.

Aí parti para os testes de hardware.. testei as memórias separadas e o erro continuou em ambos os testes. Testei a VGA no Slot3 da placa-mãe e continuavam os erros.

Testei a VGA em outro PC e não deu erro, usei uma VGA parecida de um amigo (Gigabyte R9 270X 2Gb) e ela deu erro em minha máquina.

Sobraram duas opções: Ou a placa-mãe está com defeito ou é a fonte de alimentação. Como é difícil encontrar alguém com placa-mãe para esse socket não tive como testar, então resolvei testar a fonte Corsair CS650M.

O teste de tensões por software HWMonitor e OCCT me mostraram as seguintes voltagens:

 

VIN: 2,496V

+3,3V: 2,016V

+5V: 3,407V

+12V: 4,224V

-12V: -4,272V

-5V: -9,984V

+5V VCCH: 2,843V

VBAT: 1,500V

 

Isso me assustou, pois se for real minha fonte já era e vai queimar tudo que tiver ligado nela. Mas como não confio em teste de tensão feito por software, decidi ligar minha fonte com o clips de papel e ligar apenas um drive de CD como carga. O teste do multímetro me retornou os seguintes valores:

 

+3,3V: 3,7

+5V: 5,6

+12V: 13,4

-12V: -13,5

-5V: -5,6

+5V StandBy: 5,6V

+5V do molex: 7,8V

 

Gostaria de saber se pode ser a fonte que está causando essas travadas do driver da VGA. Se o primeiro teste forem valores reais com certeza deve ser esse o problema. O segundo teste, apesar de mais aceitável, ainda foge da margem aceitável de 5%. Devo aposentar essa fonte e comprar outra?

 

Obrigado.

amd.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o modelo em si nao é ruim e nem o fabricante, agora você diz q comprou semi-nova, vai saber lá em q condicoes ela nao foi sujeita ou o real motivo para a venda.. sinceramente, pelo conjunto q você diz ter montado, a ultima coisa q eu brincaria ou economizaria nessas horas seria a fonte..

 

 

OBS: NAO ESTOU DIZENDO, AFIRMANDO, RATIFICANDO que seja a fonte a causadora dos seus problemas, ate porque você mesmo diz q usava uma 970 antes e tava tudo de boa.. mas em se tratando de itens de informatica usados, é bom sempre ter muita cautela, principalmente com itens sensiveis como sao as fontes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem consegui uma CX750M emprestada de um amigo, coloquei na máquina e todos os problemas pararam (24 horas de teste por enquanto).

Gostaria de uma opinião, estou para pegar uma Corsair RM1000 numa promoção.. mas li que os capacitores dela são xing ling.

Vocês que entendem de fonte me recomendam esse modelo? ou compensa eu investir uma grana maior numa AX860i?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, leandrosbo disse:

Ontem consegui uma CX750M emprestada de um amigo, coloquei na máquina e todos os problemas pararam (24 horas de teste por enquanto).

Gostaria de uma opinião, estou para pegar uma Corsair RM1000 numa promoção.. mas li que os capacitores dela são xing ling.

Vocês que entendem de fonte me recomendam esse modelo? ou compensa eu investir uma grana maior numa AX860i?

Você vai montar uma configuração com quatro GTX 970 ligadas ao mesmo tempo? Não? Então só compre fonte de 860w ou 1000w se quiser jogar dinheiro fora.

 

Se sua configuração tem apenas uma placa de vídeo, em vez de gastar dinheiro à toa com excesso de potência, gaste com qualidade. Procure uma fonte Seasonic ou XFX entre 500w ou 600w.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, leandrosbo disse:

Essas marcas são melhores que Corsair?

Quatro não pretendo.. mas duas GTX 970 a médio prazo talvez..

 

OBS.: Essa RM1000 eu conseguiria com um amigo por 800,00.

Para um SLI de GTX 970 basta uma fonte de qualidade com cerca de 650w. Se não me engano a única fonte de 650w com 4 cabos PCI-E é a XFX 650w. Caso não encontre, opte por uma de 750w (Corsair CX750, por exemplo). Qualquer quantidade de potência acima disso, na minha opinião, é desperdício.

 

Ademais, SLI/Crossfire nunca é uma boa opção. O desempenho não é nada daquilo que você imagina. Sem falar que você gasta o dobro de tudo (dobro de placa de video, dobro com fonte para conseguir levar as duas placas de video, gasta mais com placa-mãe, porque ela precisa ser mais parruda, enfim, com várias coisas) para não ter o dobro de desempenho. Novamente, esta é minha opinião pessoal.

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, braconius disse:

Para um SLI de GTX 970 basta uma fonte de qualidade com cerca de 650w. Se não me engano a única fonte de 650w com 4 cabos PCI-E é a XFX 650w. Caso não encontre, opte por uma de 750w (Corsair CX750, por exemplo). Qualquer quantidade de potência acima disso, na minha opinião, é desperdício.

 

Ademais, SLI/Crossfire nunca é uma boa opção. O desempenho não é nada daquilo que você imagina. Sem falar que você gasta o dobro de tudo (dobro de placa de video, dobro com fonte para conseguir levar as duas placas de video, gasta mais com placa-mãe, porque ela precisa ser mais parruda, enfim, com várias coisas) para não ter o dobro de desempenho. Novamente, esta é minha opinião pessoal.

 

 

 

 

Pois é.. eu já tive um SLI GTX 970 com essa CS650M.. É top, mas como você disse, é meio que desperdício de dinheiro, o ganho não chega nem perto de 100%.. Será que esse SLI que fiz é um dos motivos pra minha CS650M ter ido pro saco? 

Pra no futuro eu voltar com a GTX 970 G1 Gaming ou no máximo uma GTX 980 G1 Gaming 650W aguenta de boa? Não queria gastar tanto com fonte, mas também sei que é uma peça que se eu economizar muito posso me arrepender..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, leandrosbo disse:

Pois é.. eu já tive um SLI GTX 970 com essa CS650M.. É top, mas como você disse, é meio que desperdício de dinheiro, o ganho não chega nem perto de 100%.. Será que esse SLI que fiz é um dos motivos pra minha CS650M ter ido pro saco? 

Pra no futuro eu voltar com a GTX 970 G1 Gaming ou no máximo uma GTX 980 G1 Gaming 650W aguenta de boa? Não queria gastar tanto com fonte, mas também sei que é uma peça que se eu economizar muito posso me arrepender..

Uma configuração parrudíssima (I7 top de linha + placa-mãe top + 4 pentes de memória) com a GTX 970 consome cerca de 300w. Com a GTX 980 o consumo é praticamente o mesmo. Independente da placa de vídeo, uma fonte de qualidade com cerca de 500w já te daria mais cerca de 200w de folga. Veja abaixo:

 

67931.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia!

 

Leandroso, esse não queria gastar muito com a fonte, não é certo. A fonte é o principal componente o PC, ela que fornece toda a potência, você deve começar planejando o computador por ela. Me passa toda a sua configuração (até os coolers e o tamanho deles), drivers de DVD, tudo mesmo, que eu calculo a fonte pra você.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, FabioApSilva disse:

Bom dia!

 

Leandroso, esse não queria gastar muito com a fonte, não é certo. A fonte é o principal componente o PC, ela que fornece toda a potência, você deve começar planejando o computador por ela. Me passa toda a sua configuração (até os coolers e o tamanho deles), drivers de DVD, tudo mesmo, que eu calculo a fonte pra você.

 

Sim, concordo contigo.. o que quis dizer é que quero algo que atenda a minha necessidade, mas sem comprar bomba nuclear pra matar mosquito.. (rsrs)

Segue minha config:

Processador Intel Core i7 5820K (Não costumo fazer overclock, apesar de ser tentador usar o profile do i7 pra 4Ghz)

placa-mãe Gigabyte GA-X99-UD3

Memória Kingston HyperX 8Gb (2x4Gb)

HD WD 2Tb

SSD PNY 256Gb

Gravador de DVD LG

Leitor de cartões

Placa de Vídeo XFX R9 270X Double Dissipation 4Gb (Pretendo em breve voltar a ter uma Gigabyte GTX 970 G1 Gaming)

Uso water cooler seidon 120V

Meu gabinete é um CM Storm Trooper com algumas modificações nos cooler: atrás fiz um push and pull 2x120mm com o water cooler e um cooler shark da aerocool; na frente possuo 1 de 120mm do gabinete.. 1 lateral também do gabinete jogando ar nos HDs; em cima tirei o de 200mm e coloquei o do gabinete que veio atrás de 140mm e embaixo possuo um aerocool 120mm.

Acho que é isso.. não sei se esqueci de algo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, FabioApSilva disse:

Bom dia!

 

Leandroso, esse não queria gastar muito com a fonte, não é certo. A fonte é o principal componente o PC, ela que fornece toda a potência, você deve começar planejando o computador por ela. Me passa toda a sua configuração (até os coolers e o tamanho deles), drivers de DVD, tudo mesmo, que eu calculo a fonte pra você.

 

"Esse" que você fala, sou eu? O que não está certo? Apresente argumentos técnicos de que o que eu disse não está correto, por favor.

 

Todos os sites especializados apresentaram os mesmos valores que eu postei aqui. Vamos lá:

 

Anandtech (Review com a R9 270X):

 

Máquina utilizada no review (I7 top de linha): http://www.anandtech.com/show/7503/the-amd-radeon-r9-270x-270-review-feat-asus-his/4

 

Consumo total do equipamento com várias placas de video, incluíndo a R9 270x (máximo de 284w): http://www.anandtech.com/show/7503/the-amd-radeon-r9-270x-270-review-feat-asus-his/16

 

Anandtech (Review com a GTX 970):

 

Máquina utilizada no review (I7 top de linha): http://www.anandtech.com/show/8568/the-geforce-gtx-970-review-feat-evga/3

 

Consumo total do equipamento com várias placas de video, incluíndo a GTX 970 (máximo de 306w): http://www.anandtech.com/show/8568/the-geforce-gtx-970-review-feat-evga/15

 

Navegando pela internet à fora encontra-se tantos outros reviews, com resultados bem parecidos:

 

Review GTX 970 (consumo máximo 311w):

GTX-970-STRIX-49.jpg

 

Review GTX 970 (279w):

1Power_03.png

 

Review GTX 970 (279w):

Power_03.png

 

Review R9 270x (329w):

R9-270-48.jpg

 

Review R9 270x (consumo total 332w):

power-consumption-645x1132.jpg

 

Todos os sites especializados estão errados, portanto?

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@leandrosbo

Você precisa de aproximadamente 475W (isso é o valor nominal considerando 16 horas de uso em um dia).

A maioria das fontes vem com certificado 80 Plus, porém a única que recomendo e a Corsair.

Agora vamos pensar!

Os teste de laboratório são feitos em ambientes controlados, energia filtrada, temperatura controlada, etc. Nossa casa a realidade não é essa, a energia oscila, tem harmônicos gerados por outros aparelhos. Às vezes moramos em local quente e com pouca circulação de ar, tudo isso provoca queda de desempenho na fonte de alimentação.

Se você quiser seguir o certificado 80 Plus, tudo bem, você teria que comprar então uma fonte de 600W (eu já considerei a GTX970).

“Isso é pessoal, experiência de campo minha, não é certificado por nada, EU considero 0,65 de rendimento, e te recomendaria compra uma fonte de 700W (já considerando a GTX970)”.

Se for pensar em um futuro UP é bom pensar bem no que você pretende, porque a fonte talvez não suporte as modificações.

Espero ter ajudado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
44 minutos atrás, FabioApSilva disse:

 

Espero ter ajudado...

Não sem antes saber que eficiência ou rendimento de uma fonte absolutamente nada tem a ver com a potência efetivamente entregue pela fonte. Leia ai e entenda de uma vez por todas, e, ou, pare de papo furado..

Eficiência da fonte - Tornando claro seu entendimento             

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, FabioApSilva disse:

@leandrosbo

Você precisa de aproximadamente 475W (isso é o valor nominal considerando 16 horas de uso em um dia).

A maioria das fontes vem com certificado 80 Plus, porém a única que recomendo e a Corsair.

Agora vamos pensar!

Os teste de laboratório são feitos em ambientes controlados, energia filtrada, temperatura controlada, etc. Nossa casa a realidade não é essa, a energia oscila, tem harmônicos gerados por outros aparelhos. Às vezes moramos em local quente e com pouca circulação de ar, tudo isso provoca queda de desempenho na fonte de alimentação.

Se você quiser seguir o certificado 80 Plus, tudo bem, você teria que comprar então uma fonte de 600W (eu já considerei a GTX970).

“Isso é pessoal, experiência de campo minha, não é certificado por nada, EU considero 0,65 de rendimento, e te recomendaria compra uma fonte de 700W (já considerando a GTX970)”.

Se for pensar em um futuro UP é bom pensar bem no que você pretende, porque a fonte talvez não suporte as modificações.

Espero ter ajudado...

Se o seu cálculo de consumo para a configuração dele com uma GTX 970 deu 475w, desculpe colega, você está completamente equivocado. E pior, recomendar fonte de 700w, potência que não é necessária nem mesmo para uma configuração com duas GTX 970 ligadas ao mesmo tempo... E o que oscilação de energia e harmônicos tem a ver com a potência necessária de uma fonte??? Quanta baboseira... <_<

 

Qualquer fonte moderna passa por oscilação de energia sem absolutamente NENHUM problema, pois funcionam normalmente em qualquer tensão que chegar na tomada entre 90v e 260v.

 

Mas, bem, você insiste em ir contra sites especializados no assunto. Fazer o que...

 

@leandrosbo , recomendo fortemente que não siga as instruções deste colega, que sequer saber o que é a eficiência de uma fonte. Uma fonte de qualidade entre 500w e 550w atende sua configuração com enorme folga, inclusive se você optar por fazer um upgrade e colocar qualquer outra placa de video singleGPU do mercado. Como eu ja disse várias vezes, qualquer valor que gastar em fontes de potência maior que isso será dinheiro jogado fora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, leandrosbo disse:

To com uma Corsair CX750M em vista.. 380,00.. vale a pena? Fico em dúvida pois além de marca tem a potência, o certificado e cada marca tem suas linhas.. pelo que vi a linha CX é a mais simples da corsair..

É uma boa opção, se for fazer um SLI (duas GTTX 970).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz, depois de 3 dias ligado direto com a fonte do meu amigo sem dar o problema, de novo deu o problema.. então não deve ser a fonte o problema.. não sei mais o que fazer :/

PS.: Agora fui jogar the witcher 3 (Não tinha testado esse jogo ainda depois que comprei essa VGA).. olha na imagem e video em anexo como está.. acredito então que o problema nem seja fonte mesmo então né? Acredito que minha VGA esteja a beira da morte..

IMG_20160113_223735.jpg

VID_20160113_223743.mp4

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!