Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ponte sul de placa-mãe asus esquentando como o inferno


JohnnyTJC

Posts recomendados

Há pouco mais de um mês, meu pc travou em um jogo, e logo depois começaram a ocorrer uns problemas, como desligamento automático de filtro de qualidade da imagem do windows (hardware acceleration) e o mais estranho é que todos os teclados PS2 que eu usava paravam de funcionar as teclas. comprei até um novo e constatei o mesmo problema, assim como demora de resposta nas teclas durante os jogos quando comprei um teclado USB, até que li relatos que poderia ser superaquecimento do chipset da placa-mãe.

 

Hoje resolvi testar ela mais pura, somente com video onboard, um HD, coisa pouca, e a fonte é de 500W reais. E constatei com o famoso dedômetro que a ponte sul estava muito quente, pelando e pelo HW Monitor chequei que está em 52ºC em Idle...algum componente da placa pode ter pifado quando o jogo travou e a máquina estava quente, e agora superaquece o chip da ponte sul...o que devo fazer, jogar a placa no lixo e comprar uma nova ou tentar remediar a situação?? Uma placa nova pra processador FX 6300 é em torno de 300 reais, e esse mês tá osso pra eu comprar peças pro pc. Minha placa-mãe é a ASUS M5A78LM-LX3.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sua fonte não é boa: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/teste-da-fonte-de-alimentacao-c3tech-400r-puf-400s/1984

 

Sem contar o fato de que sua placa-mãe não é recomendada para processadores AMD FX, então temos dois problemas, uma fonte ruim e uma placa-mãe inadequada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, PH Benchmarker disse:

Sua fonte não é boa: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/teste-da-fonte-de-alimentacao-c3tech-400r-puf-400s/1984

 

Sem contar o fato de que sua placa-mãe não é recomendada para processadores AMD FX, então temos dois problemas, uma fonte ruim e uma placa-mãe inadequada.

 

Então o ideal é comprar uma placa-mãe nova e uma fonte nova, imagino que sobrecarregou a placa-mãe e afetou algum componente..esse problema na placa-mãe não tem volta então?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
agora, JohnnyTJC disse:

 

Então o ideal é comprar uma placa-mãe nova e uma fonte nova, imagino que sobrecarregou a placa-mãe e afetou algum componente..esse problema na placa-mãe não tem volta então?

 

Isso eu não posso garantir, mas o ideal é trocar a fonte, placas-mãe para AMD FX adequada devem possuir o chipset 970, como essa: http://www.kabum.com.br/produto/45730/placa-mãe-gigabyte-amd-am3-am3-ddr3-ga-970a-ds3p?origem=3&gclid=CjwKEAiA0ZC2BRDpo_Pym8m-4n4SJAB5Bn4xHbqJv0yyslO25ZbmRPbJEv61GjJMnGScdLdKNotbcBoCqrrw_wcB

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PH Benchmarker Por um tempo essa placa da ASUS funcionou bem, mas foi só colocar uma placa GTX 550 TI, que desandou tudo, travou e começou a ter esse problema, talvez algum componente da placa-mãe sobrecarregou pelo calor e foi pro espaço, há quem coloque mini cooler pra ponte sul, mas não sei se é um paliativo que seja interessante

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PH Benchmarker Imagino que sim..vi que aquecia muito pois algumas teclas do teclado paravam de funcionar, sempre as mesmas, troquei 2 teclados e sempre o mesmo problema..vou ter que trocar a placa-mãe mesmo pelo visto, já que não existe meio de remediar esse aquecimento pelo jeito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas

Por a fonte não ser de qualidade não acredito que ela tenha ocasionado esse problema, por norma essas avarias 

são provocadas por algum componente perto do Chip, geralmente no circuito de alimentação, as tensões devem estar muito altas.

Acha que consegue medir as voltagens na ponte sul e na ponte norte? Os valores devem rondar os 1.5V no Chip Norte e 1.05V Chip Sul.

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JohnnyTJC Bem, caso o orçamento esteja curto, faça o seguinte, substitua sua fonte por uma de melhor qualidade (uma CX430 dá conta tranquilo) e observe se o problema de aquecimento persiste. Ah, desative o turbo core do processador também, se estiver ativado. E monitore! 

Se continuar aquecendo, só a troca mesmo, por um dos modelos com pelo menos o chipset indicado pelo @PH Benchmarker .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PPK2 @Clint Walker  Pois é, eu testei a placa-mãe "nua" apenas com 1 hd e usando o video onboard, justamente para não carregar nada da fonte e ver se era a placa-mãe mesmo..imaginei que já tinha que trocar essa fonte-bomba, mas a placa-mãe que me será mais custosa, me falaram sobre o reballing mas não sei mexer com isso, pelo visto esse defeito que causa o aquecimento da placa não tem jeito mesmo. placa-mãe ASUS nunca mais. Agora achar uma com suporte a FX 6300 barata, será impossível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JohnnyTJC Para se fazer um Reballing é necessário material adequado, pessoal qualificado e com experiência

pessoalmente só aconselho este tipo de reparação em ultimo caso.

Até porque o valor de reparação numa peça dessas não compensa.

Quanto a Boards da ASUS cada um tem a sua ideia, para mim são das melhores.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
8 minutos atrás, JohnnyTJC disse:

@PPK2 Disseram que essa não seguraria o rojão do FX-6300..por muito tempo segurou bem, até que teve esse problema depois que coloquei a placa de video e aqueceu. Tem alguma placa da Gigabyte segura para se usar um FX? Preço entre 200 e 300 reais?

Não vai conseguir comprar placa-mãe boa por esse preço... E as placas Asus são tão boas quanto as placas Gigabyte.

 

Trocar a fonte ruim é o primeiro passo. Como já foi dito, ela pode ter sido a responsável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, PPK2 disse:

@JohnnyTJC Amigo, nada é perfeito, até nas melhores marcas existem problemas.

Terá de pedir ajuda aos restantes membros pois não o posso ajudar nesse sentido visto que sou Português e moro em Portugal, como tal não sei os vossos preços.

Abraço

Obrigado de qualquer forma, amigo. Ajuda valiosa sua e de todos por aqui!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JohnnyTJC

 

Já testou o PC com clocks mais baixos ?

 

Dá uma espiada no setup do BIOS e verifica se tem como diminuir o clock do chipset sul.

 

Caso não tenha, tente baixar o clock do barramento e depois confira como está a temperatura do chipset sul e se os teclados PS/2 funcionam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!